Diagnóstico de ontologias atualmente existentes no MinC Projeto Glossário da Cultura - 2016 Dalton Lopes Martins Marcel Ferrante Silva Luís Felipe Rosa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental.
Advertisements

Estruturação parcial do pré- projeto: outros elementos do texto e do pós –texto Prof. Sergio Roberto Martins
Secretaria de Desenvolvimento Territorial- SDT Departamento de Gestão Territorial – DETER Coordenação Geral de Planejamento Territorial - CGPT Estratégia.
Gestão da Informação e do Conhecimento  MODELO PROCESSUAL DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO – CHOO (2006) 1-NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO 3-ORGANIZAÇÃO E ARMAZENAMENTO.
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
O QUE É FICHAMENTO? É uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto.
Práticas de Manutenção II Curso Técnico de Eletromecânica Prof. Paulo A Baltazar Ramos, IFB Planejamento da Manutenção.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
MEMBROS: Josicélia Dumet Fernandes - UFBA e Coordenadora da Comissão anterior 2007/2009 Marta Lenise do Prado - UFSC e memória da Comissão anterior.
ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDORES EM UMA EMPRESA DE VAREJO DE SÃO LUÍS Universidade Federal do Maranhão - UFMA Autor: Amadeus Elias Machado Júnior.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
IT-16 Plano de Emergência
A MODELAGEM DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE. MOMENTO 1: A ANÁLISE DE SITUAÇÃO DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE MOMENTO 2: A ESCOLHA DO MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE.
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
AULA DO DIA 23 DE ABRIL DE 2013 MESTRADO EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS DISCIPLINA – METODOLOGIA DA PESQUISA PROFESSORAS – KÊNIA E MIRZA MÉTODO METODOLOGIA.
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
Redes de Co-citação Wagner de Souza Rolim CIn – UFPE.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
Princípios, Normas e Política de indexação
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
Governo de Santa Catarina Secretaria de Estado da Saúde Sistema Único de Saúde Superintendência de Vigilância em Saúde Superintendência de Planejamento.
Aulas previstas: 1.Poder, normas e pessoas (11 slides) 2.Fiéis cristãos (11 slides) 3.Organização hierárquica (12 slides) 4. Vida consagrada ( 7 slides)
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
DIMENSÕES OPERACIONAIS DO TURISMO - ELEMENTOS: # Setor Público ( Turismo Receptivo ) # Setor Privado ( Turismo Emissivo /Receptivo ) # 3o. Setor ( Turismo.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
Aplicação do Modelo PNGS no Instituto da Criança do HCFMUSP.
Apresentação da Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores Modelação de Processos Alternativos de Conflito utilizando a Técnica.
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Oficina de Escopo da Ontologia MinC Proposta de pauta Laboratório de Políticas Públicas Participativas Universidade Federal de Goiás 20/01/2016.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Nome da disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada Ementa: 1) Conceitos fundamentais sobre.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
► Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis Fonte: Anthonielle Vicarone Dayane Gomes Júlia Oliveira.
Pioneiro de uma concepção ampla e diversificada de patrimônio cultural e de sua documentação e promoção, Mário de Andrade foi um dos mentores da criação,
OLIVEIRA, JANE S.; QUEIROZ SALETE L. Comunicação e Linguagem Científica: guia para estudantes de química, Campinas: Átomo, 2007, 109 p. Capítulo 4: LOCALIZANDO.
Patrimônio cultural.
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: Metodologias de Resumos e Indexação
MONOGRAFIA I PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN TEXTO VII: TÉCNICAS DE PESQUISA ADA DE FREITAS MANETI DENCKER.
Doutorado Programa de Pós-Graduação da UFMG, 2011 Orientação: Profa. Dra. Silvania Sousa do Nascimento Valkiria Santos, Paula Lameu, Claudia Bergamini.
ALVARO PEREIRA. A apresentação do percurso da pesquisa Detalha o caminho percorrido pelo pesquisador na coleta e na análise dos dados e encontra-se dividido.
Conferência Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante.
INFLUÊNCIA SOBRE OS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS LAURA FERNANDES DA SILVA RACKEL FABIANA GABRICH CAMPOS TAMIRIS ALBUQUERQUE MOREIRA Atividade Interdisciplinar.
METODOLOGIA DA PESQUISA COMO CONSTRUIR UMA BOA REVISÃO DE LITERATURA
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
O BRASIL URBANO.
Introdução a Análise de Redes Sociais de Informação Aula 01 Dalton Martins Laboratório de Políticas Públicas Participativas Gestão da.
Projetos Segmento de Prospecção. Ordenação da Apresentação Eleições 2002 Cenários do Macro-Ambiente e da Indústria Financeira Jogo dos Atores.
Mídias Sociais Aula 04 Mecanismo de Busca Operadores Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás.
Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida no Transporte Aéreo.
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
Aula 4 – 31/3/2016 Cartas patrimoniais e o instrumental da UNESCO para registro do patrimônio imaterial mundial A Arte Kusiwa – pintura corporal e Arte.
C RIAÇÃO, I NCORPORAÇÃO, F USÃO E D ESMEMBRAMENTO DE M UNICÍPIOS: Alguns aportes técnicos para o debate.
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Biblioteca Central CAPACITAÇÃO NO USO DO SABi PARA BIBLIOTECÁRIOS DO SBUFRGS.
Conhecer o mercado adequado LogísticaAspectos técnicos Inteligência Estratégica Inteligência Estratégica Movergs-SebraExport.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Scuba Dive Tracker Diogo Lopes | Luís Duarte | Mónica Carvalho | Pedro Rodrigues | Rúben Leite.
Linguística documentária e Terminologia Disciplina: Linguística documentária Marilda Lopes Ginez de Lara CBD/ECA/USP
Reconhecimento de Padrões Mineração de Dados para Detecção de Padrões de Mudança de Cobertura da Terra Padrões e processos em Dinâmica de uso e Cobertura.
Evolução da BVS nos Países ePORTUGUÊSe Cláudia Guzzo BIREME/PAHO/WHO - São Paulo.
Leitura documentária Profa. Giovana Deliberali Maimone.
Oficina Reações Químicas
NomeAlunoCompleto 1,2 ; NomeAlunoCompleto 1,3 NomeOrientadorCompleto 1,4 1. Faculdade de Tecnologia de Jales 2. 3.
PROGRAMAÇÃO -Composição das Câmaras Técnicas -Apresentação Questionários das CTs -Elaboração do cronograma de reuniões regionais -Elaboração de Plano.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
Transcrição da apresentação:

