Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Inclusão Pedagógica e Tecnológica
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Pontifícia Universidade Católica
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
Programa UAB: A inclusão do tutor presencial na EAD
Universidade de Aveiro
Contexto de Educação a Distância
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Formação profissional e EAD
MOOC – Massive Open Online Course
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Para onde caminhamos na Educação a Distância
Escolhendo o nosso Futuro
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
José Manuel Moran moran10.blogspot.com
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Dos MOOCs aos IMOOCs: Etapas de um Itinerário Estratégico António Teixeira (EDEN, UK; UAb, PT)
AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS IFSP - CAMPUS CARAGUATATUBA
SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Uso de tecnologias inovadoras nas monitorias Erica Lais Hoeveler - Professores de Plantão 20º CIAED – Congresso Internacional de Educação à distância 08/out/2014.
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores Angélica Maria Freitas Professoras.
Cooperação em rede – Compartilhando recursos educacionais abertos Ana Cristina da Matta Furniel (ENSP/Fiocruz) Oficina de Gestão da Informação Digital.
Formação contínua de professores à distância
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
O papel do educador no processo de formação da criança especial
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
Curso Online A influência do computador na educação infantil
Profissional Séc. XXI Academia e Empresas Currículos Existentes Inovador Arrojado Provocador Para o mundo e não só para a escola ou só para a empresa.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso online Análise de Sites Educativos Desenvolvedora:
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico Ambientação em Educação a Distância e Tecnologias Digitais aplicada.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Tendências, desafios, estratégias e futuro Pedro Lourtie Jornadas Pedagógicas do Técnico Ensino e 16 de março de 2016.
Disciplinas a Distância em Cursos Presenciais: Case UNIT Profa. Dra. Jucimara Roesler.
Transcrição da apresentação:

Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância

EaD da Unesp já ofereceu 26 cursos a distância (Graduação, Pós-Graduação e Extensão)

Beneficiaram mais de 99 mil pessoas

Repositório Unesp beneficia milhares de professores, estudantes e pesquisadores 85 mil objetos-artigos científicos da

Trabalhar em conformidade com os avanços da modalidade no mundo ao ser a primeira universidade do Brasil a ofertar cursos abertos e livres, popularmente conhecidos pela sigla MOOC

Unesp Aberta Instituída em mil inscritos 70 cursos livres e totalmente gratuitos

MOOCs Conteúdo de alta qualidade Modularidade Acessibilidade Diversos formatos (vídeos, textos, animações, exercícios) Design responsivo.

ACESSIBILIDADE DIGITAL Outra grande preocupação da EaD da Unesp é oportunizar o acesso a um ensino de qualidade para pessoas com deficiência

Acessibilidade, Mobilidade e Interatividade nos Materiais

Libras, legenda e audiodescrição

Material com autocontraste

Desafios "Quais são?"

O que é inovar? Onde estamos? O que é ser Inovador? Entender o cenário e onde podemos chegar?

Da lógica da distribuição (informação) Como conseguimos visualizar este cenário? para a lógica da construção – interação Comunicação

Tecnologias de Autoria e Construção Educação Informal Papel Social MOOCs + Repositórios Educação formal MOOCs + ???

Qual o grande desafio a ser superado?

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

O QUE ESTAMOS FAZENDO PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR?

IMPREGNAR AS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM CONTEXTO DE ENSINO SUPERIOR Implicações Intervenção no ambiente acadêmico e diminuição da intervenção na Escola Desafio dos MOOCs Baixa Fluência Digital

Atender a diversidade: Contexto e Significado para o usuário. Impregnar as tecnologias na formação profissional Concepções: Ambientes Abertos de Aprendizagem

Desafio “ Como fazer? ” SocialFormal

Uma proposta curricular de alta estimativa Voltada para a capacidade de resolver problemas

Integração/Impregnação das Tecnologias Portais Repositórios Plataforma Virtual de Aprendizagem (autoconfigurável) MOOCs

Metodologias inovadoras e ativas: Projetos Projetos Aprendizagem baseada em Problemas (Blended PBL) Aprendizagem baseada em Problemas (Blended PBL) Flipped Classrooms Flipped Classrooms (Sala de aula invertida) MOOCs - Fenômeno

UNESP ABERTA – CURSOS ABERTOS E ONLINE Papel Social Não há tutoria, os conteúdos, materiais e atividades são disponibilizados para o acesso dos usuários. O Suporte é dado pela equipe de TI do NEaD.

UNESP ABERTA – CURSOS ABERTOS E ONLINE usuários cadastrados 70 cursos

1º MOOC - Certificado GRÁFICO Porcentagem do vínculo dos alunos inscritos no Curso Moodle 2.5

557 inscritos: Curso terminou em dezembro de 2013 Novas ofertas no 2º semestre de º. MOOC - Certificado

Acompanhamento foi realizado por tutores que respondiam as dúvidas e durante o curso acompanhavam a realização das atividades. Desenvolvido na Plataforma Moodle Suporte de rede foi oferecido pela equipe de TI. Foi o primeiro curso ofertado nessa modalidade em larga escala para os servidores da Unesp, professores e técnicos administrativo.

Situação Turma 1Turma 2Turma 3 Qtd% % % Aprovado8240,80%6837,16%5178,47% Reprovado6632,84%6932,24%1015,38% Zerado5326,36%5630,60%46,15% %183100%65100% Nunca45630 Total Aprovados: aproveitamento superior a 70% das atividades solicitadas; Reprovados: não atingiu o aproveitamento mínimo do curso; Zerado: iniciou o curso porém não realizou nenhuma das atividades; Nunca: nunca acessaram o curso.

Aprovados: aproveitamento superior a 70% das atividades solicitadas; Reprovados: não atingiu o aproveitamento mínimo do curso; Zerado: iniciou o curso porém não realizou nenhuma das atividades; Nunca: nunca acessaram o curso.

Situação Todas Turmas Qtd% Aprovado20144,77% Reprovado13530,07% Zerado11325,16% 449 Nunca108 Total557 Aprovados: aproveitamento superior a 70% das atividades solicitadas; Reprovados: não atingiu o aproveitamento mínimo do curso; Zerado: iniciou o curso porém não realizou nenhuma das atividades; Nunca: nunca acessaram o curso.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Núcleo de Educação a Distância A questão da Certificação?? Criação de uma Central de Cursos – Pró-Reitoria de Extensão Universitária

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Núcleo de Educação a Distância

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Núcleo de Educação a Distância

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Núcleo de Educação a Distância Próximos MOOCs da Unesp com Certificação C1: Construção de Materiais didático-pedagógicos para e- Learning, m-Learning e b-Learning C2: Práticas pedagógicas inovadoras no Ensino Superior com Tecnologias Educacionais: Estratégia de Desenvolvimento de Projetos, PBL e outras Metodologias Ativas C3: Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Práticas Pedagógicas Inovadoras C4: A Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior e as Tecnologias Educacionais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Núcleo de Educação a Distância Próximos MOOCs da Unesp com Certificação C5: Direitos Autorais e Propriedade Intelectual C6: Gestão da Qualidade C7: Gestão da Inovação C8: Sustentabilidade C9: Audiodescrição C10: Licitação e Contratação Pública

- Definição de uma política para os 20% de EaD na graduação Futuro -Editais de fomento às Inovações na graduação e na pós-graduação - Metodologias Ativas de aprendizagem

- Currículos flexíveis -Regime Especial de Recuperação -Reconhecimento dos MOOCs como créditos na Graduação e na Pós-graduação Futuro - Modelos híbridos -Internacionalização

Muito Obrigado! Klaus Schlünzen Junior