Prefeitura Municipal de Itajaí ESF Costa Cavalcanti Estimulando o protagonismo e empoderamento de um grupo de mulheres da comunidade do Costa Cavalcanti.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Voluntariado PUCRS Esperanças e Temores 10 de Abril de 2010
Advertisements

GRUPO OPERATIVO GESTANTES
O Estatuto do Idoso como ferramenta de combate à violação dos Direitos Humanos Roseli de Sousa Costa Supervisora da Centra Judicial do Idoso - TJDFT.
PROCESSO DE COMUNICAÇÃO. Ocupa-se basicamente de um empreendimento psicológico, assim descritos: Ocupa-se basicamente de um empreendimento psicológico,
Um Novo Olhar... Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
Catequista – encontro, comunidade, missão, espiritualidade,discípulo
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Programa 5’S GEAL Apresentações.
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Diretoria de Ensino PCNP Isabel Bonadio.
SEJA UM CLUBE DINÂMICO SEU PLANO DE LIDERANÇA DE CLUBE.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
SEJAM BEM-VINDOS!! Rubens Berredo. INTRODUÇÃO O estresse afeta mais de 90% da população mundial e é considerado atualmente uma epidemia global. Está.
Vamos imaginar uma situação típica de casamento: você conhece alguém que lhe atrai, começa a namorar, vive uma paixão deliciosa, sente muito tesão,
CONTAG Secretaria de Formação e Organização Sindical Política Nacional de Formação do MSTTR.
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
Para entender o que é política pública Produção cultural
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
O que Devo fazer para ser intimo de Deus Algumas pessoas já ouviram falar de Deus, outras dizem que conhecem a Deus, mas são poucas as que podem afirmar.
A análise do contexto das alternativas de ação  O primeiro passo análise do contexto, diagnóstico da situação, análise situacional ou análise do cenário.
Agosto de Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com.
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A FORMAÇÃO DE UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. H SPED INTRODUÇÃO O Projeto Cuidado Integral.
SEJAM BEM-VINDOS!! Rubens Berredo. PILARES DOOS 7 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL.
GESTÃO DO PAIF.
Progressão automática. Quanto custa ter sempre razão? Em algum momento, paramos para analisar esta questão? Já pensamos quais são as consequências, de.
Transforma RIO 16 Transforma Educação Transforma é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas!
Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado de trabalho Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado.
SEBRAE PERNAMBUCO. O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento.
PREFEITURA MUNICIPAL DE IMBITUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA PAES LEME.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Visão Cognitiva e Informação Peter Ingwersen. Visão cognitiva da informação A visão cognitiva apresenta as seguintes características: 1. Trata computadores.
A ARTE DE GERENCIAR PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES Aprenda Como Tratar os Tipos de Funcionários Existentes Numa Empresa.
Educação e Arte. Desenvolver programas educativos junto às comunidades circunvizinhas a sede da Escola Ecológica para a construção da consciência planetária,
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
Preparando o profissional para o mercado de trabalho
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
A arte de cuidar.
1 ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO GERÊNCIA DE COORDENAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA SAÚDE.
Por que Deus tem um propósito único e especial para você?
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ A PARTIR DE JESUS-CATEQUISTA.
Curso de Especialização: A Gestão do Cuidado Para uma Escola que Protege Módulo III.
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO – processo de formação do ser humano e de preparação para a vida em sociedade. EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL - amplo projeto educativo.
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
1 COMPETÊNCIA 3: (RH´s 04, 05 & 06) “Conhecer as ferramentas utilizadas para o processo de revaloração qualitativa da cultura organizacional.”
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: por um turismo mais solidário, menos perverso e mais justo.
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
“Vislumbrei uma companhia na qual qualquer mulher poderia ter tanto sucesso quanto desejasse. As portas estariam abertas às oportunidades para as mulheres.
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
 SOMA TOTAL DE TODAS AS INFLUÊNCIAS POSITIVAS OU NEGATIVAS APRENDIDAS NA VIDA.  É FORMADO PELA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA IDENTIFICAÇÃO, IMITAÇÃO, PUNIÇÃO.
O QUE É A FUNDAÇÃO TERRA MIRIM? A FUNDAÇÃO TERRA MIRIM - FTM-CL, SURGIU EM MAIO DE 1992 COMO UM CENTRO DE LUZ, EM UMA ÁREA RURAL REMANESCENTE DA MATA.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
XIII Seminário Internacional de Educação Novo Hamburgo Espaço de Sociabilidade e Cultura da Paz Direitos Humanos, escola e sociedade Como lidar com a violência.
ORIGEM E DESTINO A inocência da nossa infância descansa numa profunda falta de conhecimento, sobretudo de nós mesmos. “Quem somos” é uma resposta que só.
Ética Profissional e Relações Sociais Profª Márcia Luci.
CURANDO RELACIONAMENTOS Curar nossos relacionamentos é a nossa própria escolha, já que na verdade não são os outros que estamos perdoando realmente.
Docente: Marcos Camara de Castro Discente: Louise Gomes Wiezel.
F&Z –PUCGO Psicoterapia Psicodramático-Construtivista de Casais, Famílias e Grupos Divórcio Criativo – A Separação sem Traumas Mel Krantzler & Pat Krantzler.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
Métrica do Amor. Transição Automática. Como se mede uma pessoa? Os tamanhos variam conforme o grau de envolvimento. Ela é enorme pra você quando fala.
Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem 2013 Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
GESTÃO DE EQUIPAS Marta Sampaio
Oficina Reações Químicas
Principais objetivos do Programa Eco-Escolas/Escola Estimular o hábito de participação envolvendo ativamente as crianças na tomada de decisões e implementação.
Transcrição da apresentação:

Prefeitura Municipal de Itajaí ESF Costa Cavalcanti Estimulando o protagonismo e empoderamento de um grupo de mulheres da comunidade do Costa Cavalcanti. CHÁ DAS

INTRODUÇÃO  Este é um relato de experiência do trabalho de uma agente de saúde dentro de sua micro área, com um grupo;  Fazem parte deste grupo, mulheres que apresentaram queixas emocionais, de convivência familiar e social;  A proposta do ¨Chá das Super Poderosas¨ é aumentar a autonomia das participantes através da troca de experiências.

OBJETIVO GERAL  Criar um espaço de estímulo ao protagonismo e empoderamento de um grupo de mulheres na resolução de seus problemas emocionais, de convivência familiar e social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS  Identificar, a partir da percepção das participantes e da troca de experiências as alternativas para a resolução dos seus problemas;  Promover a reflexão crítica, permitindo o empoderamento das participantes na conduta social e comunitária;  Incentivar o protagonismo com o objetivo de estimular a qualidade de vida, autoestima e a participação comunitária.

ENCONTRO: Superação

SUPERAÇÃO  Mostrar à elas que todas tem dificuldades e que somos protagonistas de nossa própria vida, empoderando-as de reverter qualquer situação, e que ainda podem contar com o apoio do grupo.

ENCONTRO: Autoestima ENCONTRO: Autoestima

AUTOESTIMA Autoestima é o sentimento que temos em relação a nós mesmos, ou seja, é como nos sentimos a nosso respeito.  Identificar as qualidades e não só os defeitos;  Tratar-se com amor e carinho, acreditar que merece ser amado(a) e é especial.

Surgem as Super Poderosas ENCONTRO: Orgulho x Humildade

ENCONTRO: Alegria

ENCONTRO: Fácil x Difícil

FÁCIL X DIFÍCIL Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre a mesma... Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer. Aqui a importância de pensar em suas atitudes para uma melhor convivência com o outro.

ENCONTRO: Minhas metas para o futuro

MINHAS METAS PARA O FUTURO Falar de metas foi desafiá-las a pensar no que pode ser possível dentro de sua realidade e quais as mudanças necessárias para realizá-las.

ENCONTRO: Comemoração x Celebração

ENCONTRO: Gentileza gera Gentileza

GENTILEZA GERA GENTILEZA Humildade é fazer aos outros o que quer que aconteça com você, pois gentileza gera gentileza e atitudes também.

ENCONTRO: Encerramento 2012

ENCONTRO: Mensagens de amizade

ENCONTRO: Nossas potencialidades

ENCONTRO: Ser mulher e mãe

ENCONTRO: Os sentimentos que influenciam nosso corpo

ENCONTRO: Perdão

FALAR DO PERDÃO “Diante da dificuldade da aceitação das diferenças, acabamos criando uma ‘casca’ que nos separa do mundo e das pessoas, o ato de perdoar, abre as possibilidades de entrarmos em contato conosco e com os outros de uma forma saudável e pacífica”.

ENCONTRO: Nossos Sonhos – O que não realizamos e que ainda queremos realizar

ENCONTRO: Envelhecer com saúde ENCONTRO: Envelhecer com saúde

ENCONTRO: O poder da criação

O PODER DA CRIAÇÃO Muitas pessoas percebem seu talento nas atividades. Trabalhos manuais ajudam a despertar os requisitos básicos de autoestima e estimula o sentimento de sentir-se capaz e produtivo. A troca pessoal que existe em grupos, ajuda os integrantes a superarem seus traumas.

CONSIDERAÇÕES  Este trabalho já apresenta resultados significativos na conquista da autoestima, na percepção das responsabilidades das participantes enquanto indivíduos capazes de cuidar de si mesmo, no enriquecimento e fortalecimento dos vínculos sociais e comunitários, pela troca de experiência e reconhecimento do outro e da construção de identidade social;

CONSIDERAÇÕES  Acreditamos no potencial desta ação como um novo modelo de atuação em saúde, promovendo oportunidades de crescimento e transformação. Percebeu-se também o aumento significativo da aceitação e aproximação da ESF.

DEPOIMENTOS Porque fazer na casa de uma a cada mês?

DEPOIMENTOS Vamos falar sobre o quê?

DEPOIMENTOS O porquê de existir este grupo?

Mulher, que carrega uma força interior, com seus segredos e desejos muito bem guardados, lágrimas perdidas em seu coração, sonhos guardados em sua mente, cura as feridas de sua alma, em sua história cheia de alegria e dor. A Semente foi plantada! OBRIGADA POR SUA ATENÇÃO