s Dra. Claudia Batista Dr. Paulo de Tarso Frei Moser

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
Advertisements

TÁCITO SGORLON. Sistema Nervoso Central EVOLUÇÃO CEREBRAL.
Definição de Comportamento no Behaviorismo Radical  Compromissos filosóficos, dinâmica do comportamento, eventos- estados-processos: relação organismo.
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
ART HISTORY AFTER MODERNISM ou O FIM DA HISTÓRIA DA ARTE HANS BELTING.
PROVOCAÇÕES CONTEMPORÂNEAS Desafios à Educação do agora.
Otimismo gera Saúde. Ser saudável Hoje, para ser considerada saudável, uma pessoa não precisa apresentar apenas uma higidez física e mental, ela tem que.
ESTABELECENDO METAS Se você não sabe aonde quer ir, como poderá chegar lá?
BIOLOGIA – APOSTILA 1 OVULAÇÃO, MENSTRUAÇÃO, FECUNDAÇÃO
Filosofia. Os valores  Juízos de realidade (fato) X Juízos de valor;  Teoria dos valores = axiologia;  Valor  afetividade  não- indiferença;  Os.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
SAÚDE - conceitos algo difícil de definir não é concreto uma construção mental um artefacto ou construção lógica* “ uma palavra que expressa uma abstração.
HISTÓRICO, DELIMITAÇÃO DO CONCEITO, ORIGENS DA DINÂMICA DE GRUPO
J. Rawls Teoria da Justiça (1971). Propõe uma teoria da justiça baseada no conceito duma sociedade ordenada racionalmente com base em princípios de justiça.
Origem e evolução dos seres vivos Há evidências científicas de que o nosso planeta surgiu há cerca de 4,6 bilhões De anos, a partir de aglomeração de poeira,
Eu – Psicanálise e Psicologia Analítica Outro – Sociologia e Mitologia
Para Kelsen: - A economia, assim como outras ciências, podem até influenciar o legislador na fabricação de normas, mas isso não interesse ao estudioso.
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
1 Património Genético Património Genético Continuação.
A Ciência e A Construção do Conhecimento Científico Anderson - Biologia.
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
QUESTIONÁRIO.
OVOGÊNESE E FOLICULOGÊNESE
Síntese: Platão e Aristóteles PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Pontos Principais da Doutrina Espírita
1 Desenvolvimento Intra - Uterino Imagens. 2 Fecundação.
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Desenvolvimento e Aprendizagem Lorena Queiroz Merizio Costa.
Metodologia científica 2016/01 Prof. Enir da Silva Fonseca.
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2014/01 Aula 10 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia
Crescimento e Regeneração de Tecidos vs Diferenciação Celular
Progressão automática. Quanto custa ter sempre razão? Em algum momento, paramos para analisar esta questão? Já pensamos quais são as consequências, de.
Escola secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira Disciplina: Biologia e Geologia.
VIRGINIA SATIR O Terapeuta deve especular sobre a relação do casal. Esta é a 1ª coisa que o terapeuta deve verificar, pois para ela a terapia de família.
DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO II. Jornada de Trabalho No princípio das regulamentações sobre jornada de trabalho, havia fixação de jornada de 10 horas.
Adaptação do capítulo 1 do livro “O que é fenomenologia” de André Dartigues ProfªEsp. Alexandra Fernandes Azevedo Conceitos da fenomenologia.
Lição da Escola Sabatina 30 de Abril a 6 de Maio.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
BEM – VINDOS AO CUCA. O que é o Cuca? O Curso Unificado Campus de Araraquara( CUCA) surge em 1994, como Programa de Extensão Universitária, para atender.
Prof. Heloisa Pandolpho. A embriologia é a parte da Biologia que estuda o desenvolvimento dos embriões animais. Há grandes variações, visto que os animais.
Charles-Louis de Secondat: Barão de Montesquieu (nascido em 1689 e morto em 1755).
PLACENTA.
Diversidade nos animais
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Introdução ao pensamento de Aristóteles Evandro Albuquerque de Andrade.
Noções básicas de embriologia animal
 São indiferenciadas e possuem capacidade de se dividir indefinidamente  Podem diferenciar-se dando origem a diversos tipos de linhagens celulares 
Piaget (1896 – 1980) Vygotsky ( – 1934) Psicologia da Educação.
CÉLULAS TRONCO.
Conceitos fundamentais em genética.
Unidade Senac - Guarulhos - SP Turma TST - D. Tema do trabalho Avaliação Química Alunos: Eduardo nº 14 Nailton nº 35 Professor : Marcos Silva.
O QUE É FILOSOFIA?.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Bases Biológicas do Comportamento. Adaptação Processo lento, que envolve muitas gerações de indivíduos de uma mesma espécie.
CICLO OVARIANO E MENSTRUAL
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Noções Preliminares sobre o Direito Penitenciário
MAX WEBER E A BUROCRACIA. INTRODUÇÃO  Nasceu na Alemanha, filho de uma família de classe média alta.  Conviveu numa atmosfera intelectualmente estimulante.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
Biossegurança em Ambientes Coletivos Autor: Prof. Ismar Araújo de Moraes Coordenador: Prof. Fabio Otero Ascoli Kesia Hadassa – BOLSISTA Mariana Salles.
“Promover o desenvolvimento sócio-econômico sustentável da região através do estímulo e apoio ao empreendedorismo e à inovação.
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
UNIDADE 1- Seção 1 Palavras-chave: Conflito de interesses; relação processual; litisconsórcio. COMPETÊNCIA GERAL: Conhecer os institutos fundamentais da.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Bancos de dados geográficos e redes neurais artificiais: tecnologias de apoio à gestão do território José Simeão de Medeiros, 1999 Aluna: Grasiela Rodrigues.
Vera Andrade
Reprodução nos animais
Transcrição da apresentação:

