REINVENTANDO OS LAÇOS FAMILIARES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desde pequenos um hábito se instala em nós: resolver problemas comprando coisas. Você já percebeu como essa situação é bastante.
Advertisements

TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA
Limites, afetividade e ADOLESCÊNCIA, como conciliar?
Que tenhas um bom dia Benjamin Disraeli
Eu aprendi que ter uma criança adormecida nos braços é um dos momentos mais pacíficos do mundo;
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
E você, quem escolheria? Uma mulher regava o jardim de sua casa.
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
1 Família, a base para cidadania. 2 3 A configuração de família no seu surgimento está atrelada ao casamento monogâmico, heterossexual, ao modelo patriarcal.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
O ministério da visitação foi a ferramenta missionária que o próprio Céu usou. Deus enviou Seu Filho, que se fez Deus conosco, para adentrar a este mundo.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
Nome cooperativa Sicoob Breve informações sobre a Singular.
Casa Templária, 30 de maio de 2010 Minhas Queridas Sementes: Alegría, Alegría, Alegría !
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Família Professor: Cordeiro.
Sentei em uma varanda, em um dia de verão, bebendo chá gelado enquanto visitava minha mãe. "Nunca esqueça de suas amigas" ela falou, mexendo nos cubos.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor: Aníbal.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Estes slides são para uso das igrejas cristãs e irmãos que desejem se aprofundar no tema. Para adquirir as revistas para a sua igreja, acesse
S OCIEDADE, E CONOMIA, P OLÍTICA E E DUCAÇÃO : R ELAÇÕES RECÍPROCAS. José Roberto O. dos Santos Fundamentos sociopolíticos e econômicos da educação.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
Vamos imaginar uma situação típica de casamento: você conhece alguém que lhe atrai, começa a namorar, vive uma paixão deliciosa, sente muito tesão,
DIAGNÓSTICO PRELIMINAR – Melhoria de Processos Ambientação do novo funcionário Cap. 21 – Manual de T & D – Gustavo Boog Profa. Mestre Marta Ajej.
ENTREVISTA ATENÇÃO! UTILIZE OS SLIDES APENAS COMO MATERIAL ACADÊMICO. NÃO O PASSE A TERCEIROS. OBRIGADA.
O Projeto Político Pedagógico é...
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
Para entender o que é política pública Produção cultural
Templates O.Ribeiro A geração que nasceu nas décadas de 60 e 70 cresceu e se desenvolveu cercada de proibições e censuras. A ditadura ainda estava presente.
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
A. Condições de bem-estar familiar A família é reconhecida: Pelo estado; Pelos organismos internacionais; Pela sociedade civil;
GESTÃO DO PAIF.
Progressão automática. Quanto custa ter sempre razão? Em algum momento, paramos para analisar esta questão? Já pensamos quais são as consequências, de.
Educando após o divórcio ” Manual para pais divorciados Autor: Philip M. Stahl, Ph.D.
Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado de trabalho Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado.
Sabe quem está chegando? A família Real de Marte, uma simpática família extra-terrestre. E sabe o que eles acharam de mais intrigante em suas primeiras.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
VIRGINIA SATIR O Terapeuta deve especular sobre a relação do casal. Esta é a 1ª coisa que o terapeuta deve verificar, pois para ela a terapia de família.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
POSITIVISMO E SUA INFLUÊNCIA NO MUNDO MÓDULO 4. Augusto Comte ( ) é tradicionalmente considerado o pai da Sociologia. Foi ele quem pela primeira.
Filosofia/sociologia.  Como definir?  Para começar a pensar...  2/14/a-familia-e-a-base-da-sociedade/
A LUZ DE PAULO Act.9,3: Estava a caminho e já próximo de Damasco quando se viu subitamente envolvido por uma intensa luz vinda do Céu! Act.22,6: Ia a caminho.
Uma reflexão sobre o amor e a vida... Progressão automática.
Educação e Arte. Desenvolver programas educativos junto às comunidades circunvizinhas a sede da Escola Ecológica para a construção da consciência planetária,
Filosofia Moderna: empirismo e iluminismo
OFICINA: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Texto: Meu primeiro beijo.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
OBJETIVOS DA ATIVIDADE: Conhecer e trocar experiências com a comunidade; Favorecer vínculos positivos de parcerias entre alunos, funcionários da.
QUEM É VOCÊ? PORQUE SOMOS CRIAÇÃO DE DEUS REALIZADA EM CRISTO JESUS EFÉSIOS 2:10.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Movimentos Migratórios e suas Motivações
REESTRUTURAÇÃO DO CURSO DE GESTANTES COMO ESTRATÉGIA PARA ADESÃO AO PROJETO PARTO ADEQUADO AUTORES: DARÓS, J. T.; MENEGHIN, M. C.; TEIXEIRA, M. A. S.
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
1 FAMÍLIA HISTÓRICO.. 2 A CONFIGURAÇÃO DE FAMÍLIA NO SEU SURGIMENTO ESTÁ ATRELADA AO CASAMENTO MONOGÂMICO, HETEROSSEXUAL, AO MODELO PATRIARCAL E A PROPRIEDADE.
B RASIL 2035 Tendências - Dimensão Social. Envelhecimento da população com impacto nos serviços de atendimento Índice de envelhecimento da população Taxa.
COINF Evangelização Espírita Infantil.. O Que é o Processo Ensino - Aprendizagem ? 2. “O Processo de ensino-aprendizagem está centrado no educando.
OS IDEAIS DA LUTA EMANCIPACIONISTA
ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO LA SALLE PROFESSORA: NILSE INES K. FEIX DISCIPLINA: HISTÓRIA ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO LA SALLE PROFESSORA: NILSE INES K. FEIX.
CONHECENDO A SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE ¹ELOARA CAROLINE RODRIGUES REBONATO, ²AMANDA NASCIMENTO VASQUES DE SOUZA,²ROSILAINE APARECIDA COUTINHO,²THAIS,³.
1 Fomos formados para fazer parte da família de Deus.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
Métrica do Amor. Transição Automática. Como se mede uma pessoa? Os tamanhos variam conforme o grau de envolvimento. Ela é enorme pra você quando fala.
Dever de sentar-se “Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, Eu estou aí no meio deles.” (Mt 18,20)
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Janaina Rodrigues Pitas Formadora do CEFAPRO Primavera do Leste
“Roupa Usada dá Projeto Social”. O Projeto Amigo nasce em Itália, através de uma ideia do Dr. Michele Posca que, pela sua formação católica, quis aliar.
Transcrição da apresentação:

REINVENTANDO OS LAÇOS FAMILIARES Profª Ms Magda Luíza Bertolini Tótola Fernandes Professora – Pedagoga – Terapeuta Familiar

PAUTA ACOLHIDA MENSAGEM : TORRADAS QUEIMADAS; DINÂMICA “MÃOS ESTENDIDAS”; VÍDEO : VAI VALER A PENA; CONSIDERAÇÕES SOBRE: E A FAMÍLIA, O QUE É? DINÂMICA “A CALHA”; OFICINA DE VIVÊNCIA.

E A FAMÍLIA, O QUE É?

Acompanhe-o, não o leve; Responda-lhe, não o instrua; Proteja-o, não o cubra; Abrigue-o, não o esconda; Na educação de nossos filhos todo exagero é negativo; Mostre-lhe o perigo, não o atemorize; Ajude-o, não o substitua; Ame-o, não o idolatre;

Inclua-o, não o isole; Alimente suas esperanças, não as descarte; Não exija que seja o melhor, peça-lhe para ser bom e dê exemplo; Não o mime em demasia, rodeie-o de amor; Não o mande estudar, prepare-lhe um clima de estudo; Não fabrique um castelo para ele, vivam todos com naturalidade;

Lembre-se de que seu filho não o escuta, ele o olha. Não lhe ensine a ser, seja você como quer que ele seja; Não lhe dê a vida, vivam todos; Lembre-se de que seu filho não o escuta, ele o olha. (Eugênia Puebla).

IDEIAS DO PATRIARCADO; AS MUTAÇÕES NA INSTITUIÇÃO FAMILIAR FAMÍLIA TRADICIONAL EXTENSA; IDEIAS DO PATRIARCADO; OBJETIVOS PRINCIPAIS – GERAR FILHOS E MANTER O PATRIMÔNIO; CASAMENTOS ARRANJADOS;

IDADE MODERNA FAMÍLIA NUCLEAR; RELACIONAMENTOS ALTERADOS (CASAL E FILHOS); CRISE DO PATRIARCALISMO; EMANCIPAÇÃO FEMININA; REVOLUÇÃO DOS MEIOS CONTRACEPTIVOS; ENTRADA DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO; CASAMENTO POR AMOR.

Dos arranjos nucleares às configurações mosaicas; ATUALIDADE Dos arranjos nucleares às configurações mosaicas; Evidências comuns mesmo com toda essa diversidade: diminuição do número de membros; diminuição de casamentos religiosos; aumento na participação feminina no mercado de trabalho; Participação de vários membros da família em sua economia. PRECISAMOS REFLETIR SOBRE ESSES NOVOS LAÇOS PARA MELHOR COMPREENDÊ-LOS E EVITAR CAMINHOS QUE FRAGILIZEM A FAMÍLIA, A FIM DE QUE ELA NÃO PERCA O QUE TEM DE BOM, SOBRETUDO NOS ASPECTOS AFETIVOS E ÉTICOS.

IDENTIFIQUE COMO ERA SUA FAMÍLIA (PAIS/AVÓS): ATIVIDADE 1 IDENTIFIQUE COMO ERA SUA FAMÍLIA (PAIS/AVÓS): NO CASAMENTO; NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS; NA RELAÇÃO MARIDO E MULHER; NA RELAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS

ATIVIDADE 2 UMA DAS CAUSAS DA MUDANÇA DO MODELO TRADICIONAL DE FAMÍLIA SE DEVE À CRISE DO PATRIARCALISMO E À EMANCIPAÇÃO FEMININA. PERGUNTA: EM QUE O PAI CONTEMPORÂNEO É DIFERENTE DO PAI DA FAMÍLIA TRADICIONAL?

ATIVIDADE 4 A RESOLUÇÃO DE CONSTITUIR UMA FAMÍLIA SUPÕE ESCOLHAS BEM PENSADAS, PORQUE TODA RELAÇÃO É UM ENCONTRO DE PESSOAS. REFLITA: ALÉM DO AMOR, QUAIS SÃO OS ELEMENTOS IMPORTANTES PARA A DECISÃO FINAL DE VIVER JUNTOS?

O QUE É MOTIVO DE FRUSTRAÇÃO? O QUE É MAIS PRAZEROSO? ATIVIDADE 5 A FAMÍLIA TAMBÉM É UM LUGAR DE CONFLITOS QUE PRECISAM SER ENFRENTADOS E NÃO OCULTADOS. A AFETIVIDADE NÃO É VIVENCIADA APENAS POR SENTIMENTOS COMO O AMOR OU A AMIZADE, MAS TAMBÉM POR OUTROS COMO A RAIVA, O CIÚME , A INVEJA. POR ISSO É IMPORTANTE FAZER O LEVANTAMENTO DESSES SENTIMENTOS NAS RELAÇÕES FAMILIARES: O QUE É MOTIVO DE FRUSTRAÇÃO? O QUE É MAIS PRAZEROSO? IDENTIFICAR QUAIS SÃO OS CONFLITOS MAIS FREQUENTES E QUAL A MELHOR MANEIRA DE ENFRENTÁ-LOS.

ATIVIDADE 6 ANALISAR EM QUE MEDIDA AS MUTAÇÕES DA FAMÍLIA PODEM APRESENTAR ASPECTOS POSITIVOS E QUAIS SERIAM OS NEGATIVOS?

Educar é uma tarefa que demanda longo investimento e paciência Educar é uma tarefa que demanda longo investimento e paciência. Não ocorre da noite para o dia. Mas, se quisermos que nossos filhos entendam que uma sociedade é organizada a partir de direitos e deveres e se quisermos que ajam como cidadãos e que trabalhem, produzam, se relacionem, usufruam dos seus benefícios e realizem seus desejos levando em conta, não apenas os interesses individuais, mas a coletividade, esta é a melhor forma de fazê-los interagir positivamente com o mundo: através do afeto, do respeito, do diálogo e dos limites que lhes são colocados.