J. Rawls Teoria da Justiça (1971). Propõe uma teoria da justiça baseada no conceito duma sociedade ordenada racionalmente com base em princípios de justiça.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1º Encontro Catarinense dos Comitês de Ética em Pesquisa Florianópolis – 10 e 11 de agosto de 2006 Susie Dutra CEP da Fundação Hemominas.
Advertisements

PROVOCAÇÕES CONTEMPORÂNEAS Desafios à Educação do agora.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Filosofia. Os valores  Juízos de realidade (fato) X Juízos de valor;  Teoria dos valores = axiologia;  Valor  afetividade  não- indiferença;  Os.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
Economia Informal e Precariedade
Plano de Inclusão Social Projeto Detane Raízen Desenvolvendo e Empregando Talentos com Necessidades Especiais Apoio : Fundação Cosan Parceiro : Apae Caarapó.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Bases Legais e Concepção A perspectiva orientadora da educação de jovens e adultos (EJA), em grande parte implementada nos.
O Papel das Organizações do Terceiro Setor e sua relação com o Estado e demais setores Márcia Moussallem IATS – Instituto de Administração para o Terceiro.
RAMOS DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL.
Controladoria Geral da União / Regional Paraíba Rodrigo Márcio Medeiros Paiva A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO NOS MUNICIPIOS.
Aula 16.  Jean Paul Basquiat. O homem de Nápoles, acrílico e colagens sobre madeiras,1982.
Introdução à Administração
Para entender o que é política pública Produção cultural
“JOGO DE PREÇOS” OU “JOGO DE PLANILHAS” Prática ilegal de se efetivar contratação de proposta de menor PREÇO GLOBAL, mas com grandes disparidades nos PREÇOS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NPGA – NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PROGESP – PROGRAMA DE ESTUDOS, PESQUISA E FORMAÇÃO.
REPRESENTAÇÃO E SISTEMAS PARTIDÁRIOS REPRESENTAÇÃO POLÍTICA - Formas de representação política, sistemas eleitorais e de partido: constituem os objetos.
PARTIDOS POLÍTICOS E ELEIÇÕES. Escolher seus líderes foi a primeira prática política dos homens. Os partidos políticos nasceram da necessidade sentida.
Aula 6: Outros capitais: capital cultural - Bourdieu
A mente, conjunto integrado de processos cognitivos, emocionais e conativos “Posso fechar os meus olhos e, numa fracção de segundos, pensar em estrelas.
OS SISTEMAS DE ATENÇÃO À SAÚDE
Aula 1 Gestão Ambiental Disciplina: Gestão de Cooperativas
Sociedade em Conta de Participação Esta sociedade não possui patrimônio próprio e nem personalidade jurídica, pois este patrimônio e a personalidade jurídica.
1 Marketing Social. 2 DEFINIÇÃO: MARKETING SOCIAL... _______________________________________________________...envolve o uso dos princípios e técnicas.
SOCIOLOGIA WEBERIANA Prof. Saulo Carvalho. Karl Emil Maximilian Weber ( ) Entre os fatores de importância incontestável estão as estruturas racionais.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
Visão Cognitiva e Informação Peter Ingwersen. Visão cognitiva da informação A visão cognitiva apresenta as seguintes características: 1. Trata computadores.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
Conceitos básicos da teoria da informação e as medidas de desigualdade de Theil Cap. 4 – Distribuição de renda – Medidas de desigualdade e Pobreza – Rodolfo.
Sociologia das Organizações Janiara Medeiros 10/03/2010.
LER Legislação, Ética Profissional e Responsabilidade Social. Profª Maria Menegasso.
A arte de cuidar.
Marcio Pochmann Presidente do IPEA Brasília, 10 de agosto de 2011 Equidade fiscal no Brasil.
1 VISÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE MOTIVAÇÃO Maslow e os níveis hierárquicos das necessidades(1954)  Esta teoria estuda a motivação através das necessidades.
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
Princípios e Critérios Internacionais FSC Professora Assistente: Luciana Maria Papp Professor Edson Vidal.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Instituto de Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem TEORIAS DE ENFERMAGEM PROF DAVI.
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
Bases Biológicas do Comportamento. Adaptação Processo lento, que envolve muitas gerações de indivíduos de uma mesma espécie.
Comportamento Organizacional
Individualismo e Coletividade
Finalidades e princípios constitucionais da educação. QUARTO CAPÍTULO DO CURSO DE DIREITO EDUCACIONAL.
Ações de Educação Alimentar e Nutricional Educação e Intervenção Nutricional – Profa. Léo.
CIÊNCIA POLITICA E DIREITO CONSTITUCIONAL 1º ANO AP IPLEIRIA.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
SIGNIFICADO DO TRABALHO UMA PERSPECTIVA PSICOSSOCIAL
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
Liberdades individuais e coerção social.. O mundo e suas leis. Quando nascemos já encontramos o mundo pronto, com suas leis, suas regras de funcionamento,
LIMITES AO DIREITO DE PROPRIEDADE: A FUNÇÃO SOCIAL.
Fundamentalismo Islamismo É uma ideologia política e religiosa fundamentalista que sustenta que o Islão não é apenas uma religião mas um sistema que também.
O RIENTAÇÃO E DUCACIONAL. S EXUALIDADE Relações de Gênero.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
Betty Neuman Teoria de Sistemas.
Organização, Sistemas e Métodos Aula 2 – Conceitos (continuação)
Os Processos Decisórios nas Organizações e o Modelo Carnegie (Racionalidade Limitada) Luciano Thomé e Castro.
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
Estrutura Tributária 1.Princípio da Neutralidade: obtido quando não alteram os preços relativos, minimizando sua interferência nas decisões econômicas.
Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo.
1 Contratos: Classificação. 2 Classificação: Tipos 1. QUANTO AOS EFEITOS: 1.1. Contratos unilaterais, bilaterais e plurilaterais; 1.2. Contratos gratuitos.
DIREITO INTERNACIONAL Módulo 02. Direito Internacional Público – NOÇÕES PRELIMINARES CONCEITO: “É o conjunto de normas jurídicas que regulam as relações.
GESTÃO DE EQUIPAS Marta Sampaio
Celso Favaretto. Pesquisador, Doutor em Filosofia, concentração em estética, pela Universidade de São Paulo. Foi professor de Filosofia e Estética em.
DE UMA TEORIA DA JUSTIÇA A UMA IDEIA DE JUSTIÇA A justiça é imparcial! A justiça é cega! Zelar pela justiça!
A G ESTALT Karine Dutra Mesquita Nalini Psicóloga / Psicopedagoga.
Transcrição da apresentação:

J. Rawls Teoria da Justiça (1971)

Propõe uma teoria da justiça baseada no conceito duma sociedade ordenada racionalmente com base em princípios de justiça escolhidos e reconhecidos consensualmente através de um acordo ou contrato social.

Concepção de Justiça Contrato Social Princípios da justiça Posição Original Véu de Ignorância ImparcialidadeEquidade

Concepção de Justiça Contrato Social Princípios da justiça A concepção de Justiça de J. Rawls parte da ideia de contrato social. Acordo hipotético imaginado para que os princípios eleitos sejam equitativos. Implica mais do que um indivíduo, ou seja, o contrato considera a pluralidade e a totalidade dos actores sociais. Os princípios da justiça formam a base desse acordo e emergem daquilo que se designa por posição original.

Concepção de Justiça Posição Original Véu de Ignorância Situação imaginária, a partir da qual são definidos os princípios da justiça. Nesta situação é-nos pedido que, sob um véu de ignorância – ou seja, como se desconhecêssemos de todo o lugar que ocupamos na sociedade – aprovemos de antemão os princípios para avaliar as relações entre os homens e as instituições. Pressupõe assim a exclusão de toda a informação sobre as nossas características e condições sociais e económicas, assim como a raça, o sexo, a religião, os talentos e, inclusivamente, os nossos valores e concepções de bem.

Concepção de Justiça ImparcialidadeEquidade Se cada um de nós não souber em que situação se encontra, ou virá a encontrar, então ninguém estará em posição de designar princípios que beneficiem a sua situação particular. Será imparcial e efectivamente empenhado no bem geral. Dado que todos estão em situação semelhante, nenhum dos implicados é capaz de delinear princípios de justiça que favoreçam os seus interesses particulares. Por detrás do véu da ignorância, quando tentamos estabelecer as cláusulas de um acordo imaginário, somos levados a cooperar no sentido do maior benefício de todos e de cada um. Os princípios da justiça, nascerão assim de um acordo ou negociação em situação de absoluta equidade.

Qual a utilidade desta situação de ignorância? Rawls constata que as perspectivas que as pessoas têm da justiça são muitas vezes parciais porque influenciadas pelos seus próprios interesses pessoais. Obriga os indivíduos à imparcialidade – requisito básico de qualquer sistema justo. Se não soubermos como ser parciais, então optaremos pelo bem comum.

Contudo, poderá alguém, mergulhado em tal situação de completa ignorância, estar apto a tomar decisões e a fazer escolhas? Rawls responde que os indivíduos que se encontram em situação original possuem uma «teoria fraca do bem»: sabem que querem «bens primários» e sabem que preferem ter mais a ter menos destes bens primários.

Que princípios da justiça escolheriam os indivíduos? Princípio da Liberdade = cada pessoa deve ter o mesmo direito a um conjunto igual e vasto de liberdades básicas, ou seja, o direito às liberdades básicas deverá ser semelhante para todos. Princípio da Igualdade = as desigualdades económicas e sociais só serão aceitáveis se forem simultaneamente: -Para o maior benefício dos menos favorecidos (Princípio da diferença); -Ligadas a cargos e funções abertos a todos em circunstâncias de igualdade e de oportunidade equitativas (Princípio da oportunidade justa).

Princípios da Justiça Princípio da Liberdade Princípio da Igualdade Consagra a igualdade na atribuição dos direitos e deveres básicos, isto é, das liberdades básicas (direitos de liberdade política, de pensamento, de consciência, de expressão, de voto, de indignação e de associação, bem como de propriedade pessoal, de proibição de prisão arbitrária e de expropriação). Os princípios da justiça são hierárquicos As liberdades básicas devem ter prioridade absoluta sobre os dois princípios seguintes, isto é, sobre o bem-estar económico e sobre a igualdade de oportunidades. Afirma os limites da desigualdade justa. O princípio da igualdade de oportunidades no acesso a cargos e funções é, contudo, prioritário em relação ao da diferença. A perda de liberdades básicas em nome de vantagens económicas não é aceitável.

Uma sociedade só será justa na medida em que confirme a inviolabilidade dos direitos do indivíduo enquanto pessoa e proporcione, através da cooperação de todos, o máximo de vantagens mútuas possível. Uma sociedade justa não permite que os sacrifícios impostos a uns poucos sejam compensados pelo aumento de vantagens usufruídas por um maior número.