É mais difícil que a solidariedade se espalhe além do laços parentais, quando as estruturas hierárquicas prevalecem, como por exemplo aqueles que historicamente.

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É mais difícil que a solidariedade se espalhe além do laços parentais, quando as estruturas hierárquicas prevalecem, como por exemplo aqueles que historicamente.
Os conceitos podem ser estudados baseando-se no nível de generalidades deles. De um conceito é possível analisar: 1. A «intensão»: o conjunto de características.
Indução e a dedução | 1 A INDUÇÃO e a DEDUÇÃO são formas opostas de raciocínio. INDUÇÃO: raciocínio em que, de fatos particulares, se chega a uma conclusão.
O capital social | 1 Putnam define o « capital social » de acordo com «a confiança, as normas que governam a coexistência, as redes de associacionismo.
Aula 8: Capital social e cultural.  Retomar aula anterior  Desenvolvimento no século XXI  Sociedade do conhecimento e novas qualificações  Indicadores.
Relembrando: A liderança depende da:
Transcrição da apresentação:

É mais difícil que a solidariedade se espalhe além do laços parentais, quando as estruturas hierárquicas prevalecem, como por exemplo aqueles que historicamente se radicaram na Itália do Sul. A prática social da confiança seria limitada, neste caso, às “trocas de favores e obrigações de tipo assimétrico”, prejudicando a possibilidade de uma “solidariedade horizontal regulada por normas de reciprocidade”. Familismo amoral | 1 BANFIELD, Edward C. (1958), The moral basis of a backward society. Nova York, The Free Press.

Familismo amoral | 2 Como observa Banfield (1958: 63), a percepção que a população em Montegrano – na verdade tratate-se da cidade de Chiaromonte – tem de sua existência miserável pode ser atribuída, especialmente, à sua imagem de status de camponeses e a uma concepção de vida fatalista, segundo a qual as condições concretas de existência estão fora do controle do indivíduo ordinário (sendo atribuídas a instâncias extraordinárias, como o desígnio divino, o destino, a sorte ou o azar). BANFIELD, Edward C. (1958), The moral basis of a backward society. Nova York, The Free Press.

Desta forma, o «montegranese» passa sua vida numa espécie de circuito contínuo de descontinuidade, onde o futuro mais imediato é inacessível à prospecção ou ao planejamento. Para usar uma expressão típica em Montegrano, «o futuro a Deus pertence». Familismo amoral | 3 BANFIELD, Edward C. (1958), The moral basis of a backward society. Nova York, The Free Press. ESTEVES, Paulo Luiz MorEUAx Lavigne. Cordialidade e familismo amoral: os dilemas da modernização. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 1998, vol.13, n.36 [cited ].

O princípio geral é aquilo de «[...] maximizar os benefícios materiais e de curto prazo da sua família nuclear, assumindo que todos os outros estejam fazendo igual» Familismo amoral | 4 BANFIELD, Edward C. (1958), The moral basis of a backward society. Nova York, The Free Press.

BourdieuPutnam «o capital social é a soma dos recursos reais ou potenciais potenciais que estão ligados à posse de uma rede durável de relações mais ou menos institucionalizadas de mútuo conhecimento e reconhecimento» «a confiança, as normas que governam a coexistência, as redes de associacionismo cívico, os elementos que melhoram a eficiência da organização social fomentando iniciativas levadas de comum acordo». «Capital social» | Diferenças entre Putnam e Bourdieu

O capital social | 1 Para Lyda Judson Hanifan, capital social refere-se a: «…às coisas intangíveis [que] são importantes para o cotidiano das pessoas: boa vontade, amizade, solidariedade, interação social entre os indivíduos e as famílias que compõem uma unidade social [...] Uma pessoa apenas existe socialmente, se deixada a si próprio […] Mas se ela entrar em contato com o seu vizinho, e estes com outros vizinhos, haverá uma acumulação de capital social, que pode imediatamente satisfazer suas necessidades sociais e que podem ostentar uma potencialidade social suficiente para a melhoria substancial da comunidade, para as condições de vida de toda a comunidade. A comunidade como um todo se beneficiará pela cooperação de todas as suas partes, enquanto que o indivíduo vai encontrar nas suas associações as vantagens da ajuda, da solidariedade… bem como seu vizinho no clube. » Hanifan, Lyda Judson (1916). The Rural School Community Centre. Annals of the American Academy of Political and Social Sciences 67,

O capital social | 3 Putnam define o « capital social » de acordo com «a confiança, as normas que governam a coexistência, as redes de associacionismo cívico, os elementos que melhoram a eficiência da organização social fomentando iniciativas levadas de comum acordo». Putnam, R. D. (1993), La tradizione civica nelle regioni italiane, Milano: Arnoldo Mondadori Editore, Making Democracy Work (1993), Princeton University Press.

