Desenvolvimento infantil

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Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento infantil Renata Kieling Médica Pediatra Pesquisadora do ProDAH (HCPA) Doutoranda em Neurociências (PUCRS)

Desenvolvimento normal

6 semanas 16 semanas

Todo mundo nasce com o mesmo potencial?

© Biophoto Associates/Science-Source/Photo Researchers

Síndrome de Down

Síndrome de Down

Síndrome de Prader-Willi

Síndrome de Prader-Willi

Desenvolvimento cerebral

Desenvolvimento cerebral MITOSE MIGRAÇÃO DIFERENCIAÇÃO PROLIFERAÇÃO SINÁPTICA MIELINIZAÇÃO

Desenvolvimento do cérebro - Mito ou Fato? Mito - Ao nascer, o cérebro está totalmente desenvolvido, assim como o coração ou do estômago. Fato - A maioria das células do cérebro são formadas antes do nascimento, mas a maioria das conexões entre células são feitas durante a infância. Mito – O desenvolvimento do cérebro depende inteiramente dos genes com os quais você nasceu. Fato - As primeiras experiências e a interação com o ambiente são fundamentais no desenvolvimento do cérebro da criança . Mito - O cérebro de uma criança é menos ativo do que o cérebro de um estudante universitário. Fato - O cérebro de uma criança de 3 anos de idade é duas vezes mais ativo que o cérebro de um adulto.

Desenvolvimento do cérebro - Mito ou Fato? Mito -  Conversar com um bebê não é importante porque ele ou ela não consegue entender o que você está dizendo. Fato - Conversar com bebês estabelece as bases necessárias para a aprendizagem da linguagem durante os períodos críticos em que a aprendizagem é mais fácil para uma criança. Mito - As crianças precisam de ajuda especial e brinquedos educativos específicos para desenvolver a sua capacidade intelectual. Fato - O que as crianças mais precisam é carinho e experiências, e não uma atenção especial ou brinquedos caros. Falar, cantar, brincar e ler são algumas das principais atividades que constroem o cérebro da criança.

Reflexos primitivos

Reflexos primitivos Sucção Busca Preensão palmo plantar Moro Esgrimista Marcha automática

Tônus

Marcos do desenvolvimento

PRIMEIRO MÊS CHORO INARTICULADO OLHA PARA A PESSOA MOMENTÂNEAMENTE ATITUDE ASSIMÉTRICA HIPOTONIA CERVICAL HIPERTONIA FLEXORA GERAL REFLEXOS ARCAICOS CHORO INARTICULADO OLHA PARA A PESSOA MOMENTÂNEAMENTE

SEGUNDO MÊS POSTURA SIMÉTRICA TONUS CERVICAL MOMENTÂNEO HIPERTONIA GERAL LEVE PERDE ESGRIMISTA SORRI ESPONTÂNEAMENTE ACOMPANHA OBJETOS NO SEU CAMPO VISUAL INÍCIO DA LALAÇÃO

QUARTO MÊS APOIO NO ANTEBRAÇO TONUS CERVICAL COMPLETO ROLA PREENÇÃO PALMAR VOLUNTARIA PERDE MARCHA REFL. E MORO INCONSTANTE ESTABILIZA A LALAÇÃO

SEXTO MÊS AJUDA AO SENTAR-SE SENTA-SE COM APOIO PERDE O MORO, A PREENSÃO PALMAR, TRANSFERE OBJETOS DE MÃO PROCURA SONS COM A CABEÇA

NONO MÊS SENTA-SE SEM APOIO PODE ENGATINHAR HIPOTONIA FISIOLÓGICA PERDE PRENSÃO PLANTAR PRIMEIRAS PALAVRAS PEGADA EM PINÇA RESPONDE DIFERENTEMENTE AS PESSOAS

DÉCIMO SEGUNDO MÊS DE PÉ E MARCHA COM APOIO PREDOMINA A HIPOTONIA FISIOLÓGICA FIM DOS REFLEXOS ARCÁICOS PALAVRAS COM SENTIDO DÁ TCHAU, BATE PALMAS, NÃO

A PARTIR DO DÉCIMO SEGUNDO MÊS ANDA SEM APOIO PEGADA EM PINÇA COMBINA 2 OU MAIS PALAVRAS TIRA PEÇAS DE ROUPAS

PERÍMETRO CEFÁLICO

Sinais de Desenvolvimento Patológico Manutenção dos reflexos arcaicos além do tempo Perímetro cefálico Não aquisição dos marcos de desenvolvimentos Para quem encaminhar? pediatra, neuropediatra, estimulação precoce.

Períodos críticos do desenvolvimento do cérebro O desenvolvimento do SNC segue um padrão temporal específico e diferentes partes do cérebro tornam-se mais ativas em momentos diferentes Embora a aprendizagem continue ao longo da vida, existem algumas "janelas de oportunidade” quando o cérebro é capaz de absorver novas informações mais facilmente do que em outros momentos, proporcionando grandes saltos no desenvolvimento Embora a aprendizagem mais tarde seja possível, geralmente esta se dá de modo mais lento e mais difícil.

Períodos críticos do desenvolvimento do cérebro Desenvolvimento visual e auditivo Desenvolvimento da linguagem Desenvolvimento motor Motor grosseiro Motor fino Desenvolvimento emocional

Fig. 3.9 The traditional view of infancy holds that emotions are rapidly differentiated from an initial capacity for excitement. (After K.M.B. Bridges, 1932. From “Emotional Development in Early Infancy.” Reprinted by permission of the Society for Research in Child Development.)

PRINCIPAIS QUEIXAS Agitação Teimosia Mentiras Agressividade Dificuldades na escola Dificuldades de relacionamento Medos Não quer ficar sozinho Come pouco e/ou dorme mal

SINTOMAS NORMAIS Medo de estranhos a partir dos 6-8 meses Inquietação nos primeiros 3 anos de vida Fase da “birra” de 1 ano até cerca de 5 anos Amigos imaginários até 5/6 anos Diversos medos específicos nas diferentes idades