“Água, Fonte de Vida”. CURSISTAS: Adaídes Facundes Francisca Fernandes, Raimunda Diniz Roza Mel o ESCOLA: Estadual José Costa Soares LOCAL: Guaraí/TO TURMA/CLASSE:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Centro Integrado Pacaembu
Advertisements

ESCOLA MUNICIPAL DE I E II GRAUS “MACHADO DE ASSIS”
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Programa de Ética e Cidadania
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Projeto - A escola e o meio ambiente
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET PROJETO - MEIO AMBIENTE CUIDAR DO MEIO AMBIENTE E DEVER DE TODOS PROF: ANA CLAUDIA DE O. GIROTO.
I- Concepção de Educação
Máscaras Africanas.
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
PROJETO LIXO: ‘O MUNDO EM QUE VIVEMOS E O MUNDO QUE QUEREMOS’
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
CONSERVAR É PRESERVAR A NATUREZA
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Dia 22 de março: Dia Mundial da Água
A CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
A Escola e as Mudanças Sociais
Mais Educação - Projeto Meio Ambiente
O conteúdo.
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ
Parâmetros Curriculares Nacionais
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Uso consciente da água na Educação Infantil
ATLANTE – enfrentar o desafio das drogas, isto é, viver sem drogas.
Projeto pedagógico anual º e 5º anos do E. F
Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
ESCOLA MUNICIPAL FLORIANO PEIXOTO
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
Graduanda em Pedagogia-2010-UESB-Xavier
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
Projeto: Alimentação Saudável.
Educação Ambiental e Contextualização Curricular
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
CÁTIA CAMARGO CÁTIA CAMARGO PÓLO VACARIA PÓLO VACARIA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR.
O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental e os PCNs
Projeto Meio Ambiente Colégio Sorocaba.
Projeto água aplicado na Escola Municipal Sebastião Mendes
Você está prestes a conhecer um lindo lugar ! Escola Municipal De Ensino Fundamental José Felipe Schaeffer.
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
RELATÓRIO DO PROJETO COLETIVO
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR
Formação de professores para o trabalho com tecnologias digitais Grupo Pró-Ativo: Monaliza de Magalhães R Moreira Alexandra Fernandes Claudia Lima  Danielle.
FERNANDA FATIMA RATAJCZYK FORMAÇÃO DOCENTE-PREMEN.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
“Um país se faz de homens e livros”
SEMANA DA “CONSCIÊNCIA E VALORIZAÇÃO HUMANA”.  O conhecimento científico desenvolvido na escola de ensino médio deve estar voltado para a formação de.
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
PROJETO BRINCADEIRAS TRADICIONAIS 2013 Professora: ANGELA HADDAD.
1º ANO II Professora: Rita Preservação do Meio Ambiente e Reciclagem
A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
PROEVA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA ÁGUA Autora: Alessandra Stinghen Coautora: Taline Luise Behling.
Dia Mundial da Água EE Prof. José Mazella. Justificativa A água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela.
Matriz de avaliação processual
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

“Água, Fonte de Vida”. CURSISTAS: Adaídes Facundes Francisca Fernandes, Raimunda Diniz Roza Mel o ESCOLA: Estadual José Costa Soares LOCAL: Guaraí/TO TURMA/CLASSE: 5º ano DURAÇÃO: 2 meses

APRESENTAÇÃO Este projeto visa ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos.

JUSTIFICATIVA O trabalho com o tema “água, fonte de vida” que se propõe aqui, deverá apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.

OBJETIVOS Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam: perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social; reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço; adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica; levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos; conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.

PROBLEMATIZAÇÃO Para isso, é necessário que mais do que informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores, que serão apreendidos na prática do dia-a-dia, no meio social. Através das experiências já vividas pelos alunos no seu âmbito familiar, a principal função desse projeto é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água.

AÇÕES/ETAPAS Conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos. (contar alguma história associada ao tema); Pesquisa em sala de aula sobre o tema (leituras, jogos); Desenvolver grupos de discussões para tratar de assuntos diversos, como o desperdício, poluição dos recursos hídricos e doenças - desabastecimento e diminuição dos recursos disponíveis para o consumo; Utilizar diversos recursos didáticos e tecnológicos, atividades e soluções, como revistas, jornais, livros, passeios, laptop, entrevistas, internet, data show, música etc, dispondo da montagem de um mural sobre o assunto em lugar visível a toda comunidade escolar; Trabalhar com experiências concretas, mostrando a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma.

RESULTADOS ESPERADOS Através das experiências já vividas pelos alunos no seu âmbito familiar, a principal função desse projeto é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez da água.

BIBLIOGRAFIA MONTANARI, Valdir, Pelos caminhos da água / Valdir Montanari, Cristina Strazzacapa – São Paulo: Moderna, Livro da campanha da fraternidade. Dia-a-dia do Professor, vol. 2 – Gerusa Rodrigues Pinto e Francês Rodrigues Pinto. Parâmetros Curriculares Nacionais, vol. 9 – Meio Ambiente e Saúde. Projetos Pedagógicos 3º Milênio – Miriam Cristina Cazante de Carvalho.