PROGRAMA Etapa 1 Panorama do fomento e incentivo à cultura Etapa 2 Maturando a ideia Modelando o conceito Escrevendo o projeto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teoria do conhecimento Racionalismo e Empirismo
Advertisements

GRUPO OPERATIVO GESTANTES
INTERDISCIPLINARIDADE O QUE É ? AUTONOMIA-DEPENDÊNCIA DIFERENÇAS-SIMILARIDADES VERTICAL-HORIZONTAL E TRANSVERSAL.
- Aristóteles 384 a.C a.C Aristóteles filósofo grego, um dos mais importantes pensadores de todos os tempos, nasceu em Estagira em 384 a.C e morreu.
Problematizações da Filosofia: um olhar necessário.
ART HISTORY AFTER MODERNISM ou O FIM DA HISTÓRIA DA ARTE HANS BELTING.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Filosofia. Os valores  Juízos de realidade (fato) X Juízos de valor;  Teoria dos valores = axiologia;  Valor  afetividade  não- indiferença;  Os.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
ICS – Instituto de Ciências da Sociedade SINT / IBR 29 e 30 de outubro de 2012.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
O Projeto Este momento marca a consolidação de um projeto, que surgiu através de mais de 02 (dois) anos de reuniões técnicas entre os Institutos de Previdência.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Diretoria de Ensino PCNP Isabel Bonadio.
Modelo Biopsicossocial e o Uso da CIF
Tecnologias para Wireles LAN (IEEE ) Aula Computação Úbiqua Prof. Me. Diovani MIlhorim.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
Sociedade dos indivíduos
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, PSICOLOGIA GENÉTICA, CONSTRUTIVISMO, DIALÉTICA.... Como juntar todas estas coisas complicadas? (Sávio Silveira de Queiroz) Rosângela.
Como aprender mais fácil?
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NPGA – NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PROGESP – PROGRAMA DE ESTUDOS, PESQUISA E FORMAÇÃO.
Envolvimento e desenvolvimento da comunidade Fórum Governamental de Responsabilidade Social – FGRS Oficina sobre a ISO Brasília, 17 de maio de 2012.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
O Sistema e a Contingência Luciano Thomé e Castro.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
Gênero e Sexualidade e direitos humanos infanto-juvenis Antonio Sardinha Jornalista, especialista em Direitos Humanos e Mestre em Comunicação.
A análise do contexto das alternativas de ação  O primeiro passo análise do contexto, diagnóstico da situação, análise situacional ou análise do cenário.
História Prof. Alan Grande parte da população não participou do processo de Independência- ou seja, a grande maioria não participava.
Ética e Cidadania Prof. Vonei Cene Ética e Civilização: na sociedade tecnológica! Aula 2.
Quem foram os Sofistas? Mestres do saber e da arte da palavra – Oratória ( 2 dimensões do logos). Especialistas em: Dialéctica: dimensão do diálogo Retórica:
Síntese: Platão e Aristóteles PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON.
Aula 03 – Filosofia 3º ano. Prof. Flaviana.
CRITÉRIO ENACTUS REVISADO: CONDUZINDO UMA AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES.
Prof. Ricardo Lima Filosofia
TEMA 9 Aula 24. AULA 22, 23 E 24 Políticas do setor turístico nas esferas municipal e estadual  Políticas nas esferas (o município e o turismo)  Gestão.
Transforma RIO 16 Transforma Educação Transforma é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas!
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Teoria das organizações -Profº Maximiano Pôrto
Visão Cognitiva e Informação Peter Ingwersen. Visão cognitiva da informação A visão cognitiva apresenta as seguintes características: 1. Trata computadores.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
0 A questão da origem do conhecimento Desenho de Max Ernst.
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
Filosofia Moderna: empirismo e iluminismo
CURSO: ICH - Curso Geral SÉRIE: 1 o Semestre DISCIPLINA: História do Pensamento Filosófico CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas / aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL:
OFICINA: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Texto: Meu primeiro beijo.
Para que serve a Filosofia?. Filo Sofia Pitágoras de Samos ( séc.V a.C)
“Dê-me um ponto de apoio e moverei o mundo”. (Arquimedes)
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO – processo de formação do ser humano e de preparação para a vida em sociedade. EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL - amplo projeto educativo.
M ÚSICA NA ESCOLA : POR QUE ESTUDAR MÚSICA ? P
Tópicos de História da Física Clássica Aula Anterior  Características da Ciência Moderna:  Matematização da Natureza;  Mecanicismo (metáfora.
INTRO NOl-LEOOS This project (project n° NO1-LEO ) has been funded with support from the European Commission. This publication.
Foram descobertos por Rizzolatti e colaboradores, na área pré-motora de macacos. Alguns neurônios da área F5, localizada no lobo frontal, era ativado quando.
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Platão (428-7 a. C – a. C.) Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Foi o primeiro filósofo a sistematizar.
O maior instrumento de poder de que se tem notícia se encontra dentro de nós: o nosso pensamento.
ESTUDO DA REALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CIDADÃ NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE TEATRO. Introdução: O ensino de.
- Introdução à Semiótica - Prof. Marcel Matias. Primeiros passos para a Semiótica O nome Semiótica vem da raiz grega semeion, que quer dizer signo. Semiótica.
O QUE É A FUNDAÇÃO TERRA MIRIM? A FUNDAÇÃO TERRA MIRIM - FTM-CL, SURGIU EM MAIO DE 1992 COMO UM CENTRO DE LUZ, EM UMA ÁREA RURAL REMANESCENTE DA MATA.
#JogosLimposOferece Transparência e legado nos Jogos Rio 2016: desafios e oportunidades Indicadores de Transparência dos Jogos Rio 2016 Avaliação do Governo.
EMPIRISMO BRITÂNICO John Locke, a identidade de Batman e a crítica à noção de substância Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr.
CURRÍCULO Se entendia currículo como se encontra no dicionário; Uma concepção meramente técnica, voltada para questões relativas a procedimentos, métodos.
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
Projeto Territórios Digitais. História; Parcerias; Funcionamento; Público; Sustentabilidade; Projetos; Territórios Digitais;
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA DEZEMBRO DE 2014 OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS ANTONIO LÁZARO SANT´ANA.
Frases Carmesim 26ª Semana Extraídas do Site:
Relevância e prioridade da informação Aldo de Albuquerque Barreto.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Memória Sábado 16 de abril de 2011.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 8 Controle.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA Etapa 1 Panorama do fomento e incentivo à cultura Etapa 2 Maturando a ideia Modelando o conceito Escrevendo o projeto

