Profa. Dra. Rosângela C. Cortez Thomaz

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
sociedade capitalista.
Advertisements

O Espaço Geográfico, a Paisagem, o Lugar, o Território e a Região.
Geografia: A Paisagem, o espaço e lugar
GEOGRAFIA DO TURISMO PROFA. DRA. ROSÂNGELA C. CORTEZ THOMAZ
CONHECENDO E REGISTRANDO O PATRIMÔNIO CULTURAL RURAL PAULISTA - UFSCAR Profa. Dra. Rosângela Custodio Cortez Thomaz 22/10/2015.
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA DO BRASIL MÓDULO 01.
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE SUBPROJETO GEOGRAFIA/CERES OFICINA TRILHA URBANA:
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
+ Tecnociência Educação e Cultura Isa Beatriz da Cruz Neves - Faculdade de Educação da UFBA -
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
Escola Alternativo EJA Modalidade EAD Geografia: Da Natureza à Sociedade Tutor Alvaro Amaral.
PROGRAMA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - PCEDR BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS.
O Papel das Organizações do Terceiro Setor e sua relação com o Estado e demais setores Márcia Moussallem IATS – Instituto de Administração para o Terceiro.
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
GEOGRAFIA DO TURISMO PROFA. DRA. ROSÂNGELA C. CORTEZ THOMAZ
Regionalização Brasileira Educador: Luiz Lourenço.
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
As concepções de espaço As atividades partem do pressuposto de que o ensino de física deve ter por objetivo apresentar as teorias da física dentro de seu.
Apresentação II PRODETUR - SUL CAROLINE BECKER FERNANDA CARNEIRO SIMONE SANTOS.
Fundamentos da Ciência Geográfica Prof.: Marcos Antônio Alves de Araújo.
Aula 6: Outros capitais: capital cultural - Bourdieu
Lugar, paisagem e espaço geográfico
A Ciência Geográfica Objetos e Categorias de Estudo
Prof. Ricardo Lima Filosofia
IPA - INTRODUÇÃO AO PROJETO ARQUITETÔNICO
SOCIOLOGIA WEBERIANA Prof. Saulo Carvalho. Karl Emil Maximilian Weber ( ) Entre os fatores de importância incontestável estão as estruturas racionais.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
Prof. Dr° Vagner Custódio
ARQUEOTURISMO NA REGIÃO DE TUBARÃO – UMA PROPOSTA DE PRESERVAÇÃO PARA OS SAMBAQUIS curso de História Geovan Martins Guimarães – Autor, aluno de História,
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
GEOGRAFIA DO TURISMO Profa. Dra. Rosângela C. Cortez Thomaz
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
L ITERATURA E ESTUDOS CULTURAIS Pontos para debate sobre a obra Teoria literária: uma introdução, de Jonathan Culler. Professor: Marcel Lúcio Matias Ribeiro.
Filosofia e Ciência Leitura e discussão do Texto “Introdução à filosofia da ciência” de Alex Rosemberg.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Gustavo Rodrigues Lemos. O que é Geografia? geo – terra graphía – estudo, descrição Compreender as relações entre a natureza e a sociedade, bem como o.
Disciplina: Processos Psicológicos Básicos
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
A geografia e o turismo: uma relação recente e necessária
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: por um turismo mais solidário, menos perverso e mais justo.
Teoria Geral de Sistemas
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
GEOGRAFIA DO TURISMO PROFA. DRA. ROSÂNGELA C. CORTEZ THOMAZ
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Fundamentos da Administração
Revisando Modo de Produção Feudalismo A Nova Relação Cidade-Campo A Burguesia Os Estados Nacionais Centralização Política e Econômica Capitalismo Mercantil.
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
FUNDAMENTOS DA GEOGRAFIA (conceitos básicos)
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
AULA 2 Construindo as bases teóricas para o Trabalho de Campo Integrado Disciplina: TRABALHO DE CAMPO INTEGRADO Curso: Geografia Professor: MSC. Carlos.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
Slide 1 Estado de Santa Catarina I Seminário Multidisciplinar Sobre Desastres Melquisedec Medeiros Moreira, DSc Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
A Transposição Museográfica da Biodiversidade no Aquário de Ubatuba: estudo através de mapas conceituais Maurício de Mattos Salgado Orientadora:
Reconhecimento de Padrões Mineração de Dados para Detecção de Padrões de Mudança de Cobertura da Terra Padrões e processos em Dinâmica de uso e Cobertura.
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
Transcrição da apresentação:

Profa. Dra. Rosângela C. Cortez Thomaz GEOGRAFIA DO TURISMO Profa. Dra. Rosângela C. Cortez Thomaz Rocortez@rosana.unesp.br

Fenômeno relacionado às pessoas e aos espaços TURISMO GEOGRAFIA Ciência que estuda a produção do espaço e as relações sociais desenvolvidas por pessoas no espaço. Para compreender o mundo em diferentes escalas, essa ciência criou um conjunto de teorias e conceitos (Marcos Antonio A. Araujo) . Fenômeno relacionado às pessoas e aos espaços

ESPAÇO GEOGRÁFICO TÉCNICAS/ TRABALHO SOCIEDADE NATUREZA ESPAÇO

É a natureza, mais a sociedade que a transforma, que a habita... É a natureza, modificada pelo homem através da técnica, do trabalho...

