Violência doméstica e familiar contra a mulher 2015 SENADO FEDERAL Secretaria de Transparência Coordenação de Controle Social Serviço de Pesquisa DataSenado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Violência contra as mulheres
Advertisements

BULLYING : UM FENÔMENO DE AGRESSÃO NA ESCOLA Psicopedagoga: Márcia J.P.Nunes.
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
O Estatuto do Idoso como ferramenta de combate à violação dos Direitos Humanos Roseli de Sousa Costa Supervisora da Centra Judicial do Idoso - TJDFT.
Dra. Maria Creuza Brito de Figueiredo (Procuradora de Justiça, Coordenadora da Comissão dos Direitos da Mulher) Dra. Gicele Mara Cavalcante d'Avila Fontes.
EXAMINANDO O FENÔMENO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA SUA PROTEÇÃO Sônia Maria Dall’Igna - Mestranda Programa de Pós-Graduação.
Violência Domestica e Familiar contra a Mulher: uma realidade a ser enfrentada Elivete Cecília de Andrade - Curso de Serviço Social Campus Sul – Tubarão.
Aquecimento solar em Belo Horizonte Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA/PBH Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência – CMMCE/PBH.
Principais resultados do Censo da Educação Superior 2014 BRASÍLIA – DF | NOVENBRO 2015 Censo da Educação Superior 2014.
QUEBRANDO O SILÊNCIO Quebrando o Silêncio é um projeto educativo e de prevenção contra o abuso e a violência doméstica, promovido anualmente pela Igreja.
Apresentação: Margarete Bedim. Atendimento aos Conselhos Municipais  Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Geração de Renda;  Conselho Municipal.
Adolescência e Principais problemas de saúde na puberdade História, Conceitos e Características DISCIPLINA HSM-130 CICLO DA VIDA II Graduação em Nutrição.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
Sejam Bem vindos!!! Reuniões de Pais. 14/04/09.. Questionário de Satisfação APAE 2009.
A Valorização da Assistência de saúde às crianças da Creche Municipal João José Theodoro da Costa Netto: um enfoque ao combate da Mortalidade Infantil.
3ª Reunião da Rede de Controle Social /06/2015.
Apresentação do estudo realizado pelo Núcleo de Pesquisas da ESPM-RJ, sob orientação do professor Eugenio Giglio, para.
A ULA 6 B IOESTATÍSTICA Inferência Pontual, Intervalar e Testes de Hipóteses.
1 26 de março de 2015 Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática- CCT Audiência Pública 28 de Abril 2015.
O Geledés Fundada em 30 de abril de 1988; organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de negras e negros em razão das desvantagens e discriminações.
6ª PESQUISA SOBRE O COMPORTAMENTO DOS USUÁRIOS NA INTERNET.
Bullying se refere às agressões verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, exercidas por um ou mais indivíduos causando dor e angústia, para intimidar.
As concepções de espaço As atividades partem do pressuposto de que o ensino de física deve ter por objetivo apresentar as teorias da física dentro de seu.
S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.
Joelma do Vale Especialista em Família Líder Ministério da Mulher Bahia e Sergipe.
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Brasília - DF Outubro de 2009 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
Curso Contabilidade Social – Feijó, Ramos et al., Ed. Campus, 2003 NÚMERO ÍNDICE É uma medida que sintetiza, em uma expressão quantitativa, a variação.
Bullying O que é?. Bullying, é um comportamento que se caracteriza pela ameaça ou agressão propositada e repetida, durante largos períodos de tempo,
AULA DE INFORMÁTICA PORTUGUÊS CONTEÚDOS: Textos opinativos Folclore. Educadoras: Wilma, Júlia, Tatiane e Conceição.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAINHA SANTA ISABEL – CARREIRA Projecto de Educação para a Saúde Ano lectivo 2009/2010 Resultados do inquérito aos pais “ Violência.
FORMAÇÃO. 26 Deus disse: “Façamos o ser humano à nossa imagem e segundo nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, as aves do céu,
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
VIRGINIA SATIR O Terapeuta deve especular sobre a relação do casal. Esta é a 1ª coisa que o terapeuta deve verificar, pois para ela a terapia de família.
DataSenado Secretaria de Transparência Dezembro de 2015.
Filosofia/sociologia.  Como definir?  Para começar a pensar...  2/14/a-familia-e-a-base-da-sociedade/
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
IBGE – Brasil 2010 Indicadores De Desenvolvimento Sustentável Dimensão Econômica.
DO TEXTO DISSERTATIVO AO ARTIGO DE OPINIÃO
ROTEIRO PARA ANÁLISE INSTITUCIONAL
PANORAMA DA SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA NO ESTADO DE MATO GROSSO. EQUIPE: Tânia Maria do Rosario Ediane Ferreira Guimarães Eliacir Pedrosa.
Tipo de Letra: ARIAL ou TIMES Tamanho da Fonte: 20 Quantidade: máximo : 25 slides Duração da apresentação máximo: 20 minutos OBS: “É importante constar.
Disciplina: Processos Psicológicos Básicos
Para que serve a Filosofia?. Filo Sofia Pitágoras de Samos ( séc.V a.C)
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
Curso de Especialização: A Gestão do Cuidado Para uma Escola que Protege Módulo III.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
A violência doméstica funciona como um sistema circular – o chamado Ciclo da Violência Doméstica – que apresenta, regra geral, três fases:  aumento de.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
FLUXO DA REDE DE SERVIÇOS DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA SEXUAL DE FOZ DO IGUAÇU EDINALVA SEVERO.
Solução de Conflitos em Pedidos de Acesso à Informação Coordenação-Geral de Recursos de Acesso à Informação Érica Bezerra Queiroz Ribeiro.
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
Ações da AMAR-DF. Histórico institucional: A Associação de Mães e Amigos da Criança e do Adolescente em Risco – AMAR/DF, surgiu da necessidade de fazer.
B RASIL 2035 Tendências - Dimensão Social - Segurança Pública.
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
Maria Izabel de Freitas Filhote defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL.
Psicodiagnóstico O contato com o paciente. O aparecimento do sintoma A interpretação do distúrbio pela família A decisão de procurar ajuda O movimento.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
Prof. Erika Bataglia Divisão disciplinar da Filosofia Metafísica : Filosofia primeira. Tematizar os princípios e as causas.
B RASIL 2035 Tendências – Dimensão Econômica Brasil 2035 – Construindo hoje o país de amanhã.
O QUE É BULLYING? Próximo.
Indicadores de Saúde Conceito
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
CPI do ASSASSINATO de JOVENS Senado Federal Brasília, 18 de maio de 2015.
30/6/20161 O CONSELHO TUTELAR NA DEFESA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES.
1 Avaliação das Condições Hidrológicas e de Armazenamento na Bacia do Rio São Francisco Acompanhamento Semanal 13/junho/2016.
Janaina Rodrigues Pitas Formadora do CEFAPRO Primavera do Leste
Para você... Bem aventurada a mulher que, ao lado do homem, exercita a própria insubstituível responsabilidade na família, na sociedade, na história.
24 DE SETEMBRO DE 2016 A história precisa continuar Por dois anos, permaneceu Paulo na sua própria casa, que alugara, onde recebia todos que o procuravam,
Transcrição da apresentação:

Violência doméstica e familiar contra a mulher 2015 SENADO FEDERAL Secretaria de Transparência Coordenação de Controle Social Serviço de Pesquisa DataSenado Apoio: Ouvidoria

DataSenado Metodologia Série histórica: a cada dois anos desde 2005, uma nova rodada da pesquisa é realizada Período de coleta dos dados: 24 de junho a 7 de julho de 2015 Público-alvo: mulheres com 16 anos ou mais com acesso a telefone fixo Objetivo: Conhecer a opinião do público-alvo sobre assuntos relacionados a violência doméstica e à Lei Maria da Penha Número de respondentes: Nível de confiança: 95% Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos

DataSenado Panorama Geral Todas as brasileiras já ouviram falar da Lei Maria da Penha 56% conhecem mulher que já sofreu violência doméstica ou familiar 56% das mulheres se sentem mais protegidas com a Lei Maria da Penha 83% das mulheres procurariam uma delegacia comum ou da mulher para relatar uma agressão que testemunhassem 19% das mulheres acima de 16 anos já sofreram agressão por homem conhecido Isso significa aproximadamente 13 milhões de mulheres 26% das vítimas ainda convive com o agressor E 14% (cerca de 700 mil) continuam sofrendo agressões O marido ou companheiro é o principal agressor, respondendo por 73% dos casos Em 66% dos casos, ocorre violência física

DataSenado Panorama Geral Os principais motivos para a agressão, na percepção das vítimas, foram ciúmes e o uso de álcool 28% denunciaram em delegacias comuns ou especializadas 21% das vítimas não fizeram nada em relação à última agressão 20% procuraram ajuda da família 7% procuraram a igreja e 6% buscou ajuda entre seus amigos 14% relataram ter buscado outro tipo de ajuda Resultado: 68% buscam vias alternativas à denúncia formal junto à autoridade policial, ou não fazem nada O atendimento na delegacia foi avaliado como ótimo ou bom em 48% dos casos. “Ruim ou péssimo” ficou com 38% 67% das mulheres acham que o fato da vítima não poder retirar a queixa na delegacia faz com que a mulher deixe de fazer a denúncia.

DataSenado Cresce impressão de desrespeito à mulher

DataSenado Diminui sensação de proteção

DataSenado A violência está aumentando?

DataSenado Percentual de vítimas permanece constante, mas ainda é alto

DataSenado Primeira agressão tende a ser na juventude

DataSenado Marido ainda é principal agressor

DataSenado Violência física segue alta e violência psicológica aumenta

DataSenado 21% das agredidas não procuraram ajuda

DataSenado Maioria afirma que faria denúncia, caso presenciasse um ato agressivo contra uma mulher

DataSenado Em caso de denúncia, delegacias comuns e da mulher seriam procuradas primeiro

DataSenado Quais pessoas poderiam apresentar denúncia, em caso de agressão?

DataSenado Outras Informações: Secretaria de Transparência Coordenação de Controle Social Serviço de Pesquisa DataSenado (061)