PC- 4 AQUABRASIL Corumbá, MS, 01 a 02 de Março de 2011 Ministério da Pesca e Aquicultura.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PC- 4 AQUABRASIL Manejo e Gestão Ambiental da Aquicultura
Advertisements

FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.
MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
Projeto GRP Minas Novo Data Center do Governo Encontro E-Gov Minas 17 Junho 2011.
O Brasil rural. Estrutura fundiária Estrutura que persiste desde o período colonial com as plantations de cana-de-açucar. Plantation: Latifúndios, mão.
Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017 Alimentos Saudáveis para o campo e a cidade.
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
A implantação do Centro Nacional de Pesquisas do Mar IFSC Apresentação: Widomar P. Carpes Jr. Diretor Geral do Campus Itajaí novembro
PROJETO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI – 6º REUNIÃO DO CSDP AVANÇOS DO PROJETO NO BRASIL Júlio Thadeu.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
BVS Odontologia Brasil Lúcia Maria S.V. Costa Ramos SDO/FOUSP III Reunião do Comitê Técnico da Biblioteca Virtual em Saúde Brasil São Paulo, 10 de junho.
15/04/2009 Workshop de boas práticas de gestão do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para MPEs.
Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso DFDA/MT.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. AGROPECUÁRIA NOS PAÍSES DO NORTE Agricultura e pecuária no sistema intensivo. Tecnologias como maquinário, sementes.
MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação SECIS - Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social Eron Bezerra Doutor em Ciências.
‘Promovendo Políticas de Construção Sustentável na América do Sul’ Belo Horizonte, 13 de Agosto de 2009.
A Experiência mais recente do BNB PROCESSOS DE NEGÓCIOS Mapeamento e Automatização Dezembro/2011.
BVS Brasil, perspectivas do Ministério da Saúde São Paulo, 8 de outubro de 2009.
Auditoria Operacional nas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Acórdão 2.395/2013 – TCU – Plenário Ministro-Relator: André de Carvalho.
ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.
Conselho Editorial do Ministério da Saúde 36ª Reunião Ordinária do Conselho Editorial do Ministério da Saúde Brasília, 11 de agosto de 2009.
- Contribuir para a formação continuada de docentes do ensino fundamental e médio, visando à melhoria do Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
I ENCONTRO UASF NA REGIÃO NORTE. AÇÕES DESENVOLVIDAS  Informação sobre as linhas de crédito disponíveis.  Elaboração de Projetos de Viabilidade Técnico,
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO SETOR SANEAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS HIDROENERGÉTICOS Poços de Caldas, 26 de Maio de 2015.
Avaliação da exposição aos agrotóxicos e uso de equipamento de proteção individual (EPI) em servidores da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp –
Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e Pampa: unindo forças e compartilhando resultados para a conservação Diálogo Florestal para a Mata Atlântica.
Projeto para Atualização Tecnológica e Manutenção da BVS RIPSA - Fase III Informe de Atividades 26ª Oficina de Trabalho Interagencial (OTI) Brasília, 05.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - POSGRAP Desafios, Estratégias e Necessidades da Área de Recursos Naturais.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
A FEPAGRO NA VISÃO DA SOCIEDADE A Extensão Rural e a FEPAGRO Porto Alegre, 2008.
Caracterização da pesca artesanal e dos seus impactes nas comunidades marinhas do Litoral Norte Isabel Sousa Pinto Directora do Laboratório de Biodiversidade.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Venícios Gustavo Santos Diretoria de Tecnologia da Informação Data: 19/02/2009 O BDA e os módulos FEAM SISEMA.
Instituto Nacional Politécnico de Lorraine. O conjunto da Universidade de Lorraine: estudantes com mais de 500 diplomas em: 150 menção nível L;
Princípios da Agroecologia
MISSÃO E VISÃO SGA MISSÃO: Prover recursos humanos, logísticos, orçamentários e financeiros, de forma acessível, tempestiva e com qualidade para que a.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
OS DESAFIOS DO ACESSO AO SANEAMENTO NO BRASIL. Entidade civil sem fins lucrativos, que há 30 anos atua na defesa dos interesses das associadas e desenvolve.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos SISEMA.
RI-Br: Proposta de um Sistema Web de Repositório Institucional Breno A. L. Andrade, Moara S. Brito, Pablo F. Matos e Alberto S. Rebouças
REDE DE TECNOLOGIA SOCIAL. REDE DE TECNOLOGIA SOCIAL Reúne, organiza, articula e integra um conjunto de instituições com o propósito de promover o desenvolvimento.
OLIVEIRA, JANE S.; QUEIROZ SALETE L. Comunicação e Linguagem Científica: guia para estudantes de química, Campinas: Átomo, 2007, 109 p. Capítulo 4: LOCALIZANDO.
Visão do e-Saúde para os próximos 5 anos Pesquisa em Saúde e Gestão do Conhecimento para o SUS Fabiana Costa Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Audiência Pública Fosfoetanolamina Departamento de Ciência e Tecnologia Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos Ministério da Saúde –
Nova categorização de Resultados de Projetos. Missão da Embrapa x Resultados Missão: Viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para.
Angelica dos Santos Vianna defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL 21 de agosto.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
14ª Reunião do Comitê Consultivo da BVS Saúde Pública Brasil 05 de abril de 2012 – FSP/USP - São Paulo, Resultados alcançados.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Projeto de Terminologia da Saúde Biblioteca Virtual em Saúde Ministério da Saúde.
REFERÊNCIAS AGRADECIMENTOS 4. CONCLUSÃO 3. RESULTADOS E DISCUSSÃO 2. MATERIAL E MÉTODOS 1. INTRODUÇÃO RESUMO Fabiana de Fátima GIACOMINI 1 ; Ana Paula.
Cantídio de Freitas Mundim Neto Secretário Substituto de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura Ministério da Pesca e Aquicultura Audiência Pública.
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
USO DE DIPTERA COMO BIOINDICADORA EM ESTUDOS ECOTOXICOLÓGICOS COM NANOPARTÍCULAS Ana Lucia MARIGO¹*, Mariana Silveira G. M. SILVA 1, Claudio Martin JONSSON.
PROJETO DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL E DE APOIO AO PEQUENO PRODUTOR PRAPEM/MICROBACIAS 2 GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA.
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO DE BOAS PRÁTICAS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEITEIRA Rogerio Morcelles Dereti¹, Maira Balbinotti Zanela², ¹ Embrapa.
Estudo Preliminar sobre o Perfil do Ensino da Homeopatia nos Cursos de Farmácia dos Estados do Paraná e Santa Catarina. Susan Andreise Cipriano Baracho.
Evolução da BVS nos Países ePORTUGUÊSe Cláudia Guzzo BIREME/PAHO/WHO - São Paulo.
O principais resultados encontrados foram: Propriedades pesquisadas em 8 municípios: São Ludgero, Gravatal, Tubarão, Treze de Maio, Jaguaruna, Laguna,
Raisa Maria Emanuelle Cunha Costa¹ ; Luciana Cavalcanti Azevedo² 1. Bolsista PIBIT- IF SERTÃO, estudante de graduação do curso de Tecnologia em Alimentos-IF.
Transcrição da apresentação:

PC- 4 AQUABRASIL Corumbá, MS, 01 a 02 de Março de 2011 Ministério da Pesca e Aquicultura

Objetivo Geral Propor e validar estratégias com base nas Boas Práticas de Manejo (BPMs) para otimizar os índices sócio ambientais e econômicos nas cinco áreas temáticas do projeto AQUABRASIL

Seleção 1 conjunto indicadores físicos, químicos e biológicos de qualidade da água e sedimentos 70 Seleção 1 metodologia para biomonitoramento de qualidade da água e sedimentos 90 Seleção de metodologias para quantificar a concentração de resíduos de compostos orgânicos na água, sedimentos, nos peixes e camarão 70 Seleção 1 metodologia para quantificar efeitos toxicocinéticos, bioacumulação de pesticidas e hormônios em peixes 70 Implantação 1 módulo transferência tecnologia de BPMs para os temas do projeto 70 Realização 3 workshops regionais para difusão BPMs 80 Realização 5 Cursos capacitação BPMs para pesquisa extensão 80 Seleção metodologia para mensurar o desempenho social e econômico cadeias produtivas piscicultura 100 Implantação sistema informatizado para gestão ambiental aqüicultura 90 % Metas Projeto (48 meses)

FonteValor Total (R$)Valor Executado até Out 2009 (R$) Embrapa MP1 AQUABRASIL ,00 PAC Embrapa78.600,00 Ministério da Pesca , ,13 FINEP/SEAP/PR99.219,54 TOTAL , ,60

Pesquisadores Participantes Total de pesquisadores participantes do PC 4 – 49 Total de pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente participantes do PC4 - 16

10 UNIDADES

1.Visita técnica a EUA/Tailândia e apresentação de palestra Institucional: sobre a Embrapa e o Projeto AQUABRASIL no 7 th Thailand Aquaculture Seminar Kasetsart University, Kamphaeng Saen Campus, Nakorn Pathom, Thailand, January, Realização de Evento: Realização do “I Workshop Internacional de Cooperação Técnica em Pesca, Aquicultura e Sistemas Agrícolas”, organizado pela Embrapa Meio Ambiente, em parceria com a Embrapa Pesca, Aquicultura e Sistemas Agrícolas. No âmbito internacional essas articulações envolvem o Laboratório Virtual da Embrapa nos Estados Unidos (Labex –EUA), o Serviço de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (ARS, sigla para Agricultural Research Service) e a Auburn University (EUA); Nofima AS (Noruega); Manit Farms e Burapha 3.Visita técnica a ESPANHA: (Ministerio de Ciencia e Innovación (MICINN), Instituto Español de Oceanografia (IEO), Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), Universidad de Santiago de Compostela (Instituto de Acuicultura), Xunta de Galícia, Unidade Acuinova do Grupo PESCANOVA localizada em Mira, Portugal, e CULMAREX, Águilas, Murcia 4.Mini-curso: Mini-curso para 40 técnicos da ATER do Estado de Tocantins PA1 Gestão

AtividadesQuantidade Folder7 Workshops8 Dias de campo7 Seminários6 Palestras14 Mesa Redonda1 Reunião Técnica3 Treinamento3 Artigo revista indexada11 Resumo expandido em anais de congresso22 Resumo em anais de congresso16 Circular técnica série Embrapa3 Comunicado técnico série Embrapa2 Metodologia científica6 Organização e edição de livros1 Orientações pós-doutorado1 Orientações doutorado3 Orientações mestrado5 Orientações bolsistas PIBIC/CNPq2 Estágios de conclusão de curso5 Estágios de graduação20 Publicações, dias de campo, orientações, artigos na mídia, etc

1.Desenvolvimento de Termostato eletrônico: controle de temperatura da água do Sistema Modular de Aquários com precisão de  0,2 ºC 2.Sistema modular de biofiltros: tratamento de resíduos de produtos químicos no descarte de água utilizada em experimentos com peixes em escala laboratorial 3.Melhoria dos índices zootécnicos, econômicos e ambientais: determinação da melhor linhagem e freqüência alimentar do cultivo de tilápias em tanques rede em reservatório rural 4.Identificação de bactérias colonizadoras de filtros biológicos: monitoramento do biofilme em um sistema de tratamento para efluente de piscicultura 5.Multirresíduo de organoclorados: em camarão e peixes empregando extração QuEChERS 6.Uso do verde de malaquita na aquicultura: aspectos analíticos para determinação de resíduos em peixes PA2 Indicadores Qualidade Água e Sedimentos

Esquema do termostato eletrônico para controle de temperatura da água dos aquários

Quantificação de estrógenos na água de cultivo de peixes em amostras de campo

Sistema Modular de Biofiltros para tratamento de água com produtos químicos (Hormônios)

Monitoramento do biofilme de bactérias colonizadoras de filtros biológicos

Otimização e validação de um método multirresíduo rápido, fácil, econômico, efetivo e seguro, método QuEChERS modificado, para a determinação de doze pesticidas organoclorados Nas TABELAS 1, 2 e 3, pode-se verificar que todos os pesticidas organoclorados foram recuperados. A recuperação encontra-se na faixa aceitável de 70 a 120%, estando de acordo com os valores sugeridos na literatura.

Avaliação de diferentes métodos de abate

Efeito de diferentes linhagens e da frequência de alimentação no desempenho zootécnico da tilápia criadas em tanques rede em reservatório rural Falta atualizar este gráfico – parte da Célia

1.Validação Protocolo de biomonitoramento: utilização da comunidade bentônica e de coletores com substrato artificial para manejo dos viveiros de piscicultura 2.Uso dos coletores de substrato artificial: aplicação dos coletores em diferentes sistemas de produção de peixes localizados nos Estados do PR, MT, SC e SP 3.Submissão de Circular Técnica: biomonitoramento da qualidade da água na aquicultura com utilização de coletores de substrato artificial 4.Proposição de metodologia para modelagem matemática: determinação da bioacumulação de agrotóxicos na fazenda de produção de camarões marinhos orgânicos PRIMAR, em Tibau do Sul, RN PA3 Biomonitoramento

Vantagens do biomonitoramento com coletores: macroinvertebrados percebem os impactos por mais tempo; técnica barata e rápida; padronização de amostras; grande variedade de espécies. 5 tipos de substratos artificiais para colonização (pedra, cascalho, bucha vegetal, folhas de taboa e mistura destes - mix).

Coletor de substrato artificial - MIX Resultados e Conclusão Substrato mix é melhor porque simula o substrato natural encontrado no fundo dos lagos e viveiros, e permite a colonização de uma maior variedade de bioindicadores. Período de 15 dias de colonização na água permite uma avaliação rápida e segura

Animais tolerantes à poluição da água

Animais sensíveis à poluição da água

1.Video sobre BPM: 2.Construção de um reservatório para captação da água da chuva: a água armazenada no reservatório será utilizada nos sistemas modulares aquáticos de recirculação e tratamento de efluentes do LEA. O principal objetivo é coletar a água nos períodos chuvosos e utilizá-la nos testes experimentais promovendo o uso sustentável da mesma. 3.Construção e implementação de um sistema modular em escala piloto tipo “wetlands” para tratamento de efluentes da piscicultura. 4.Desenvolvimento de um Módulo Complementar para a aquicultura para o Sistema APOIA NovoRural para organização dos indicadores específicos de adoção de BPMs para a aquicultura, em adição aos indicadores de sustentabilidade ora disponíveis. PA4 Módulos Produção de Boas Práticas de Manejo (BPMs)

Construção de estrutura de apoio as pesquisas do LEA

Construção do lago para captação, armazenamento e reuso da água de chuva

Sistema Modular de Biofiltros para Tratamento de Efluente de Piscicultura (carga orgânica)

1.Sistema informatizado AQUISYS: Estrutura computacional PHP/HTML/MYSQL concluída. Em fase de checagem de conteúdo pelos especialistas da área de aquicultura do PA5, das rotinas já inseridas, e em fase de inclusão de conteúdo nas rotinas de “Conceitos gerais de meio ambiente e aquicultura e de Protocolos “ (assinaladas em cinza). Acesso: Continua liberado apenas para acesso interno na Embrapa Meio Ambiente. O acesso externo será viabilizada somente após a checagem do conteúdo pelos especialistas em aquicultura; liberação rede externa prevista para agosto/2011. PA5 Sistema Informatizado Gestão Ambiental Aquicultura - AQUISYS 2. Boas Práticas de Manejo (BPMs) com protocolo que seja passível de reaplicação para outros sistemas: Em andamento, com base no conjunto de BPM´s de tilápia já apresentado no Aquisys. 3. Elaboração de um manual do sistema e cartilha das BPM´s: Documentação do sistema informatizado Aquisys em andamento, visando a elaboração de seu manual. As cartilhas das BPM´s não foram iniciadas.

Novas rotinas adaptadas e/ou incluídas em 2010: A)Avaliação da qualidade da água por indicadores bentônicos: 1) Incluídas 8 imagens de macroinvertebrados bentônicos (desenhadas pelo biólogo ilustrador Rogério Lupo) e representativas das comunidades encontradas em áreas avaliadas pelo projeto PC4, em São Paulo e Santa Catarina; 2) Incluídos cálculos, e scores adaptados para as áreas estudadas pelo PC4, dos índices: BMWP- Biological Monitoring Working Party e ASPT – Average Score Per Taxon B) Avaliação do custo de produção, conforme método da EPAGRI(Casaca & Tomazelli Junior, 2001): a) Elaboração de banco de dados MySQL, inserido no Aquisys, para armazenamento de informações digitadas pelo usuário (se autorizada por ele) sobre indicadores de cálculos de produção tais como: preços de insumos, de produção e maquinárias,etc receitas obtidas, etc; b) disponibilizada planilhas para auxiliar no calculo dos custos de cultivos; c) calculo do custo total de cultivo.

Figura. Algumas das novas imagens de macroinvertebrados bentônicos disponibilizadas para reconhecimento, contendo indicativo de tamanho e maior detalhamento.

Figura: tela com novo resultado de diagnostico da qualidade da água utilizando macroinvertebrados bentonicos – incorporando resultado da avaliação pelos índices BMWP e ASP.

Figura: Algumas telas da rotina de calculo de custo de produção de peixes

Novidades: - Inclusão de mais imagens de macroinvertebrados bentônicos e dos scores e informações associadas à respectiva presença; - Inclusão do calculo dos índices bentônicos:BMWP e ASPT -Banco de Dados e calculos dos custos de produção de peixes (método EPAGRI de Casaca e Tomazelli Jr) Rotinas disponibilizadas pelo Aquisys - até dezembro/2010

Melhoramento Genético Nutrição Aproveitamento Agroindustrial Manejo Ambiental Sanidade SustentabilidadeBPMs