Estatística O que é: É a ciência que coleta, organiza e interpreta dados colhidos entre um grupo aleatório de pessoas. Divisão da estatística: Estatística.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estatística O que é: Conceitos:
Advertisements

Estatística 2. Estatística indutiva
Medidas de Dispersão.
→ Média Aritmética Ponderada
ALGUMAS MEDIDAS ASSOCIADAS A VARIÁVEIS QUANTITATIVAS
NOÇÕES BASICAS DE ESTATISTICA
ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais
Estatística Descritiva
A Estatística é um ramo da Matemática Aplicada e teve origem (assim como a própria Matemática) do convívio social, das trocas da contagem; tudo baseado.
Estatística Básica Aula 2 Medidas de Dispersão
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
CONCEITOS BÁSICOS.
Aula 08 Medidas de posição - Prof. Diovani Milhorim
ESTATÍSTICA DECRITIVA
AULA DE ESTATÍSTICA PROFESSOR RODRIGÃO.
Capítulo 10 - Estatística 10.1 Introdução:
NOÇÕES BÁSICAS DE ESTATÍSTICA
Aula 05 Distribuição de freguência Prof. Diovani Milhorim
Matemática Financeira
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Estatística.
Série Geográfica (espaço).
Medidas de Dispersão O que é dispersão?
Estatística Descritiva
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
Estatística Descritiva. 2 oO que é a estatística ? Para muitos, a estatística não passa de conjuntos de tabelas de dados numéricos. Os estatísticos são.
13/10/2009 Medidas Descritivas. 13/10/2009 Notações de algumas estatísticas. MedidasParâmetrosEstimadores Número de Elementos Nn MédiaμX, com barra acima.
Definição de Estatística
Disciplina Engenharia da Qualidade II
Separatrizes Quartis Decis Percentis TIPOS:
Plano de Aula Análise Qualitativa Características Métodos e Técnicas Cenas dos Próximos Capítulos.
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA
Distribuição de Frequências
Tabela de frequência: Consiste num resumo onde é listado as respostas a uma pergunta e o número de vezes que a mesma foi citada. Exemplo: Qual a profissão.
Módulo 24 – Frente 2 – Apostila 3
Noções de Estatística - I
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
IV - Descrição e Apresentação dos Dados
Estatística Descritiva
Introdução à Estatística
ESTASTÍSTICA APLICADA
Estatística : Medidas de Tendência Central. E você é capaz de... explicar o que Edu Lobo quer dizer ao cantar : “Sou brasileiro de estatura mediana Gosto.
Probabilidade Análise Exploratória de Dados: Medidas de Centro
É o conjunto de métodos estatísticos usados no tratamento da variabilidade nas ciências médicas e biológicas. A Bioestatística fornece métodos para decisões,
MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL MEDIDAS DE DISPERSÃO
Matemática Financeira
1 Estatística Descritiva (I). 2 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação.
Média e valor médio No estudo da estatística descritiva, para além das tabelas de frequências e gráficos, estudam-se outros métodos para resumir a informação.
MEDIDAS DE POSIÇÃO MÉDIAS MODA MEDIANA QUARTIS PERCENTIS.
Freqüências simples ou absoluta:
MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL
ESTATÍSTICA.
Professor: Jerry A. Domingos
MEDIDAS DE POSIÇÃO Representam uma série de dados orientando-nos quanto à posição da distribuição em relação ao eixo horizontal. As medidas de posições.
Distribuição de Freqüências
onde xi são os valores da variável e n o número de valores.
Distribuição. de freqüência
Profª Juliana Schivani TABELAS.
Módulo 1 Estatística Básica.
Distribuição de freqüências
Aula 4 Bioestatística Probabilidade para variáveis aleatórias.
Estatística Aplicada à Administração Prof. Alessandro Moura costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.
Profª Juliana Schivani MEDIDAS.
Média, Moda e Mediana Prof.: Adeilton Silva..
Profª Juliana Schivani MEDIDAS.
Estatística Marcelo Pessoa Definições Importantes Noções de Estatística Podemos entender a Estatística como sendo o método de estudo de comportamento.
Profª Juliana Schivani MEDIDAS.
Utiliza-se a MoP para a análise da assimetria
Estatística 2. Estatística indutiva
Transcrição da apresentação:

Estatística O que é: É a ciência que coleta, organiza e interpreta dados colhidos entre um grupo aleatório de pessoas. Divisão da estatística: Estatística geral Visa elaborar métodos gerais aplicáveis a todas as fases do estudo dos fenômenos de massa. A estatística geral ainda pode ser dividida em dois subgrupos: 1. Estatística descritiva Diz respeito à coleta, organização, classificação, apresentação e descrição dos dados a serem observados. 2. Estatística indutiva Visa tirar conclusões sobre a população a partir de amostras. Refere-se à maneira de estabelecer conclusões para toda uma população observando apenas parte dela. Conceitos: População É todo o conjunto de elementos que possuam ao menos uma característica comum observável. Amostra É uma parte da população que será avaliada por um critério comum. Dados estatísticos São os valores associados às variáveis de pesquisas.

Frequências 1. O número de vezes em que a variável ocorre é chamado frequência absoluta e é indicado por n i 2. Definimos frequência relativa ( f i ) como a razão entre a frequência absoluta (n i ) e o número total de observações (n), ou seja:

Velocidade Freqüência Absoluta F.A Freqüência Relativa (simples) F.R Freqüência absoluta acumulada F.A.A Freqüência Relativa acumulada F.R.A 60| | | | Total O quadro a seguir apresenta a velocidade em km/h com que os motoristas foram multados em uma determinada via municipal % 30% 15% 10% % 75% 90% 100%

Velocidade Freqüência Absoluta F.A Freqüência Relativa (simples) F.R Freqüência absoluta acumulada F.A.A Freqüência Relativa acumulada F.R.A 60| | | | Total Com base na tabela, responda: % 30% 15% 10% % 75% 90% 100% a) Quantos Motoristas foram multados com velocidade de 80km/h a 90km/h? b) Qual é o percentual de Motoristas multados com velocidade de 70km/h a 80km/h? c) Quantos Motoristas foram multados com velocidade abaixo de 90km/h? d) Qual o percentual de Motoristas multados com uma velocidade abaixo de 80km/h? 3 30% 18 75%

Representação Gráfica Setores Circulares (Pizza) Foi feita uma Pesquisa a 400 alunos de uma escola sobre as atividades esportivas que gostariam de ter na escola. O resultado foi o seguinte: Atividade Esportiva Nº de alunos Freqüência Absoluta Freqüencia relativa Voleibol8020% Basquetebol 12030% Futebol16040% Natação4010% Total400100%

Representação Gráfica Setores Circulares (Pizza)

Representação Gráfica Setores Circulares (Pizza) 144° 108° 72° 36°

(PUC-MG) Em uma pesquisa eleitoral para verificar a posição de três candidatos a prefeito de uma cidade, 1500 pessoas foram consultadas. Se o resultado da pesquisa deve ser mostrado em três setores circulares de um mesmo disco e certo candidato recebeu 350 intenções de voto, qual é o ângulo central correspondente a esse candidato? a) 42°b) 168°c) 90°d) 242°e) 84° o 350 x o x = 84°

Médias Média Aritmética Simples Média Aritmética ( X ) - É o quociente da divisão da soma dos valores da variável pelo número deles: Exemplo: Sabendo-se que a produção leiteira da vaca A, durante uma semana, foi de 10, 14, 13, 15, 16, 18 e 12 litros, temos, para produção média da semana: X = = 98 =

