ANDRÉ BENTO ÉRIKA GABRIEL TAUBERT SÍLVIA MARIA MAESTRELO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reaproveitando alimentos, principalmente as cascas.
Advertisements

Contagem Carboidratos
ENFERMAGEM NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Alimentação Infantil Márcia Regina Garcia.
Alimentação e Saúde Profa. Flávia Della Lucia Nutricionista
GESTAÇÃO Suplementação nutricional
CRIANÇA Planejamento Alimentar e Orientações
"GERAÇÃO SAÚDE" Alunos da EMEF ARMANDO DE ARRUDA PEREIRA - São Paulo
Trabalho de ciências Sais minerais.
JOGO MAU-MAU Por Munir Chain
FUNÇÕES DE NUTRIÇÃO Funções dos Alimentos
E.E. Camilo Bonfim Tema: Importância do Ferro para o Organismo
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BALANCEADA
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BALANCEADA
Vitamina b5.
A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO PARA A UNIDADE ESPÍRITO-MATÉRIA
Alimentação Alimentação saudável.
Vitaminas Fonte de energia.
Introdução Os hábitos alimentares, o exercício físico e o ambiente que nos rodeia são decisivos para a nossa saúde. Escolher os melhores alimentos para.
Alimentação Equilibrada
DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
COMPORTAMENTO ALIMENTAR Dicas para seu dia-a-dia
Os alimentos antioxidantes são importantes na hora de prevenir doenças e equilibrar as funções vitais no organismo. Saiba identificá-los O QUE ESPERAR.
Fibras solúveis e insolúveis: aproveitamento das fibras para redução
Você sabia que... Projeto Molho de Cascas de
Hemofilia Provavelmente a Hemofilia é uma das doenças sobre a qual existem mais investigações devido a que sua aparição, segundo algumas fontes históricas,
Formandos: Diogo Silva e Silvana Pereira
EXERCÍCIO FÍSICO E SAÚDE
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DEVE SER...
Delícia, Delícia... assim a sua cozinha me mata!
ALIMENTOS FUNCIONAIS.
O homem e os alimentos Os alimentos ingeridos fornecem nutrientes com duas funções básicas: Fabricar matéria prima Liberar energia.
O VEGETARIANISMO NA TERCEIRA IDADE
Dieta rica em carboidratos Para uma alimentação “rica” em carboidratos mantendo os nutrientes necessários e o peso corporal normal, consulte um nutrólogo.
Qualidade de vida X Alimentação Carolina Cazelli Alencar Nutricionista
Orientação Nutricional
VALORES NUTRICIONAIS. Confira aqui:
Marinadas Observações:
Nutrição na Gestação Curso Técnico de Enfermagem 2012
CITOQUÍMICA Compostos Inorgânicos Água e Sais Minerais
FERRO Anemia é a redução da taxa de hemoglobina circulante atribuída a condições patológicas, dentre as quais a deficiência de ferro é a mais comum (Unicef/UNU/WHO/MI,
Profª Letícia Lazarini de Abreu
ALIMENTAÇÃO NA GESTAÇÃO
TRIGLICERÍDEOS MONITORES:
Faculdade de Biomedicina Disciplina de Laboratório Clínico
CARDÁPIO BERÇÁRIO MÊS: ABRIL
MÊS: ABRIL CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL DATA: DE 13/04/2015 A 30/04/2015
DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO INFANTIL SAUDÁVEL
Professora Cristiane C. Camargo
COSTELA-DO-DIANTEIRO
Falta nutriente, falta saúde
PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS PARA IDOSOS
Alimentação Saudável Projeto Saúde 2009.
ANEMIA FERROPRIVA Monitores:.
Anemia Ferropriva Luciana R. Malheiros.
Comer bem, para viver melhor!
Nutrinformativo Edição nº 4 Alimentos da época
Minerais.
Dia Internacional da Alimentação
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
PROGRAMA NACIONAL DE SUPLEMENTAÇÃO DE FERRO - PNSF
Aproveitamento integral de Alimentos
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Ajuda no tratamento e na prevenção de doenças.
Ciências Naturais – 9.o ano
Dificuldade de aprendizagem
A RODA DOS ALIMENTOS A Roda dos Alimentos é constituída por 5 grupos:   •Grupo I: Leite e derivados •Grupo II: Carne, peixe, ovos e marisco •Grupo.
Vitaminas e Nutrientes
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
O que é anemia ? A anemia é uma deficiência que afeta negativamente a produção de hemoglobina (substância presente nos glóbulos vermelhos do sangue).
LUGAR SABOR IMAGEM. Moqueca Capixaba (para 6 pessoas) Ingredientes 1,5kg de peixe fresco (robalo, badejo, papa-terra, ou namorado) 3 maços de coentro.
Transcrição da apresentação:

ANDRÉ BENTO ÉRIKA GABRIEL TAUBERT SÍLVIA MARIA MAESTRELO ANEMIA NA GESTAÇÃO ANDRÉ BENTO ÉRIKA GABRIEL TAUBERT SÍLVIA MARIA MAESTRELO

ANEMIA A anemia é o estado resultante em decorrência da diminuição de células vermelhas do sangue, reduzindo assim capacidade de transporte de oxigênio no organismo. Dentre as principais causas estão a insuficiência da ingestão de nutrientes (WHO, 2013). Imagem: biologia.net

ANEMIA FISIOLÓGICA GESTACIONAL -Por volta do final do primeiro trimestre de gravidez, inicia-se o aumento volume plasmático, atingindo o nível máximo na 32ª semana -Ocorre até 50% de aumento do volume, com 25 % de aumento volume globular até o sexto mês

Prevalência de anemia em gestantes no Brasil Dados: FAOstat

Anemia x Consumo de Proteínas

Níveis fisiológicos Não grávidas: concentração de hemoglobina (Hb) < 12g/dl. Grávidas e puérperas: OMS (2001) e Ministério da Saúde (2012): Valores de Hb < 11g/dl Ausência de anemia...................... ≥ 11 g/dl Anemia leve a moderada.............. de 8 g/dl a 10 g/dl Anemia grave............................... < 8 g/dl

Complicações Fetais: hipoxemia fetal; prematuridade; Maternas: comprometimento do desempenho físico e mental; pré-eclâmpsia e alterações cardiovasculares; queda da função imunológica; enfraquecimento das unhas e cabelo; menor tolerância às perdas sanguíneas do parto, resultando em maior risco de anemia pós-parto e hemotransfusão. Fetais: hipoxemia fetal; prematuridade; restrição de crescimento intrauterino, problemas no desenvolvimento neurológico da criança; morte (abortamento e óbito intrauterino).

Causas da anemia deficiência de ferro; deficiência de ácido fólico; Sintomas deficiência de ferro; deficiência de ácido fólico; deficiência de vitamina B12; hemoglobinopatias (anemia falciforme, talassemias); perda sanguínea crônica (sangramentos gastroinstestinais ocultos). fadiga; fraqueza; dores de cabeça; apatia; palidez; resistência baixa; temperaturas frias.

Anemia ferropriva O que é? Grave diminuição dos estoques de ferro que resulta numa baixa concentração de hemoglobina; os glóbulos vermelhos são pálidos e pequenos. Na gravidez: aumento no volume sanguíneo (hipervolemia gravídica), onde ocorre aumento de plasma e eritrócitos, mas a relação eritrócitos por volume sanguíneo é menor.

Tratamento Suplementação: sulfato ferroso, fumarato ou gliconato, com doses de 200mg diárias via oral.

Alimentos ricos em ferro origem animal: carnes em geral e vísceras (fígado); origem vegetal: grãos integrais, feijões, soja, grãos de bico, lentilhas, nozes, castanhas; vegetais verde-escuros (brócolis, couve, espinafre, rúcula); frutas (açaí, goiaba).

Evitar:

Anemia megaloblástica O que é? Diminuição no número de glóbulos vermelhos (grandes, imaturos e disfuncionais). Causada por defeito na síntese de DNA que afeta células de renovação rápida, incluindo os precursores das hemácias. As deficiências de folato, vitamina B12 ou cobalamina são as causas mais comuns e importantes.

Anemia megaloblástica Durante a gestação: Deficiência de ácido fólico é a causa mais comum. Declínio na absorção de ácido fólico juntamente com um aumento da demanda em virtude do desenvolvimento fetal. A necessidade diária de folato aumenta de três a quatro vezes: 400µg/dia (WHO) ou 600µg/dia (Institute of Medicine – USA).

Importância do ácido fólico elemento ativo na multiplicação celular do útero, placenta e do feto; formação adequada do tubo neural fetal (fechamento até o 28º dia da gestação); auxilia na prevenção de defeitos congênitos, como fissura do palato e labial e defeitos nos membros superiores e inferiores. diminui concentração de homocisteína no sangue, importante na prevenção de doenças cardiovasculares;

Alimentos ricos em ácido fólico

Evitar: cozimento prolongado de vegetais verdes, uma vez que o ácido fólico é altamente suscetível à destruição oxidativa (50% a 95% podem ser destruídos por cozimento prolongado ou processamentos, como enlatamento); alimentos refinados, como açúcares, bebidas destiladas e doces sólidos dos quais todo o ácido fólico é perdido.

Tratamento suplementos vitamínicos contendo 1 mg de ácido fólico; dose única diária de comprimido contendo 5 mg de ácido fólico para gestante que utilizam anti- convulsivantes, ou gestantes gemelares, ou multíparas com intervalo interpartal curto.

Profilaxia Ingestão de 600µg/dia desde o planejamento concepcional (de preferência 2 meses antes) até o 3º mês de gestação. O uso rotineiro de suplementos vitamínicos contendo ácido fólico é justificável em regiões afetadas pela malária, onde a anemia megaloblástica na gestação é mais comum.

Sugestão de cardápio para a gestante anêmica Café da manhã 1 porção de leite/iogurte 2 porções de pão integral com geleia de goiaba 1 porção de fruta Lanche da manhã 1 porção de barra de cereais integrais com castanhas Almoço 1 porção de arroz 1 porção de leguminosas (feijão, lentilha, soja, grão de bico) 1 porção de cárneos (peixe, frango e bovina) 1 porção de folhas verdes/brócolis 1 porção de frutas cítricas Lanche da tarde 1 porção de pão integral 1 porção de queijo branco 1 porção de fruta Jantar 1 porção de arroz 1 porção de leguminosas (feijão, lentilha, soja, grão de bico) 1 porção de cárneos (peixe, frango e bovina) 1 porção de folhas verdes/brócolis 1 porção de frutas cítricas Ceia 1 porção de leite/iogurte 1 porção de granola/aveia/quinoa

Receitas Carne com brócolis à chinesa Ingredientes: 1 xícara de caldo de carne 1/4 de xícara de molho shoyo 1/4 de xícara de açúcar mascavo 1 colher de sopa de óleo de gergelim 3 dentes de alho picadinhos Meio quilo de carne picada em pedaços finos e pequenos (usei chã de dentro, mas você pode usar filé mignon ou a carne de sua preferência) 2 colheres de sopa de amido de milho 2 brócolis-americanos (vamos usar somente as flores) Modo de preparo: -Primeiro misture em uma tigela o caldo de carne, o molho shoyo, o molho de ostra, o açúcar, o óleo de gergelim e o alho. -Coloque a carne cortada dentro desse molho e deixe marinando por 30 minutos (se quiser pode deixar mais tempo). -Coloque toda a mistura em uma panela grande. Cubra com a tampa e deixe cozinhando em fogo bem baixo até a carne ficar cozida. Leva em torno de 20 minutos. -Em uma xícara misture as duas colheres de sopa de amido de milho com um pouco de água. -Adicione o amido de milho dissolvido na panela da carne e misture bem. -Adicione o brócolis picado, misture bem e deixe cozinhar por mais 15 minutos, até o brócolis ficar ao dente. -Sirva com arroz da sua preferência.

