ABERTURA DE EXERCÍCIO 2016 – MONITORAMENTO DO PPA 2016-2019 Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) Diretoria de Planejamento Orçamentário (DIOR)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria de Estado do Planejamento Comitê de Acompanhamento e Controle de Obras Florianopolis 20/03/2007 Florianopolis 20/03/2007.
Advertisements

Avaliação do Plano Plurianual
Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral Revisão PPA Cuiabá, março de 2005.
Portal da Transparência Municipal Conteúdo básico a cargo do município Base: Decreto Federal nº 7.185/2010 Sistema Integrado de Administração Financeira.
Levantamento, construção e diagnóstico
TEORIA ORÇAMENTÁRIA ANA MARIA JAHEL ANTUNES
PLANO DE GESTÃO.
FASE FINANCEIRA (Nov/Dez 03) Levantamento dos PAGAMENTOS 2003; Levantamento das DÍVIDAS para 2004; Digitação dos CONTRATOS/CONVÊNIOS Inclusão de VALORES.
PLANO OPERATIVO 2007 Início dos Trabalhos Janeiro/2007.
Secretaria Executiva do Núcleo Sistêmico Segurança(SENS)
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
Contabilidade Aplicada aos RPPS
ORÇAMENTO Clique para adicionar texto.
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
ORGANOGRAMA GERAL PREFEITO MUNICIPAL CONSELHOS MUNICIPAIS
PROGRAMAÇÃO OPERATIVA DE 2008
SEPLAG ORIENTAÇÕES SOBRE A PROGRAMAÇÃO OPERATIVA DE 2008 E PROCEDIMENTOS PARA EXECUÇÃO DOS PROJETOS DO MAPP.
Divulgação para Subsecretárias de Planejamento, Orçamento e Gestão
Fórum de Secretários Executivos
Relatório da Ação Governamental RAG
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos PPA Avaliação 2009 (Ano Base 2008) Ciclo de Gestão do Plano.
DECRETO Nº , DE 18 DE DEZEMBRO DE 2009.
Ciclo de Planejamento PPA.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Sitema de Gestão de Convênios do Governo Estadual: Sistema e Fluxo das Informações Marcelo Inocencio Pereira Contador da Fazenda Estadual
Governo do Estado do Rio Grande do Norte
CÂMARAS TEMÁTICAS Decreto nº 777/2011, de 18 de outubro de 2011 Cria as Câmaras Temáticas para Copa do Mundo 1.Câmara Temática de Transparência; 2.Câmara.
Plano Cidadão O Povo Realizando um Futuro Cada Vez Melhor.
Sistema de Governança de TIC Benefícios: Aumentar o controle sobre as aquisições de TIC; Ter subsídios para elaboração dos PDTIC futuros; Concentrar as.
Outubro – Dezembro 2005 PRESTAÇÃO DE CONTAS 4º TRIMESTRE de 2005 SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA GESTÃO
TRÂMITE PROVIDÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E TOMADA DE CONTAS ESPECIAL
Planejamento na Gestão Pública
Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal de Santa Catarina
1 LEI DO ORÇAMENTO ANUAL - LOA Os orçamentos anuais estabelecem a previsão de receita e fixação da despesa para o período de um ano, denominado exercício.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Lei orçamentária anual - loa
Tribunal de Contas do Estado da Bahia DIÁLOGO PÚBLICO: FISCALIZAÇÃO DE DESPESAS COM PESSOAL PAINEL: DISSEMINANDO BOAS PRÁTICAS DA ÁREA DE FISCALIZAÇÃO.
Transferências Voluntárias da União setembro de 2008.
Coordenação-Geral de Finanças
AUDIÊNCIA PÚBLICA, Para apresentar e discutir a elaboração da LOA - Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2016.
Introdução à Gestão Pública
Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento FONDCF 15/05/2015.
Créditos Adicionais.
1. Formulário de pesquisa para envio às áreas desenvolvido 2. Regras de funcionamento da pesquisa para a intranet editadas 3. Link disponível na intranet.
Conclusão da 1ª. etapa na Seção de Execução Orçamentária (SORC) Conclusão da 1ª. etapa na Seção de Liquidação de Despesas de Custeio (SLDC) Conclusão da.
Conclusão da 1ª. etapa na Seção de Execução Orçamentária (SORC) Conclusão da 1ª. etapa na Seção de Liquidação de Despesas de Custeio (SEO) Conclusão da.
SOLUÇÃO PRONIM E-SOCIAL
EXIGE: Planejamento Transparência Controle RESPONSABILIZAÇÃO.
Abertura do Orçamento 2016 A Lei Orçamentária de Lei nº 7210 de 18 de Janeiro de 2016 Destaques:  Previsão da receita bruta de R$
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília Pró Reitoria de Desenvolvimento Institucional Diretoria de orçamento LOA 2015 Execução.
IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / 2015 O presente Planejamento Estratégico tem por objetivo o estabelecimento de.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
ANEXO 1 DO RELATÓRIO DETALHADO QUADRIMESTRAL - RDQ Relatório Consolidado do Resultado da Execução Orçamentária e Financeira do 2º Quadrimestre de 2015.
PRESTAÇÃO DE CONTAS ANUAL DO GOVERNADOR Instrumentos de Planejamento
BALANÇO DE METAS 2013 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2014 ADJUNTORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
Gestão por Resultados e Gerenciamento Matricial de Receita
RREO - R ELATÓRIO R ESUMIDO DE E XECUÇÃO O RÇAMENTÁRIA RGF – R ELATÓRIO DE G ESTÃO F ISCAL Odair Scharnowski 18/06/2013.
Administrador Público – CRA/DF
1 Audiência Pública Demonstração e Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais: 2º Quadrimestre de 2015 Administração 2013/2016 Prefeito: VILMAR ZANDONAI.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
PACTUAÇÃO DOS INDICADORES REGIONAIS
SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL
SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PRESTAÇÃO DE CONTAS ANUAL DO GOVERNADOR Instrumentos de Planejamento.
PRÊMIO FRANCO MONTORO VISA PREMIAR PROJETOS RELEVANTES DOS CONSEGS.
Transcrição da apresentação:

