PROFESSORA MARA SILVIA OLIVIO DE SOUZA. A PANE NO NAVIO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Fundamentos da Didáctica da Matemática
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
A ARTE DE AVALIAR: UM DESAFIO A SER VENCIDO
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Pedagogia da pesquisa-ação
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
I- Concepção de Educação
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A DIVERSIDADE
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Afinal, o que é Planejamento?
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
O Coordenador Pedagógico desafios e práticas
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
O PC avaliador.
Metodologia: Piaget e Vygotsky
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Orientação Educacional
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Disciplina: Estágio Supervisionado I

ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Laboratório de Aprendizagem
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Jaciara Nunes Kern Regina Helena da Silva Pereira CURIOSIDADE INFANTIL, UMA FORMA INTERDISCIPLINAR E INTERESSANTE DE TRABALHAR NAS SÉRIES INICIAIS.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
CURSO: Licenciatura em Educação Física
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
Anseios e expectativas no processo de formação
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
Aprendizado de Conhecimentos Silmar da Silva Ferreira.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
 Criança como ser político e social, sujeito de seu próprio desenvolvimento;  Autônoma (com capacidade e liberdade de tomar decisões);
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Aprendizagem da matemática
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

PROFESSORA MARA SILVIA OLIVIO DE SOUZA

A PANE NO NAVIO

“Claro que há respostas certas e erradas. O equivoco está em ensinar ao aluno que é disto que a ciência, o saber, a vida são feitos. E com isto, ao aprender as respostas certas, os alunos desaprendem a arte de se aventurar e de errar, sem saber que, para uma resposta certa, milhares de tentativas erradas devem ser feitas. Espero que haja um dia em que os alunos serão avaliados também pela ousadia de seus vôos... Pois isto também é conhecimento” Rubem Alves

O QUE É E/OU QUE DEVERIA SER AVALIAÇÃO? QUAL É O SIGNIFICADO DA AÇÃO AVALIATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

AVALIAÇÃO  NO DIA-A-DIA  NA ESCOLA

 ERA DAS MUDANÇAS  ERA DAS INCERTEZAS  ERA DOS DESAFIOS  GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA E CULTURAL  INFORMAÇÃO  INTERNET  PARÂMETROS

 PRIORIZAR A FORMA DE PENSAR, SENTIR E ATUAR DA CRIANÇA.

“Diz-me e eu esquecerei; ensina-me e eu lembrar-me-ei; envolve-me e eu aprenderei” Autor desconhecido

 GENTE  PESSOAS  INDIVÍDUOS  SERES VIVOS  ÚNICOS  QUE NÃO SÃO FEITOS EM FÔRMA OU FORMA DE BOLO

“A criança é um ser social que nasce com capacidades afetivas, emocionais e cognitivas. Tem desejo de estar próxima as pessoas e é capaz de interagir e aprender com elas de forma que possa compreender e influenciar seu ambiente. Ampliando suas relações sociais, interações e formas de comunicação, as crianças sentem-se cada vez mais seguras para se expressar, podendo aprender,nas trocas sociais com diferentes crianças e adultos cujas percepções e compreensões da realidade também são diversas.”

O EDUCADOR

“ É ‘movimento’, é ação e reflexão”

“As crianças apresentam maneiras peculiares e diferenciadas de vivenciar as situações de interagir com os objetos do mundo físico. A cada minuto realizam novas conquistas,ultrapassando nossas expectativas e causando muitas surpresas”. (HOFFMANN, 1996:83)

OBSERVARREFLETIR  Observação atenta e curiosa sobe as manifestações de cada criança.  Reflexão sobre o significado dessas manifestações em termos de seu desenvolvimento.

“ Avaliar um educando implica, antes de tudo, acolhê-lo no seu ser e no seu modo de ser, como está, para, a partir daí, decidir o que fazer. A disposição de acolher está no sujeito do avaliador, e não no objeto da avaliação. O avaliador é o adulto da relação de avaliação, por isso ele deve possuir a disposição de acolher. Ele é o detentor dessa disposição. E sem ela, não há avaliação.”

 A avaliação da aprendizagem deve ser concebida como um recurso pedagógico útil e necessário para auxiliar cada educador e cada educando na busca e na construção de si mesmo e do seu melhor modo de ser na vida.

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS:  APRENDER A CONHECER  APRENDER A CONVIVER  APRENDER A FAZER  APRENDER A SER

 O PROFESSOR  O ALUNO

“As crianças apresentam maneiras peculiares e diferenciadas de vivenciar as situações de interagir com os objetos do mundo físico. A cada minuto realizam novas conquistas, ultrapassando nossas expectativas e causando muitas surpresas” (HOFFMANN)

Cada criança possui um ritmo próprio de interagir com o meio e de construir seu conhecimento; o professor deve atentar para este fator.

A avaliação na educação infantil deveria privilegiar os interesses e as necessidades de cada criança, confiar em suas tentativas de aprender erro/acerto, valorizar suas descobertas. Com isto, nós poderíamos dizer que realmente estamos chegando a um Modelo Avaliativo centrado na criança, e que tal modelo ajudará a formar o Adulto de amanhã.

 Observação da criança fundamentada no conhecimento de suas etapas de desenvolvimento.  Oportunização de novos desafios com base na observação e reflexão teórica.  Registro das manifestações das crianças e de aspectos significativos de seu desenvolvimento.  Diálogo freqüente e sistemático entre os adultos que lidam com a criança e os pais ou responsáveis.

 No caso de comunicação aos pais, é muito mais significativo o parecer descritivo (relatório) do desenvolvimento da criança, que a emissão de conceitos ou menções. VASCONCELLOS, 1994

Segundo LUCKESI, a avaliação diagnóstica para ocorrer têm que ter em seu bojo três variáveis: 1- Juízo de qualidade, quando o juízo (afirmação ou negação) se faz sobre a qualidade do objeto, o aspecto adjetivo; 2- Juízo de existência, quando o juízo se faz pelos dados empíricos da realidade, o aspecto substantivo; e 3- Tomada de decisão, que com base nas duas primeiras variáveis resulta em três possibilidades: a) Continuar a situação; b) introduzir modificações; e c) suprimir a situação ou objeto. (Apud: LIMA, 1994: 89).

OFERECE CONDIÇÕES DE SE AVALIAR QUALITATIVAMENTE O EDUCANDO, TIRANDO-SE GRADATIVAMENTE O RÓTULO DE PODER IMPREGNADO AO ATO AVALIATIVO. Assim, a Avaliação da Aprendizagem, por ser avaliação é morosa, inclusiva, dinâmica e construtiva.

 A avaliação da aprendizagem não constitui, assim, matéria pronta, discussão finalizada, teoria aceita.  Necessita, antes, ser modelada passo a passo pelo professor, a cada dia e em cada aula, para cada grupo de alunos. A aprendizagem de tudo quanto já se refletiu e escreveu sobre avaliação vale apenas para modular a caminhada de cada um e para acordar reflexões que norteiam nosso olhar.

 Nunca sabemos muito sobre a avaliação da aprendizagem; o de mais importante necessitamos saber é que sua verdadeira dimensão e direção é aprendida a cada instante em cada passo.  Na ambigüidade e contradição desse tema é, percorrendo seu próprio caminho que o professor aprende caminhar.

O QUE É E/OU QUE DEVERIA SER AVALIAÇÃO? QUAL É O SIGNIFICADO DA AÇÃO AVALIATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL?