A aprendizagem da escrita - abordagem histórico-cultural 1. Pressupostos histórico-culturais Atividade mediada Método instrumental 2. Etapas: Rabiscos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Letramento: um tema em três gêneros
Advertisements

Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
Matemática para todos Educação Básica
PSICOLOGIA.
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
Psicologia da Escrita: um estudo a partir de Vigotski e Luria
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
1.Consciência (Chalmers,1997)
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Faculdade Dom Bosco SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Psicologia Histórico-Cultural
Semiótica e Cultura.
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
Desenvolvimento = Aprendizagem Modelos conexionistas
A Pré-História da Linguagem Escrita
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

Conceitos de aprendizagem
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
SISTEMA HISTÓRICO-CULTURAL
8 de Novembro de 2010 Teoria Sócio-Construtivista de Vigotsky no Contexto de Ensino (questões) Trabalho Realizado por: Ricardo Baptista; Ricardo Alves;
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Questões introdutórias
Vygotsky – Pensamento e linguagem
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
OS MODELOS O modo de implementação do trabalho de projecto, como metodologia de aprendizagem tem sido objecto de várias aproximações que se centram em.
VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL.
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Vygotsky: Zona de desenvolvimento próximo ou proximal
O Behaviorismo eliminou por quase 50 anos o estudo da mente no campo da Psicologia
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
e o comportamento verbal
CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Teoria Sociocultural.
Comportamento do consumidor
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
1. Pressupostos Atividade mediada Método instrumental 2. Etapas:
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
Texto : Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA

Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed 1897/1934 – Filosofia, Literatura, Medicina Crítica às abordagens da Psicologia da época: empiristas e racionalistas Materialismo.
O homem e a cultura - Leontiev
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PARA A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
VYGOTSKY VIDA E OBRA.
Psicologia da Educação
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Aprender é reconhecer em si e nos outros o direito de ser, dentro de inevitáveis repetições porque aprender é caminhar com seus pés um caminho já traçado...
A pré história da linguagem escrita
Aula de 8/03 aprendizagem da escrita - abordagem construtivista
 Por que o SOCIAL é tão importante na abordagem Luriana e Vigotskiana???
 Linguagem e cognição Aula 8_IEEC_2015 Joana Andrade Falada Escrita Ouvida Sentida Silenciada Recriada Ecoada Constituidora Libertadora Transformada....
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Transcrição da apresentação:

A aprendizagem da escrita - abordagem histórico-cultural 1. Pressupostos histórico-culturais Atividade mediada Método instrumental 2. Etapas: Rabiscos Signos primários‏ Uso instrumental dos signos

ATIVIDADE Hipótese Conflito cognitivo Nova hipótese Pressupostos construtivistas O modelo da equilibração SUJEITO OBJETO / MEIO Textos e outras formas de escrita ATIVIDADE Hipóteses

Pressupostos histórico-culturais Mediações exteriores Internalização Mediações interiores Atividade mediada SUJEITO OBJETO CONSCIÊNCIA SOCIEDADE Modelo da mediação ATIVIDADE MEDIADA

A escrita como técnica Um certo número de técnicas de organização das operações psicológicas internas é desenvolvido para tornar sua execução mais eficiente e produtiva. O uso direto, natural de tais técnicas, é substituído por um modo cultural, que conta com certos expedientes instrumentais, auxiliares. Em vez de tentar avaliar visualmente as quantidades, o homem aprende a usar um sistema auxiliar de contagem, e em vez de confiar mecanicamente as coisas à memória, ele as escreve.

A escrita como técnica Em cada caso, estes atos pressupõem que algum objeto ou aparelho será usado como auxílio nesses processos de comportamento, isto é, este objeto ou aparelho desempenhará um papel funcional auxiliar. A escrita é uma dessas técnicas auxiliares usadas para fins psicológicos; a escrita constitui o uso funcional de linhas, pontos e outros signos para recordar e transmitir ideias e conceitos.

Método clínico 1.Coloca a criança diante de uma tarefa e deixa que realize a atividade espontaneamente, da forma que quiser. 2.Solicita que a criança explique o que fez e porque fez daquela forma. 3.Descreve e analisar a forma como ela realiza a atividade. 4.Repete o procedimento com crianças de várias idades diferentes. 5.Relaciona os comportamentos apresentados com a faixa etária da criança, identificando etapas ou fases.

O método instrumental 1.Solicita que a criança realize uma tarefa que está acima da sua capacidade atual. 2.Procura provocar o surgimento de uma mudança na atividade (situação-problema). 3.Oferece auxiliares externos (mediações) que possam ser utilizadas pelo sujeito como instrumentos na sua atividade. 4.Procura evidenciar o papel dessa nova forma de atividade (mediada) do sujeito na formação das funções psíquicas superiores (mais voluntárias e culturais)

Etapas da “pré-história” da escrita segundo Luria Rabiscos indiferenciados Signos primários Uso dos signos  Escrita pictográfica  Escrita simbólica Evolução da escrita na criança acontece pelo aprendizado de novas técnicas e não pela descoberta espontânea

Rabiscos

Rabiscos (fase pré-instrumental) Surgem como resultado da imitação Atividade da criança é uma brincadeira, ela “faz de conta” que está lendo e escrevendo Os rabiscos não tem função instrumental (não servem para lembrar o que foi ditado ou se referirem a significados determinados)

Signos primários

Começam a ter ligação com a linguagem oral, porém em aspectos exteriores (ritmo) Não expressam significados, mas indicam algo que tem a ver com o objeto (relações topográficas) Podem refletir atributos do objeto (tamanho, forma)

Signos instrumentais

“As linhas que [a criança] traçara mecanicamente [antes] tornaram-se um instrumento diferenciado, expressivo, e todo o processo de recordação, pela primeira vez, começou a se dar por mediação. Esta invenção foi o resultado da confluência de dois fatores: a intervenção do fator quantidade na tarefa e a insistente solicitação do pesquisador para que ela "anotasse de forma a poder compreender".”

Escrita pictográfica Diferente do desenho – as figuras adquirem função instrumental (mnemotécnica) Escrita simbólica Uso de signos (símbolos, sinais) arbitrários (convencionais) como meio para expandir as capacidades mentais

Transição do pictograma para a escrita simbólica 1— Há uma coluna. 2— A noite é escura. 3 — O pássaro está voando. 4 — A fumaça está saindo pela chaminé. 5— O peixe está nadando. 6— A menina quer comer.

Questão para refletir: 1.Quais as diferenças e semelhanças entre a abordagem construtivista de E. Ferreiro e a sócio-histórica de Luria a respeito da evolução da escrita na criança?