Movimento Sindical Brasileiro na construção da Agenda do Trabalho Decente Gleides Sodré – secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Advertisements

BANDEIRAS DOS ESTADOS BRASILEIROS
Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização
Introdução Em nosso trabalho, apresentamos a história do CPF, suas características, buscando destacar de forma simples e objetiva como este documento tornou-se.
VIAJANDO PELAS REGIÕES BRASILEIRAS
DISTRITO FEDERAL.
Brasil: Divisão Regional (IBGE)
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Brasília, 27/06/2012 Trabalho Decente Adolescentes e Jovens.
* TRABALHO DECENTE * ARAXA – 04/10/ O compromisso do governo brasileiro com a promoção do trabalho decente inicia-se formalmente com a assinatura.
Brasil: Divisão Política
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
Os pescadores artesanais fazendo história
Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS
AS REGIÕES DO BRASIL.
O BRASIL E SUAS SUB-REGIÕES
Hanseníase – taxas anuais de detecção BRASIL, 1986 a 2003* * Dados preliminares, casos. Posição 31/03/2004. FONTES : ATDS/CGDEN/DEVEP/SVS/MS; SES;
Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017 Alimentos Saudáveis para o campo e a cidade.
Uma agenda positiva para a promoção de direitos de crianças e adolescentes no Brasil e no mundo Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Ouvidoria Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Adalberto Fulgêncio dos Santos Júnior Diretor do Departamento.
ANÁLISE COMPARATIVA SALARIAL PROFESSORES DAS REDES ESTADUAIS NO BRASIL.
SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.
19/05/08 1 Profa. Alessandra de L. Jacobsen - CAD/UFSC Construção de Indicadores Alexis Piazza Carina Melatto Floriano Jhonatan da Rosa INE5643 – Data.
C OMISSÃO DE C IÊNCIA, T ECNOLOGIA, I NOVAÇÃO, C OMUNICAÇÃO E I NFORMÁTICA A UDIÊNCIA P ÚBLICA QUALIDADE DE SERVIÇO DE TELEFONIA MÓVEL 15 de julho de 2015.
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
Organização Internacional do Trabalho IPEC A Organização Internacional do Trabalho Fundada em 1919 após a I Guerra Mundial Construiu uma estrutura social.
Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso DFDA/MT.
Audiência Pública CPI do Assassinato de Jovens Negros Samira Bueno Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Área de Inclusão Social - BNDES PMAE – Linha de Apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações.
Estilo de Vida e Hábitos de Lazer dos Trabalhadores das Indústrias Brasileiras.
Brasília, 27 de agosto de 2012 Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e o Plano Decenal – Audiência Pública - Publicidade.
Informe Nacional do Brasil para o Curso “Formación Sindical sobre organización y desarrollo sindical” (A2 – 04025)
O SINDICATO COMO ORGANIZAÇÃO A RAZÃO DE SER. 2 A história do sindicalismo: Revolução Industrial. QUAIS ERAM AS CONDIÇÕES DE TRABALHO? QUAL FOI A REAÇÃO.
Neste dia, apelamos: A reformas legislativas e políticas para garantir a eliminação do trabalho infantil no trabalho doméstico e a criação de condições.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Brasília - DF Outubro de 2009 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
AGENDA CURITIBA DE TRABALHO DECENTE - ACTD. Agenda Curitiba de Trabalho Decente.
“CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE” 2012 Dalva Apª da Silva Sunada.
Pesquisa – Formação e Ação Sindical No Fomento da Agenda de Trabalho Decente no Brasil.
Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e Pampa: unindo forças e compartilhando resultados para a conservação Diálogo Florestal para a Mata Atlântica.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
DIAGNÓSTICO DO PERFIL DOS RECURSOS HUMANOS, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE INTERNO INTEGRANTES DO CONACI ANO BASE 2016.
As origens da bandeira do Brasil
O SIGNIFICADO DA MÃOZINHA... Doar Unir Compartilhar Solidarizar-se Cuidar.
Histórico Vítimas de Escalpelamento no Amapá.
Brasília, agosto de 2014 Ministério da Saúde RC/DAPES/SAS.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
Inscrições Enem Inscrições confirmadas Perfil dos participantes Enem 2015 GRUPO TOTAL Não está cursando o ensino médio Já concluiu o ensino.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Graça Gadelha1 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ANÁLISE TRIPARTITE.
AS POTENCIALIDADES ECONÔMICAS DO ESTADO DE GOIÁS E O SEU ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO Prof. Paulo Borges Campos Jr 28 de Novembro de 2013.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
PLATAFORMA DA CONFETAM/CUT PARA ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2016 MUNICÍPIOS PARA AS PESSOAS UM CHAMADO À AÇÃO PARA MUDAR NOSSO LUGAR.
ITCF Pesquisa nas Secretarias de Fazenda. Estados que publicam o ITCF.
As Participações Governamentais no Estado do Rio de Janeiro Câmara dos Deputados Comissão de Minas e Energia Dezembro, 2010.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
CONASEMS Percentuais dos Limites Financeiros de Média e Alta Complexidade nas Capitais, sob Gestão Municipal e Estadual nas regiões do Brasil Dezembro/2013.
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
O desenvolvimento regional Desenvolvimento x região: momento adequado para ampliar a discussão 2008 : 20 anos da Constituição Brasileira de 1988( a Constituição-cidadã)
1 Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa de Serviço Social - ABEPSS La Experiência de Estructuración Curricular Nacional - Brasil XIX Seminário Latinoamericano.
A Formação sindical sobre Normas Internacionais do Trabalho Declaração da OIT sobre Justiça Social para uma Globalização Justa (DECLARAÇÃO DA JUSTIÇA.
DECLARAÇÃO TRIPARTIDA DE PRINCÍPIOS SOBRE EMPRESAS MULTINACIONAIS E POLÍTICA SOCIAL ACTRAV Bureau para as Atividades dos Trabalhadores.
O Banco da Amazônia e as oportunidades para investimentos na Região SUDAM ITINERANTE.
Brasília - DF Brasília - DF. Brasília - DF Brasília - DF.
PLENO DE COR, LUZ BELEZA E ALEGRIA!
PLENO DE COR, LUZ BELEZA E ALEGRIA
PLENO DE COR, LUZ BELEZA E ALEGRIA!
Transcrição da apresentação:

Movimento Sindical Brasileiro na construção da Agenda do Trabalho Decente Gleides Sodré – secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente da Força Sindical e diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região (licenciada) Buenos Aires, 25 de junho de 2012

Trabalho Decente Trabalho devidamente remunerado, em condições de liberdade, igualdade e seguridade que possa garantir uma vida digna. Vídeo OIT -

Conferências Municipais e Estado SP

Conferencias Estaduais UFDATATOTAL DELEGADOS BAHIA22 e 23/0915 DF28 e 29/099 AMAPÁ28/106 MATO GROSSO25, 26 e 27/109 MARANHÃO25 e 26/1012 MINAS GERAIS06 e 07/1018 PIAUÍ21 e 22/109 RG NORTE13 e 14/109 RG SUL31/10 e 01/1115 SANTA CATARINA31/10 e 01/1112 TOCANTINS20 e 21/106

Conferencias Estaduais UFDATATOTAL DELEGADOS TRABAJADORES ACRENO CONF EST0 ALAGOAS29/119 AMAZONAS23 e 24/119 CEARÁ28, 29 e 30/1115 ESPÍRITO SANTO24 e 25/119 GOIÁS24 e 25/1112 MATO GROSSO SUL21 e 22/119 PARÁ17 e 18/1112 PARAÍBA23 e 24/119 PARANÁ25 e 26/1115 PERNAMBUCO10 e 11/1115

Conferencias Estaduais UFDATATOTAL DELEGADOS TRABAJADORES RIO DE JANEIRO25 e 26/1115 RONDÔNIA17 e 18/116 RORAIMA10 e 11/116 SÃO PAULO24 e 25/1121 SERGIPE01/126 DELEGADOS INDICADOS CONVIDADOS TOTAL

Agenda dos trabalhadores para construção do Trabalho Decente no Brasil EIXO 1 – PRINCÍPIOS E DIREITOS Igualdade de Oportunidades e de Tratamento; especialmente para Jovens, Mulheres e População Negra; Negociação Coletiva, Saúde e Segurança do Trabalho, Saúde e Segurança do Trabalho; Saúde e Segurança do Trabalho Salário Mínimo EIXO 2 – PROTEÇÃO SOCIAL Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, Prevenção e Erradicação do Trabalho Escravo e do Tráfico de Pessoas; Informalidade; Migração para o Trabalho; Seguridade Social; saúde, previdência e assistência;

Agenda dos trabalhadores para construção do Trabalho Decente no Brasil EIXO 3 – TRABALHO E EMPREGO Politicas Macroeconômicas de Crédito e Investimento para a Geração de Mais e Melhores Empregos; Inclusão Produtiva de Grupos Vulneráveis; Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda e Educação Profissional; Micro e pequenas empresas; Empreendedorismo e Políticas Públicas de Microcrédito; Cooperativas; Empreendimentos de economia solidária; Emprego rural e agricultura familiar; Empresas Sustentáveis; Empregos verdes e desenvolvimento territorial sustentável.

Agenda dos trabalhadores para construção do Trabalho Decente no Brasil EIXO 4 – FORTALECIMENTO DOS ATORES TRIPARITITES E DO DIÁLOGO SOCIAL COMO INSTRUMENTO DE GOVERNABILIDADE DEMOCRÁTICA Mecanismos e instâncias de Diálogo Social, em especial a negociação coletiva

É preciso avançar Reiteramos a importância de ratificar Convenções: Convenção 156 (Igualdade de Oportunidades e de Tratamento no Mundo do Trabalho – responsabilidade compartilhada) Convenção 158 sobre demissão por iniciativa do empregador (demissão imotivada)

É preciso avançar Reiteramos a necessidade de institucionalizar a política do salário mínimo; aumentar a formalidade do emprego, inclusive o trabalho doméstico; aumentar a participação das mulheres e população negra no mercado de trabalho; diminuir as desigualdades na remuneração entre homens e mulheres;

É preciso avançar aumentar o número de auditores fiscais na superintendências regionais do trabalho e emprego erradicar o trabalho infantil e trabalho forçado. Igualdade de remuneração (Convenção 100) Promoção da igualdade e combate à discriminação, com aplicação de ações afirmativas (Covenção 111) Licença maternidade de 6 meses Combate ao assédio moral e sexual

É preciso avançar regulamentar e normatizar Programa de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural ampliar acesso ao crédito e à terra, ampliar PRONAF, valorização das agricultoras familiares no processo produtivo garantir participação das trabalhadoras em espaços institucionais e formulação e implementação de políticas de desenvolvimento conciliação estudos, trabalho e vida familiar para os/as jovens

Obrigada!