Comunicação – IX Encontro Nacional de Arquivos Municipais de Évora “Gestão de Informação e a Tomada de Decisão” Fernanda Maria do Ó Rodrigues Évora, 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SAISS Sistema de Apoio às Instituições de Solidariedade Social
Advertisements

Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição
Common Assessment Framework CAF Estrutura Comum de Avaliação
Ciclo de vida e organização do projeto
Formação de Técnicos Superiores de Higiene e Segurança no Trabalho
O processador de imagem... Em termos gerais, entendemos que o processador de imagem é hoje uma ferramenta indispensável para professores e alunos...
Aplicação da metodologia HACCP na fileira dos laticínios.
O que é o SIMPLEX? Grande objectivo: tornar a Administração mais transparente e facilitar o acesso dos cidadãos e empresas aos serviços públicos 4 vertentes:
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Arquivo e Documentação
E-ARQ Requisitos para gestão arquivística de documentos digitais no Brasil Conarq - Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos Arquivo Nacional Fórum UNICAMP,
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
Este software destina-se à gestão da área de expediente no que respeita a entradas e saídas de correspondência, emissão de ofícios e outros textos A Gestão.
Ponto de Situação PROJECTO MUNICIPAL – SEIXAL DIGITAL Introdução
TABELA DE TEMPORALIDADE SEMINÁRIO DE VICE-PRESIDENTES
Valorização do Património Bibliográfico Nacional na Internet
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
O PROJECTO… Torres Vedras 16 de Novembro 2007.
GEAL – Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã Museu da Lourinhã
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
Função e Importância Cultural dos Arquivos Municipais
Implantação e reorganização de ouvidorias.
SIGE Municípios Adesão e Implantação Marcos Lopes - SPE.
Apresentação do Sistema
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
GESTÃO DOCUMENTAL Lei 8.159, de 8 de janeiro de 1991
TelEduc FASCIMINAS- Faculdade de ciências Aplicadas de Minas Gerais
PROJECTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Direcção de Tecnologias e Sistemas de Informação Departamento de Sistemas de Informação 15/01/2004 NOVOS SERVIÇOS E.
CÂMARA MUNICIPAL DE ABRANTES 01.FEV.10. mais espaço ao urbanismo Criado com o objectivo de criar maior e melhor acesso entre o munícipe e a Divisão de.
PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL G.P.S.I TÍTULO NOME DO AUTOR.
Projecto APEL Digital Com o apoio de:Parceiro:. Projecto APEL Digital •Este projecto visa a substituição de processos manuais no tratamento e disponibilização.
Sistemas de Informação
DECRETO Nº , DE 18 DE DEZEMBRO DE 2009.
CONSTRUINDO UMA CIDADE DIGITAL Na primeira candidatura que a Câmara do Seixal efectuou ao POSI o investimento previsto era de €. O investimento.
T.I. - TECNOLOGIA INFORMÁTICA, S.A.. A evolução e estado actual do software de gestão de P.M.E. em Portugal.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
SILFORED Inovação para a Formação e Educação Florestal.
IIº Encontro do Projecto “Potencialização do Uso de Sistemas de Informação Georreferenciados nos Projectos de Combate à Pobreza de Jovens da Periferia.
A GESTÃO DA INFORMAÇÃO NAS AUTARQUIAS LOCAIS X Jornadas de Ciência da Informação Susana Oliveira.
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
Oficina da Dicla 25 a 28 de maio de 2009 II WORKSHOP DE INSPETORES BPL Rio de Janeiro 10 e ELISA ROSA DOS SANTOS Gestor de Acreditação.
"Por que cometer erros antigos se há tantos erros novos a escolher?"
Secretaria Municipal de Licenciamento Prefeitura da Cidade de São Paulo Secretaria Municipal de Licenciamento - SEL FNP Curitiba, outubro 2014 Curitiba,
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
OSM Organização, Sistemas e Métodos
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Alunos: Ana Sofia Gomes nº4 Gonçalo Teixeira, nº11 José Ribeiro, nº 15
Coordenação: Dra. Maria Irismar Farias Santiago Coordenador Auxiliar: Coordenador Auxiliar: Dr. Francisco Diassis Alves Leitão Apoio: Hargos José Moreira.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
Notas de aula Prof. Vicente Prado
PROJETO GESTÃO DE VIAGEM Conceitos Treinamento Processo Digital &
Escola Secundária de Monserrate
VISÃO TRADICIONAL E POR PROCESSOS
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Josy Aparecida Santos de Souza Marielle Vasconcelos Machado.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão Tecnologia Educacional Alunas: Monalisa Campos Daniele Kelly Professores: Elsa Guimarães Oliveira Gilca.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Do Balcão Único à Rede de Atendimento Municipal Outubro de 2013 Departamento de Modernização e Sistemas de Informação | Divisão de Relação com o Munícipe.
SOLUÇÃO PRONIM E-SOCIAL
TREINAMENTO CADA 2015 PLANO DE CLASSIFICAÇÃO E TABELA DE TEMPORALIDADE DE ATIVIDADES-MEIO DA UNESP Me. Maria Blassioli Moraes Profa. Dra. Maria Leandra.
Encontro de Quadros da CML 3 de Outubro de 2013 DMHDS Direcção Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social.
Comunicação – VIII Encontro Nacional de Arquivos Municipais “Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra” Fernanda Maria do Ó Rodrigues Vila Real, 2007.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SEMINÁRIO.
Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental – DILIC Isabela.
5.0 de Organizações e Informática Consultores Associados gestão da informação de cartórios notariais preparado para balcão único.
Maio 2014 Descritivo da Solução. Projecto CSRTarget O CSRTarget é uma ferramenta inovadora, rápida, e adequada às necessidades das Empresas/Organizações.
Comunicação – VII Encontro Nacional de Arquivos Municipais “Gestão de Informação e a Tomada de Decisão” Fernanda Maria do Ó Rodrigues Torres Vedras, 2006.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 4 – Requisito 4.4 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
Transcrição da apresentação:

Comunicação – IX Encontro Nacional de Arquivos Municipais de Évora “Gestão de Informação e a Tomada de Decisão” Fernanda Maria do Ó Rodrigues Évora, 2008

Caracterização do Arquivo Municipal de Sesimbra Divisão de Arquivo Municipal e Gestão Documental- DAMGD (criada após reestruturação de 2002). Detém os Serviços: Arquivo Histórico/ Intermédio/Corrente/Secção de Expediente. Recursos Humanos: 1 Chefe de Divisão; 1 Chefe de Secção; a)Arquivo Municipal - 1 Técnico Superior de Arquivo; 1 Técnico profissional de Arquivo; 1 técnico informático de 2ª classe;2 Administrativos;3 Auxiliares de Serviços Gerais; 1 Conservadora Restauradora. B)Secção de Expediente - 3 Administrativos; 2 Técnicos Profissionais; 1 Auxiliar de Serviços Gerais. Instalações: 3 edifícios separados; 1 onde se encontra instalado o Arquivo Histórico/Intermédio(arrendado); 1 outro se encontra instalada a Secção de Expediente (próprio); 1 depósito para o depósito do urbanismo de processos de obras particulares (próprio). Total da área =7000 metros lineares.

Caracterização do Arquivo Municipal de Sesimbra Serviços que Presta: A) Arquivo Histórico - estudo, e divulgação do património documental;organização e tratamento, arquivístico;atendimento e acompanhamento dos utilizadores; B) Arquivo Intermédio - Inventariação, organização da documentação; avaliação e selecção das espécies documentais; incorporação documental;atendimento e acompanhamento dos utilizadores internos/externos; C) Arquivo Corrente - Coordenação da Secção de Expediente; Implementação do sistema de gestão documental, de Arquivo e Escritório Electrónico; Plano de Classificação Documental; Racionalização dos circuitos documentais e das tarefas administrativas; Qualidade e certificação dos serviços da CMS;

Elementos determinantes para a implementação da gestão de informação e seu contributo para a tomada de decisão Constatação da necessidade de dar resposta eficaz e célere aos Munícipes; Integração deste projecto na política geral da C.M.S.; Envolvimento dos utilizadores;

Principais Objectivos :  Modernização Administrativa e Qualidade;  A Desburocratização dos procedimentos administrativos;  Disponibilização de informação útil, e no momento adequado aos utilizadores;  Acesso de informação aos decisores;  Acesso à informação

A solução deve compreender:  Um registo electrónico e arquivo digital da documentação entrada;  Uma definição do nível de acesso da informação aos destinatários;  Rapidez no acesso à informação;  A classificação documental dos documentos, a partir do seu registo;  A numeração e datação sequencial e automática e geral.