Conforme Putnam, o capital social gera um efeito final acumulativo no desenvolvimento econômico e na eficácia das instituições locais. Aquelas comunidades sociais que são caracterizadas por abundantes reservas de «capital social» são mais eficientes e justas. O capital social | 4 Putnam, R. D. (1993), La tradizione civica nelle regioni italiane, Milano: Arnoldo Mondadori Editore, Making Democracy Work (1993), Princeton University Press. Aula 3

Na nossa definição de capital social, «social» refere-se à associação, ou seja, o capital pertence a uma coletividade ou a uma comunidade; ele é compartilhado e não pertence a indivíduos (social de «sócio», parceiro). O capital social não se gasta com o uso; ao contrário, o uso do capital social o faz crescer (a confiança gera confiança). O capital social | 5 Putnam, R. D. (1993), La tradizione civica nelle regioni italiane, Milano: Arnoldo Mondadori Editore, Making Democracy Work (1993), Princeton University Press. Aula 3

Nesse sentido, a noção de « capital social » indica que os recursos são compartilhados no nível de grupo e sociedade, além dos níveis do indivíduo e da família. Isso não implica que todos aqueles que compartilham determinado recurso de capital social se relacionem enquanto amigos; significa, no entanto, que o « capital social » existe e cresce a partir de relações de confiança e cooperação e não de relações baseadas no antagonismo. O capital social | 6 Putnam, R. D. (1993), La tradizione civica nelle regioni italiane, Milano: Arnoldo Mondadori Editore, Making Democracy Work (1993), Princeton University Press. Aula 3

Capital social é «capital» porque, para utilizar a linguagem dos economistas, ele se acumula, ele pode produzir benefícios, ele tem estoques e uma série de valores. O capital social refere-se a recursos que são acumulados e que podem ser utilizados e mantidos para uso futuro. O capital social | 7 Putnam, R. D. (1993), La tradizione civica nelle regioni italiane, Milano: Arnoldo Mondadori Editore, Making Democracy Work (1993), Princeton University Press. Aula 3

Putnam desenvolve diferentes medidas do conceito de «capital social»: 1. a fração de pessoas que tinham servido em uma organização local de voluntariado; 2. os afiliados a uma organização local de voluntariado; 3. o número de reuniões destas associações; 4. o número de reuniões públicas assistidas por cada pessoa; 5. as horas passadas em casa de amigos; 6. a participação eleitoral. 7. [...] Indicadores do capital social Aula 3

As regiões italianas tornaram-se um caso exemplar de estudo depois das pesquisas de Banfield (1958) e Putnam (1993), repetidas de novo por Doroty Zinn (2001) e Cartocci (2007). Capital social na Itália | 1 Banfield, E. C. (1958), The Moral Basis of a Backward Society, New York: The Free Press. Putnam, R. D. (1993), La tradizione civica nelle regioni italiane, Milano: Arnoldo Mondadori Editore, tr. it., Making Democracy Work (1993), Princeton University Press. Zinn, D. (2001), La raccomandazione. Clientelismo vecchio e nuovo, Roma: Donzelli. Cartocci R. (2007), Mappe del tesoro. Atlante del capitale sociale in Italia, Bologna: Il Mulino. Aula 3

Há um laço muito estreito entre este conceito de capital social e o rendimento das instituições: uma tradição cívica forte (ampla difusão de capital social) favorece o desempenho das instituições políticas e o desenvolvimento econômico. Pelo contrário, onde a tradição cívica resulta mais fraca prevaleceriam a estagnação econômica e a ineficácia das instituições políticas. Capital social na Itália | 2 Putnam, R. D. (1993), La tradizione civica nelle regioni italiane, Milano: Arnoldo Mondadori Editore, tr. it., Making Democracy Work (1993), Princeton University Press. Aula 3

A escassez de capital social no Sul da Itália surge pelo mesmo círculo vicioso de «familismo amoral» e clientelismo. No caso do «familismo amoral», as vantagens imediatas materiais do próprio núcleo familiar são maximizados também ao custo de bloquear as formas organizacionais de cooperação social: são os antípodas da civicness, motor do capital social, invocada por Putnam. Capital social na Itália | 3 Putnam, R. D. (1993), La tradizione civica nelle regioni italiane, Milano: Arnoldo Mondadori Editore, tr. it., Making Democracy Work (1993), Princeton University Press. Aula 3

Este tipo de «dotação coletiva» se refletiria também nas instituições políticas e no desenvolvimento das relações de mercado. As transações econômicas ocorrem em um tecido ético feito de confiabilidade entre os atores, respeito pelas regras, baixa incidência do comportamento oportunista e lealdade para as instituições. Capital social na Itália | 4 Putnam, R. D. (1993), La tradizione civica nelle regioni italiane, Milano: Arnoldo Mondadori Editore, tr. it., Making Democracy Work (1993), Princeton University Press. Aula 3

A fim de detectar o estoque de capital social nas diferentes áreas geográficas da Itália, Cartocci (2007) – repetindo o estudo de Putnam (1993) – levanta a dotação do estoque de capital social nas diversas áreas do país por meio de quatro indicadores: 1.difusão de jornais diários; 2.nível de participação eleitoral; 3.difusão do associativismo desportivo; 4.difusão de doações de sangue. Cartocci R. (2007), Mappe del tesoro. Atlante del capitale sociale in Italia, Bologna: Il Mulino. Capital social na Itália | 5 Aula 3

