O que se estuda em sociologia? A sociologia estuda o funcionamento da sociedade buscando entender como os seres humanos se relacionam e o que determina.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capitalismo / Socialismo
Advertisements

Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
sociedade capitalista.
Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA
DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO: UMA VISÃO SOCIOLÓGICA
Tipos Puros de Dominação Legítima
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
ORDEM DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo Autarquia Municipal.
ILUMINISMO “SÉCULO DAS LUZES” “SÉCULO DAS LUZES”
O que foi o iluminismo? Movimento intelectual, político, social e econômico. Originou-se na Inglaterra no século XVII. Principais fundamentadores: Isaac.
Absolutismo Régio Características Características:  Absolutismo de direito divino ou seja o poder do rei tem origem divina (o rei apenas tinha que prestar.
Filosofia. Os valores  Juízos de realidade (fato) X Juízos de valor;  Teoria dos valores = axiologia;  Valor  afetividade  não- indiferença;  Os.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
Geohistoriaenem.blogspot.com.br ILUMINISMO “ERA PRECISO DERRUBAR O TRONO E ABALAR OS ALTARES.” SIGNIFICADO: SUPREMACIA DA RAZÃO SECULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO.
TRABALHO 2º ano Questionário Livro de Sociologia pg. 41 a 44.
Atividade 3 - A teoria de Max Weber
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA REPÚBLICA OLIGÁRQUICA: café, indústria e movimento operário.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
RAMOS DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL.
Professores: RICARDO SCHMITZ MARIA APARECIDA ALMEIDA.
Iluminismo “O século das luzes” – XVIII Professor Helton Chaves.
Aula 16.  Jean Paul Basquiat. O homem de Nápoles, acrílico e colagens sobre madeiras,1982.
Alunos: Peterson Jean Lucas Jonathan Profª: Cris.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NPGA – NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PROGESP – PROGRAMA DE ESTUDOS, PESQUISA E FORMAÇÃO.
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
Aula 6: Outros capitais: capital cultural - Bourdieu
O que é Estado? Políticas Culturais Conceituando a política A política é atividade que diz respeito à vida pública. Etimologicamente, pólis, em.
Resumo Boaventura S. Santos (p ) As sociedades capitalistas são constituídas por mercado, Estado e Comunidade. Em geral esta última sempre esteve.
Sociedade em Conta de Participação Esta sociedade não possui patrimônio próprio e nem personalidade jurídica, pois este patrimônio e a personalidade jurídica.
SOCIOLOGIA WEBERIANA Prof. Saulo Carvalho. Karl Emil Maximilian Weber ( ) Entre os fatores de importância incontestável estão as estruturas racionais.
POSITIVISMO E SUA INFLUÊNCIA NO MUNDO MÓDULO 4. Augusto Comte ( ) é tradicionalmente considerado o pai da Sociologia. Foi ele quem pela primeira.
Aula 4: Escola e Trabalho.  Retomar aula anterior  Educação no campo político pedagógico  Proposições de Marx sobre educação  Modelos de instituições.
Capitalista Socialista Misto
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Sociologia das Organizações Janiara Medeiros 10/03/2010.
Charles-Louis de Secondat: Barão de Montesquieu (nascido em 1689 e morto em 1755).
Filosofia Moderna: empirismo e iluminismo
Historia Prof:. RAQUEL DE ABREU MARQUES 2°A Revolução Industrial E.E.M Plácido Aderaldo Castelo Pacujá-ce 11/2013.
Max Weber Prof Dr. Robson Santos de Oliveira FAFICA
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
Economia Fauzi T Jorge FOCO: ORIGEM, CONCEITOS FUNDAMENTAIS, PROBLEMAS E TEMAS RELEVANTES DA ECONOMIA – PARTE III.
Liberdade de Pensar e Liberdade de Consciência
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
AULA INTRODUTÓRIA SAÚDE E TRABALHO AVANÇOS E PERMANÊNCIAS.
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
1 FAMÍLIA HISTÓRICO.. 2 A CONFIGURAÇÃO DE FAMÍLIA NO SEU SURGIMENTO ESTÁ ATRELADA AO CASAMENTO MONOGÂMICO, HETEROSSEXUAL, AO MODELO PATRIARCAL E A PROPRIEDADE.
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
Trabalho: liberdade e submissão.
Individualismo e Coletividade
Para estudar tal convivência existe a SOCIOLOGIA.
A Revolução Francesa. No ano de 1789, uma revolução pôs fim à monarquia absoluta em França, dando lugar a uma nova ordem política, social e económica.
OS IDEAIS DA LUTA EMANCIPACIONISTA
Percepções, Experiências e Opções Cultura, Política e Economia Prof. MSc. João Claudio T. Arroyo 2014.
Estado Moderno Equipe Bruna Negromonte Elso Palharini Fabiane Andrade Gregory Carneiro Raimundo Gledson Elso.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
SOCIOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO História dos precursores da sociologia Luciano Mendes.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
Liberdades individuais e coerção social.. O mundo e suas leis. Quando nascemos já encontramos o mundo pronto, com suas leis, suas regras de funcionamento,
AULA 5 O CAPITALISMO INDUSTRIAL E A PROBLEMÁTICA URBANA Gustavo Rodrigues Lemos – EPUFABC 2016.
MAX WEBER E A BUROCRACIA. INTRODUÇÃO  Nasceu na Alemanha, filho de uma família de classe média alta.  Conviveu numa atmosfera intelectualmente estimulante.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
O SENTIDO HISTÓRICO DO CONCEITO DE POLÍTICA. POLIS Polis, era na Grécia, a cidade onde viviam os cidadãos ( politikos) livres, com dois direitos: isonomia.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
A sociologia na virada do século Luciano Mendes. A sociologia na virada do século A ruptura com o século das Luzes; As influências da obra de Darwin e.
A BASE ECONÔMICA DA SOCIEDADE
Transcrição da apresentação:

