Sistemas de Informação Capítulo 5 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Jadiel F. de Melo Mestre.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.
Sistemas de Informações Gerenciais
Sistemas de Informação Capítulo 5
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
Siglas e Sistemas.
Evolução do Marketing Prof. Ms. Luiz Carlos Corrêa.
Sistemas de Informação
OPORTUNIDADES.
SISTEMA DE GESTÃO CRM - CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT -
ERP – CRM - BI.
Sistemas de Informação Capítulo 5
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
Sistemas ERP: Enterprise Resource Planning (Planejamento dos Recursos Empresariais) Prof. Claudio Benossi.
Profª: Adriana Vettorazzo
Tomada de Decisão e Sistemas de Informação
Administração de e-Business
ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti
CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO FEQ- UNICAMP
Administração de Marketing I
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Sistemas de Informação da Qualidade ERP Enterprise Resources Planning Uma abordagem objetiva.
Gildo de Almeida Leonel
Tecnologia da informação
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
BI - Conceito É o conjunto de conceitos e metodologias que, fazendo uso de acontecimentos (fatos) e sistemas baseados nos mesmos, apóia a tomada de decisões.
OBJETIVOS DE ESTUDO Demonstrar como os sistemas integrados ajudam a conquistar a excelência operacional ao integrar e coordenar diversas funções e processos.
Nomes: Alice C.Cazalli Allison Willian Everton Costa Denis A. Araujo
Gestão da Tecnologia da Informação
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Profª: Adriana Vettorazzo
CRM Customer Relationship
Efficient Consumer Response. Introdução Interacção da empresa como meio que a rodeia Criação de relações entre clientes, fornecedores, concorrentes, organismos.
Sistemas de Informação Utilizando Recursos Web Web Economia – Uma revolução nas regras de negócios Professora: Larissa Torres.
CRM Customer Relationship
CRM Customer Relashionship Management
Profª: Adriana Vettorazzo
Transformação da Internet
Sistemas de Informação
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
Iniciando na logística empresarial
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Automação Comercial Faculdade Estácio Radial Prof. Paulo Alipio Alves de Oliveira 2010.
Prof. Angela Tissi Tracierra TEORIAS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
Tipos de Sistemas de Informação
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Gildo de Almeida Leonel.
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BASEADOS NA WEB
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
Organizações Virtuais1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E SOCIEDADE.
Sistemas de Informações Gerenciais
COMÉRCIO ELETRÔNICO.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Objetivos do Capítulo Identificar as principais categorias e tendências das aplicações de e-commerce. Identificar os processos essenciais de um sistema.
Disciplina: Inteligência Artificial
Situações de compra no B2B
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Licenciatura em Comunicação Empresarial Ano lectivo 2008/2009 1º ano E-business Vigilância na internet E-business Vigilância na internet Comunicação e.
Evolução da Tecnologia da Informação
Gerência de Sistemas de Informação Aula 1 – 1º Bimestre.
APRESENTAÇÃO Business Intelligence (BI),
Objetivos do Capítulo Identificar as mudanças que acontecem na forma e no uso de apoio à decisão em empreendimentos de e-business. Identificar o papel.
Sistema de Informação aplicados a Finanças e Contabilidade
8.1 © 2007 by Prentice Hall Conquistando Excelência Operacional e Intimidade com o Cliente: Aplicativos Integrados.
E-COMMERCE X E-BUSINESS Prof Franklin da Costa. E-COMMERCE X E-BUSNESS.
TECNOLOGIAS LOGÍSTICAS Prof. Glauco Carvalho. TI e Logística As tecnologias e os SIs atuais integram atividades logísticas em toda cadeia. Estas tecnologias.
Profa. Ms. Léia D’Alvia Aula D. Empresas Capacidade de surpreender o cliente diferente de preço e prazo Reinventaram o seu setor A Informação será o grande.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Sistemas de Informação Capítulo 6 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento.
Transcrição da apresentação:

Sistemas de Informação Capítulo 5 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Jadiel F. de Melo Mestre

Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 2 Organização 1.Vínculo Administração-Tecnologia 2.Introdução a sistemas 3.Empresas e Sistemas de Informação 4.Fundamentos do uso de tecnologia da informação 5.Os novos usos da tecnologia da informação na empresa 6.Resolução de problemas com sistemas de informação 7.Desenvolvimento e uso de sistemas de informação 8.Tópicos em Sistemas de Informação 9.Estudos de Caso

Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 3 Transformação Internet promoveu: –Novos padrões de funcionamento –Novas formas de comercialização. O maior exemplo desta transformação é o E- Business (Negócios Eletrônicos) que é a utilização da Tecnologia da Informação para promover transações eletrônicas.

Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 4 E-Business Planejamento da imersão da organização na Internet com o propósito de automatizar suas diversas atividades. Mesclagem de diversos conceitos de administração e tecnologia que devem promover os negócios da organização. E-Business ≠≠≠≠ E-Commerce

Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 5 Diferenças entre E-Business e E- Commerce E-Business –Estratégica de posicionamento da empresa na Internet. –Muito mais amplo, vários tipos de transações podem ocorrer. E-Commerce –Componente do E- Business para desenvolvimento da atividade de vendas no meio eletrônico.

Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 6 E-Commerce Qualquer forma de transação de negócios na qual as partes interagem eletronicamente, em vez de por meio de compras físicas ou contato físico direto. É o maior exemplo de integração dos negócios da organização com a tecnologia.

Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 7 Fases do E-Business nas empresas Presença on-line (site institucional); Negócios on-line; Negócios on-line integrados; Negócios on-line avançados; E-Business total.

Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 8 Modalidades de E-Business B2B – Business To Business –Entre empresas B2C – Business To Consumer –Empresa e consumidor B2E – Business To Employee –Empresa e funcionários B2M – Business To Management (E-Gov) –Pessoa jurídica e governo C2M – Consumer To Management (E-Gov) –Pessoa física e governo

Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 9 B2B Modalidade de E-Business para o desenvolvimento de transações eletrônicas entre empresas. Caracteriza a existência de um marketplace seguro (Portal B2B). Modalidades de B2B: –Público; –Particular; –Compras.

Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 10 B2B Este tipo de portal permite: –A integração de empresas em uma comunidade de negócios; –A criação de um ambiente de relacionamento e troca de informações entre os parceiros de negócio; –Que a empresa possa tirar proveito de um site com transações eletrônicas sem gastar nem um tostão com a implementação de tal.

Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 11 Tipos de negócio B2B Canal eletrônico –Apenas um novo canal de transações da empresa, a qual já possuía um negócio convencional. E-Marketplace –Junção de diversas empresas do mesmo segmento para dividir uma estrutura eletrônica de desenvolvimento de negócios. E-Procurement –Empresa que presta o serviço de desenvolver pesquisa e compra de diversos produtos necessários ao desenvolvimento do negócio das empresas clientes. Apoio Logístico –Sistemas de transporte e entrega.

Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 12 B2C Modalidade de E-Business para o desenvolvimento de transações entre empresas e consumidores, é o E-Commerce. Deu espaço para o aparecimento de novas modalidades de produtos e serviços. Exemplos: –Produtos de bits; –E-Learning.

Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 13 B2C (E-Commerce) No ponto de vista administrativo: –Ele permite que as organizações sejam mais eficientes e flexíveis em suas operações internas, trabalhando mais próximo de seus fornecedores e, ao mesmo tempo, permite que ela seja mais ágil às necessidades e expectativas de seus clientes. No ponto de vista do consumidor: –Define uma imagem de empresa atualizada, demonstrando uma organização de caráter evolutivo, moderna e apta a oferecer um produto ou serviço de qualidade.

Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 14 B2E Modalidade de E-Business para desenvolver interações entre a empresa e seus funcionários. Exemplos: –Comunicação interna; –Endomarketing; –Treinamento corporativo; –E-trabalho etc.

Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 15 C2M Modalidade de E-Business que acontece entre o governo e seus cidadãos, no desenvolvimento de serviços que antes eram considerados de grande burocracia. O Brasil possui uma posição de destaque nesta modalidade. Exemplos: –Receita federal; –Eleições eletrônicas etc.

Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 16 B2M Modalidade de E-Business que acontece entre governo e as empresas para o desenvolvimento de serviços variados. Novamente o Brasil possui posição de destaque nesta modalidade. Exemplos: –GIA eletrônica; –IRPJ etc.

Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 17 Boas práticas de E-Business O E-Business necessita de uma administração específica sendo diferente da administração convencional. A falta de planejamento e a falta de características específicas de administração de empresas virtuais foram os fatores que levaram da riqueza à pobreza muito rapidamente tais empresas.

Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 18 Elementos chave para o E-Business Experiência com o cliente –Portais B2B: foco principal na excelência do serviço; –Portais B2C: foco principal na personalização e design; Modelos de negócio; Avaliação financeira do negócio; Poder da marca; Atração de talentos.

Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 19 Boas práticas de E-Commerce Fazer um banco de dados do clientes Logística apurada Definir uma estratégia clara para a Internet Anunciar em outros sites Responder rápido aos clientes

Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 20 Segundo Louis W. Gerstner “O E-Business é muito mais que simplesmente comércio, ele é a possibilidade de operacionalizar, além do comércio eletrônico, qualquer outro tipo de transação: entre funcionários dentro de uma empresa, entre uma empresa e seus fornecedores e distribuidores, entre médicos e pacientes, entre governo e cidadãos, professores e alunos e até a comunidade e seus líderes políticos. Presidente do Conselho e CEO - IBM

Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 21 ERP Enterprise Resource Planning – Planejamento de Recursos Empresariais. Arquitetura de sistemas modulares com banco de dados centralizado que melhora a aquisição, controle, fluxo e disponibilização dos dados da organização.

Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 22 Objetivos do ERP Aumento da Eficiência, no que diz respeito às transações internas da organização com seus funcionários, suas políticas e as tecnologias utilizadas. Aumento de Eficácia, no que diz respeito às transações externas de empresa com seus clientes e fornecedores.

Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 23 ERP vitorioso A implantação de um ERP só pode ser vitoriosa se: –Existir o total comprometimento da alta direção; –Permitir a intercomunicabilidade entre os envolvidos; –Possuir um gerenciamento de expectativas; –Não possuir uma data limite rígida; –Não modificar a todo instante o projeto original.

Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 24 CRM Customer Relationship Management – Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente Arquitetura de sistemas que pode acompanhar o ERP para combinar os processos de negócios e tecnologias promovendo a mineração de dados que permite conhecer profundamente as preferência pessoais específicas de cada cliente.

Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 25 Ecossistema CRM Empresa Clientes CRM Colaborativo Parceiros CRM Analítico CRM Operacional

Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 26 Níveis de CRM CRM Colaborativo –Canais convencionais diretos ou indiretos de duas vias (cliente ou empresa promove) CRM Operacional –Canal que controla o contato da empresa com o cliente (telemarketing, Internet) CRM Analítico –Usa dados gerados no ERP da organização para analisar os dados colhidos de diversas fontes e gerar o perfil individual de cada cliente em tempo real.

Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 27 Objetivos do CRM Desenvolver: –Mensagens direcionadas; –Vendas casadas; –Promoções de época pessoal; –Marketing O2O (One to One); –Cartões de Fidelidade; –Bonificação por volume de compras; –Ciclo de vida dos Clientes etc.

Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 28 BI Business Inteligence – Inteligência de Negócios Conjunto de técnicas e ferramentas que oferecem aos tomadores de decisão a possibilidade de organizar, analisar, distribuir e agir, ajudando o processo de tomada de decisões. Permite suprir as falhas de relatórios existentes nos sistemas ERP.

Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 29 BI para a Administração Ela permite o cruzamento de dados, visão em cenários, análise de indicadores de performance empresarial, curvas de tendência etc. Tendência: Daqui a alguns anos para cada usuário de informações operacionais existirão 5 usuários de informações gerenciais e analíticas. Amplificação da capacidade criativa e inteligência emocional.

Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 30 KM Knowledge Management – Gerenciamento do Conhecimento. Ferramentas que permitem a transformação de dados isolados e informações em Conhecimento Empresarial. Compreende a fusão do que é mais importante do negócio da organização com o conhecimento específico da atividade de cada trabalhador na sua função.

Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 31 KM para a Administração Promoção do Capital Intelectual como elemento de competitividade. Promoção da Colaboração de Conhecimento (tácito e explícito). O gerenciamento do conhecimento pressupõe que uma empresa precisa capturar e/ou definir as informações sob a forma digital, e utilizá-las para criar uma vantagem competitiva.

Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 32 Digital Dashboard Painel de Instrumentos Digital (Virtual). Ambiente que permite o acesso a dados consolidados de diversas fontes (internas e externas) numa mesma tela para melhorar o processo de trabalho e ampliar os conhecimentos da organização. Pode ser uma solução personalizada para profissionais do conhecimento que consolidam informações pessoais, de equipes, corporativas e externas.

Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 33 IA Inteligência Artificial. Para a organização são conhecidas como Aplicações de Decisão. São ferramentas administrativas avançadas (Sistemas Especialistas) que permitem o uso da inteligência artificial para melhorar os processos de planejamento empresarial e tomada de decisões baseadas em normas ou cenários. Exemplos: Redes neurais e Lógica Fuzzy.

Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 34 Definições importantes OLTP (Online Transaction Processing – Processamento Online de Transações) Informações Transacionais. OLAP (Online Analytical Processing – Processamento Online de Análise) Informações Analíticas (gerenciais). Data Warehousing (Depósito de dados): sistema integrado de informações que se alimenta de fontes de dados de múltiplos sistemas e constitui a base para a análise e tomada de decisões.

Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 35 Definições importantes Data Mart: processo intermediário do Data Warehousing. Data Mining (Mineração de dados): produção do conhecimento analisando dados, descobrindo tendências e fraudes. Processo que utiliza algoritmos matemáticos avançados.