LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Ler e Escrever Matemática
Advertisements

Fundamentos da Didáctica da Matemática
AVALIAÇÃO: a prova em questão
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CURRÍCULO: TEMPOS E ESPAÇOS
Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
Matemática para todos Educação Básica
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
Escola Superior de Educação
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
Discutindo práticas em Matemática
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Liliani Lecco Dettogni
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
Não considere nenhuma prática como imutável
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Parâmetros Curriculares Nacionais
AVALIAÇÃO DISCENTE: a prova em questão
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ÁLGEBRA ELEMENTAR NO CURRÍCULO ESCOLAR
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
MATERIAL DO ENSINO MÉDIO Revista do Professor / Revista do Aluno São Paulo faz Escola/ + Matemática
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
O que é ensinar história?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Gerenciamento de Sala de Aula
SILVANA BERBEL FERNANDES
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Ensino Médio. 1ª edição – 157,2 mil inscritos; 2001 – 1,6 milhões de inscritos; 2006 – 3,7 milhões de inscritos; 2009 – 4,1 milhões de inscritos. Exame.
Conceitos e Procedimentos
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil.
Grupo: Danúzia Figueredo, Irís Gomes e Wilson Abdon
Panorama da prova nível 3 da OBMEP Erivelto – Fernando – Josy – Jussara – Maurício – Rita – Rodrigo Mestrado em Ensino de Matemática Tópicos de Educação.
PLANO DE AULA Turma: 8ª Série/9º Ano
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL   CONCEITOS E PROCEDIMENTOS PARA O QUARTO CICLO     ANDRÉIA MORALES DE MELO ALMEIDA    
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Aprendizagem da matemática
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96) “A Educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.” (Título V, Capítulo II, Seção I)

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS Matemática Resolução de Problemas História da Matemática Jogos estratégicos Tecnologias da Comunicação Objetivos para o ensino fundamental Conteúdos propostos para o ensino fundamental Avaliação em Matemática

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS A proposta: NÃO DA DEFINIÇÃO, MAS PELA EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS INTERPRETAÇÃO DO ENUNCIADO DA QUESTÃO SITUAÇÕES SUCESSIVAS DE MESMO CONCEITO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PROPORCIONA O CONTEXTO EM QUE SE PODE APRENDER CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E ATITUDES MATEMÁTICAS. Partir não da definição, mas pela exploração de problemas, a fim de que o aluno desenvolva uma estratégia; O aluno estará interpretando o enunciado da questão para estruturar a situação; Situações sucessivas de mesmo conceito são construídas para resolver certo tipo de problemas, para mais tarde ocorrer as transferências, rupturas, segundo um processo análogo que ocorre na História da Matemática; Um conceito matemático se constrói articulado com outros conceitos, por meio de uma série de retificações e generalizações; A resolução de problemas não é uma atividade para ser desenvolvida em paralelo ou com aplicação da aprendizagem, mas uma orientação para a aprendizagem, pois proporciona o contexto em que se pode apreender conceitos, procedimentos e atitudes matemáticas.

RESOLVER UM PROBLEMA PRESSUPÕE QUE O ALUNO: elabore um ou vários procedimentos de resolução (como, por exemplo, realizar simulações, fazer tentativas, formular hipóteses); compare seus resultados com os de outros alunos; valide seus procedimentos.

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA A MATEMÁTICA, CRIAÇÃO HUMANA, SEUS CONCEITOS E PROCESSOS MATEMÁTICOS DO PASSADO E DO PRESENTE; INSTRUMENTO DE RESGATE DA PRÓPRIA IDENTIDADE CULTURAL; SUGERE CAMINHOS AMPLIA OS CAMPOS NUMÉRICOS Revela a Matemática como criação humana, através das culturas em diferentes momentos históricos, estabelecendo comparações entre os conceitos e processos matemáticos do passado e do presente; é um instrumento de resgate da própria identidade cultura; sugere caminhos de abordagem dos próprios conceitos e os objetivos pretendidos amplia os campos numéricos historicamente associada à resolução de problemas que envolvem medidas.

JOGOS ESTRATÉGICOS O PROFESSOR ANALISA E AVALIA COMPREENSÃO: facilidade para entender o processo do jogo, assim como o autocontrole e o respeito a si próprio; FACILIDADE: possibilidade de construir uma estratégia vencedora; POSSIBILIDADE DE DESCRIÇÃO: capacidade de comunicar o procedimento seguido da maneira de atuar; ESTRATÉGIA UTILIZADA: capacidade de comparar com as previsões ou hipóteses.

JOGOS ESTRATÉGICOS O ALUNO Forma atitudes, enfrenta desafios, lançando-se à busca de soluções; pratica o debate, permitindo o exercício da argumentação e organização do pensamento; desenvolve os processos psicológicos básicos, com o estímulo para o desenvolvimento do raciocínio lógico; participando em grupo, apresenta uma conquista cognitiva, emocional, moral e social.

