Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Advertisements

SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL
(Perigo ambiental do planeta, principalmente 3o.Md)
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Como e por que traduzir as propostas da Agenda 21 para o nível local?
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
A Trajetória da Educação Ambiental no Brasil e no Mundo
Congresso de Gestão Pública Gestão Compartilhada do Planejamento Francisco José Pinheiro Vice-Governador do Estado do Ceará
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
Conhecendo a Carta da Terra
OBSERVATÓRIOS URBANOS
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Modelo de Excelência em Gestão
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Gestão Estratégica na Política Pública
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A AGENDA 21 DO BRASIL Enrique Ortega FEA, Unicamp, Caixa Postal 6121 CEP Campinas, SP, Brasil.
Agenda 21: Agricultura Sustentável
Lei de Parcerias - Lei nº /14
Encontro Estadual de Formação
“Pensar Globalmente... Agir localmente”
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
Fórum Nacional de Educação
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Fórum Brasileiro de Economia Solidária- FBES. O que fundamenta A Constituição Brasileira : “Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
A ECO-92, Rio-92, Cúpula ou Cimeira da Terra são nomes pelos quais é mais conhecida a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.
PLANO DE GOVERNO – LIMEIRA
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
SEMINáRIO SANTA CATARINA 2015
 Econômica com destaque para a dinamização das economias locais, basedas nos princípios da economia solidária  Sociocultural, na qual sobressai o reconhecimento.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Click to edit Master subtitle style. Construir um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PNDRSS, com metas de curto, médio.
PROGRAMA PETROBRAS AGENDA 21
O desenvolvimento sustentável apresenta-se como um desafio global
Orientações para a Elaboração do Plano Plurianual
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
IX Olimpíada Regional de Ciências – 2007 IX Olimpíada Regional de Ciências – 2007 Tema: Sociedade e Ambiente Tema: Sociedade e Ambiente : princípios e.
P ROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS. POSSUI UMA ESTRATEGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PAUTADA EM DOIS EIXOS: 1. A ORIENTAÇÃO, a INFORMAÇÃO.
Planejamento Urbano e Plano Diretor
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
8ºConferêrencia Internacional de Promoção da saúde
Meio Ambiente: “ É o conjunto de condições, influências e interações de ordem física, cultural e artificial que permite, abriga e rege a vida em todas.
A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de.
Fórum de Transparência, Participação e Controle Social São Paulo - Setembro 2013 Tudo começou com a motivação da sociedade civil pressionando o ex-presidente.
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento
Plano, Projeto e Programa FSV – Faculdade Salesiana de Vitória Disciplina: Adm. e Planejamento em Serviço Social II Docente: Juliane Barroso.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
Cidadania e Participação A constituição de 1988 representa um marco para sociedade brasileira, pois a cidadania é definida como um dos princípios básicos.
Características, Possibilidades, Dificuldades e Como Construir
Fórum de EA Estratégias das Instituições Públicas e Papel das ONGs Junho de 2011 Educação Ambiental SECADI / MEC.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES AGENDA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
Transcrição da apresentação:

Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa

 "Você deve ser a mudança que quer ver no mundo" Gandhi

 Quando da Conferência das Nações Unidas Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, Rio-92, os países participantes assumiram o compromisso e o desafio de adotar, em suas políticas públicas, as noções de sustentabilidade e de desenvolvimento sustentável.  Para cumprir esse desafio, foi criada por decreto presidencial a Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 21, tendo como função coordenar o processo de elaboração e implementação da Agenda 21 Brasileira.

 A Agenda 21 Brasileira é um processo e instrumento de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável e que tem como eixo central a sustentabilidade, compatibilizando a conservação ambiental, a justiça social e o crescimento econômico. O documento é resultado de uma vasta consulta à população brasileira, sendo construída a partir das diretrizes da Agenda 21 global. Trata-se, portanto, de um instrumento fundamental para a construção da democracia participativa e da cidadania ativa no País.  A primeira fase foi a construção da Agenda 21 Brasileira. Esse processo que se deu de 1996 a 2002, foi coordenado pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional (CPDS) e teve o envolvimento de cerca de 40 mil pessoas de todo o Brasil. O documento Agenda 21 Brasileira foi concluído em 2002.

 A partir de 2003, a Agenda 21 Brasileira não somente entrou na fase de implementação assistida pela CPDS, como também foi elevada à condição de Programa do Plano Plurianual, (PPA ), pelo atual governo. Como programa, ela adquire mais força política e institucional, passando a ser instrumento fundamental para a construção do Brasil Sustentável, estando coadunada com as diretrizes da política ambiental do Governo, transversalidade, desenvolvimento sustentável, fortalecimento do Sisnama e participação social e adotando referenciais importantes como a Carta da Terra.

 “Portanto, a Agenda 21, que tem provado ser um guia eficiente para processos de união da sociedade, compreensão dos conceitos de cidadania e de sua aplicação, é hoje um dos grandes instrumentos de formação de políticas públicas no Brasil.” (Ministério do Meio Ambiente, Brasil)

 Para o desenvolvimento da Agenda 21 Brasileira, adotou- se uma metodologia que interligasse os vários setores:  Ambiental, econômico e social com base na realidade brasileira.  O processo de elaboração da Agenda 21 Brasileira se deu pelo estabelecimento e pela formalização de parcerias, tendo em vista que as ações propostas pela Agenda 21 não podem ser tratadas apenas como programa de Governo, mas sim como um produto de consenso entre os diversos setores da sociedade brasileira.

 A base para a discussão e elaboração da Agenda 21 Brasileira parte de seis eixos temáticos:  1. Gestão dos Recursos Naturais.  2. Agricultura Sustentável.  3. Cidades Sustentáveis.  4. Infra-estrutura e Integração Regional.  5. Redução das Desigualdades Sociais.  6. Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável.

 O documento denominado Agenda 21 Brasileira apresenta à sociedade o resultado das primeiras discussões sobre a incorporação do conceito de sustentabilidade ao desenvolvimento brasileiro.  Entendendo que o grande desafio do século é a gestão, em se tratando de recursos naturais, o desafio torna-se maior.

 Agenda 21 local  Princípios do processo:  Parcerias: é indispensável que haja um Grupo de Parceiros / Fórum representativo de todos os setores e interesses do município, que possa estabelecer alianças para a responsabilidade coletiva, a tomada de decisões e o planejamento.

 Agenda 21 local  Princípios do processo:  Participação e transparência: todos os setores da sociedade devem estar envolvidos no planejamento para o desenvolvimento sustentável e todas as informações relativas ao processo de planejamento da Agenda 21 Local devem ser de fácil acesso ao público em geral.

 Agenda 21 local  Princípios do processo:  Abordagem sistêmica: é importante que o processo de Agenda 21 Local esteja ligado ao processo oficial de planejamento do município. Para isso, é útil instituir comitês intersecretariais e grupos de trabalho para tratar do processo de planejamento dentro do município.

 Agenda 21 local  Princípios do processo:  Preocupação com o futuro: os planos e ações para o desenvolvimento sustentável se referem a tendências e necessidades de curto e longo prazo.

 Agenda 21 local  Princípios do processo:  Responsabilidade: a vontade política é essencial para o processo da Agenda 21 Local, para que ela seja integrada às estruturas, políticas e planos municipais.

 Agenda 21 local  Princípios do processo:  Equidade e justiça: o desenvolvimento deve ser ambientalmente seguro, socialmente justo e economicamente bem distribuído.

 Agenda 21 local  Princípios do processo:  Limites ecológicos: Todos os cidadãos devem aprender a viver d entro da capacidade de suporte do planeta.