s Dra. Claudia Batista Dr. Paulo de Tarso Frei Moser

Transmissão da Vida Pesquisa com Células-Tronco Manipulação Celular, Genética e de Embriões Humanos

Evolução Ciência, Progresso da Biotecnologia “Embriões excedentes” e pesquisa células-tronco.

O que é o embrião humano?

A partir de que momento deve ser protegida esta vida? Não é plausível pôr um limite dizendo-se: aqui começa a ser protegida. Neste sentido, todos aqueles que tratam de fixar tal começo, chegam a resultados muito diferentes: A partir da implantação A partir do nascimento Só quando se alcança a auto-consciência

Status Antropológico do Embrião Humano O ser humano deve ser respeitado e tratado como pessoa desde o instante de sua concepção e, por isso, a partir deste mesmo momento se lhe devem reconhecer os direitos da pessoa, principalmente o direito inviolável de todo ser humano inocente à vida>. (EV 60, Cfr. DV I,1)

a) A partir do momento da fecundação b) A partir de momentos mais tardios Dignidade humana intrínseca ao fato de ser humano. Chega-se a ser humano depois de não sê-lo, de ser pré-humano. Os direitos não se têm, são concedidos. Desde quando somos seres humanos?

Robert Spaemann, professor emérito de Filosofia da Universidade de München. Quando o embrião começa a ser propriamente «humano»? «quando começa a ser propriamente humana a vida, e portanto, quando começa o direito/dever de ser protegida de toda agressão? Se a questão se coloca à margem de interesses econômicos e se busca uma resposta puramente científica, o consenso é unânime: o momento da fecundação. «Ninguém – diz Spaemann- pode discutir que a primera célula que surge da fecundação esteja viva. A segunda questão é a partir de que momento debe ser protegida essa vida? Não é plausivel pôr um limite dizendo-se: aqui começa a ser protegida. Neste sentido, todos aqueles que tratam de fixar tal começo chegam a resultados muito diferentes. Uns afirmam que a partir da implantação, outros dizem que a partir do nascimiento, outros establecem que só a partir do momento em que o individuo alcança a autoconciência. A pessoa humana se identifica com o próprio homem, portanto a partir do momento em que a vida começa, deve ser protegida. Todo o resto é arbitrariedade».