JOGOS ESTRATÉGICOS O PROFESSOR ANALISA E AVALIA COMPREENSÃO: facilidade para entender o processo do jogo, assim como o autocontrole e o respeito a si próprio; FACILIDADE: possibilidade de construir uma estratégia vencedora; POSSIBILIDADE DE DESCRIÇÃO: capacidade de comunicar o procedimento seguido da maneira de atuar; ESTRATÉGIA UTILIZADA: capacidade de comparar com as previsões ou hipóteses.

TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO INSTRUMENTOS MAIS RÁPIDOS E EFICIENTES IMPORTÂNCIA DO PAPEL DA LINGUAGEM GRÁFICA E DE NOVAS FORMAS DE REPRESENTAÇÃO INTERESSE PELA REALIZAÇÃO DE PROJETOS E ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO E EXPLORAÇÃO VERDADEIRA NATUREZA DA ATIVIDADE MATEMÁTICA E DESENVOLVAM ATITUDES POSITIVAS.

O computador na educação Como fonte de informação, poderoso recurso para alimentar o processo de ensino-aprendizagem; como auxiliar no processo de construção do conhecimento; como meio para desenvolver autonomia pelo uso de softwares que possibilitem pensar, refletir e criar soluções; como ferramenta para realizar determinadas atividades-uso de planilhas eletrônicas, processadores de texto, banco de dados etc.

AVALIAÇÃO Na atual perspectiva de um currículo de Matemática para o ensino fundamental, novas funções são indicadas à avaliação, na qual se destacam uma dimensão social e uma dimensão pedagógica. Podendo, assim, atribuir funções variadas à avaliação: Auxiliar e orientar os estudantes sobre o desenvolvimento das capacidades e competências que são exigidas socialmente, bem como auxiliar os professores a identificarem os objetivos atingidos, os conteúdos incorporados e as iterações implementadas, com vistas a reconhecer a capacidade matemática dos alunos, para que possam inserir-se no mercado de trabalho e participar da vida sociocultural. Fornecer aos professores as informações sobre como está ocorrendo a aprendizagem: os conhecimentos adquiridos, os raciocínios desenvolvidos, as crenças, hábitos e valores incorporados, o domínio de certas estratégias, para que ele possa propor revisões e reelaborações de conceitos e procedimentos ainda parcialmente consolidados.

AVALIAÇÃO CRITÉRIOS IMPORTANTES: Um resultado correto pode comprovar que houve compreensão e bom aproveitamento no tema estudado; Um resultado correto de uma questão pode refletir apenas o adestramento frente a certos modelos de exercícios; Um resultado incorreto pode tento indicar total incompreensão do assunto, como uma compreensão parcial do mesmo o que representa qualidades diferentes e importantes;

AVALIAÇÃO CRITÉRIOS IMPORTANTES: Todo registro feito pela criança é expressão do seu raciocínio que não necessariamente está visível ou é captado no resultado final solicitado em uma prova ou teste; Os resultados apresentados, os caminhos utilizados pelo aluno e que conduzem às soluções podem diferir passo a passo do processo adotado pelo professor, mas, podem revelar uma maneira própria do aluno, muitas vezes criativa, que são manifestações e representações do seu processo de compreensão.

AVALIAÇÃO Tais processos são válidos observando-se os objetivos previstos e metas estabelecidas no desenvolvimento das noções matemáticas por série ou em período maior.

Blocos Tais processos são válidos observando-se os objetivos previstos e metas estabelecidas no desenvolvimento das noções matemáticas por série ou em período maior.

Blocos Temáticos Números e Operações Espaço e Forma Grandezas e Medidas Tratamento da Informação

CICLO BÁSICO (1.ª e 2.ª séries) NÚMERO OBJETIVOS Espera-se que o aluno: Perceba que cada número natural designa uma coleção de coleções com a mesma quantidade de elementos e que ocupa um lugar na série numérica. Realize a contagem dos elementos de uma coleção e represente simbolicamente (de 1 a 9), bem como, desenvolva o conceito do zero. Compreenda a estrutura do sistema de numeração decimal.

CICLO BÁSICO NÚMERO OBJETIVOS Espera-se que o aluno: Construa os fatos fundamentais relativos às quatro operações. Utilize as propriedades das operações na realização de cálculos. Domine as técnicas operatórias da adição, multiplicação e subtração com números naturais menores que 1 000.

CICLO BÁSICO MEDIDA OBJETIVOS Espera-se que o aluno: Adquira noções intuitivas de grandeza, através de comparações: “grande e pequeno”, “longe e perto”, “quente e frio”, “maior e menor”, “mais cedo e mais tarde” etc. Adquira noções intuitivas de medida de tempo.

CICLO BÁSICO GEOMETRIA OBJETIVOS Espera-se que o aluno: Identifique as semelhanças e diferenças entre objetos, bem como, desenvolva a percepção de “forma”, como um atributo dos objetos físicos familiares às crianças. Represente e construa objetos de diferentes formas. Classifique figuras, segundo diferentes critérios.