Faculdade de Tecnologia e Ciências Disciplina: Aconselhamento em Dependência Química Profª. Carla Eloá Ferraz HISTÓRIA DO TRATAMENTO DOS PROBLEMAS RELACIONADOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Evolução do conceito de saúde
Advertisements

Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Faço prevenção do uso indevido de drogas!
PEDAGOGIA 3ºPNA PROFª GIANE MOTA
Políticas Públicas e Álcool
CONCEITOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS
TEORIAS CONTEMPORÂNEAS SOBRE O USO E ABUSO DE SUBSTÂNCIAS
ÉTICA EM PESQUISA.
MÓDULO 3 – SAÚDE MENTAL E ESPIRITUALIDADE
REDUÇÃO DE DANOS E POLÍTICAS PÚBLICAS
Conselho Regional de Medicina – São Paulo Novembro 2002
Prioridades da Dependência Química no Século XXI - Brasil
A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA
AULA 8 SOCIOLOGIA DA ADMINISTRAÇÃO
Diretriz Curricular Estadual - Biologia Encaminhamentos.
MANICÔMIOS & CONVENTOS
Prof. Everton da Silva Correa
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
Os Cuidados Básicos Da Saúde
Sawabona Shikoba.
CIDADANIA.
Alcoolismo.
HISTORIA DA ENFERMAGEM
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
Poder e sociedade: Foucault (1926 – 1984)
Tratamento da Síndrome de Dependência de Álcool
Prof. Everton da Silva Correa
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Reforma e Contra Reforma
O Estado Qual é a sua função.
CRÍTERIO ÉTICO E POSTURAS MORAIS
Definição As compulsões, comportamentos compulsivos ou aditivos são hábitos aprendidos e seguidos por alguma gratificação emocional, normalmente um alívio.
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS As informações que serão apresentadas foram elaboradas e extraídas da literatura de Alcoólicos Anônimos. Nosso propósito é colaborar.
PSICOMOTRICIDADE.
Giovanna Mota Alves Diniz Nº9 1ºEM
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
HISTÓRIA DA SEXUALIDADE HUMANA
Professor MS Alcidemar Junior
Ecumenismo e confissões cristãs.
A Igreja Medieval: No ano de 391, a religião cristã foi transformada em religião oficial do Império Romano. A partir deste momento, a Igreja Católica começou.
JOAO CALVINO E O CALVINISMO
Algumas considerações
Histórico da administração
A Era Cristã da Enfermagem
A Contra-Reforma Em 1534, frei Inácio de Loyola, fun­dou a Companhia de Jesus. Reconhecida pelo papa em 1540, a nova ordem religiosa foi con­cebida para.
Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras Drogas
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Histórias de crianças e infâncias
História da Comunicação:
As muitas faces do poder
A ética.
FILOSOFIA.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Émile Durkheim ( ) David Émile Durkheim foi um sociólogo, psicólogo social e filósofo francês. Formalmente criou a disciplina acadêmica e,
PROMOÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA e o Agente Comunitário de Saúde
periodização da vida como construção social
ESQUIZOFRENIA.
Comorbidades Psiquiátricas na Dependência Química
Aula 4. Ética do conhecimento Biotecnologia Módulo 2 Prof.ª. Chayane C. de Souza.
Conceito de Saúde Luciane De Rossi.
ILUMINISMO “SÉCULO DAS LUZES” “SÉCULO DAS LUZES”
Aconselhamento em Dependência Química Profª. Carla Eloá Ferraz
RACIONALIDADE A Racionalidade é a principal característica humana, no entanto a sua dimensão social e história são tão ou mais importantes. Somos produto.
Introdução à Saúde Coletiva Conceito de saúde
Teorias da Evolução META OBJETIVOS
Poder da Igreja na Idade Média
Aspectos Biológicos da Síndrome de Dependência
Transcrição da apresentação:

Faculdade de Tecnologia e Ciências Disciplina: Aconselhamento em Dependência Química Profª. Carla Eloá Ferraz HISTÓRIA DO TRATAMENTO DOS PROBLEMAS RELACIONADOS AO CONSUMO DE ÁLCOOL

A HUMANIDADE SEMPRE OBSERVOU PADRÕES ALTERADOS NO CONSUMO DE ÁLCOOL E DROGAS. (à 6000 anos atrás)

TAIS ALTERAÇÕES SEMPRE FORAM CONSIDERADAS SOB A ÓPTICA DA MORAL. TEBAS –EGITO - CERCA DE 1400 a.C.

