IX CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO SINTESE ARACAJU O Papel dos Profissionais do Magistério frente as atuais políticas públicas de educação Prof. Dr.

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Transcrição da apresentação:

IX CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO SINTESE ARACAJU O Papel dos Profissionais do Magistério frente as atuais políticas públicas de educação Prof. Dr. Luiz de Sousa Junior – UFPB

Mensagem inicial "A grandeza de um homem se define por sua imaginação. E sem uma educação de primeira qualidade, a imaginação é pobre e incapaz de dar ao homem instrumentos para transformar o mundo" (Florestan Fernandes)

O caráter político da educação e do ato de educar A educação como um ato político A educação como um ato político –Formação da cidadania –Instrumento de emancipações O professor como um intelectual orgânico O professor como um intelectual orgânico –Organizador da classe/categoria –Líder de transformações

Educação em tempos de crise A crise da educação A crise da educação –Desinvestimento público –Massificação –O abandono da escolas públicas pelas classes médias e altas A crise da sociedade A crise da sociedade –Sociedade hedonista, competitiva e performática A crise da profissão docente A crise da profissão docente –Desvalorização da carreira

O MUNDO PÓS-CRISE ECONÔMICA ATUAL EUA REDUZINDO A PARTICIPAÇÃO NO PIB MUNDIAL DE 31% PARA 24% EUA REDUZINDO A PARTICIPAÇÃO NO PIB MUNDIAL DE 31% PARA 24% UNIÃO EUROPÉIA REDUZINDO A PARTICIPAÇÃO NO PIB MUNDIAL DE 30% PARA 24% UNIÃO EUROPÉIA REDUZINDO A PARTICIPAÇÃO NO PIB MUNDIAL DE 30% PARA 24% BRIC’S AUMENTANDO A PARTICIPAÇÃO NO PIB MUNDIAL DE 15% PARA 28% BRIC’S AUMENTANDO A PARTICIPAÇÃO NO PIB MUNDIAL DE 15% PARA 28%

PERSPECTIVAS DO BRASIL PÓS-CRISE  POTENTE BASE DE RECURSOS NATURAIS E MATRIZ ENERGÉTICA BEM DOTADA E EFICIENTE  MERCADO INTERNO AMPLO E DINÂMICO  INTEGRAÇÃO CRESCENTE COM AS ECONOMIAS DOS BRIC’S DOS BRIC’S  DETENTOR DA SEXTA MAIOR ECONOMIA DO MUNDO

Dois caminhos A alternativa (neo) Liberal A alternativa (neo) Liberal –Estado mínimo –Educação privada –“Direito de escolha” –Controle do trabalho docente A alternativa democrática e popular A alternativa democrática e popular –Estado do bem-estar social –Educação como dever do Estado –Autonomia do trabalho docente –Gestão democrática da escola

A EDUCAÇÃO BRASILEIRA INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO EM RELAÇÃO AO PIB INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO EM RELAÇÃO AO PIB  2000 = 3,9%  2006 = 4,4%  2007 = 4,6%  UNESCO = 6,0%

Rendimentos médio mensal – profissões diversas ProfissãoRendimento médio mensal Arquiteto2.018 Biólogo1.791 Dentista2.322 Farmacêutico2.212 Enfermagem1.751 Advogados2.858 Jornalistas2.389 Professores (ed. básica) 927

A carreira docente Titulação e formação inicial em nível superior Titulação e formação inicial em nível superior Formação continuada, aprimoramento Formação continuada, aprimoramento Remuneração e piso salarial adequados Remuneração e piso salarial adequados Avaliação de desempenho Avaliação de desempenho

A contra-carreira docente Políticas produtivistas Políticas produtivistas –Bônus –14º salário –Pagamento por mérito Precarização da função docente Precarização da função docente –Salário base baixo –Ausência de concursos –Prestadores de serviços –Terceirizados

Variação salarial dos docentes

Ranking salários no Brasil

Um tema difícil Educação à distância Educação à distância –Formação inicial ou formação continuada? –Controle da docência –Educação de massa –Falta de regulação –Certificação

Para além dos salários... Avaliar as condições gerais do trabalho docente em termos de desempenho, satisfação e motivação Avaliar as condições gerais do trabalho docente em termos de desempenho, satisfação e motivação Definir políticas formação inicial e continuada Definir políticas formação inicial e continuada Implementar políticas públicas complementares para fortalecer o trabalho docente e a melhoria do ensino Implementar políticas públicas complementares para fortalecer o trabalho docente e a melhoria do ensino

O que gera tensão no trabalho docente Falta de tempo Falta de tempo Problemas de disciplina, ausências e confrontos Problemas de disciplina, ausências e confrontos Estudantes apáticos, com atitudes negativas e falta de motivação Estudantes apáticos, com atitudes negativas e falta de motivação Falta de apoio administrativo Falta de apoio administrativo Colegas com atitudes negativas e incompetentes Colegas com atitudes negativas e incompetentes Condições de trabalho ruins (faltam equipamentos, livros e recursos didáticos) Condições de trabalho ruins (faltam equipamentos, livros e recursos didáticos) Falta de segurança Falta de segurança Muitos alunos por turma Muitos alunos por turma Mudanças contínuas nas diretrizes ministeriais (currículo e conteúdo das matérias) Mudanças contínuas nas diretrizes ministeriais (currículo e conteúdo das matérias) Não há apoio dos pais ou responsáveis Não há apoio dos pais ou responsáveis

O que fazer ? A organização da categoria A organização da categoria Definir o “programa” político-educacional Definir o “programa” político-educacional As alianças necessárias As alianças necessárias