PROJETO VEM-ESTAR
A EDUCAÇÃO ESTÁ EM TODOS OS LUGARES TEMA
CHEFE E EQUIPE DO NRE DIRETORES PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ALUNOS INSTÂNCIAS COLEGIADAS COMUNIDADE PÚBLICO ALVO
JUSTIFICATIVA
A chefe e equipe do NRE propõem as Instituições de Ensino um Projeto que busca a transformação da Escola em um espaço dinâmico, agradável, saudável e que sensibilize a todos. Para que essa organização aconteça é essencial a parceria de todos os envolvidos com as questões ambientais.
Para tal prática, faz-se necessário a conscientização dos problemas relacionados ao meio ambiente na escola e na comunidade, buscando soluções para os mesmos. É nesse contexto que a comunidade escolar deve se unir em um projeto que busca a realização e a vivência de um trabalho voltado para a melhoria do ambiente escolar e social. Pois o que é aprendido na escola é levado para a vida em comunidade, devemos preparar o aluno para tomadas de decisões e escolhas que possibilitem um estilo de vida saudável, dentro da comunidade na qual está inserido.
O projeto contempla a Meta 5, Mobilização contínua e participação permanente da comunidade escolar nas ações da Escola e fortalecimento das instâncias Escolares. A valorização do Patrimônio Público é parte integrante deste trabalho, pois, ao ser preservado, protegido e embelezado, compõem a identidade e a imagem da Instituição Escolar, favorecendo a convivência e preparando os alunos para a vida familiar e social. A transformação acontece quando a ideia de um transforma-se em objetivo comum.
OBJETIVO
Reconhecer o espaço escolar e perceber-se como parte dele, compreendendo que lugar determina aspectos importantes da vida; Tornar o ambiente escolar mais saudável, organizado, acolhedor, harmônico; Preservar a organização e a limpeza do espaço escolar.
DESENVOLVIMENTO
Para o desenvolvimento deste projeto será importante a realização de um levantamento físico da Instituição, mapeando as necessidades de revitalização dos locais, com o intuito de atender as aspirações da comunidade escolar. Através de questionamento sugestivos como: onde realizar melhorias; o que fazer; como fazer;
O projeto idealizará significados afetivos para os envolvidos e criará atitudes de cuidado para toda a vida, deixando de ser conceito vago, pessoal passando a adquirir um significado comum, resultando em sensibilização que estimulará os membros da comunidade a encararem o meio em que vivem como parte integrante de suas vidas.
O estudante participando ativamente na realização das atividades poderá enriquecer o seu conhecimento com pesquisas sobre diversos assuntos, o que reverterá em benefícios para o próprio aluno e toda a comunidade escolar.
Pretende-se também desenvolver ações sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, que tantas preocupações e prejuízos tem causado à população.
METODOLOGIA
Realizar pesquisa com a comunidade escolar estabelecendo as necessidades e prioridades; Podendo realizar atividades como: Pintura de paredes; Instalações de painéis com quadros ou artesanatos; Reorganização de espaços como: sala de aula, biblioteca, cozinha, almoxarifado, etc.; Criar espaços abertos para apresentações artísticas; Plantio de árvores ornamentais; Criar projetos paisagistas para área externas com parcerias de engenheiro ou arquiteto amigos da escola;
Criar jardim e ou horta suspensa em garrafas pet; Designar uma turma por semana para verificar o pátio tendo em vista o “check-list” da Dengue; colocação de recipientes adequados para o lixo produzido na escola; criação de blog na escola como vitrine para as mudanças, entre outras que a escola achar necessárias e importantes. Em todas as atividades listadas, incluir a participação de um professor(a) orientador e representantes do Grêmio Estudantil.
CRONOGRAMA Durante o ano letivo de 2016.
AVALIAÇÃO Ao final do ano letivo promover encontro de todos para analisar as atividades realizadas no período letivo de 2016 e propor novas ações para o ano de 2017.