Exemplo: O exame de seleção pode ser composto de 3 provas onde as duas primeiras tem peso 1 e a terceira tem peso 2. Um candidato com notas 70, 75 e 90 terá média final: Média Aritmética Ponderada (UNESP-09) Durante o ano letivo, um professor de matemática aplicou cinco provas para seus alunos. A tabela apresenta as notas obtidas por um determinado aluno em quatro das cinco provas realizadas e os pesos estabelecidos pelo professor para cada prova. Se o aluno foi aprovado com média final ponderada igual a 7,3, calculada entre as cinco provas, a nota obtida por esse aluno na prova IV foi:  x = 73  x = 8,5

Média Harmônica Média Harmônica - É o inverso da média aritmética dos inversos. Exemplo: Determine a média harmônica dos números 6, 4 e 9. Média aritmética dos inversos: Inverso da Média aritmética dos inversos: A média harmônica é um tipo de média que privilegia o desempenho harmônico do candidato. Terá melhor desempenho o candidato que tiver um desempenho médio em todas as provas, do que aquele que for muito bem numa e muito mal noutra. Exemplo: candidato

Outros Conceitos Rol Consiste na organização dos dados em ordem crescente. Exemplo: Notas obtidas em uma prova de matemática no primeiro ano do ensino médio: E = {1,3,1,9,10,7,6,3,4,1,8,8,10,2,2} Rol = 1,1,1,2,2,3,3,4,6,7,8,8,9,10,10. Mediana (Md) É o valor que ocupa a posição central de um conjunto de dados ordenados. Exemplo: Determine a mediana do Rol abaixo: Rol = 1,1,1,2,2,3,3,4,6,7,8,8,9,10,10. 7 elementos Como o elemento 4 ocupa a posição central, dizemos que ele é a mediana dos dados coletados acima. IMPORTANTE!!!! Caso o número de elementos do Rol for par, calculamos a mediana pela média aritmética dos dois elementos centrais. Moda (Mo) É o valor que ocorre com maior frequência em um conjunto de dados. Exemplo: O número 1 é a Moda do exercício anterior, posto que aparece três vezes no Rol.

ENEM – CANCELADA

ENEM – 2009

ENEM – 2010

Desafio!!! (Fuvest – SP) Numa classe com vinte alunos as notas do exame final podiam variar de 0 a 100 e a nota mínima para aprovação era 70. Realizado o exame, verificou-se que oito alunos foram reprovados. A média aritmética das notas desses oito alunos foi 65, enquanto a média dos aprovados foi 77. Após a divulgação dos resultados, o professor verificou que uma questão havia sido mal formulada e decidiu atribuir 5 pontos a mais para todos os alunos. Com essa decisão, a média dos aprovados passou a ser 80 e dos reprovados 68,8. a)Calcule a média aritmética das notas da classe toda antes da atribuição dos pontos extras. b) Com a atribuição dos 5 pontos extras, quantos alunos, inicialmente reprovados, atingiram nota para aprovação? Como foi adicionado 5 pontos a todos os alunos, a média de toda turma sobe para 72,2 + 5 = 77,2. Sabemos que alguns alunos (x) anteriormente reprovados conseguiram, após o aumento, aprovar.Assim: x = 3

Amplitude É a diferença entre o maior valor e o menor valor de um conjunto de dados Ex.: Os valores seguintes representam o número de gols marcados pela seleção brasileira nas últimas 5 copas do mundo. 11, 14, 18, 10, 9 Amplitude = 18 – 9 = 9 Variância Desvio Padrão: É a raiz quadrada da variância Bim1º2º3º4º notas5869 É a média aritmética dos quadrados dos desvios. Um aluno obteve as seguintes notas na disciplina de matemática nos 4 bimestres: Média aritmética = Desvios: nota 1: 5 – 7 = - 2 nota 2: 8 – 7 = 1 nota 3: 6 – 7 = - 1 nota 4: 9 – 7 = 2 Quanto mais próximo de zero é o desvio padrão, mais homogênea (regular) é a amostra. Candidatos que obtém menor desvio padrão são considerados mais regulares.

