CEPAL - POLÍTICAS DE INOVAÇÃO PARA GESTORES PÚBLICOS PUCRS - Porto Alegre, Abril 2013 Painel Desafios da Política de C&TI no RS Jorge Audy Vice-Presidente.

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CEPAL - POLÍTICAS DE INOVAÇÃO PARA GESTORES PÚBLICOS PUCRS - Porto Alegre, Abril 2013 Painel Desafios da Política de C&TI no RS Jorge Audy Vice-Presidente ANPROTEC Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS

Como em nenhum outro momento da história a ES é fator determinante do desenvolvimento econômico e social da Sociedade onde está inserida UNESCO, WCHE, 2009 O papel da Unversidade

1.Interdisciplinariedade 2.Inovação 3.Internacionalização Como? 1.Interação 2.Integridade 3.Incerteza Os Grandes Desafios ES (3is)

Sociedade do Conhecimento Novas demandas da Sociedade Globalização Internacionalização UNESCO (WCHE 2009), OUI 2008 Mudanças no Cenário Nacional PNE , PNPG , CNCTI (2 e 4) Livro Azul, Brasil 2020, ENCTI MCT Lei Inovação, Lei do Bem, Brasil Maior Contexto

Inovação como driver do desenvolvimento mudanças na sociedade em geral Educação como fundamento mudanças na área de educação Crise cenário de oportunidades Fundamentos

Inovação Inovação é a exploração, com sucesso, de novas idéias, em um determinado contexto! Innovation Report: Competing in the global economy - the innovation challenge (2003)

Ciência & Tecnologia + Inovação Inovação P&D + Transferência de Tecnologia Conhecimento é base da Inovação, mas... Requer Interação com Sociedade (demandas) Empresas + Governo como facilitador Ambientes de inovação Inovação

Incremental ( de sustentação) Disruptiva Desde a invenção dos imprensa (Guttenberg, século XV), vivemos a maior transformação (tecnologia disruptiva) na área de educação: tecnologias on line de aprendizagem Maior barreira: resistência à mudança Inovação

Incremental ( de sustentação) Disruptiva Nova matriz de desenvolvimento do Estado ou continuaremos dependendo do CLIMA para nosso crescimento? Temos todo o potencial (Tripla Hélice) Maior barreira: visão de futuro Inovação

Mudança Cultural No Governo, Nas Empresas, Na Universidade Quebra de paradigmas, papel de cada ator Conceito de Valor Agregado (resultado) Entendimento da Relação entre Inovação e Educação Marco legal Instável Em todos os níveis, governamentais e institucionais Judicialização excessiva do Sistema Risco Zero Necessidade de uma visão sistêmica (de verdade) Nos diversos níveis de governo, intra e inter Na formalação de políticas públicas Desafios

Muito projeto e pouca realização Fomento à indústria de projetos Falta de capital de risco Venture Capital de verdade Inovação como Estratégia No Governo, Nas Empresas, nas Universidades Priorização Não podemos ser bons em tudo (ao menos não os melhores) Criação de Ecosistemas de Inovação Como estratégia de desenvolvimento do Estado e do País Desafios

Desenvolvimento na Sociedade do Conhecimento Pessoas com Idéias Pessoas com Talentos Pessoas com Capital Evolução do Modelo da Agricultura Quanto maior o controle, melhores os resultados Modelo de Insumos (entradas) e Saidas (resultados) Para o Modelo da Floresta Ecosistemas de Inovação Mais do que clusters e APLs Concluindo

Modelo da Floresta Criação de ecosistemas humanos nos quais a criatividade, os negócios, a descoberta científica, o investimento de capital, o governo e outros elementos atuam de forma articulada criando um ambiente especial onde florescem novas ideias, inovação e um desenvolvimento sustentável Requer grande diversidade de atores não se obtém plantando mais arvores, mas sim cirando as condições para que ambiente se desenvolva! Concluindo

Ambiente propício Ecosistemas de Inovação Pessoas com Talento, Idéias e Capital Governo ativo e alinhado com visão sistêmica na formulação de políticas públicas Visão de Futuro! Concluindo

CEPAL - POLÍTICAS DE INOVAÇÃO PARA GESTORES PÚBLICOS PUCRS - Porto Alegre, Abril 2013 Painel Desafios da Política de C&TI no RS Jorge Audy Vice-Presidente ANPROTEC Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS