ACIDENTES DE TRABALHO Caracterização do Projeto e Algumas Estatísticas Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) / Ministério da Economia e do Emprego (MEE)18.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REGISTO NACIONAL DE PNEUMONIAS
Advertisements

Plano de Formação para os professores nas escolas
Segurança e Saúde no Trabalho
Avaliação do Plano Plurianual
Visão Global do Projecto
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Proposta de novo modelo de Reconhecimento de Direito do Benefício por Incapacidade 1.
ORDEM DE SERVIÇO.
Medidas de Posição e Dispersão
© Dezembro, 2009 A localização nos sites das entidades empregadoras públicas dos conteúdos relativos ao emprego público.
Este software destina-se à gestão da área de expediente no que respeita a entradas e saídas de correspondência, emissão de ofícios e outros textos A Gestão.
A APLICAÇÃO Nº1 DOS BOMBEIROS PORTUGUESES. A APLICAÇÃO Nº1 DOS BOMBEIROS PORTUGUESES.
Quadro de Pessoal Módulo 680 Preencher os mapas dos quadros de pessoal
Programa Natura Semear
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Ministério da Previdência Social e o INSS
ParanáParaná As atividades econômicas predominantes do Estado do Paraná têm se alterado de forma pronunciada, mas ainda mantendo sempre um equilíbrio.
Conselho Local de Acção Social de Bragança REDE SOCIAL DO CONCELHO DE BRAGANÇA 2ª Sessão Plenária do CLAS - Bragança 26 DE JANEIRO AUDITÓRIO PAULO QUINTELA.
PGR- Programa de Gerenciamento de Riscos
A SEGURANÇA E SAÚDE do PROCESSO DE PRODUÇÃO ESTATÍSTICA 26 de setembro de 2014 Inês Gonçalves Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) / Ministério da Economia.
Centro de Conferência de Facturas Apresentação
MANUAL DE ORIENTAÇÕES OPERACIONAIS DA IMO
SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR NA BAHIA: UMA ANÁLISE SETORIAL E OCUPACIONAL
O Livro de Reclamações Electrónico INFARMED - Direcção de Inspecção e Licenciamento 15 de Abril de 2008.
Superintendência de Vigilância Sanitária e Ambiental Gerência de Fiscalização Coordenação de Fiscalização de Alimentos PROCEDIMENTOS DE VIGILÃNCIA SANITÁRIA.
Gestão de defeitos.
Diferenças Entre Embargo e Interdição na Segurança do Trabalho.
Escola EB 2,3/sec. João Garcia Bacelar - Tocha.  Define o que é retribuição?  Tipo de retribuição que podem existir.  Definição de falta e o seu respetivo.
Plano Decenal de Segurança do Trânsito
Escola Básica 2,3 Ciclos/Secundária João Garcia Bacelar - Tocha.
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
SERVIÇO DE ATENDIMENTO A ALUNOS
FATOR ACIDENTÁRIO DE PREVENÇÃO
Novas funcionalidades do registo on line de DM/DIV Demonstração prática do sistema de registo para Distribuidores Demonstração prática do sistema de registo.
Estrutura 1. Enquadramento………………………………………………………………………………..…… 3 2. Objectivos …………………………………………………………………………………………… Metodologia ………………………………………………………………………………………
Sistema de Regulação de Sinistro de Danos
OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC Secretaria de Comércio Exterior - SECEX Departamento.
António Lemonde de Macedo ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA BALANÇO FINAL DO FÓRUM SEGURANÇA RODOVIÁRIA António Lemonde de Macedo Investigador Coordenador Director.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
Formação Legislação Laboral Atualização 2015 ENQUADRAMENTO Venha conhecer as mais recentes alterações legislativas com implicação na Legislação Laboral.
O papel do Estagio na Formação de Professores
ADMINISTRAÇÃO DE RISCOS
Transparência Ativa: principais pontos. O Decreto 7.724/2012 (Art. 7º) estabelece um conjunto mínimo de informações que devem ser publicadas nas seções.
Arnaldo Moreira. eSocial: Programas de medicina e segurança do trabalho: O que é preciso adequar?
Programa Jovem Aprendiz
DIREITO FUNDIÁRIO Prof. Dr. José Alberto Maia Barbosa
Prof. Dr. José Alberto Maia Barbosa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO RECIFE 3.ª CONFERÊNCIA DA FORGES 4, 5 e 6 DEZEMBRO DE 2013.
SOLUÇÃO PRONIM E-SOCIAL
15 anos.
Mudanças climáticas, Pobreza e Desiguladades: fortalecendo a participação social no apoio a populações atingidas em desastres climáticos. Seminário Proposta.
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO 29 de Setembro de 2009 SESSÃO DE DIVULGAÇÃO “GRIPE A(H1N1)” ABSENTISMO LABORAL.
Programa de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Contínuo.
LOCAL, 1 de Junho de 2016 José Luis de Oliveira Pinto Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho Princípios e Domínios da Segurança do Trabalho.
Âmbito da Regulamenta ç ão da Actividade de Media ç ão de Seguros Vicente Mendes Godinho 31 de Janeiro de 2007.
CIPA – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
Gabinete do Antigo Aluno UPORTO GAA-UP 27 de Outubro de 2008.
PCPR 2014 Orientações Coordenação de Informação de Custos da União - COINC Subsecretaria de Contabilidade Pública - SUCON.
REGIME TRANSIT Ó RIO - MEDIA Ç ÃO DE SEGUROS O novo regime jur í dico Vicente Mendes Godinho 31 de Janeiro de 2007.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação do SUS. Gerência de Coordenação.
1 Audiência Pública N° 22/2010 Alteração de dispositivos da Resolução ANP nº42/2009 especificações do óleo diesel S50, S500 e S1800 Componentes da mesa:
GESTÃO DE DOCUMENTOS LEGISLAÇÃO SUELY FERREIRA DA SILVA.
PREFEITURA M. DE CAMPO GRANDE SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA EXECUTIVA DEPARTAMENTO DE.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Prof. Ricardo Alonso Gonzalez
1 /18 Base de Dados Informações de Declarações Fora do Prazo - CAGED 17/08/2012 Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho.
Sejam Todos bem-Vindos!!!.
Ana Paula Rosa Junho de 2016 Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho na Administração Central.
HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Transcrição da apresentação:

ACIDENTES DE TRABALHO Caracterização do Projeto e Algumas Estatísticas Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) / Ministério da Economia e do Emprego (MEE)18 de março de 2013 Inês Gonçalves

Consequências Sociais GEE / MEE18 de março de ACIDENTES DE TRABALHO – Caraterização do Projeto e Algumas Estatísticas Fonte de conhecimento e aprendizagem organizacional Se acontecer... Que fazer? Com que meios? Com que formação? Quem coordena? PREVERPREVENIRPROTEGER Como impedir? Como reduzir? Alterar estruturas? Alterar meios e comportamentos? ACIDENTE DE TRABALHO Todo o acontecimento inesperado e imprevisto do trabalho ou com ele relacionado, do qual resulte uma lesão corporal, uma doença ou a morte de um ou vários trabalhadores. Empresas O quê? Como? Onde? Com que efeitos? São uma realidade que se gostaria de evitar Trabalhadores 100 anos 1º diploma legal português que regulou a responsabilidade pelo risco de acidentes de trabalho - Lei n.º 83/1913 Consequências Económicas

GEE / MEE18 de março de PROCESSO DE PRODUÇÃO ESTATÍSTICA CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO RECOLHA DE DADOS TRATAMENTO E ANÁLISE DIVULGAÇÃO ACIDENTES DE TRABALHO – Caraterização do Projeto e Algumas Estatísticas

GEE / MEE18 de março de RECOLHA DE DADOSTRATAMENTO E ANÁLISEDIVULGAÇÃO ACIDENTES DE TRABALHO – Caraterização do Projeto e Algumas Estatísticas PROCEDIMENTO EM VIGOR Empresas Seguradores GEE Mapa de encerramento Portaria n.º 137/94, de 8 de Março Decreto-Lei n.º 362/93, de 15 de Outubro Portaria n.º 137/94, de 8 de Março Participação de AT Papel Participação de AT Papel Ficheiro

GEE / MEE18 de março de RECOLHA DE DADOSTRATAMENTO E ANÁLISEDIVULGAÇÃO ACIDENTES DE TRABALHO – Caraterização do Projeto e Algumas Estatísticas CRONOGRAMA da recolha de dados Ocorrência do Acidente e participação ao segurador Participação ao GEE Encerramento estatístico do processo JaneiroDezembro Janeiro Dezembro Ano nAno n + 1Ano n + 2 Dezembro Janeiro 30 Junho Data limite para envio dos dados ao EUROSTAT relativos ao ano n Mês mMês m + 1Mês m + 13

GEE / MEE18 de março de RECOLHA DE DADOSTRATAMENTO E ANÁLISEDIVULGAÇÃO ACIDENTES DE TRABALHO – Caraterização do Projeto e Algumas Estatísticas Proposta de nova legislação Empresas Seguradores GEE Participação de AT Variáveis da participação de AT Mapa de encerramento ConteúdoForma de envioPrazo para envio Anexo I Formato electrónico Formato de papel (para microempresas) Anexo II Formato electrónico Em formato Electrónico parte dos dados + Cópia digitalizada da participação de AT Anexo III Formato electrónico Formato Electrónico Anexo II Trimestralmente até ao último dia do mês a seguir ao fim do trimestre Anexo III Em Setembro/n+1 para AT ocorridos até Junho/n Em Março/n+2 para AT ocorridos entre Julho e Dezembro/n

GEE / MEE18 de março de RECOLHA DE DADOSTRATAMENTO E ANÁLISEDIVULGAÇÃO ACIDENTES DE TRABALHO – Caraterização do Projeto e Algumas Estatísticas CRONOGRAMA da proposta de recolha de dados Ano nAno n + 1Ano n Junho Data limite para envio dos dados ao EUROSTAT relativos ao ano n 1º T Anexo II Anexo III 2º T3º T4º T 1º T2º T3º T4º T1º T2º T3º T4º T Divulgação de dados a nível nacional

GrupoVariáveis SeguradorNúmero e nome Entidade empregadora Nome NIF País Distrito/ilha e município Atividade Económica Total de pessoas ao serviço Sinistrado Sexo Data de nascimento Data de admissão ao serviço Nacionalidade Situação na Profissão Tipo de vínculo à empresa Período em que ocorre o acidente Nº de horas semanais habitualmente trabalhadas Profissão Acidente Número de identificação do acidente (ano e nº de ordem) Data do acidente Hora do acidente Onde ocorreu o acidente Em que país Distrito/ilha e município Ambiente de trabalho e circunstâncias do acidente Tipo de Local onde ocorreu o acidente Atividade física específica Desvio Agente material do desvio Contacto Agente material do contacto Consequências do acidente Natureza da lesão Parte do corpo atingida Consequências do acidente (Morte / Nº dias de trabalho perdidos) ≈ participações 18 seguradores Estratificação por: Segurador Mês Validação ao ficheiro (em SPSS) GEE / MEE18 de março de RECOLHA DE DADOSTRATAMENTO E ANÁLISEDIVULGAÇÃO ACIDENTES DE TRABALHO – Caraterização do Projeto e Algumas Estatísticas Empresas GEE Mapa de encerramento Participação Papel Ficheiro Seguradores Separação por: lhas Estrangeiro Mortal Acidentes de Trajeto Análise, Codificação e registo: Do universo de ilhas, estrangeiro e mortais De uma amostra aleatória de cada estrato. Ficheiro Final Inferência PROCEDIMENTO EM VIGOR

GEE / MEE18 de março de RECOLHA DE DADOSTRATAMENTO E ANÁLISEDIVULGAÇÃO ACIDENTES DE TRABALHO – Caraterização do Projeto e Algumas Estatísticas Ficheiro Final PROCESSO DE ARMAZENAMENTO e DIVULGAÇÃO ESTATÍSTICA Envio dos dados ao Eurostat e ao INE (portal) Construção de apuramentos e resposta a pedidos de dados Divulgação da síntese e publicação de resultados – site GEE Armazenamento em Arquivo Histórico

GEE / MEE18 de março de RECOLHA DE DADOSTRATAMENTO E ANÁLISEDIVULGAÇÃO ACIDENTES DE TRABALHO – Caraterização do Projeto e Algumas Estatísticas CRONOGRAMA do processo

GEE / MEE18 de março de ACIDENTES DE TRABALHO – Caraterização do Projeto e Algumas Estatísticas Zona industrial (fábricas, oficinas, armazém, etc.) (36,7%) Trabalho com ferramentas de mão (26,4%) O que correu mal foi o movimento do corpo sujeito a constrangimento físico (29,9%) Microempresas ou trabalhadores independentes (28,3 %) Indústria transformadora (26,6 %) Algumas estatísticas Caracterização do “acidente mais frequente” Originaram feridas e lesões superficiais (53,9%) Extremidade superiores (37,5%) e inferiores (25,3%) Originaram ausências ao traba lho (69,7%) Sexo masculino (74,5%) 25 e 44 anos (53%) 10h00 – 10h59 (13,4%)

GEE / MEE18 de março de ACIDENTES DE TRABALHO – Caraterização do Projeto e Algumas Estatísticas Considerações Finais Elaborar Planos de Prevenção adequados à realidade nacional Combater a sinistralidade laboral Envio tardio da informação (participações/mapas de encerramento) Incoerências na informação constante nas diversas obrigações Participações com campos ilegíveis Redução de custos humanos e/ou materiais Redução de tempos de disponibilização de informação Aumento da quantidade e qualidade da informação divulgada Conhecer as tabelas e processos de codificação da informação em causa Apostar em ações de formação junto dos seguradores e empresas Rever os conteúdos programáticos dos cursos ministrados no âmbito da SHT

GEE / MEE18 de março de OBRIGADA! ACIDENTES DE TRABALHO – Caraterização do Projeto e Algumas Estatísticas