Ex.: As notas de dois alunos X e Y estão representadas no quadro abaixo. N 1N 2N 3N 4 Paulo 5258 João 4835 Por meio do desvio padrão, qual deles apresentou desempenho mais regular? Média aritmética = Paulo Média aritmética = João Desvios: nota 1: 5 – 5 = 0 Paulo nota 2: 2 – 5 = - 3 nota 3: 5 – 5 = 0 nota 4: 8 – 5 = 3 Desvios: nota 1: 4 – 5 = -1 João nota 2: 8 – 5 = 3 nota 3: 3 – 5 = -2 nota 4: 5 – 5 = 0 Logo, como João apresentou o menor desvio padrão, ele será dito o mais regular.

ENEM – 2010

TEORIA DA INFORMAÇÃO - EXERCÍCIOS ENEM ( ENEM )O gráfico abaixo ilustra o resultado de um estudo sobre o aquecimento global. A curva mais escura e contínua representa o resultado de um cálculo em que se considerou a soma de cinco fatores que influenciaram a temperatura média global de 1900 a 1990, conforme mostrado na legenda do gráfico. A contribuição efetiva de cada um desses cinco fatores isoladamente é mostrada na parte inferior do gráfico. Os dados apresentados revelam que, de 1960 a 1990, contribuíram de forma efetiva e positiva para aumentar a temperatura atmosférica: A) aerossóis, atividade solar e atividade vulcânica. B) atividade vulcânica, ozônio e gases estufa. C) aerossóis, atividade solar e gases estufa. D) aerossóis, atividade vulcânica e ozônio. E) atividade solar, gases estufa e ozônio. De acordo com o gráfico, os únicos fatores que apresentaram contribuição efetiva e positiva de 1960 a 1990 são: (I) gases estufa; (II) atividade solar; (III) ozônio. Resposta: E

(ENEM 2004) - “Comprimam-se todos os 4,5 bilhões de anos de tempo geológico em um só ano. Nesta escala, as rochas mais antigas reconhecidas datam de março. Os seres vivos apareceram inicialmente nos mares, em maio. As plantas e animais terrestres surgiram no final de novembro.” (Don L. Eicher, Tempo Geológico) Meses (milhões de anos): Na escala de tempo acima, o sistema solar surgiu no início de janeiro e vivemos hoje à meia-noite de 31 de dezembro. Nessa mesma escala, Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil também no mês de dezembro, mais precisamente na: A) manhã do dia 01.B) tarde do dia 10. C) noite do dia 15. D) tarde do dia 20. E) noite do dia 31.

A população mundial esta ficando mais velha, os índices de natalidade diminuíram e a expectativa de vida aumentou. No gráfico seguinte, são apresentados dados obtidos por pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a respeito da quantidade de pessoas com 60 anos ou mais em todo o mundo. Os números da coluna da direita representam as faixas percentuais. Por exemplo, em 1950 havia 95 milhões de pessoas com 60 anos ou mais nos países desenvolvidos, número entre 10% e 15% da população total nos países desenvolvidos. (ENEM-2010)Suponha que o modelo exponencial y = 363e 0,03x, em que x = 0 corresponde ao ano 2000, x = 1 corresponde ao ano 2001, e assim sucessivamente, e que y é a população em milhões de habitantes no ano x, seja usado para estimar essa população com 60 anos ou mais de idade nos países em desenvolvimento entre 2010 e Desse modo, considerando e 0,3 = 1,35, estima-se que a população com 60 anos ou mais estará, em 2030, entre: a) 490 e 510 milhões. b) 550 e 620 milhões. c) 780 e 800 milhões. d) 810 e 860 milhões. e) 870 e 910 milhões. y = 363. e 0,03x y = 363. e 0, y = 363. e 0,3. 3 y = 363. (e 0,3 ) 3 y = ,35 3 y = ,46 y  893 milhões