A racionalidade, não é necessário que esteja como uma “operação em ato”; é suficiente que esteja presente como uma capacidade. Portanto o que dorme, o incapacitado e o próprio embrião e o feto são pessoas. A falta de manifestações racionais, necessariamente, não implica que não seja pessoa. Status Antropológico do Embrião Humano

Fecundação ovócito espermatozóide

Fecundação

“ A Fertilização não é um evento, mas um processo com distintos sub-processos que podem levar segundos, minutos, horas, se se leva em conta a individuação.” Quando o processo de uma nova vida começa, este continua por estágios biológicos até que a vida chegue ao seu termo. O começo da vida está no início do início do processo, não no final do início.

Formação do Blastocisto Massa celular interna ou embrioblasto Massa celular externa ou trofoblasto

Fecundação e primeiros planos de clivagem Existe assimetria desde o primeiro momento “Your destiny, from day 1” Nature, 418: 14 (2002) Magdalena Zernicka-Goetz

Em A tem-se o ovo logo após a fertilização, onde fc é o cone de fertilização, onde o espermatozóide penetrou no óvulo ( ponto verde),dando o sinal de polarização desta célula. Em verde claro tem-se a segunda marcação da polaridade dado pelo corpo polar(B). Vê-se que a divisão se dá segundo um plano definido e que a segunda divisão dá tres células (C) e que a primeira divisão já define a orientação do Blastocisto e o destino das células vermelhas é diferente das azuis(D). Magdalena Zernicka-Goetz, Development 129:815, 2002

Fecundação e primeiros planos de clivagem

Primeira semana dia 2 2 células 4 células

Primeira semana dia 3 8 células

Primeira semana dia 3 16 células mórula

Primeira semana dia 5 blastocisto implantação

Terceira semana

Quarta semana

Quinta e sexta semana

Sexta semana

16ª semana

18 semanas

38 semanas Processo contínuo, coordenado e progressivo

Vida humana: Processo Contínuo Coordenado Progressivo

Vida humana: Processo Contínuo Coordenado Progressivo

“ Estágios muito precoces do processo são apenas humanos em potencial”. Uma vez que o processo tenha começado, este embrião não pode desenvolver-se em uma ovelha ou um cachorro; ele é inerente e imutavelmente humano. O zigoto (ou blastocisto, ou embrião, ou feto) não é um humano em potencial, é uma vida humana em um estágio específico do desenvolvimento.

Pesquisas com Células-Tronco 1.Células “Adultas” 2.Células Embrionárias 3.Células de Pluripotência Induzida – IPSCs

Células-tronco embrionárias

Células de Pluripotência Induzida

Vida humana x vida celular Autonomia Unidade Projeto Embrião de 3 dias neurosferas

Vida humana x vida celular Autonomia Unidade Projeto Embrião de 3 semanas Neurosferas após 3 semanas

Conclusões Do ponto de vista biológico, a formação e desenvolvimento do embrião humano é um processo gradual, contínuo e coordenado desde o momento da fertilização, momento em que o novo organismo humano está constituído com sua capacidade intrínseca de desenvolver-se por si só no indivíduo humano adulto.

Conclusões As exigências éticas em relação ao cuidado da vida e à integridade do embrião demandam que se respeite o ser humano a partir da fecundação. O caráter pessoal deve ser reconhecido desde a constatação do início da existência humana.

Conclusões O respeito ao embrião humano como uma pessoa humana deriva da realidade e da força da constatação biológica e da argumentacão racional. O direito à vida e à integridade física desde o primeiro momento da existência é o princípio de igualdade que deve ser respeitado.