Receitas Feijão Enriquecido Ingredientes: 500g de feijão 3 brócolis grandes 2 folhas de couve bem picadas ½ abobrinha Cebola e alho a gosto Modo de preparo -Deixe o feijão de molho por 12 horas (isso reduz os fitatos que diminuem a absorção de ferro pelo corpo). -Despreze a água utilizada no molho. -Corte em cubos a abobrinha, separar em ramos pequenos o brócolis e picar as folhas de couve. -Cozinhe na panela de pressão o feijão. -No final do cozimento, adicione os legumes picados -Tempere o feijão com alho e cebola a gosto. .

Referências ABC.MED.BR, 2014. Anemia megaloblástica: definição, causas, sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento, prevenção. Disponível em: <http://www.abc.med.br/p/sinais.-sintomas-e-doencas/533139/anemia-megaloblastica-definicao-causas-sinais-e-sintomas-diagnostico-tratamento-prevencao.htm>. Acesso em 13 setembro de 2015. Alves, A. L. H. Caderno de estudos e pesquisa da disciplina "Nutrição nos Ciclos da Vida". Curso de pós-graduação à distância. Instituto AVM. Brasília (DF), 2010. Disponível em <http://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/337498/mod_resource/content/1/mod_nutricao_nos_ciclos_da_vida_v2.pdf>. Acesso em 12 de setembro de 2015. Centers for Disease Control and Prevention. Neural tube defect surveillance and folic acid intervention – Texas-Mexico border 1993-1998. MMWR Morb Mortal Wkly Rep 2000; 49:1-4. Cortes, M. H.; Vasconcelos, I. A. L.; Coitinho, D. C. Prevalência de anemia ferropriva em gestantes brasileiras: uma revisão dos últimos 40 anos. Rev. Nutr., Campinas , v. 22, n. 3, p. 409-418, Junho 2009. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141552732009000300011&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 11 de Setembro de 2015. MS - Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde - Manual Técnico Gestação de Alto Risco. 5º edição. Brasília (DF); 2012. OMS. Diretriz: Suplementação diária de ferro e ácido fólico em gestantes. Genebra: Organização Mundial da Saúde; 2013. Disponível em <http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/77770/9/9789248501999_por.pdf?ua=1&ua=1> Acesso em 12 de setembro de 2015. Santos L.M.P., Pereira, M.Z. Efeito da fortificação com ácido fólico na redução dos defeitos do tubo neural. Cad Saúde Pública. 2007;23(1):17-24. Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo: Atenção a Gestante e a Puérpera no SUS-SP - Manual Técnico do Pré-Natal e Puerpério. São Paulo (SP); 2010. Shills, M.; Olson, A. J. - Tratado de Nutrição Moderna na Saúde e na Doença - Volume 1. Ed. Manole, 2003. Smith, J. L ; Groff, J, L ; Gropper, S. S. - Nutrição Avançada e Metabolismo Humano. Ed. Cangage Learning, 2011. Whitney, E.. & Rolfes, R. S. - Nutrição 1 – Entendendo os Nutrientes. Ed. Cangage Learning, 2008. WHO - World Health Organization. Anaemia: Health topics [homepage na Internet]. 2013. Disponível em < http://www.who.int/topics/anaemia/en/> WHO - World Health Organization. Iron deficiency anaemia: assessment, prevention and control. A guide for programme managers. Geneva: World Health Organization; 2001 :http://www.fetalmed.net/o-acido-folico-previne-malformacoes/ Acesso em 13 de setembro de 2015. <http://www.labosalud.com/Acido-Folico-600.aspx> Acesso em 13 de setembro de 2015. <http://obstetrices.blogspot.com.br/2010/10/consumo-de-acido-folico-en-gestantes.html> Acesso em 13 de setembro de 2015. <https://analisisadn.wordpress.com/2013/03/04/el-acido-folico-puede-salvar-al-bebe/> Acesso em 13 de setembro de 2015. http://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-acido-folico/ Acesso em 13 de setembro de 2015. http://www.dietaja.org/alimentos/alimentos-ricos-em-ferro/ Acesso em 13 de setembro de 2015. http://restauranteemsp.com.br/blog/confira-os-pros-e-contras-do-cafe-e-do-cha/ Acesso em 13 de setembro de 2015. http://vidasaudavel.powerminas.com/sais-minerais-calcio/ Acesso em 13 de setembro de 2015.