Os dois primeiros indicadores buscam revelar aspectos da relação entre os cidadãos e a comunidade política através de meios visíveis («votar») e invisíveis («ler o jornal») de participação política. Os outros dois indicadores visam demonstrar uma forma mais direta de expressão do senso de obrigação com os outros, verificando a disposição voluntária de doação do tempo, como dirigente ou treinador de associações desportivas sem fins lucrativos, e do sangue. A validade desses indicadores é a de ser capaz de compreender a dimensão «oblativa», ponto crucial do argumento de Cartocci, entendida como atitude à doação voluntária para os outros. Cartocci R. (2007), Mappe del tesoro. Atlante del capitale sociale in Italia, Bologna: Il Mulino. Capital social na Itália | 6 Aula 3

A respeito do trabalho de Putnam o mérito de Cartocci é duplo: usa uma família de indicadores mais recentes ( ) e desenvolve uma análise mais específica: passa do nível regional ao provincial (103 casos contra 20). A geografia do capital social apresenta uma forte divisão na Itália, com um acúmulo de capital social muito maior nas províncias do Norte em relação às do sul. A pesquisa indica também uma forte correlação (r = 0,93) entre o índice de capital social e o produto interno bruto per capita (no nível provincial). Cartocci R. (2007), Mappe del tesoro. Atlante del capitale sociale in Italia, Bologna: Il Mulino. Capital social na Itália | 7 Aula 3

Putnam define o «capital social» de acordo com «a confiança, as normas que governam a coexistência, as redes de associacionismo cívico, os elementos que melhoram a eficiência da organização social fomentando iniciativas levadas de comum acordo». Putnam, R. D. (1993), La tradizione civica nelle regioni italiane, Milano: Arnoldo Mondadori Editore, Making Democracy Work (1993), Princeton University Press. Portes, A. (2000), The Two Meanings of Social Capital, Sociological Forum, Vol. 15, No. 1 (Mar., 2000), pp Indicadores de capital social | 1 De acordo com Portes, conceito de capital social, «se torna multidimensional, mutável, nos níveis e unidades de análise, nas metodologias de pesquisas».

“De modo geral, você diria que se pode confiar na maioria das pessoas ou que se deve ser muito cuidadoso no relacionamento com as pessoas?” A porcentagem de pessoas que responderam “sim” constitui a nossa medida internacional de confiança social. Os países do mundo com mais alta confiança estão na Escandinávia; muitos dos países com menor confiança estão na América Latina. Power, Timothy J. and González, Júlio, Cultura política, capital social e percepções sobre corrupção: uma investigação quantitativa em nível mundial. Rev. Sociol. Polit., Nov 2003, no.21, p Indicadores de capital social | 2

Power, Timothy J. and González, Júlio Cultura política, Capital social e percepções sobre corrupção: uma investigação quantitativa em nível mundial. Rev. Sociol. Polit., Nov 2003, no.21, p Indicadores de capital social | 3

Putnam desenvolve diferentes medidas do conceito de «capital social»: 1. a fração de pessoas que tinham servido em uma organização local de voluntariado; 2. os afiliados a uma organização local de voluntariado; 3. o número de reuniões destas associações; 4. o número de reuniões públicas assistidas por cada pessoa; 5. as horas passadas em casa de amigos; 6. a participação eleitoral. 7. [...] Por razões de simplicidade, essas medidas são combinadas em uma única medida (index de capital social). Robert Putnam (2000), Bowling Alone: The collapse and Revival of American Community, New York: Simon and Schuster. O capital social nos EUA | 1

«Bowling Alone» Conforme Putnam, ao aumentar o número de jogadores de bowling, diminuem os afiliados nas associações de bowling (indicador de capital social). De forma geral, observa-se então uma tendência rumo ao individualismo. Robert Putnam (2000), Bowling Alone: The collapse and Revival of American Community, New York: Simon and Schuster. O capital social nos EUA | 2

O capital social nos EUA | 3 Robert Putnam (2000), Bowling Alone: The collapse and Revival of American Community, New York: Simon and Schuster. Valor médio de afiliados (%)

O capital social nos EUA | 4 Robert Putnam (2000), Bowling Alone: The collapse and Revival of American Community, New York: Simon and Schuster.

O capital social nos EUA | 5 Robert Putnam (2000), Bowling Alone: The collapse and Revival of American Community, New York: Simon and Schuster.

O capital social nos EUA | 7 Robert Putnam (2000), Bowling Alone: The collapse and Revival of American Community, New York: Simon and Schuster.

O capital social nos EUA | 8 Robert Putnam (2000), Bowling Alone: The collapse and Revival of American Community, New York: Simon and Schuster.

O capital social nos EUA | 6 Robert Putnam (2000), Bowling Alone: The collapse and Revival of American Community, New York: Simon and Schuster.

Teoria dos jogos | 1

Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos (2007), Economia Micro e Macro, São Paulo: Atlas Editora, p. 173.

Teoria dos jogos | 2

Avaliação (???) Administração pública gerencial e Administração pública societal: limites e pontos positivos dos modelos analisados