Secretaria de Estado de Educação. 1.358 Unidades Escolares 14 Diretorias Regionais 1 Diretoria Prisional e Socioeducativa Total de alunos: - Fundamental.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
Advertisements

Instituições Escolares
1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
Estratégias para fortalecimento da EJA em Mato Grosso
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Que EJA temos e queremos?
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
Agenda Territorial Estado do Tocantins
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CONSTRUINDO DIRETRIZES DA POLITICA E DO PLANO DECENAL.
PLANO DE GESTÃO.
Secretário Nacional de Juventude
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
GRS-GESTÃO DE REDES SOCIAIS um olhar coletivo sobre a cidade.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
Caderno de Textos: Subsídios para debates
Ministério da Educação
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Participação Juvenil e a Luta por Políticas Públicas de Juventude no Brasil A EXPERIÊNCIA.
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
MINHAS ATUAÇÕES, AO LONGO DA VIDA, EM DEFESA DA CLASSE MENOS FAVORECIDA Estive e sempre estarei ao lado do povo fazendo com que seus anseios sejam atendidos.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL –PNEF
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Contexto de atuação do CME
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica LEM – LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA PCNP Patrícia Helena Passos Bonafe 1.
Controle Social.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Política Educacional Brasileira
Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA
Comissão de EJA de Alagoas
CONSELHOS - MECANISMO DE CONTROLE SOCIAL
Fortalecimento dos Programas de Educação Fiscal na America Latina PNEF – EUROsociAL – USP-SP Gefe-SP + SME - Diretoria de Orientação Técnica – DOT-G “Seminário.
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Constituição de Grêmios Estudantis
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Secretaria Municipal de Educação PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA Belo Horizonte 2010.
CONFERÊNCIA DA CIDADE Desenvolvimento Urbano com participação popular Avançando na gestão democrática das cidades.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE AVALIAÇÃO DO PROFAE – NOVAS PERSPECTIVAS Salvador, 23 a 25 de julho de 2006.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Estratégia para Fortalecimento da Gestão.
Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Programa Juventude e Meio Ambiente São Cristóvão, 10 de março de 2010.
Escola Estadual “Sebastião Gurgel” Oficina: Participação Estudantil
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Fazenda Subsecretaria de Administração Geral Diretoria de Gestão de Pessoas Gerência de Desenvolvimento.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA PROGRAMA EDUCAÇÃO FISCAL.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
Transcrição da apresentação:

Secretaria de Estado de Educação

1.358 Unidades Escolares 14 Diretorias Regionais 1 Diretoria Prisional e Socioeducativa Total de alunos: - Fundamental = Regular Médio = Curso Normal = Médio EJA = Médio Profissional = DADOS GERAIS DA SEEDUC /RJ

ENSINO FUNDAMENTAL E.M. REGULAR : DIURNO E NOTURNO E.M. REGULAR INTEGRALENSINO NORMAL MÉDIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS OFERTAS DO ENSINO MÉDIO

Coordenação de Esportes / Cultura / Protagonismo Juvenil e Escola Aberta Cíntia Rodrigues Tel.: / /

Parlamento Juvenil – ALERJ Parlamento Jovem Brasileiro – Câmara dos Deputados Parlamento do Mercosul Jovens Embaixadores Grêmios Estudantis PROTAGOSNISMO JUVENIL

62% DIRETORIA REGIONAL CENTRO SUL 2012 Rua Barão de Vassouras, 133 – Centro – Vassouras – RJ Tel.: / Diretora Regional Pedagógica: Prof. Janete Fortes

62% DADOS GERAIS DA DRP CENTRO SUL Número de escolas: 99 Ensino Regular: Número de escolas no EF II: 74 Número de escolas no EM: 67 EJA: Número de escolas no EF II: 24 Número de escolas no EM: 19 Número total de alunos:

Número de municípios atendidos: 16

EDUCAÇÃO FISCAL E O PROTAGONISMO JUVENIL

62% EDUCAÇÃO FISCAL É uma proposta educativa com foco na construção da cidadania que se baseia na solidariedade, na ética, na transparência e na responsabilidade fiscal e social.

