A Economia do Conhecimento, o Comércio Multilateral e o Brasil Campinas, 19/12/05 CNPM - Embrapa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SALVADOR, BAHIA, OUTUBRO DE 2011
Advertisements

Seminário 10 Anos do TRIPS Maristela Basso Professora da USP IDCID.
Propriedade Intelectual e a Lei de Inovação
PROPRIEDADE INTELECTUAL, ÉTICA E CIDADANIA Luís Bernardo C. Cascão 2011.
Profa. Adriana Diaféria
ECONOMIA INTERNACIONAL
O Impacto da Propriedade Intelectual no Acesso a Medicamentos
A GLOBALIZAÇÃO (DR 4) O espaço em que vivemos está cada vez mais “pequeno”. Hoje, temos acesso a todas as informações em directo, do furacão à guerra,
As políticas públicas setoriais: expectativas dos ministérios do Trabalho, da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência.
PROPRIEDADE INTELECTUAL NA GESTÃO DA QUALIDADE
Apresentação à Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados Jorge Avila 27/06/2012.
ABPI Associação Brasileira da Propriedade Intelectual Fundada em 16 de agosto de 1963.
Prof. Me. Tomaz Espósito Neto
II FORUM NACIONAL DE PATENTES E MEDICAMENTOS GENÉRICOS NO BRASIL: PATENTE COMO ALAVANCA PARA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA Brasília / Maio 2010.
Quebra de patentes de remédios contra a AIDS
Novos Países Industrializados
Propriedade Intelectual
- FÓRUM NACIONAL - CONSECTI Painel: “O papel dos Núcleos de Inovação Tecnológica nos Estados”
Direitos Autorais, Know-How, Propriedade Intelectual, Patentes
Patentes Biotecnológicas
Propriedade Intelectual e Inovação em Saúde
Projeto Global - Mercado - o Mundo Inteiro
CRISES ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SSMA
Propriedade Intelectual
Rumo a um Brasil sustentável 2º Seminário Nacional MPE Brasil
O que é PROPRIEDADE INTELECTUAL?
Desafios do Setor Autoral
O Domínio da Tecnologia
Seminário Complexo Industrial da Saúde O Desenvolvimento do Sistema Nacional de Proteção aos Direitos de Propriedade Intelectual no Campo da Saúde Jorge.
Workshop Nacional da OMPI para a Elaboração da Política Nacional da Propriedade Intelectual Hotel Rovuma, Fevereiro 2006 Maputo O papel do direitos.
MUDANÇAS EM CURSO.... Qualidade Total Mudança no relacionamento da empresa com seus fornecedores e clientes Tecnologias da Informação Automação Economia.
Talentos para Inovação
GATT - ACORDO GERAL SOBRE TARIFAS E COMÉRCIO
Direito Autoral e Economia da Cultura.
CAPÍTULO 4 – COMÉRCIO DESIGUAL E REGIONALIZAÇÃO NA ECONOMIA GLOBAL
Fórum Permanente Comitê Temático “Racionalização Legal e Burocrática”
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
NAF/FIOCRUZ Oliveira, MA, 2006 Implementação do Acordo TRIPS da OMC em países da América Latina e Caribe Implementação do Acordo TRIPS da OMC em países.
Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos Acordos Comerciais Histórico, Estrutura, Negociação.
Capítulo 19 – O comércio internacional
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
PROJETO DE COOPERAÇÃO ENTRE SECEX/UNIÃO EUROPÉIA/PNUMA
DIREITO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL Clarice Castro Tutela de bens imateriais, de natureza intelectual e de conteúdo criativo, assim como suas atividades.