Definição dos acessos à informação produzida internamente; Criação de um grupo de testes; Implementação das novas tipologias documentais, internas e externas, uniformizadas; Introdução da circulação de documentos internos de forma electrónica, da criação de processos digitais e ainda de arquivo informático dos documentos internos. Implementação da Aplicação do Escritório Electrónico

Resultados a obter  Disponibilizar Informação, de forma rápida e eficaz;  Disponibilizar informação aos decisores, para permitir a melhor decisão;  Solucionar de forma mais célere as solicitações dos munícipes;  Eliminar circuitos documentais redundantes;  Implementar novas tipologias documentais;  Uniformização da imagem municipal;  Processo de registo de entrada mais célere e funcional;  Circuito de informação mais rápida e eficaz;  Organização arquivística a partir da entrada da documentação na CMS.

Medidas a implementar:  Retirar de circulação o suporte de papel, sempre que a legislação o permita;  Alterar as metodologias administrativas, e hábitos de trabalho tradicionais para outras mais eficazes;  Promover a não impressão, e a duplicação de documentos desnecessários;  Implementar um único arquivo corrente geral através da pré-arquivagem na Secção de Expediente;

 Desenvolver reciclagens de formação periódica na área administrativa e arquivística;  Implementar de acordo com as directrizes comunitárias a assinatura electrónica;  Dotar os serviços de atendimento de aplicações de informação ao munícipe on-line;  Informatizar as reuniões de Câmara;  Usar a gestão de informação, como instrumento básico de trabalho nas organizações;  Integrar os requerimentos internos na Intranet e os externos na pagina da Internet da CMS, no âmbito do projecto da Setúbal Digital. Medidas a implementar:

Implementação de novas soluções: Novo Sistema de gestão Documental (SGD) para todos os serviços da CMS, para o universo de 450 utilizadores, em Fevereiro de 2008; Formação da Empresa AIRC + Equipa Arquivo + Informática a todos os utilizadores por categoria, por serviço; Formação ao Executivo da Câmara Municipal de Sesimbra;

Implementação de novas soluções: Realização dos seguintes Manuais de Apoio ao Utilizador: Novo Plano de Classificação Documental (funcional); Manual de Aplicação do Plano de Classificação Documental, no âmbito do SGD; Manual de entrada, saída e circulação da documentação na Câmara Municipal de Sesimbra; Manual de boas praticas do Sistema de Gestão Documental (SGD); Manual de aplicação do Sistema de Gestão Documental (SGD); Apresentações sobre as potencialidades do SGD (formação para todos os utilizadores do SGD);

Implementação de novas soluções: Uniformização dos requerimentos internos e externos, ao nível do conteúdo e imagem – 411 requerimentos - os internos para integrar na pagina da Intranet na CMS e os externos para integrar na pagina da Internet da CMS, a fim de eliminar progressivamente o suporte de papel;. Projecto de certificação dos serviços da CMS;. Projecto de redefinição dos circuitos documentais dos documentos, no âmbito da estrutura hierárquica da CMS;

Resultado dos questionários - Tese de Mestrado - SGIIA e a Tomada de Decisão  Aderiram ao SGIIA, em ,5%; em %; %; e em ,5%;  Trabalham no Arquivo Electrónico, diariamente - 50%;frequentemente - 35%;ocasionalmente -2,5%; e raramente - 12,5%;

Resultado adaptação dos serviços da CMS ao novo sistema SGD -Inicio da nova solução – Fevereiro 2008; -Nº de Utilizadores – 450 da CMS; - Preparação da implementação do SGD em parceria com a DMQSI par o universo de 450 utilizadores; -Implementação do novo Plano de Classificação funcional Documental para o universo de 450; -Readaptação do Plano de Classificação por consenso após reunião com os serviços; -Formação do SGD no local/posto de trabalho de cerca de 250 utilizadores do sistema; - Realização de Seminários sobre o SGD Para o universo de 450 funcionários; - Atendimento aos clientes internos da organização, num período de reciclagens criado para tirar dúvidas individuais/ grupos – 350 utilizadores; Total de formações=1050 formações do novo sistema do SGD de Fevereiro a Março de 2008;

Resultado dos questionários - Tese de Mestrado - SGIIA e a Tomada de Decisão  Conhecem o SGIIA, cerca de 100% dos utilizadores;  Tiveram formação 97,5%  Tem computador 100%  Compartilham computador 92,5%  Tem licença com nome próprio 77,5%  Tem licença com nome do serviço 60%