Diagnóstico de ontologias atualmente existentes no MinC Projeto Glossário da Cultura Dalton Lopes Martins Marcel Ferrante Silva Luís Felipe Rosa de Oliveira Data: 12/04/2016 L3P / GI / UFG - SPC / MinC

Objetivos 1.Identificar termos e atributos dos termos candidatos 2.Mapear termos que possuem maior conectividade 3.Mapear os buracos estruturais entre as fontes de informação 4.Identificar os problemas técnicos das expressões em uso 5.Produzir recomendações técnicas que favoreçam as estratégias de mediação do trabalho colaborativo de desenvolvimento da ontologia

Fontes de informação 1.Do Instituto Nacional de Museus (IBRAM) 2.Da Diretoria Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) 3.Dos Equipamentos Culturais 4.Do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) 5.Da Agência Nacional de Cinema (ANCINE) 6.Do Mapas Culturais 7.Do Sistema de apoio às Leis de Incentivo à Cultura (SALIC)

Normas técnicas e trabalhos científicos 1.A norma técnica ANSI/NISO Z Revisão de 2010 – Guidelines for the construction, format and management of monolingual controlled vocabularies 2.O livro “Organising Knowledge: Taxonomies, Knowledge and Organisational Effectiveness” de autoria de Patrick Lambe, editora Chandos Publishing, de O livro “The Accidental Taxonomist” de autoria de Heather Hedden, editora Information Today, de 2010

Metodologia de análise 1.Coleta dos documentos 2.Análise dos documentos para identificação de expressões 3.Registro das expressões em uma planilha 4.Classificação das expressões por termos e atributos candidatos na planilha de dados. 5.Construção de tabelas comparativas por fontes de informação 6.Construção das redes semânticas integradas por todas as fontes de informação 7.Identificação dos nós centrais da rede semântica como elementos que sugerem termos transversais a todo o espaço informacional 8.Identificação de buracos estruturais como elementos que sugerem pontos de atenção para conectar áreas da ontologia ainda desconectadas

Candidatos a termos e atributos por fontes de informação

Rede semântica integrada das diferentes fontes de informação

Rede semântica integrada das diferentes fontes de informação sem a fonte “Mapas Culturais”

Rede semântica integrada sem a fonte “Equipamentos Culturais”

Diagnóstico dos problemas técnicos Considerando a ANSI/NISO Z Caixa alta e baixa: recomenda que as expressões sejam todas descritas em caixa baixa e a utilização de caixa alta no inicio 2.Termos simples ou de palavras múltiplas: recomenda-se que termos tenham no máximo de uma a quatro palavras 3.Substantivos ou frases substantivas: termos normalmente são substantivos + adjetivos ou frases substantivadas 4.Nomes próprios: entidades com nomes próprios devem ficar separados numa taxonomia individual 5.Qualificadores por parênteses: Recomenda-se escolher um tipo de qualificador único para utilizar entre parênteses 6.Acrônimo: recomenda-se usar acrônimos caso somente eles forem mais conhecidos que as expressões literais

Considerações Consideração 1 Utilização das redes semânticas como forma de visualização das fontes de informação Identificação dos termos candidatos mais importantes em relação a estrutura da rede

Considerações Consideração 2 As normas técnicas fornecem indicações que ajudam a normalizar os termos e facilitar sua compatibilização com outras iniciativas que adotam essas normas como parâmetros de construção de termos Sugerimos que todos os termos sejam analisados segundo essas normas e possam ser ajustados conforme suas indicações

Considerações Consideração 3 Priorizar os termos de maior centralidade, bem como as fontes relacionadas ao “Mapas Culturais”, “Equipamentos culturais” e “SALIC” como foco prioritário para a ontologia Vale reforçar que a centralidade desses termos e dessas fontes ocupa uma posição estratégica para o MinC como meio de facilitar o diálogo com outras áreas e favorecer sua interconectividade

Redes Semânticas por fonte de informação - Bens desaparecidos

Cadastro nacional de museus

Conheça os museus brasileiros

Dicionário de dados

Eventos

Planilha de recarga SNM - SNIIC

Ficha Bem imóvel

Ficha Bem paisagístico

Bens, móveis e integrados

Ficha conjunto arquitetônico

Ficha conjunto urbano

Ficha Edificação

Patrimônio Ferroviário

Agentes

Esferas

Espaços

Eventos

Projetos

SALIC - Equipamentos culturais

Base de estrutura de dados da SAV

Formulário Rede Cultura Viva

Taxonomia Sniic - CEUs

Teatros Brasil SNIIC

Cadastro Formulário BP

Ficha de inscrição Leitura Viva

Pesquisa Leitura para Todos

Tipologia SNIIC ANCINE