O que se estuda em sociologia? A sociologia estuda o funcionamento da sociedade buscando entender como os seres humanos se relacionam e o que determina estes relacionamentos.

Qual é a origem etimológica da palavra sociologia? Antes era chamada de Física Social; Só mais tarde, ainda no século XIX, Augusto Comte chamou esta ciência de Sociologia; Societas, do latim = sociedade Logos, do grego = estudo, razão

O que é o processo de socialização? A sociedade é uma complexa teia de relações que se estabelecem entre os seres humanos. Assim, neste ambiente onde os seres humanos constroem suas teias de relações sociais é o lugar no qual são ensinados e aprendidos os valores necessários à vida em sociedade, tais como: valores morais; crenças; hábitos e costumes transmitidos por toda a comunidade social em que vivemos. Chamamos isso de Processo de Socialização.

que desenvolveram a necessidade de um estudo sociológico Fatos históricos fundamentais

Revolução Francesa a sociedade era estamental de direito consuetudinário, estava dividida entre ordens (ou estados) o clero; a nobreza e o restante da população (burguesia, trabalhadores das cidades, camponeses, pequeno comerciantes). Sociedade estamental – forma de estratificação (diferenciação hierárquica entre indivíduos e grupos) social na qual o indivíduo desde o nascimento está obrigado a seguir um estilo de vida predeterminado. Direito consuetudinário – é o direito que surge dos costumes (não há um processo de criação de leis escrita).

Revolução Francesa AntesDepois Poder Político Absolutismo Monárquico Repúblicas Democráticas Sociedade Estamental Com mobilidade social “igualdade civil” Economia MercantilismoLiberalismo

As ideias iluministas que possibilitaram a transformação cultural François Marie Arouet (Voltaire) Charles de Secondat (Montesquieu) Jean-Jacques Rousseau

Voltaire Defendia a liberdade de pensamento e religião, bem como a igualdade perante a lei.

Montesquieu Para que não houvesse acumulo de poderes nas mão dos governantes, ele defendeu a divisão do poder político em três setores autônomos que se controlassem mutualmente.

