PSICOLOGIA “A personalidade e o comportamento humano estruturam-se na interacção de influência entre dados hereditários/genéticos e o meio ambiente em.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUADRO SÍNTESE DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
Advertisements

DESPERTAR DO HOMEM E DA MULHER
Judo / Externato Passos Manuel Desculpe, O seu filho pratica Judo?
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Necessidades Educativas Especiais - Profª. M.Sc. Cris Lopes Durante muitos anos os docentes da Educação Especial tentaram dar resposta aos alunos com necessidades.
MISSÃO Promover a Educação de crianças e jovens carenciadas do Douro como forma de Inclusão Social no território.
Estrutura Organizacional
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
Família Professor: Cordeiro.
A FAMÍLIA DIANTE DAS DIFICULDADES ESCOLARES DOS FILHOS
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
PONTUAÇÕES PSICOPEDAGOGICAS Sandra L. Guimarães Florianópolis, Maio/ 2008.
Vários estudos biológicos provaram que um sapo colocado num recipiente com a mesma água de sua lagoa, fica estático durante todo o tempo em que aquecemos.
Prof. Ms. Wesley Luis Carvalhaes
A PSICOLOGIA E A INVESTIGAÇÃO DE SUSPEITA DE ABUSO SEXUAL INFANTIL MARÇO/2016.
TEORIA SOCIAL COGNITIVA
Os pais e o sucesso escolar Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo – Leiria Serviço de Psicologia e Orientação.
A necessidade da presença masculina no magistério Algumas reflexões brasileiras João Eduardo Bastos Malheiro de Oliveira Doutor em Educação pela Universidade.
Religião, Razão e FéReligiãoeTeologia Fé em verdades absolutas, infalíveis, vindas directamente de Deus Razão que procura verdades cuja aceitação exige.
O rly Z. Mantovani de Assis Rua Cel. Quirino, 870 apto 101 – CambuíCep: – Campinas - SP Laboratório de Psicologia Genética Faculdade de Educação.
COORDENADORES: Rosangela Clarice Fritsch – Pedagoga André Luis de Souza – Engenheiro Mecânico.
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
Envolvimento e desenvolvimento da comunidade Fórum Governamental de Responsabilidade Social – FGRS Oficina sobre a ISO Brasília, 17 de maio de 2012.
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Alessandra Sabrina Canoas, 05 de Outubro de 2009.
Reunião de Partilha do CSTL 2014 Apoio Psicossocial Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul de Novembro de 2014.
ASPECTOS PSICOLÓGICOS Elizene dos Reis Oliveira – Psicóloga Helenice Meirelles Andrade - Psicóloga.
Participação: do que estamos falando? Maria Cristina Martins Kamers Conselho Estadual de Educação – CEE/SC.
Bullying O que é?. Bullying, é um comportamento que se caracteriza pela ameaça ou agressão propositada e repetida, durante largos períodos de tempo,
Desenvolvimento e Aprendizagem Lorena Queiroz Merizio Costa.
HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO HSST
Adolescência: uma perspectiva crítica
Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado de trabalho Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Psicanálise Gilmaro Nogueira.
PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
Modelo CBAM ( Concern Based Adoptions Model) Compreender as atitudes e competências dos professores.
ESCOLA CATÓLICA: UM PROJETO EDUCATIVO ASSENTE NA PESSOA (Informação baseada no projeto educativo da Fundação SM – Santa Maria, Espanha)
Os sete saberes necessários à educação do futuro
Educação e Arte. Desenvolver programas educativos junto às comunidades circunvizinhas a sede da Escola Ecológica para a construção da consciência planetária,
Formação Pedagógica Inicial de Formadores Módulo 9 – Simulação Pedagógica Final Motivação Pedagógica no Desporto 23/02/2016 Formanda: Rita Ribeiro L31.
Aula 3: Teoria do Capital Humano.  Retomar aula anterior  Educação e economia  Valor econômico da educação  Custos da educação  Retornos da educação.
Fundamentos do Comportamento Organizacional I AULA : capítulo 10: Liderança e confiança LIDERANÇA E CONFIANÇA CAPÍTULO 10.
EMRC, uma disciplina... A EMRC E A EDUCAÇÃO INTEGRAL EMRC E A EDUCAÇÃO INTEGRAL.
Disciplina: Processos Psicológicos Básicos
Piaget (1896 – 1980) Vygotsky ( – 1934) Psicologia da Educação.
FAMÍLIA Influências - família romana, canônica. Roma - pater familias do ascendente vivo mais velho- independe a consanguidade. Casamento - com manus.
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Graça Gadelha1 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ANÁLISE TRIPARTITE.
Caminhos das Definições DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do Lazer. São Paulo: Perspectiva pp
O Nascimento Psicológico da Criança
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
Ações da AMAR-DF. Histórico institucional: A Associação de Mães e Amigos da Criança e do Adolescente em Risco – AMAR/DF, surgiu da necessidade de fazer.
Psicodiagnóstico O contato com o paciente. O aparecimento do sintoma A interpretação do distúrbio pela família A decisão de procurar ajuda O movimento.
Quando a criança entra para a escola ou vai mudar de escola tem à sua espera um mundo novo e apaixonante, que terá de descobrir. Esta descoberta passa,
 SOMA TOTAL DE TODAS AS INFLUÊNCIAS POSITIVAS OU NEGATIVAS APRENDIDAS NA VIDA.  É FORMADO PELA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA IDENTIFICAÇÃO, IMITAÇÃO, PUNIÇÃO.
Treinamento Básico de diretoria e curso de Líderes
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
Indicadores de Saúde Conceito
Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que.
Liberdades individuais e coerção social.. O mundo e suas leis. Quando nascemos já encontramos o mundo pronto, com suas leis, suas regras de funcionamento,
Processo Catecumenal A partir do RICA.
MAX WEBER E A BUROCRACIA. INTRODUÇÃO  Nasceu na Alemanha, filho de uma família de classe média alta.  Conviveu numa atmosfera intelectualmente estimulante.
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira A CRISE DOS SETE ANOS PARA VIGOTSKI.
GESTÃO DE EQUIPAS Marta Sampaio
Mutirão Mundial de Oração por Crianças e Adolescentes Socialmente Vulneráveis 2016 Pequeninas porém Grandiosas.
Transcrição da apresentação:

PSICOLOGIA “A personalidade e o comportamento humano estruturam-se na interacção de influência entre dados hereditários/genéticos e o meio ambiente em que a criança vive” “A personalidade e o comportamento humano estruturam-se na interacção de influência entre dados hereditários/genéticos e o meio ambiente em que a criança vive” (vv. Autores) (vv. Autores)

PSICOLOGIA “...existe um pararelo constante entre a vida afectiva e a vida intelectual. “...existe um pararelo constante entre a vida afectiva e a vida intelectual. Afectividade e inteligência são, pois, indissociáveis e constituem os dois aspectos complementares de toda e qualquer conduta humana.” Afectividade e inteligência são, pois, indissociáveis e constituem os dois aspectos complementares de toda e qualquer conduta humana.” (Piaget, Seis estudos de Psic.) (Piaget, Seis estudos de Psic.)

PSICOLOGIA “As crianças quando são tratadas pelos pais com afecto e de igual para igual, revelam um desenvolvimento intelectual acelerado (Q.I.mais elevado) maior originalidade, uma segurança emotiva, um dominio mais profundo, menor excitabilidade, do que as crianças que provêm de outros tipos de família (...) Quando atingem a idade escolar, tornam-se chefes populares, amigáveis e não agressivos.” “As crianças quando são tratadas pelos pais com afecto e de igual para igual, revelam um desenvolvimento intelectual acelerado (Q.I.mais elevado) maior originalidade, uma segurança emotiva, um dominio mais profundo, menor excitabilidade, do que as crianças que provêm de outros tipos de família (...) Quando atingem a idade escolar, tornam-se chefes populares, amigáveis e não agressivos.” Carl Rogers, “Tornar-se Pessoa” Carl Rogers, “Tornar-se Pessoa”

PERÍODOS DE DESENVOLVIMENTO 1ª Infância – dos 0 aos 3 anos 1ª Infância – dos 0 aos 3 anos 2ª Infância – dos 3 aos 6 anos 2ª Infância – dos 3 aos 6 anos 3ª Infância – dos 7 aos 11 anos 3ª Infância – dos 7 aos 11 anos 1ª adolescencia – dos 11 aos 13 1ª adolescencia – dos 11 aos 13 2ª adolescência – dos 14 aos 18 2ª adolescência – dos 14 aos 18 outros autores outros autores O recém nascido e o bébé O recém nascido e o bébé 1ª infância – dos 2 aos 7 anos 1ª infância – dos 2 aos 7 anos 2^infância – dos 7 aos 12 anos 2^infância – dos 7 aos 12 anos Pré-adolescência – dos 10 aos 13 Pré-adolescência – dos 10 aos 13 Adolescência – dos 14 aos 18 Adolescência – dos 14 aos 18 segundo Piaget segundo Piaget

PSICOLOGIA Necessidades do ser humano em crescimento - Necessidade de ser reconhecido - Necessidade de ser e sentir-se amado pelo que é - Necessidade de segurança - Necessidade de ser criança e adolescente e não mini- adulto - Necessidade de aprendizagens - Necessidade de ser ele mesmo

ATITUDES FACILITADORAS DO CRESCIMENTO - O Respeito - A Escuta em profundidade - A Bondade - A Afeição profunda - O Encorajamento a decidir por si mesmo - A Autenticidade - A correcção fraterna

CARACTERISTÍCAS ESSENCIAIS DE CADA ETAPA 1ª ETAPA (6, 7, 8, anos ) (1º, 2º, 3ºcat.) 1ª ETAPA (6, 7, 8, anos ) (1º, 2º, 3ºcat.) – Crescimento intenso; – Aparecimento do raciocínio objectivo e concrecto; – Despertar da consciência moral; – Integração social; – Distinção entre o real e o imaginário; – Relação de afecto com Deus;

CARACTERISTÍCAS ESSENCIAIS DE CADA ETAPA 2ª ETAPA (9, 10, 11 anos) (4º,5º,6ºcat.) 2ª ETAPA (9, 10, 11 anos) (4º,5º,6ºcat.) – Desejo de aprender; – gosto por novos conhecimentos; – Desenvolvimento do raciocínio lógico concrecto; – Progressiva integração no grupo; – Progressiva interiorização da moralidade; – Necessidade de muitas actividades;

CARACTERISTÍCAS ESSÊNCIAIS DE CADA ETAPA 3ªETAPA (12,13 anos) (7º,8ºcat.) 3ªETAPA (12,13 anos) (7º,8ºcat.) – Mudanças físicas, psicológicas e afectivas...provocando situações de rupturas e crises; – Rejeição da religião da infância; – Valorização crescente da vida em grupo; – Tensão entre o desejo de confiar em Deus e as dúvidas que surgem;

CARACTRISTÍCAS ESSÊNCIAIS DE CADA ETAPA 4ªETAPA (14, 15, 16 anos) (9º,10ºanos) 4ªETAPA (14, 15, 16 anos) (9º,10ºanos) – Mudanças profundas a nível físico e psíquico; – Estruturação da personalidade; – Necessidade de assumir pessoalmente a sua fé; – A influência do grupo sobrepõe-se à da família;