ABNT Prover a sociedade brasileira de conhecimento sistematizado, por meio de documentos normativos, que permita a produção, a comercialização e uso de.
REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E OS ESPAÇOS DA GLOBALIZAÇÃO.
Globalização.
Evolução de um acordo comercial para uma Organização Internacional.
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Seção B Estratégias para controlar o comércio ilícito.
Tratados comerciais dão o privilégio, não o direito, de exercer atividades de negócios em um outro país que não seja o seu. Eles asseguram que cidadãos.
Pensamento Latino-Americano e Políticas de C,T&I Aula 20- Políticas de atração de empresas multinacionais e promoção da inovação tecnológica Professor.
Trabalho de Geografia Nome :Tatiane Lima de Souza Nº 34
Origens e bases do mundo global.
Ciência, tecnologia e sociedade
Política externa do Brasil O Brasil defende: –A autodeterminação dos povos –A não-ingerência –A cooperação internacional coerente com os princípios do.
GLOBALIZAÇÃO Transformações revolucionárias em todo o mundo estão mudando o modo como as organizações operam. A tecnologia funcionando como desestabilizador.
Dirceu Pereira de Santa Rosa Due Diligence em Propriedade Intelectual Ou “Como fazer due diligence, com ênfase em PI”. Setembro de 2015, Rio de Janeiro,
Brunno Rafael Marini AD8A12 Profº Enzo.  Por que o comércio global é importante para os Estados Unidos e como é avaliado?  Por que as nações.
FATORES DETERMINANTES DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Mercado de Sementes no Brasil Reginaldo Minaré Brasília, 08 de agosto de 2013.
© ABPI de Junho de Elisabeth Kasznar Fekete – Presidente da ABPI INOVAÇÃO E PI NO BRASIL: TRANSFORMAÇÕES NECESSÁRIAS.
Parcerias com Empresas em Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) Prof Dr Jeovan Figueiredo (UFMS)
Associação Brasileira de Sementes e Mudas Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural - Lei de Proteção de Cultivares - José.
Acordo Mercosul – União Europeia Câmara dos Deputados Carlos Eduardo Abijaodi Diretor de Desenvolvimento Industrial 27 de maio de 2014.
3ª Conferência Regional Norte de Ciência, Tecnologia e Inovação Ministério da Ciência e Tecnologia Mesa 5: Inovação, Propriedade Intelectual e Conhecimento.
A udiência Pública para debater o PL 4961/2005 Leonor Magalhães Galvão Co-Coordenadora da Comissão de Estudos de Biotecnologia da ABPI Câmara dos Deputados.
Contribuição da UEM para o ecossistema de inovação da cidade de Maringá-PR Mauro Luciano Baesso REITOR.
Inovação Tecnológica & Propriedade Intelectual “Peer Production” Conhecimento Compartilhado “Commons” Conferência do Sudeste B.HTE
Negociações internacionais, propriedade intelectual e transferência tecnológica Aula 7_As formas jurídicas da propriedade intelectual e seus impactos para.
Propriedade Intelectual, Inovação farmacêutica, Acesso a Medicamentos e as Patentes do “Pipeline” Jorge de P. C. Avila Brasília 28 de Novembro de 2007.
Transcrição da apresentação:

A Economia do Conhecimento, o Comércio Multilateral e o Brasil Campinas, 19/12/05 CNPM - Embrapa

A Economia do Conhecimento, o Comércio Multilateral e o Brasil 9:00 – 10:30 hrs. Considerações Históricas e Conceituações Básicas A Propriedade Intelectual no Brasil O Tratado de Cooperação de Patentes A Explosão de Tecnológica dos anos 90 e o Sistema de Patentes A Rede Internet e a Propriedade Intelectual O Acordo de TRIPS na OMC – Organização Mundial do Comércio Mudanças na OMPI – Organização Mundial da Propriedade Intelectual Propriedade Intelectual e Política de Governo (acesso a saúde, segurança de alimentos, inovação e transferência de tecnologia, biotecnologia, etc....) 10:45 – 11:30 hrs. Propriedade Intelectual e a Economia do Conhecimento Novos paradigmas de mercados globalizados Economia do conhecimento, competitividade e inovação Desafios para as economias emergentes Exemplos recentes: Coréia do Sul, China e Índia A Economia do conhecimento e o CPMS 11: :00 hrs. Debates e Conclusões

Considerações Históricas Antiguidade Segunda Metade Século XV França Inglaterra EUA

Lei da Propriedade Industrial nº de 14/05/ Artigos Descrições Preliminares Patentes Desenho Industrial Marcas Indicações Geográficas Crimes Contra a PI Transferência de Tecnologia e Franquias Disposições Gerais Disposições Transitórias e Finais

Leis Correlatas Proteção de Cultivares Biossegurança Direito Autoral Agente da PI Nomes de Domínio Direito Ambiental

Conceituações Básicas Bem Imaterial A Propriedade Intelectual A Propriedade Industrial A Tecnologia A Invenção O Inventor A Patente

A Propriedade Intelectual no Brasil 1752Primeira notícia de outorga de Privilégios 1809Alvará de D.João VI – Príncipe Regente - Concessão de Privilégio - 14 anos - Condição de Novidade - Aplicabilidade Industrial 1824Constituição Imperial 1880Convenção de Paris – 11 Países 1891Constituição Federal 1970Conferencia de Estocolmo – OMPI (1974) 1971Código de Propriedade Industrial - INPI

A Propriedade Intelectual no Brasil 80 / 90Negociações com EUA – Produtos Farmacêuticos, Químicos e Alimentícios Pipeline 1994Rodada do Uruguai 1996Acordo TRIPS 1996Lei 9279 – Sancionada em maio –SENADO Pipeline Microorganismos Importação Paralela

A Explosão Tecnológica dos Anos 90 O Ciclo Tecnológico A Expansão Tecnológica – –Novas Tecnologias A Globalização Efeito “ Autofágico “ da Patente

INTERNATIONAL APPLICATIONS FROM DEVELOPING COUNTRIES RECEIVED BY INTERNATIONAL BUREAU OF WIPO.2002 (BY REGION – PERCENTAGE)

INTERNATIONAL APPLICATIONS FROM DEVELOPING COUNTRIES RECEIVED BY INTERNATIONAL BUREAU OF WIPO.2002

A Rede Internet e a Propriedade Intelectual Territorialidade Direito Autoral Software Livre Bases de Dados Marcas e Indicações Geográficas Folclore Conhecimentos Tradicionais Nomes de Domínio

O Acordo de TRIPS na OMC Rodada do Uruguai ( GATT – 1994 ) OMC – 1996 Janeiro – 2001 – Paises em Desenvolvimento Janeiro – 2006 – PMAs Convenção de Paris, Berna Não Discriminação Licença Compulsória (em situação de emergência) Importação Paralela

Mudanças na OMPI Funcionários Funcionários Funcionários Funcionários Implementar TRIPS – Acordo OMPI- OMC 1995 Novas Tecnologias Sistema Global Interdependência dos Sistemas de PI Recursos Genéticos

PI e Políticas de Governo Acesso a Saúde Segurança de Alimentos Inovação Tecnológica Biotecnologia e Biodiversidade Comércio Eletrônico Política Industrial Política Cultural A Realidade Brasileira

A Rodada de Doha –Seattle 2000 –Doha 2001 –Hong Kong 2005 Paises em desenvolvimento PMAs Mitos

PI e a Economia do Conhecimento Competitividade, Criatividade e Inovação Blocos Econômicos Regionais PMEs Software Industria Fonográfica Industria Farmacêutica Biotecnologia Alca

Desafios aos Sistemas de PI Constante Evolução – Crescente Qualificação Número de Processos Sistemas Regionais Patentes Globais Interdependências de Sistemas Qual a Saída para o Brasil ?

Posição em 1995 País Posição em Coréia do Sul China Brasil Cingapura México Cuba145 Zimbabwe 25 Àfica do Sul Índia Países em desenvolvimento Participação do Brasil 16,30%11,70%13,50%9,90%7,30%5,10%3,50% Patentes Internacionais Solicitadas por Países em Desenvolvimento

A Economia do Conhecimento e o CPMS Conhecimento é o seu Produto Como transformar Conhecimento em Riqueza Difusão de Ativos Intangíveis nos Produtos O Guia de Praias e a Economia do Conhecimento Os Sistemas de Gestão Territorial Outros Desafios

A Gestão do Conhecimento