ABERTURA DE EXERCÍCIO 2016 – MONITORAMENTO DO PPA Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) Diretoria de Planejamento Orçamentário (DIOR)

BALANÇO GERAL DO ESTADO (BGE) O Regimento Interno do TCE/SC (TC 06/2001), estabelece: Art. 70. O relatório do órgão central do sistema de controle interno do Poder Executivo que acompanha as Contas do Governo Estadual deverá conter, no mínimo, os seguintes elementos II – descrição analítica das atividades dos órgãos e entidades do Poder Executivo e execução de cada um dos programas incluídos no orçamento anual, com indicação das metas físicas e financeiras previstas e das executadas. Situação: Já Concluído e encaminhado para o TCE.

BALANÇO GERAL DO ESTADO (BGE) O que podemos observar? Quais nossos erros? Quais nossos acertos? O que precisa ser melhorado e corrigido?

MONITORAMENTO EXERCÍCIO 2016 O exercício de 2016 é um ano diferenciado para o processo de monitoramento e avaliação, pois além de ser o primeiro exercício de um novo ciclo (PPA ) é a primeira transição de PPAs para o Módulo.  O que devo fazer com os Objetos de Execução existentes no PPA ?  Quais foram as atualizações do Módulo de Acompanhamento Físico e Financeiro?  O que devo fazer ou como devo proceder para criar novos Objetos de Execução em 2016?

OBJETOS PPA Portal do Acompanhamento Físico e Financeiro Categoria de AnáliseDescrição Prazo final ou de continuidade; Verificar se o prazo final planejado encerra-se até quando se tratar de projetos, já para as atividades verificar se o OE não possui previsão para Execução Física parcial ou total; Para projetos verificar se o percentual de execução é ou deveria ser 100% até o dia Já as atividades, por se tratarem principalmente de serviços, não precisam estar em 100% para serem consideradas “concluídas”. Execução Financeira Para projetos e atividades verificar se a realização financeira está próxima do valor planejado e se o respectivo valor está coerente com a execução física. Situação Coerente: Físico 100% e Financeiro 103% e Situação Incoerente: Financeiro 100% e Físico 15%. Situacional De modo geral verificar se a situação “concluído” corresponde à realidade do bem ou do serviço, com base nas análises anteriores, como também verificar se a situação em andamento também corresponde à realidade, pois caso contrário o OE deve ser concluído. AtualizaçãoVerificar se o OE está atualizado até ou até a data de conclusão do objeto.

ANÁLISE DOS OBJETOS

FLUXO RESUMIDO DA ANÁLISE

O PROCESSO EM 2016 Mudanças e Evoluções do Módulo: Integração entre PPA e Acompanhamento Físico e Financeiro; Validação das metas financeiras no PPA ; Associação de Notas de Empenho ou Liquidações; Listar Saldo PPA; Manter vinculação Objeto de Execução a Subação.

INTEGRAÇÃO PPA E ACOMP.