Tem por objetivos: Aprimorar a consciência social do cidadão; Contribuir para a conscientização do cidadão sobre direitos e deveres, relativamente aos tributos e à aplicação dos recursos públicos, incentivando o controle social; Disseminar informações e conceitos sobre a gestão fiscal, favorecendo a compreensão e a intensificação da participação social nos processos de geração, aplicação e fiscalização dos recursos públicos.

GRÊMIO ESTUDANTIL O QUE É? COMO SE CONSTITUI? POR QUÊ? PARA QUÊ? QUAL O PAPEL DOS ESTUDANTES? E A RELAÇÃO COM A ESCOLA?

62% PROTAGONISMO JUVENIL OS ALUNOS E A RELAÇÃO COM A ESCOLA Eles têm algum poder de influir para mudar alguma coisa na escola? Com a participação dos alunos nas decisões, será que a escola será um local melhor? Qual é a participação dos alunos nas decisões, intervenções e formações políticas na escola?

62% Incentivar a eleição de representantes de turma e a organização de grêmios estudantis em todas as escolas, acompanhando suas atividades; Ampliar a inserção do Programa Nacional de Educação Fiscal no âmbito das Diretorias Regionais e Unidades Escolares, incluindo a formação de jovens. Acompanhar os programas/projetos de protagonismo juvenil, como o Parlamentos Juvenil RJ, Parlamento Juvenil do Mercosul e Parlamento Jovem Brasileiro, na perspectiva de apropriação da discussão da criação de políticas públicas para os jovens. PROTAGONISMO JUVENIL

62% Articular a participação de alunos da rede estadual na Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude e seus desdobramentos. Envolver os alunos e profissionais no debate e elaboração do Plano Estadual de Juventude. Dialogar com outras coordenações que também tenham projetos de protagonismo juvenil. PROTAGONISMO JUVENIL

62%  Fomentar o processo de gestão democrática na rede pública de ensino, assegurando mecanismos de interlocução, participação e mobilização dos diversos segmentos da comunidade escolar, através de conselhos, associações, observatórios, grêmios e/outras representações sociais.  Propiciar condições para a criação de mecanismos de controle social do orçamento escolar, através de canais de informação que alcancem a comunidade escolar. programas/projetos SEEDUC. PROTAGONISMO JUVENIL

62%  Realizar fóruns, seminários e/ou encontros, que estimulem o desenvolvimento da autonomia intelectual, do pensamento crítico e o exercício da cidadania dos alunos da rede em cada regional.  Organizar Seminários Estaduais para integrar grupos de alunos que participam de diversos programas/projetos SEEDUC. PROTAGONISMO JUVENIL

62% Nós Cremos nos Jovens "Eu os vejo invadindo as ruas, sonhando mudar meu país; conquistando as praças, tocando o futuro com mãos de ternura; sorrindo nos bailes, contando histórias alucinantes; correndo em "tribos", fugindo da solidão urbana; com roupas exóticas, vestindo seus planos mais secretos. Eu os vejo tão perto, mas algumas vezes tão distantes. Eu os vejo assim, porque também sou um deles. Anseio que um dia nossos olhos se encontrem, nossos sonhos se toquem. E sem temer a força do medo, nem o dissabor das suas palavras, enfrentando a fúria do vento, com voz de menino, dizendo: Nós cremos na vida, no sorriso mais puro e sincero, no encanto da noite e no brilho do dia: Nós cremos nos jovens!" Autor: ( Dalcides Biscaldim )

62% CONTATO Profª Janete Fortes Diretora Regional Pedagógica – Centro Sul Disseminadora da Educação Fiscal - ESAF Tel.: (24)