CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR Prof. Roberto Queiroga – Diretor Prof. Camilo Farias – Vice Diretor.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
Advertisements

I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Apresentação do Campus Porto Alegre
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 27 a 30 de junho de 2007 Joinville.
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM ARBORIZAÇÃO URBANA
Diretrizes para os Institutos Federais
ministério da educação
UNIVERSIDADE ZAMBEZE FACULDADE DE CIÊ NCIAS DE SAÚ DE
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
AULA MAGNA
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFPA
Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
I CICLO DE DEBATES UNIVERSITÁRIOS, Universidade, Segurança e Sociabilidade. Dias: 10, 11 e 12 de novembro de Local: Auditório da Reitoria Horário:
Universidade Federal de Pernambuco
Indicadores de Evaluación Institucional de la UFRGS Prof. Daltro José Nunes (Secretario de Evaluación Institucional UFRGS)
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Profa Dra Maria Tercília Vilela de Azeredo Oliveira
Recepção dos Calouros de CAEEL – Centro Acadêmico de Eng. Elétrica da UFBA2 O que é É a entidade oficial de representação do corpo discente do.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Dijon Moraes Júnior Reitor Renata Nunes Vasconcelos Pro-reitora de Ensino.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Profissional em Patrimônio.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
“Nada há de permanente, exceto a mudança” Heráclito ( 450 aC )
Ministério da Educação A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE GOVERNO Legislação e Regulação: Caminhos e Perspectivas Rio de.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Patrimônio Cultural Centro: CCSH Área de avaliação:
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Agricultura de.
Como elaborar Memorial e
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Uma Escola do Tamanho do Brasil
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
CAMPUS LÁBREA INFRAESTRUTURA.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Psicologia Conceito.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia Centro: Centro.
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
Coordenação Geral de Programas Especiais e Complementares
UFSM 09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Profissionalizante.
IEP - NOSSA HISTÓRIA n 1881 Nasce o Colégio Piracicabano n 1964 Primeiros Cursos Superiores Ciências Econômicas, Contábeis e Administração n 1975 Reconhecida.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
PREFEITURA UNIVERSITÁRIA DE ARARAS Funções: Promoção, desenvolvimento e execução de serviços de apoio ao ensino, pesquisa, infraestrutura, atividades socioculturais.
As Políticas de Cotas e Ação Afirmativa no Acesso ao Ensino Técnico e às Escolas Médias Diferenciadas : uma agenda propositiva junto aos Movimentos Comunitários.
ESTRUTURA ADMINISTRATIVA Aprovada pelo Colégio de Dirigentes através da Deliberação nº 08/2012, de 29/10/2012, com base na Estrutura Organizacional de.
UFRN – CPA Avaliação da Gestão OBJETIVO o Fornecer estudos e orientações que subsidiem o processo de planejamento institucional e a implementação.
1 1. RESOLUÇÃO (29 jun 73) Discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. –Art 1° Para efeito.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
Perspectivas Internas e Externas
Transcrição da apresentação:

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR Prof. Roberto Queiroga – Diretor Prof. Camilo Farias – Vice Diretor

* Histórico do CCTA/UFCG: - Desmembramento da UFPB: lei de 05 de abril de Política de Expansão Universitária do Governo Federal. - Sociedade civil e o poder público do município de Pombal. - Faculdades de Agronomia e Ciências Contábeis de Pombal: Fundação de Ensino Superior de Cajazeiras (FESC). - UFCG - CSE - Agronomia - Resolução nº 02/ UATA/CCTA. - Transferência voluntária: 149 alunos da FAP. - Realização de concursos públicos: professores efetivos + substitutos + servidores técnico administrativos + terceirizados.

* CCTA/UFCG: - Inserção no ensino superior - Formação de profissionais - Mercado de trabalho

* Composição Administrativa do CCTA: DIRIGENTES DO CAMPUS ROBERTO CLEITON F. DE QUEIROGA DIRETOR CAMILO ALLYSON SIMÕES DE FARIAS VICE DIRETOR

* Coordenadores Administrativos: COORDENADORES ANIELSON DOS SANTOS SOUZA UAGRA PAULO XAVIER PAMPLONAUACTA FRANCISCLEUDO BEZERRA DA COSTA UATA

* Coordenadores de Curso de Graduação: COORDENADORES MARCOS ERIC BARBOSA BRITOAGRONOMIA JOSÉ CLEIDIMÁRIO ARAÚJO LEITEENG. AMBIENTAL HALLYSON GUSTAVO GUEDES DE MORAIS LIMA ENG. DE ALIMENTOS

* Coordenadores de Cursos de Pós Graduação: COORDENADORES CACIANA CAVALCANTI COSTA HORTICULTURA TROPICAL MANOEL MOISÉS FERREIRA DE QUEIROZ SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS

* Coordenadores de Pesquisa e Extensão: COORDENADORES REGINALDO GOMES NOBREAGRONOMIA ANDREA MARIA BRANDÃO MENDES ENG. AMBIENTAL OSWALDO SOARES DA SILVAENG. ALIMENTOS

* Assessorias de Pesquisa e Extensão: ASSESSORIA DE PESQUISA ADRIANA SILVA LIMAAGRONOMIA ASSESSORIA DE EXTENSÃO REGINALDO GOMES NOBREAGRONOMIA

* Cursos de graduação: Agronomia O curso de Agronomia tem por objetivo organizar as ações e idéias para formar profissionais com capacidade técnico-científica e responsabilidade social que promovam, orientem e administrem a utilização dos diversos fatores que compõem os sistemas de produção agrícola.

* Cursos de graduação: Agronomia - Quantitativo de docentes, servidores técnicos e discentes: CATEGORIASQUANTITATIVO DOCENTES20 SERVIDORES TÉCNICOS06 DISCENTES ATIVOS300 - Monografias defendidas: UNIDADE ACADÊMICAQUANTITATIVO UAGRA133

* Cursos de graduação: Agronomia - Qualificação do corpo docente: AGRONOMIADOUTORESMESTRESQUALIFICAÇÃO UAGRA Servidores técnicos: LOTAÇÃOQUANTITATIVO UAGRA06

* Cursos de graduação: Agronomia - Projetos em andamento: QUANTITATIVO UNIDADE ACADÊMICA PIBIC/PIVIC /PIBITI PROBEX PET AGRONOMIA CNPq UAGRA21313

* Cursos de graduação: Engenharia Ambiental O curso de Engenharia Ambiental tem como objetivo principal formar profissionais com sólido conhecimento técnico-científico, capaz de avaliar a dimensão das alterações ambientais causadas pelas atividades antrópicas, além de gerenciar e executar programas de recuperação e preservação ambiental que promovam o desenvolvimento sustentável.

* Cursos de graduação: Engenharia Ambiental - Quantitativo de docentes, servidores técnicos e discentes: CATEGORIASQUANTITATIVO DOCENTES22 SERVIDORES TÉCNICOS06 DISCENTES ATIVOS283 - Monografias defendidas: UNIDADE ACADÊMICAQUANTITATIVO UACTA46

* Cursos de graduação: Engenharia Ambiental - Qualificação do corpo docente: AMBIENTALDOUTORESMESTRESQUALIFICAÇÃO UACTA Servidores técnicos: LOTAÇÃOQUANTITATIVO UACTA06

* Cursos de graduação: Engenharia Ambiental - Projetos em andamento: QUANTITATIVO UNIDADE ACADÊMICA PIBIC/PIVIC /PIBITI PROBEXPETCNPq UACTA112-1

* Cursos de graduação: Engenharia de Alimentos: Formar profissionais com conhecimento técnico e científico multidisciplinar com visão política, econômica, ética, humanística, cultural e ambiental para atuarem em áreas relacionadas com a industrialização e conservação de alimentos.

* Cursos de graduação: Engenharia de Alimentos: - Quantitativo de docentes, servidores técnicos e discentes: CATEGORIASQUANTITATIVO DOCENTES20 SERVIDORES TÉCNICOS05 DISCENTES256 - Monografias defendidas: UNIDADE ACADÊMICAQUANTITATIVO UATA40

* Cursos de graduação: Engenharia de Alimentos: - Qualificação do corpo docente: AGRONOMIADOUTORESMESTRESQUALIFICAÇÃO UATA Qualificação dos servidores técnicos: LOTAÇÃOQUANTITATIVO UATA05

* Cursos de graduação: Engenharia de Alimentos: - Projetos em andamento: QUANTITATIVO UNIDADE ACADÊMICA PIBIC/PIVIC /PIBITI PROBEXPETBNB/FAPESQ UATA132-02

* Servidores técnicos lotados na Direção QUANTITATIVO DIREÇÃO18 * Servidores terceirizados QUANTITATIVO CCTA57

* Cursos de Pós Graduação: Mestrado Acadêmico em Horticultura Tropical: - Aprovado: conceito 3 pela CAPES (2012). OBJETIVO: formar docentes, pesquisadores e profissionais especializados para atuarem na área específica de Horticultura. Sua missão é contribuir efetivamente na busca de soluções para os principais entraves ao desenvolvimento da horticultura no contexto do semiárido.

* Cursos de Pós Graduação: Mestrado Acadêmico em Horticultura Tropical: LINHAS DE PESQUISAS: - Práticas culturais em sistemas de produção de hortícolas. - Manejo de solo e água em sistemas de produção de hortícolas. - Proteção de plantas hortícolas. DOCENTESSTADISCENTES DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS PPGHT Números do programa:

* Cursos de Pós Graduação: Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais: OBJETIVO: Atender à demanda de formação e capacitação de profissionais de nível superior que atuam nas áreas de alimentos, produção vegetal e meio ambiente, pesquisa, extensão e prestação de serviços referentes às atividades do complexo produtivo agropecuário e agroindustrial. - Aprovado: conceito 3 pela CAPES (2011).