ETAPA 1. PANORAMA DO FOMENTO E INCENTIVO À CULTURA Brasil Lei Rouanet (Lei nº 8.313, de 23/12/1991) - Mecenato (renúncia fiscal) - Fundo Nacional de Cultura (MinC, Funarte, Palmares etc.) Paraíba Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos (Lei nº 7.516, de 24/12/2003) Procedimentos Lei das Licitações (Lei nº 8.666, de 21/06/1993)

Projeto cultural. O que é projeto? O que é cultura?

Maturando a IDEIA Modelando o CONCEITO Escrevendo o PROJETO

Para Aristóteles, a ideia provém da experiência sensível. Na filosofia, a experiência sensível é uma das chaves do empirismo. Empirismo é uma teoria do conhecimento que afirma que o conhecimento vem a partir da experiência sensorial. Para hoje, trataremos a ideia como a intenção de algo.

Questão Quais são as suas experiências sensoriais em cultura?

Questão Pensar um projeto para atender uma ideia? x Pensar uma ideia para atender um projeto?

Um projeto cultural deve refletir uma ideia brotada a partir da vivência do indivíduo em seu meio.

Questão Que ideia você tem em mente? Que ideia podemos adotar?

Modelando a ideia - Bloco 1 Qual é objeto da ideia? Qual é a intenção em relação ao objeto? Qual é o contexto do objeto? Qual é o histórico do objeto? Qual é o conceito da ideia?

Modelando a ideia - Bloco 2 Quais os impactos da realização do projeto? Quais públicos serão impactados pelo projeto? Que legado ficará para a comunidade? É possível quantificar os impactos? O projeto gerará produtos e ações? Quais? Quantas?

Modelando a ideia - Bloco 3 Como divulgar a realização do projeto? O que o projeto oferecerá a comunidade?

Modelando a ideia - Bloco 4 Quais os passos para que a ideia seja realizada? Podemos pensar um cronograma?

“Não há prática revolucionária, sem teoria revolucionária.” Vladimir Lenin