Resultado adaptação dos serviços da CMS ao novo sistema SGD -Adaptação de Fevereiro a Novembro de 2008 – cerca de 90%, do universo dos 450 utilizadores dos serviços da CMS; -Verificamos esta adaptação pelos picos de utilização registados do SGD – cerca de 80% de picos de utilização em média; -Nº de informações de Fevereiro/Novembro de 2008– 10393; -Nº ordens de serviço de Fevereiro/Novembro de ; -Nº de despachos de Fevereiro/Novembro de 2008 – 381 -Nº Pareceres de Fevereiro/Novembro de Nº ofícios recebidos -Fevereiro /Novembro documentos; -Nº ofícios expedidos –Fevereiro/Novembro documentos; -Total de documentos efectuados no novo sistema de Fevereiro/Novembro de 2008 – documentos

Resultado dos questionários - Tese de Mestrado - SGIIA e a Tomada de Decisão  Trabalham no Escritório Electrónico, diariamente - 57,5%;frequentemente - 25%; ocasionalmente - 12,5%; e raramente 5%;  Os utilizadores usam o SGIIA, por utilidade 82,5%; e porque são obrigados - 17,5%;  As chefias trabalham: Chefes de Secção - 65%; Chefes de Divisão - 90%; Chefes de Departamento - 65%; e Vereadores - 70%;

Resultado dos questionários - Tese de Mestrado - SGIIA e a Tomada de Decisão  Tem contribuído para o SGIIA positivamente 90%; e negativamente 10%;  As chefias envolvidas estão 80%; e não envolvidas 20%;  Chefias adeptas do SGIIA, são 87,5%, e não adeptas 12,5%;  A Tomada de decisão é fundamental para o SGIIA, para 97,5%, e não importante para 2,5%.

Implementação de novas soluções:. Projecto de divulgação do Património Histórico, através da divulgação dos documentos inéditos, microfilmagem e digitalização dos suportes de informação para mais facilmente acede-la e promover a pesquisa e publicação de fontes documentais inéditas; Exemplos já publicados: Publicação dos Forais de Sesimbra de D. Sancho e D. Manuel, no âmbito dos 800 anos do concelho de Sesimbra; Revista sobre os Forais de Sesimbra, no âmbito dos 800 anos do concelho de Sesimbra; Publicação de Sebastião Rodrigues Soromenho, um navegador de Sesimbra ( lançamento 16 de Novembro de 2008); Publicação sobre as Famílias de Sesimbra (no prelo); Publicação do Tombo da Vila de Sesimbra (prevista para 4 de Maio de 2009) Revista Sesimbra Cultural do nº o ao nº6 (de )

Implementação de novas soluções: Diversos artigos no Boletim Municipal e Sesimbra Eventos; Guia do Arquivo Histórico (2000); Regulamento do Arquivo Municipal de Sesimbra (2006); Guia do Espólio da Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra(2007); Guia do Espólio Rafael Monteiro (2007); Inventário do Arquivo Fotográfico Histórico (1998); Inventário do Arquivo Fotográfico do Espólio de Américo Ribeiro e Idaleciano Cabecinha, doação Valdemar Capitulo I (2006); Inventário do Arquivo Fotográfico do Espólio de Américo Ribeiro e Idaleciano Cabecinha, doação Valdemar Capitulo II (2007/8);

Implementação de novas soluções - publicações externas Tese -“As Elites e as Classes Populares em Sesimbra em ” Mestre Belarmina Vieira; Tese de Doutoramento – “ Tabelionado e Instrumento Público em Portugal: génese e Implantação ( )” Professor Doutor Bernardo de Sá Nogueira; Tese -“ Na Península de Setúbal, em finais da Idade Média. Organização do Espaço, gestão de riquezas e exercício do poder” Professor Doutor José Augusto de Oliveira; Tese “ A Coroa, os Mestres e aos Comendadores: as ordens militares de Avis e Santiago ( )”Professor Doutor Luís Filipe Oliveira;

Implementação de novas soluções: Teses de Pós Graduação: - Tese “Sistema de Gestão Integrada de Informação da Câmara Municipal de Sesimbra – Universidade Évora. Dra. Isabel Soares; - Tese “Arquivo Municipal de Sesimbra – Universidade Évora. Dra. Leonor Lopes; - Tese “Arquivo Municipal de Sesimbra - Universidade de Évora. Dra. Paula Cruz;