CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ocupa ç ão dos EUA.  In í cio da ocupa ç ão por humanos: Per í odos de glacia ç ões pelo Estreito de Behring que provia uma liga ç ão entre a Á sia e.
Advertisements

{ Território e terra Território e terra. Vasto território Brasileiro Vasto território Brasileiro.
" Situação da Política Internacional da Mudança Climática em 2013 e Perspectivas Futuras Recife,31/10/2013 Eduardo Viola Professor Titular Instituto de.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Currículo e Ensino de Ciências I (23 de outubro).
Economia Informal e Precariedade
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
Escola Alternativo EJA Modalidade EAD Geografia: Da Natureza à Sociedade Tutor Alvaro Amaral.
O Papel das Organizações do Terceiro Setor e sua relação com o Estado e demais setores Márcia Moussallem IATS – Instituto de Administração para o Terceiro.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. AGROPECUÁRIA NOS PAÍSES DO NORTE Agricultura e pecuária no sistema intensivo. Tecnologias como maquinário, sementes.
EDUCAR PARA A IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL Luciana Alves.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
UNIP Prof. Flávio Henrique de Sarmento Seixas 1/34 Ambiente Econômico Global Integração Regional Blocos Econômicos.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL PARTE I Natania A S Nogueira
ESTADO-NAÇÃO E TERRITÓRIO Prof. Geová Ferreira. 1.Estados territoriais e Estados nacionais O A fronteira é o limite entre duas partes distintas, por exemplo,
A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
Regionalização Brasileira Educador: Luiz Lourenço.
Tópicos Especiais de Administração - TEA
Globalização e Mercado Financeiro Global Prof. Glauco Carvalho.
REDE DE APOIO - refletirmos sobre o contexto em que estamos inseridos e as relações que podemos estabelecer a partir desse lugar no qual, nos relacionamos.
A História, área disciplinar estruturante Porquê? Porque não existe desenvolvimento abrangente e equitativo sem análise crítica da tessitura histórica.
CT&I e a Geração de Riqueza “O Ambiente de apoio a P&D” Lynaldo Cavalcanti Albuquerque Secretário Executivo ABIPTI
Canadá DADOS PRINCIPAIS ÁREA: km² CAPITAL: Ottawa
A Ciência e A Construção do Conhecimento Científico Anderson - Biologia.
AS PAISAGENS CAPTADAS PELOS SATÉLITES
Crises Imperialistas e a Primeira Guerra Mundial ( ) Prof. Alan
Aula 6: Outros capitais: capital cultural - Bourdieu
Lugar, paisagem e espaço geográfico
PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
Aula 4: Escola e Trabalho.  Retomar aula anterior  Educação no campo político pedagógico  Proposições de Marx sobre educação  Modelos de instituições.
A EXPANSÃO MUÇULMANA As três razões principais que levaram os muçulmanos a lançar- se à conquista de novos territórios: - A pobreza e o superpovoamento.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Czar Nobres Clero Burguesia Operários......Camponeses.
GEOPOLÍTICA DA NOVA ORDEM MUNDIAL – CAP. 17 JANDERSON - CIC.
O LIVRO. O LIVRO DIDÁTICO TEM IDENTIDADE? A relação entre educação e diversidade étnico racial está relacionada aos fatores que levavam ao consistente.
Introdução às Ciências Políticas Atividade 6 – Introdução às Ciências Políticas Significados do termo Política Significados do termo Política: ação coletiva.
MEIO AMBIENTE CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA Uso dos recursos ambientais Consciência ecológica coletiva Desenvolvimento sustentável Preocupações em SC Legislação.
Gustavo Rodrigues Lemos. O que é Geografia? geo – terra graphía – estudo, descrição Compreender as relações entre a natureza e a sociedade, bem como o.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –
SEGUNDO CICLO Ensino e aprendizagem de História no segundo ciclo
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
Visão do e-Saúde para os próximos 5 anos Pesquisa em Saúde e Gestão do Conhecimento para o SUS Fabiana Costa Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria.
N.P.I.(Novos Países Industrializados)
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: por um turismo mais solidário, menos perverso e mais justo.
Movimentos Migratórios e suas Motivações
Conferência Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante.
Trabalho de Geografia sobre o MERCOSUL Alunas: Gabriela Samara Lozekam Luciana Rosset 1 Imagem 1. Disponível em:. Acesso em: 06/03/2016.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Revisando Modo de Produção Feudalismo A Nova Relação Cidade-Campo A Burguesia Os Estados Nacionais Centralização Política e Econômica Capitalismo Mercantil.
FUNDAMENTOS DA GEOGRAFIA (conceitos básicos)
TEMA III: Mundo Fragmentado Fluxos de bens e serviços Por: Inês Gomes.
Finalidades e princípios constitucionais da educação. QUARTO CAPÍTULO DO CURSO DE DIREITO EDUCACIONAL.
E. E Avelino Ferreira Apresenta: SEMINARIO –GEOGRAFIA Por: Kerolin n°18 Mylena n°25 Gabriela n°12 Vitoria n°35.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Tibete “Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Dalai Lama.
Cincinato Marques de Souza Junior
XIII Seminário Internacional de Educação Novo Hamburgo Espaço de Sociabilidade e Cultura da Paz Direitos Humanos, escola e sociedade Como lidar com a violência.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
O mundo subdesenvolvido. Origens do subdesenvolvimento O Neocolonialismo Durante o século XIX, principalmente em sua 2ª metade, desenvolveu- se um processo.
BLOCOS ECONÔMICOS Recebe o nome de bloco econômico a associação de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que concordam em.
Colégio de Nossa Senhora de Fátima Geografia 9º ano Filipe Miguel Botelho.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Pesquisa na América Latina Com base nos textos disponíveis no Stoa.
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
A Perspectiva URBIS MICRO-MESO em Belém: Possíveis Interfaces Ana Cláudia Cardoso Ana Paula Bastos Marcília Negrão Cláudia Nascimento Fabrício Guedes Alex.
Transcrição da apresentação:

CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO CIC/JANDEROSN – 2016 Aula 1

DEFINIÇÕES CONFLITOS = PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE GRUPOS NA DISPUTA POR INTERESSES ESPECÍFICOS. FOCOS DE TENSÃO = espaços geográficos em que ocorrem, de forma aguda, conflitos de interesse entre duas ou mais unidades políticas ou entre grupos humanos organizados nacional ou internacionalmente.

CONCEITOS BÁSICOS ESPAÇO GEOGRÁFICO = espaço que a sociedade produz, modificando a natureza. ESPAÇO VITAL = conjunto de diferentes paisagens. LUGAR = porção do espaço apropriável para a vida; é vivido, histórico; cria uma identidade; é nele que ocorrem as relações de diálogo, conflito, dominação e resistência. TERRITÓRIO = porção do espaço definida por e a partir das relações de poder. TERRITÓRIO NACIONAL = base material/física de um Estado que sobre ele exerce sua soberania.

CONCEITOS BÁSICOS ETNIA = povo; consciência de um grupo que passa a ser diferenciado em relação a outros grupos (diferenças oriundas de concepções histórias); RAÇA = BIOLÓGICO X ETNIA = CULTURAL. GRUPOS ÉTNICOS = grupo unido por um fator comum: nacionalidade, etnia, língua, religião e outros fatores culturais. PODER BÉLICO = arsenal militar.

PARÂMETROS PARA A ANÁLISE DOS FOCOS DE TENSÃO ESTUDO DA POSIÇÃO GEOGRÁFICA DA ÁREA; RELAÇÃO DO CONFLITO COM A TEORIA CENTROPERIFERIA; ANÁLISE DO FOCO DE TENSÃO = descrição dos acontecimentos; FORÇAS PRESENTES; LEVANTAMENTO E HIPÓTESES SOBRE O FUTURO DO FOCO.

FATORES PARA OS CONFLITOS (1) Estado fraco, desintegrado ou corrupto; Regimes repressivos ou ilegítimos; Discriminação contra grupos sociais e/ou étnicos; Tratamento inadequado das diferenças religiosas, culturais ou étnicas; Comunidades religiosas politicamente ativas que promovem mensagens hostis e de discórdia;

FATORES PARA OS CONFLITOS (1i) Legado político e econômico do colonialismo e/ou da Guerra Fria; Mudanças políticas e econômicas repentinas; Falta de recursos vitais como água e terra própria para cultivo; Ameaça às relações regionais; Disputa por recursos minerais e estratégicos;

TIPOS DE CONFLITOS GUERRA INTERNA OU GUERRA CIVIL; GUERRA ENTRE ESTADOS (PAÍSES) Conflitos étnico-nacionalistas; Conflitos religiosos. Conflitos separatistas; Conflitos separatistas por ocupação estrangeira.

ESPACIALIZAÇÃO DE CONFLITOS E PRINCIPAIS FATORES AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA = separatismo no Canadá; reação ao multiculturalismo nos EUA (sociedade multiétnica); AMÉRICA LATINA = separatismo no México; ação do crime organizado e formação de poderes paralelos (México e Colômbia); EUROPA = conflitos religiosos no ULSTER; separatismos na Espanha, Bélgica, Itália e Rússia; ÁFRICA BRANCA OU SAARIANA = conflitos religiosos; ÁFRICA NEGRA OU SUBSAARIANA = conflitos étnicos decorrentes de heranças coloniais; ORIENTE MÉDIO = conflitos religiosos; separatismo por ocupação estrangeira; ÁSIA DAS MONÇÕES = conflitos religiosos; EXTREMO ORIENTE = separatismo na CHINA.