* Cursos de Pós Graduação: Mestrado profissional em Sistemas Agroindustriais: LINHAS DE PESQUISAS: - Produção e tecnologia agroindustrial - Gestão e Tecnologia Ambiental em Sistemas Agroindustriais DOCENTESSTADISCENTES DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS PPGSA Números do programa:

* Cursos PRONATEC: - CURSOS FIC 2013 (PRONATEC CCTA/UFCG): Cursos Ofertados Total Alunos Matriculados Concluídos Reprovados Evadidos31132 Desistentes-13 Transferido-11

* Cursos PRONATEC: - CURSOS FIC e TÉCNICOS 2014 (PRONATEC CCTA/UFCG): Cursos Ofertados Alunos Matriculados259 Concluídos (Cursos FIC)150 Reprovados (Cursos FIC)09 Evadidos32 Freqüentaram (Cursos FIC)156 Freqüentando (Cursos Técnicos)71

CCTA em números: CATEGORIASQUANTITATIVO DOCENTES62 SERVIDORES TÉCNICOS40 SERVIDORES TERCEIRIZADOS57 ALUNOS DE GRADUAÇÃO839 ALUNOS DE PÓS GRADUAÇÃO112 PRONATEC259 TOTAL1369

* Centro Vocacional Tecnológico (CVT): Os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) são unidades de ensino e de profissionalização, voltados para a difusão do acesso ao conhecimento científico e tecnológico. Público Alvo: adolescentes; filhos de pequenos agricultores.jovens e adultos interessados em serem capacitados profissionalmente. PIBIC (03 bolsas), PROBEX (03 bolsas), alunos voluntários. Hoje são: 35 alunos de Graduação 05 de Mestrado 01 de Doutorado

* Centro Vocacional Tecnológico (CVT):

* Assistência Estudantil: - Residências Universitárias: MASCULINA56 FEMININA37 TOTAL93 - Restaurante Universitário: CAFÉ DA MANHÃ93 ALMOÇO123 JANTAR100

* Assistência Estudantil: - Modalidades de bolsas: MODALIDADEQUANTITATIVO PIBIC/PIVIC44 PROBEX07 MONITORIA51 REUNI150 PBP04 TOTAL256

* Infraestrutura do Campus: - Residências Universitárias:

* Infraestrutura do Campus: - Biblioteca:

* Infraestrutura do Campus: - Administração e Auditório:

* Infraestrutura do Campus: - Central de Professores:

* Infraestrutura do Campus: - Central de Aulas I:

* Infraestrutura do Campus: - Central de Aulas II:

* Infraestrutura do Campus: - Garagem e Setor de Manutenção:

* Infraestrutura do Campus: - Almoxarifado e Patrimônio:

* Infraestrutura do Campus: - Sistema de Abastecimento de Água:

* Infraestrutura do Campus: - Central de Laboratório I: - Laboratório de Física - Laboratório de Informática - Laboratório de Análise de Sementes e mudas - Laboratório de Solos e Nutrição de Plantas - Laboratório de Fitopatologia - Laboratório de Entomologia - Laboratório de Nutrição Animal - Laboratório de Abelhas - Laboratório de Biologia e Ecologia

* Infraestrutura do Campus: - Central de Laboratório II: - Laboratório de Resíduos Sólidos - Laboratório de Geoprocessamento - Laboratório de Análise da Água - Laboratório de Hidrologia - Laboratório de Análise Sensorial - Laboratório de Análise de Alimentos - Laboratório de Química Analítica - Laboratório de Produto de Origem Vegetal - Laboratório de Microbiologia de Alimentos

* Infraestrutura do Campus: - Central de Laboratório II: - Laboratório de Tecnologia de Grãos e Cereais - Laboratório de Tecnologia de Leite e Derivados - Laboratório de Carnes e Derivados - Laboratório de Fenômenos de Transporte, Operações Unitárias e Controle de Processos Químicos.

* Infraestrutura do Campus: - Central de Laboratório III (Térreo): - Laboratório de Fitotecnia - Laboratório de Hidráulica e Irrigação - Laboratório de Construções Rurais - Central de Laboratório III (Superior - PG): - Coordenações e Secretarias de Cursos - Sala de Aula, Sala de Defesa de Dissertação - Sala de Informática, Sala de Reuniões, Copa e Banheiros

* Infraestrutura do Campus: - Praça de Convivência:

* Infraestrutura do Campus: - Restaurante Universitário:

* Infraestrutura do Campus: - Guarita e Passarelas:

* Infraestrutura do Campus: - Setor de Estufas e Áreas Experimentais:

* Infraestrutura do Campus: - Fazenda Experimental:

* Infraestrutura do Campus: - Laboratórios:

* Infraestrutura do Campus: - Perspectivas de Obras: - CENTRAL DE AULAS III - CENTRAL DE LABORATÓRIO IV - USINA PILOTO DE ALIMENTOS - QUADRA POLI ESPORTIVA - OBRAS NA FAZENDA EXPERIMENTAL - AMPLIAÇÃO DA BIBLIOTECA - ESTACIONAMENTO BLOCO DE PROFESSORES.

OBRIGADO PELA ATENÇÃO