É um conjunto indissociável e contraditório de sistemas de objetos (naturais e/ou artificiais) e sistemas de ações (SANTOS, 2008). É um conjunto de fixos e fluxos... “O espaço é hoje um sistema de objetos cada vez mais artificiais, povoado por sistemas de ações igualmente imbuídos de artificialidades, e cada mais vez mais tendentes a fins estranhos ao lugar e aos seus habitantes ” (SANTOS, 2008).

História do meio geográfico Meio Artificializado Meio Natural Instrumentalização

É acumulação desigual de tempos (produto histórico) 2015 Las Vegas (espaço teatralizado)

Etapas da história das relações entre sociedade e natureza 1 - MEIO NATURAL: Os elementos naturais eram predominantes; Eram utilizados pelo homem sem grandes transformações. 2 – MEIO TÉCNICO: Emergência de um espaço mecanizado (a máquina foi superando o trabalho humano); A natureza cada vez mais transformada; As áreas, as regiões e os países passam a se distinguir em função das inovações técnicas (progresso técnico limitado). 3 – MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO INFORMACIONAL: Interação da ciência e da técnica (a tecnologia floresce como nunca); A globalização atinge todos os espaços globais; Os países periféricos passam a ser alvos de investimentos; Os bens produzidos tornam-se rapidamente obsoletos (crise ecológica); Os países tornam-se interdependentes.

Os novos objetos e ações surgidos no âmbito de um meio técnico-científico-informacional estão sendo produzidos em um contexto espaço-temporal “[...] em que a aparência é cada vez mais importante que a essência e que o falso ocupa, sem qualquer constrangimento, o lugar do real” (Rita de Cássia Ariza da Cruz, 2007). Ex.: Quer emagrecer Quer comer

Paisagem: matéria prima do turismo É tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança. Ela pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca (paisagem natural e paisagem artificial). Se a paisagem é tudo aquilo que vemos, então uma pessoa com deficiência visual não teria o direito de ter acesso a paisagem?

A paisagem não é formada apenas por formas, mas por cores, sons, movimentos, odores e outros atributos sensoriais.

Rugosidades espaciais São formas espaciais herdadas do passado e produzidas em algum momento distinto da história, e cristalizadas no presente. A noção de ‘rugosidades’ complementa a concepção de que a produção do espaço é, ao mesmo tempo, construção e destruição ou ressignificação de formas e funções sociais dos lugares. Ex.: os espaços antigos, hoje são ocupados pelos museus, casas de cultura, restaurantes, hotéis... .

Território • É derivado do latim terra e torium, significando terra pertence a alguém; o Constituem de parcelas do espaço que são apropriadas pelos seres humanos; Um território é delimitado por fronteiras, limites, domínios materiais e não-materiais; Os limites do território estão associados às áreas de influência de grupos Humanos; O território é campo de forças que envolve relações de poder (macro= continente; micro= bairro; continuo= litoral; descontinuo= shopping= local de todas as tribos .

Região • Trata-se de um espaço concreto, dotado de características espaciais capazes de torná-lo homogêneo internamente, mas distinto de outros espaços (regionalização do turismo, desde 2003, regionalizar o espaço turístico em regiões) Lugares Não-lugares

BIBLIOGRAFIA BÁSICA ALMEIDA, M. G. Turismo e Geografia. São Paulo. Hucitec, 1996. ALVAREZ, J. R. D. Geografia del Turismo. Madrid: Síntesis, 1999. BARROS, Nilson Cortez Crocia de. Manual de Geografia do turismo: meio ambiente, cultura e paisagens. Recife: UFPE, [s.d.] BENI, Mário. Análise estrutural do turismo. 2.ed. São Paulo: SENAC São Paulo, 2000. CORRÊA, Roberto Lobato. Região e organização espacial. São Paulo: Ática, 1986. CRUZ, R. de C. A. de. Introdução à Geografia do Turismo. São Paulo: Roca, 2003. DE MASSI, Domenico. O ócio criativo. Rio de Janeiro: Sextante, 2000. FARAH NETO, M; SILVA, Neise, F. da.; CAPELLA, Márcia. Turismo: espaço e tempo. Rio de Janeiro: SENAC Nacional, 2000. LEMOS, Amália Inês G. (org.). Turismo: impactos socioambientais. 2.ed. São Paulo: Hucitec, 2000. LIMA, Luiz Cruz (org.). Da cidade ao campo: a diversidade do saber- fazer turístico. Fortaleza:UECE, 1998. MENDONÇA, Francisco de Assis. Geografia e meio ambiente. 4.ed. São Paulo: Contexto, 2001 (Caminhos da Geografia).

Atividade individual a ser debatido e entregue na próxima aula (22/03/2016) - Fichamento . Texto: XAVIER, Herbe. A percepção geográfica do turismo (caps. II e III). São Paulo: Aleph, 2007.

Obrigada!