Rousseau Sua ideia básica sobre a questão social se resume ao conceito de: “estado de natureza”, os indivíduos sobrevivendo com o que a natureza lhes dá, desconhecendo lutas. Itinerário conceitual: Estado de Natureza Estado de sociedade Estado civil Pacto ou Contrato Social Estado (governo)

Estado de Natureza Estado de Sociedade Estado Civil Pacto/Contrato Social Estado (Governo) É o estado de felicidade original. O surgimento da propriedade privada. Em toda a parte reina a insegurança e a luta. É criado o poder político e as leis. os indivíduos renunciam à liberdade natural, e transferem a um terceiro – o soberano. É o povo, entendido como vontade geral.

Revolução Francesa A Revolução Francesa contribuiu para a nova formulação de cidadania e de direitos individuais.

Revolução Industrial Esse processo provocou mudanças na forma de produzir, transportar e comercializar mercadorias, como também, na maneira de viver e trabalhar das pessoas. Sua principal consequência foi a consolidação do sistema capitalista de produção, e a estruturação do convívio social em classes surgindo a burguesia industrial (dona dos meios de produção), e os proletariados (que vendem sua força de trabalho).

Sistemas de produção na transformação de matérias-primas em produtos ArtesanatoManufaturaMaquinofatura O artesão faz tudo sozinho. Em geral, os meios de produção – como ferramentas e matérias primas – pertencem ao trabalhador, assim como a renda proveniente da venda do seu produto. Normalmente, o artesão desempenha suas atividades em casa ou em uma oficina. O artesão passa a trabalhar para um senhor, em geral um comerciante. Neste caso, esse senhor fornecia a matéria- prima, e o artesão fazia o produto. No novo sistema, quase todos os meios de produção pertenciam ao empregador, e a produção era dividida em diversas etapas. Com isso, o trabalhador perdeu parte do controle sobre o produto final, assim como parte da renda obtida com a venda do produto. É nesse processo que surge as fábricas, com a larga utilização das máquinas em substituição às ferramentas e o próprio trabalho humano. Em grandes instalações, realizando trabalhos bem especificados e operando máquinas, o trabalhador não é mais dono dos meios de produção e praticamente não tem controle sobre a produção nem sobre o produto final. Como assalariado, ele recebe uma quantia predeterminada pela sua força de trabalho e não possui participação nos lucros obtidos pela venda dos produtos que fabricou.

Pensadores...

Augusto Comte

Pai da sociologia, dizia que era necessário ter muito cuidado com os extremos entre pobreza e riqueza. Quando existe um abismo muito grande... alguns poucos ricos e uma multidão de pobres a sociedade tende a desorganização. Por isso, preocupou-se em estabelecer a relação entre: Ordem e Progresso.

Karl Marx

Diria que a miséria, a violência e a ausência de solidariedade são produtos do modelo de sociedade que se desenvolveu historicamente e das relações de poder econômico e político que se estabelecem. Desenvolve uma crítica ao sistema capitalista.

Max Weber

Tipos ideais de dominação: a)Dominação Legal b)Dominação tradicional c)Dominação Carismática

Dominação Legal Segue regras segundo uma lei, um estatuto, que é aceito por todos os integrantes. O grupo dominante é eleito e o quadro administrativo é nomeado pelo mesmo. O tipo de funcionário é aquele de formação profissional, que é contratado, com pagamento fixo, com direito a promoção conforme regras fixas. O funcionário inferior é subordinado ao funcionário superior. O tipo de quem ordena é o “superior”, cujo direito de mando está fixado no estatuto.

Dominação tradicional Predomina a dominação patriarcal. Quem ordena é o “senhor” e os que obedecem são “súditos”. Obedece-se ao senhor por fidelidade, hábito. O costume já está enraizado na sociedade. O quadro administrativo é inteiramente dependente do senhor e não existe nenhuma garantia contra o seu arbítrio. A hierarquia é frequentemente abalada pelo privilégio.

Dominação Carismática Neste tipo de dominação a relação se sustenta pela crença dos subordinados, nas qualidades excepcionais do “líder”, essas podem ser dons sobrenaturais, a coragem, a inteligência, faculdades mágicas, heroísmo, poder de oratória. O tipo que manda é o “líder”, quem obedece é o “apóstolo”. Obedece-se ao líder somente enquanto suas qualidades excepcionais lhe são conferidas.