Aula 16.  Jean Paul Basquiat. O homem de Nápoles, acrílico e colagens sobre madeiras,1982.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nome: Thamires e Maria Eduarda Turma: 611 Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Chiele.
Advertisements

Gestão de Pessoas I Unidade II – O Papel do Agente de Mudança Prof.ª Adriana Bortolon Carvalho Cardoso
1 Família, a base para cidadania. 2 3 A configuração de família no seu surgimento está atrelada ao casamento monogâmico, heterossexual, ao modelo patriarcal.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
1 -Descreve por palavras tuas a teoria do Big-Bang. É uma teoria que explica a origem do universo através de uma grande explosão de onde proveio o tempo,
O estudo da Cultura Aulas 19, 20, 21 e 22 O estudo da Cultura  Cultura corresponde ao conjunto de saberes coletivos compartilhados e transmitidos no interior.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
Meios de dar a volta por cima... Progressão automática.
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
O Papel das Organizações do Terceiro Setor e sua relação com o Estado e demais setores Márcia Moussallem IATS – Instituto de Administração para o Terceiro.
J. Rawls Teoria da Justiça (1971). Propõe uma teoria da justiça baseada no conceito duma sociedade ordenada racionalmente com base em princípios de justiça.
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Povos e Nações O que é política?. Em nosso cotidiano o termo política assume diversos significados. Falamos em política econômica, política educacional,
Desenho teórico da pesquisa
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
Jürgen Habermas (1929) Integra a segunda geração da Escola de Frankfurt. Foi integrado à escola só depois da publicação de sua teoria sobre a esfera pública.
As concepções de espaço As atividades partem do pressuposto de que o ensino de física deve ter por objetivo apresentar as teorias da física dentro de seu.
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NPGA – NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PROGESP – PROGRAMA DE ESTUDOS, PESQUISA E FORMAÇÃO.
GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL NA PERSPECTIVA FREIREANA Eliete Santiago UFPE/DAEPE Cátedra Paulo Freire/UFPE.
Prefeitura Municipal de Itajaí ESF Costa Cavalcanti Estimulando o protagonismo e empoderamento de um grupo de mulheres da comunidade do Costa Cavalcanti.
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
Projeto de pesquisa : A abordagem cultural da educação física na educação infantil Elina Elias de Macedo.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
Gêneros textuais – Gêneros do discurso Professor: Marcel Matias.
História Prof. Alan Grande parte da população não participou do processo de Independência- ou seja, a grande maioria não participava.
QUESTIONÁRIO.
Ética e Cidadania Prof. Vonei Cene Ética e Civilização: na sociedade tecnológica! Aula 2.
ÉTICA E MORAL
«Alienação» | 1 Tanto em Marx quanto em Hegel, a alienação está ligada ao trabalho. Todavia, para Hegel, o trabalho é a essência do homem, quer dizer,
SOCIOLOGIA WEBERIANA Prof. Saulo Carvalho. Karl Emil Maximilian Weber ( ) Entre os fatores de importância incontestável estão as estruturas racionais.
VIRGINIA SATIR O Terapeuta deve especular sobre a relação do casal. Esta é a 1ª coisa que o terapeuta deve verificar, pois para ela a terapia de família.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
POSITIVISMO E SUA INFLUÊNCIA NO MUNDO MÓDULO 4. Augusto Comte ( ) é tradicionalmente considerado o pai da Sociologia. Foi ele quem pela primeira.
Aula 4: Escola e Trabalho.  Retomar aula anterior  Educação no campo político pedagógico  Proposições de Marx sobre educação  Modelos de instituições.
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Filosofia Moderna: empirismo e iluminismo
O Renascimento Amarildo Nunes LopesAmarildo Nunes Lopes Ellen Christine Moraes Ellen Christine Moraes Jussara Cardoso Santos Jussara Cardoso Santos Paulo.
CICLO BÁSICO GEOMETRIA OBJETIVOS Espera-se que o aluno:
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
A inclusão na perspectiva do novo paradigma da ciência Autor: Reinoldo Marqueza Fonte: Revista Educação Especial. N° 26, 2005.
Curso de Especialização: A Gestão do Cuidado Para uma Escola que Protege Módulo III.
Currículo, Diferença Cultural e Diálogo Disciplina: Multiculturalismo e Educação Faculdade Adventista da Bahia.
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
Tópicos de História da Física Clássica Aula Anterior  Características da Ciência Moderna:  Matematização da Natureza;  Mecanicismo (metáfora.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
ARTE GÓTICA.
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
As grandes regiões culturais
1 FAMÍLIA HISTÓRICO.. 2 A CONFIGURAÇÃO DE FAMÍLIA NO SEU SURGIMENTO ESTÁ ATRELADA AO CASAMENTO MONOGÂMICO, HETEROSSEXUAL, AO MODELO PATRIARCAL E A PROPRIEDADE.
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
Bases Biológicas do Comportamento. Adaptação Processo lento, que envolve muitas gerações de indivíduos de uma mesma espécie.
Festejamos hoje a festa de TODOS OS SANTOS No "Creio", professamos: "Creio na Comunhão dos Santos". As Leituras aprofundam essa Verdade: A 1.ª leitura.
Universidade Federal do Espírito Santo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Processos de Desenvolvimento DESENVOLVIMENTO HUMANO E IMPEDIMENTOS DE ORIGEM.
E. E Avelino Ferreira Apresenta: SEMINARIO –GEOGRAFIA Por: Kerolin n°18 Mylena n°25 Gabriela n°12 Vitoria n°35.
OS IDEAIS DA LUTA EMANCIPACIONISTA
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
O NASCITURO E A HISTÓRIA DO DIREITO TRABALHISTA. O objetivo deste trabalho é apresentar o estudo do nascimento e a história do direito do trabalho, visando.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
SOCIOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO História dos precursores da sociologia Luciano Mendes.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Janaina Rodrigues Pitas Formadora do CEFAPRO Primavera do Leste
Transcrição da apresentação:

Aula 16

 Jean Paul Basquiat. O homem de Nápoles, acrílico e colagens sobre madeiras,1982

Qual a importância de conhecer esta imagem? Ela nos faz pensar no alcance da cultura das ruas, dos guetos, e na pichação como importante fenômeno cultural urbano.

 Qual o significado da pintura e escrita em muros? Existe diferença entre pichação e grafitagem?  Você acha que é uma forma autentica de expressão? Qual é o papel da linguagem escritas nas manifestações?  Este quadro – década de 80 – época de efervescência nas ruas.

Diferença entre pichação e grafitagem Pichação: nome de indivíduo ou gangue em local de difícil acesso; Pichação se mistura ao feio; É quase uma vingança contra o espaço urbano discriminatório, perpetrada por grupos de pichadores que, muitas vezes, vivem nas periferias. Karas e patifes!

Grafitagem Uso da cor, busca de uma expressão plástica mais elaborada, diálogo com o entorno, aspecto lúdico. O grafite incorpora o feio, tentando superá- lo.

 O que você vai ser quando crescer? Que carreira pretende seguir? Em que faculdade quer estudar?  Perguntas como essas, às quais você já deve ter respondido inúmeras vezes, pressupõem a idéia de que cada pessoa é responsável pelo próprio futuro e de que é possível assumir o controle da própria vida. Porém, essa é uma situação nova na História da humanidade. Até pelo menos o século XIX, a maior parte das pessoas vivia num mundo “imutável”, em que as condições dadas pelo nascimento eram decisivas para determinar praticamente todos os aspectos da existência de um indivíduo. Você consegue imaginar como seria viver uma realidade como essa?

 A liberdade para alguns é limitada pela exclusão social;  Algumas pessoas, apesar de excluídas, mantêm a crença na possibilidade de ascensão, nas “carreiras abertas ao talento”.  Mídia exalta casos de ascensão social: Ronaldo, Neimar, Silvio Santos.  Para cada “Ronaldinho” que faz sucesso na Europa, há centenas que levam uma existência de sonho e desilusão (e os holofotes estão sempre voltados para o “Neimar” ou para outro herói do momento ).

 O que você quer ser quando crescer?  Que carreira pretende seguir?  Em que faculdade quer estudar  Cada pessoa é responsável pelo próprio futuro.  É possível assumir o controle da própria vida.  Até o séc. XIX:  Mundo imutável  Condições de vida eram dadas pelo nascimento  Decisivas para determinar praticamente todos os aspectos da existência dos indivíduos.

 Nossa experiência de vida é chamada de modernidade;  Tem origem nas mudanças econômicas e sociais: revolução Francesa e Revolução Industrial.  Permite ao indivíduo tomar atitudes que podem transformar seu destino e o mundo onde vive.

 Relacionada ao capitalismo – compra e venda de produtos;  Venda da força de trabalho – para quem não possui outra propriedade;  Abolição dos privilégios de nascimento;  Universalização do princípio de igualdade perante a lei.  É voltar-se para o futuro e não para o passado

 Maravilhas do progresso geram problemas: criação de jardins e de desertos, muita mercadoria, devastação da natureza, construção de fortunas e multiplicação da miséria.

 Leva a perda de sentido – conhecimento torna-se cada vez mais técnico e especializado;  Perde-se a visão do todo;  Prisão de ferro  Homens são convertidos em “especialistas sem espírito, sensualistas sem coração”

 Pensamento de Habermas –parte da virada linguística do séc.XX.  Importância da linguagem para o pensamento;  Linguagem – representa o pensamento e influencia o pensamento.  Escolha de palavras – pode influenciar a forma como pensamos e até as nossas ações.  Uma mudança na linguagem – mudanças culturais mais abrangentes.

 Homem – ser humano  Cadeirante – aleijado,  Afro-descendente – negro  Deficiência visual – ceguinho;  Velho – terceira idade ou melhor idade  criança excepcional – com deficiência mental  Retardado – deficiente mental  Inválido – deficiência física;  Boa noite brasileiros e brasileiras – Palavras de Dilma di 06/09 – não discriminando as mulheres.