VALIDAÇÃO DAS METAS FINANCEIRAS As subações do PPA irão desconsiderar as metas financeiras previstas para anos anteriores ao exercício de Todavia os OEs criados no PPA com metas financeiras para exercícios superiores ao ano de 2016 será considerada para o PPA , conforme exemplo abaixo:

ASSOCIAR NE E NL O sistema irá possibilitar que o órgão escolha associar a Nota de Empenho ou uma Nota de Liquidação a um objeto de execução. Portanto, quando o órgão optar pela associação de uma nota de empenho a um Objeto de Execução não poderá vincular uma nota de liquidação e vice-versa.

LISTAR SALDO PPA  Saldo utilizado: representa o valor orçamentário da subação já utilizado nos “Objetos de Execução” ativos.  Saldo restante: representa o valor orçamentário que pode ser usado para criar novos “Objetos de Execução”.

VINCULAR OE SUBAÇÃO Esta funcionalidade gerencia a vinculação dos objetos de Execução a uma Subação, ou seja, permite a vinculação dos objetos de Execução que estão sem Subação a novas Subações do PPA  (48) Guilherme Kraus,  (48) Luciana Rotolo  (48) Gilberto Cerutti/ Lucas Marin.

RESUMINDO O que precisa ser feito? Atualizar e corrigir, se necessário, todos os Objetos de Execução (OEs) do PPA até o mês de 12/2015, conforme item 1 do manual anexo; OBS: o Módulo de Acompanhamento Físico e Financeiro está funcionando normalmente no exercício de Identificar os Objetos de Execução (OEs) cuja subação original foi inativada no PPA , ou seja, são aqueles OEs que continuarão em 2016 que não possuem mais subações ativas; Verificar a periodicidade de acompanhamento das subações; wform Identificar e justificar quais subações não poderão ser monitoradas (motivos técnicos); Levantamento da necessidade de treinamento. wform

Abertura Ativação das Regras e Subações Finalísticas Amplo Monitoramento PRAZOS Prazos previstos, pois dependem da efetiva conclusão da manutenção evolutiva do sistema. OBS: até o dia iremos comunicar a concretização dos prazos. ALERTA: ATUALIZAR OS OES EM ANDAMENTO ATÉ , pois quando o Módulo de Acompanhamento Exercício 2016 entrar no ar não será mais possível atualizar os objetos no exercício de 2015 e anos anteriores.

PARTICIPANTESJunhoAgostoOutubroDezembro Secretaria de Estado da Infraestrutura01/06/2016 SD Departamento de Transportes e Terminais01/06/2016 SD Departamento Estadual de Infraestrutura01/06/2016 SD Secretaria de Estado da Defesa Civil02/06/2016 SD Secretaria de Estado da Saúde03/06/2016 SD Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte06/06/2016 SD Fundação Catarinense de Esporte07/06/2016 SD Fundação Catarinense de Cultura06/06/2016 SD Santa Catarina Turismo S/A07/06/2016 SD Secretaria de Estado da Educação08/06/2016 SD Fundação Catarinense de Educação Especial02/06/2016 SD Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)08/06/2016 SD Secretaria de Estado de Segurança Pública09/06/2016 SD Corpo de Bombeiros09/06/2016 SD Polícia Civil09/06/2016 SD Polícia Militar09/06/2016 SD Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania10/06/2016 SD Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca13/06/2016 SD Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina S/A13/06/2016 SD Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina13/06/2016 SD Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação14/06/2016 SD Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina S/A14/06/2016 SD AGENDA: MONITORAMENTO PPA

Trabalhar de forma gerencial Melhorar o aproveitamento das ferramentas disponíveis Conhecer as metodológias que permitam aprimorar as atividades desenvolvidas por estes servidores (trabalho em equipe, comunicação e produção de relatórios). Integrar os setores de planejamento, orçamento, execução orçamentária e financeira Integrar os diversos gerencias com o objetivo de melhorar o processo de Planejamento, Orçamento, Monitoramento e Avaliação. Produtos: 1 - Planos Setoriais Regionalizados. 2 - Quadro Lógico dos Projetos Prioritários das Secretarias, com indicadores regionalizados. Melhorar o Sistema de Informações Melhorar a qualidade das informações: matéria-prima para a qualificação do processo gerencial Produtos: 1 - Informações organizadas, de forma que o acesso a elas seja fácil. 2 - Informações padronizadas, para que a compreensão dos registros e de sua relevância seja universal. Produto: Modelo de Relatório Gerencial Periódico para Secretários e Governador. OBJETIVOS DOS ENCONTROS

OBRIGADO PELA ATENÇÃO.