Projeto de Territorialização da Saúde em Porto Alegre/RS: uso de aplicativo de georreferenciamento e do Observatório da Cidade de Porto Alegre como ferramentas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEMINÁRIO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE novembro/2010
Advertisements

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE. Portal do Controle Social em Saúde Santa Catarina.
Propostas para qualificar o Processo do Orçamento Participativo TRANSVERSALIDADE Promover capacitação permanente das redes de participação social a partir.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
IV ENCONTRO NACIONAL da RENAST Brasília, junho de 2010
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA GERENCIA TÉCNICA SAÚDE DA FAMÍLIA.
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: 8 ANOS DE CONQUISTAS
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
Secretaria Estadual de Saúde Departamento de Ações em Saúde Coordenação Estadual de Atenção Básica - Saúde da Família Política Estadual para Atenção Básica.
Quem somos O que fazemos Slide 1
PLANO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
Avaliação do grau de informação dos profissionais de equipes de saúde da família sobre o Programa Bolsa Família para um trabalho de vigilância integrada.
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
QUANDO VOCÊ INVESTE EM PESSOAS, O RETORNO É GARANTIDO.
Projeto Capacitação online de gestores e conselheiros da saúde Envolvidos: • Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa • Conselhos de Secretárias.
HiperDia Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Pacientes Hipertensos e Diabéticos Este produto de software é de propriedade do DATASUS/SE/MS, sendo.
TERRITÓRIOS DE PAZ DE PORTO ALEGRE GABINETE DE GESTÃO INTEGRADA MUNICIPAL.
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Desenvolvimento de uma aplicação (software) com interface web (internet) permitindo a inserção de serviços públicos municipais, consultas, exclusões e.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
A atenção à Saúde coordenada pela APS: construindo as Redes de Atenção no SUS Documento de posição da OPAS Brasil Dr. Renato Tasca OPAS/OMS Brasil.
A Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) tem como missão formular, gerenciar e executar a política de Assistência Social no município de Porto.
NÚCLEO ANDRADINA. LEGISLAÇÃO Portaria GM 2554 de 28 de outubro de 2011 Institui o Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, o Componente.
Os Programas de Provimento:
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
Gestão da Saúde Pública
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Programa Nacional de Desenvolvimento Gerencial no SUS
Apresentação Diagnóstico Social
UNIVERSIDADE ABERTA DE EDUCACAO PERMANENTE EM SAUDE DEZ/2007.
Março 2011 PRIORIDADES, RUMOS E TENDÊNCIAS. AS PRIORIDADES DOS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE Giovanni Guido Cerri Secretaria de Estado da Saúde.
I Encontro dos Núcleos do CONASEMS - Núcleo COMUNICOSEMS.
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
Enfermagem em Trauma e Emergência
CAPACITAÇÃO PARA GESTORES Práticas integrativas e complementares.
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
Associação Brasileira
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
DESAFIO 4: VALORIZAÇÃO SOCIAL DA APS E AÇÕES INTERSETORIAIS ARMANDO - COSEMS CAROLINE - COSEMS RS CELIA BORTOLETO - COSEMS DANIELA BORBA – SES RO ELISABETH.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
Secretaria de Saúde MONITORAMENTO PAS 2011 ELABORAÇÃO DA PAS 2012 Recife, 25 de agosto de 2011.
Plano de Desenvolvimento do e-SUS AB
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GESTORES DO SUS Proposta preliminar – ENSP-FIOCRUZ.
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
Grupo Aspectos Gerenciais Componentes: Andrea-Deges /MS,Vânia /AC,Carmem /SP, Janete /SC,Maria da Conceição /AM, João /AP,Elizabete /DF.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Dra. Luciana Laureano Paiva – Curso de Fisioterapia UFRGS Dra. Cristianne Maria Famer Rocha – Curso de Saúde Coletiva UFRGS Abril, 2014.
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
ETAPA MUNICIPAL Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro” Celso Luiz Dellagiustina
ATENÇÃO DOMICILIAR. População: habitantes, 3ª maior população do estado. Localização: Nordeste de SC no Médio Vale do Itajaí a 150 km da capital.
Apoio Matricial, Apoio em Saúde e a Articulação da Rede
Transcrição da apresentação:

Projeto de Territorialização da Saúde em Porto Alegre/RS: uso de aplicativo de georreferenciamento e do Observatório da Cidade de Porto Alegre como ferramentas qualificadoras da descentralização do SUS na capital gaúcha. Juliana Maciel Pinto Enfermeira Assistente técnica da PMPA/SMS/CGAPSES Abr./2014

O que nos leva a querer um observatório em saúde? Busca de informações e fontes usuais, como a televisão, rádio, jornais e revistas, internet (facebook, twiter, etc.) e bases de dados, incluem os cidadãos na análise sobre o SUS, a estrutura pública, social e a saúde da população?

O que nos leva a querer um observatório em saúde? Quais as justificativas para a descentralização de determinados serviços de saúde? Como incluir a população na compreensão do SUS e garantir a participação popular na qualificação das políticas de saúde? Onde é necessário o investimento de recursos materiais e técnicos em saúde em um território do tamanho de Porto Alegre, de uma Gerência Distrital, de um Distrito Sanitário ou mesmo de uma Unidade de APS? Temos ferramentas suficientes que nos auxiliem nesta caminhada? Você já se perguntou quais outros questionamentos relacionadas à saúde e que não conseguimos ter as respostas nas bases de dados e nas mídias usuais?.....

Alternativa encontrada em POA/RS GT Territorialização e Regionalização da Saúde Preocupação principal = organizar os dados sobre os territórios da cidade e apresentar de forma simplificada (e não simplista) à população alvo (usuários e profissionais dos serviços). Secretaria de Governança desenvolveu e mantém o Observatório da cidade de Porto Alegre (ObservaPOA), com dados de todas as áreas sociais territorializados. – Os dados específicos da Saúde são alimentados a partir de informações disponibilizadas pelos setores da SMS,.... mas são poucos.

E com o GT Territorialização, o que mudou? 1º) disponibilização da tabela de trechos de logradouros por unidade de Atenção Primária à Saúde; 2º) aproximação e participação com assento permanente no Núcleo Gestor de Cartografia e Geoprocessamento da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA), coordenado pela Secretaria Municipal de Urbanismo; 3º) disponibilização de um aplicativo institucional intranet para o georreferenciamento de dados com o apoio da empresa pública municipal de Tecnologia da Informação (PROCEMPA); 4º) inclusão de um profissional da área de cartografia para a atualização das áreas de APS, considerando as características territoriais das regiões e capacitações em geoprocessamento;

E com o GT Territorialização, o que mudou? 5º) atualização geral das áreas das 127 unidades de APS existentes no município; 6º) revisão geral da modelagem do Aplicativo GeoSaúde; 7º) aplicação de um calendário semestral para a de capacitações para o uso do Aplicativo GeoSaúde, em execução, e 8º) realização de curso básico para o uso do Aplicativo ArcGis para os profissionais responsáveis pela alimentação do Aplicativo geoSaúde, da PMPA.

Enfim... Até o momento, houve a participação de mais de 200 trabalhadores e também de conselheiros de saúde nas etapas de capacitações, cursos e atualizações de áreas.

E ainda temos alguns desafios! POPULARIZAR AS FERRAMENTAS!!!! ObservaPOA, GeoSaúde, etc. COMO? – OPORTUNIZANDO ESPAÇOS DO SUS PARA ACESSO WEB DEVEM TORNAR-SE UMA REALIDADE EM PORTO ALEGRE, E ESTAMOS NESTE CAMINHO!!!