O MODELO ARISTOTÉLICO A VIRTUDE EM BEBER ESTAVA SITUADA NO MEIO DO CAMINHO ENTRE A SOBRIEDADE E O EXAGERO. TAIS EXTREMOS FORAM DENOMINADOS VÍCIO. O USO DESREGRADO COMO UMA ESCOLHA PESSOAL. SANÇÕES OU PUNIÇÕES SOCIAIS

IDADE MÉDIA EUROPÉIA SÉCULOS VI –XVI O ABUSO DE ÁLCOOL ERA CONSIDERADO PECADO, DE OUTRAS DROGAS, HERESIA.

Palavra grega alkuhl - espírito que se apodera de todo aquele que se atreve a abusar dos produtos fermentados. O beber excessivo entre os monges era visto como algo pecaminoso. Leigos - penitências leves e bispos as piores penitências. Século XVI

PUNIÇÃO A UM ÉBRIO SÉCULO XIII

COMPARTIMENTOS PARA PUNIR ÉBRIOS NA IDADE MÉDIA ALEMANHA SÉCULO XIII

DESTILAÇÃO + PRODUÇÃO EM MASSA + INCHAÇO DAS CIDADES + EXCLUSÃO SOCIAL = EPIDEMIA DO ÁLCOOL NESSE PERÍODO COMEÇARAM A SURGIR AS PRIMEIRAS TEORIAS PARA EXPLICAR ESSE FENÔMENO. SÉCULOS XVII & XVIII

Cristianismo Vinho em cerimônias religiosas. A Igreja Católica prega a embriaguez como pecaminosa. O pecador tinha o poder de arrepender-se e parar de pecar sem recorrer a um médico. Era esperado que o indivíduo, apenas em contato com orações e determinação, eliminasse o hábito de beber.

O MODELO MORAL USO COMO UMA ESCOLHA PESSOAL. O ABUSO ERA UM DESRESPEITO ÀS NORMAS E ÀS REGRAS DE CONVIVÊNCIA SOCIAL. UM COMPORTAMENTO PASSÍVEL DE PUNIÇÃO. EXPOSIÇÃO EM PRAÇA PÚBLICA PELOURINHO [PILLORY] PUBLICAÇÃO DO NOME NO JORNAL LOCAL PILLORY: UTILIZADO PARA CASTIGAR BÊBADOS NO REINO UNIDO ATÉ 1847.

Um corajoso despertar “A EMBRIAGUEZ É RESULTADO DA PERDA DO AUTO- CONTROLE. COMEÇA COMO UMA ESCOLHA, TORNA-SE UM HÁBITO E DEPOIS UMA NECESSIDADE.” “A EMBRIAGUEZ É UMA DOENÇA, DE CAUSA DESCONHECIDA, QUE COMPROMETE O EQUILÍBRIO SAUDÁVEL DO CORPO.” Benjamin Rush (1790) Thomas Trotrer (1804)

O MODELO DA TEMPERANÇA A ESCOLHA PESSOAL. O ÁLCOOL É UMA SUBSTÂNCIA QUE POR SI SÓ É CAPAZ DE CAUSAR GRANDES DANOS À SAÚDE. DEVE SER UTILIZADO COM MODERAÇÃO. O “beberrão regenerado” era a peça-chave em encontros públicos. Temperança: percussora dos alcoólicos anônimos Forte elemento de auto-ajuda

Instituições de Apoio (EUA, 1870) Criação de azilos para ébrios. Hospitais com moradia e trabalho onde o ébrio pode ser tratado e refreado. Localizadas no interior, fora dos grandes centros. Em regime militar. Mais ricos recebiam benefícios adicionais (tônicos, banhos a vapor,etc). Dirigidos por médicos – contudo o discurso era punitivo. (classes trabalhadoras)

MAGNUS HUSS (1849) UTILIZOU O TERMO “ALCOOLISMO”PELA PRIMEIRA VEZ. O ALCOOLISMO CRÔNICO FAZIA REFERÊNCIA APENAS ÀS DOENÇAS CLÍNICAS DECORRENTES DO USO PROLONGADO DO ÁLCOOL INTERNAÇÕES PROLONGADAS & TRATAMENTO FÍSICO

OS MODELO DA TEMPERANÇA E CLÍNICO TROUXERAM PELA PRIMEIRA VEZ A IDÉIA DE QUE OS DANOS DECORRENTES DO CONSUMO DE ÁLCOOL (E OUTRAS DROGAS) SEGUIAM PADRÕES EVOLUTIVOS. 1847

TERCEIRO PASSO PORRE SEGUNDO PASSO UMA TAÇA PRA FUGIR DO FRIO PRIMEIRO PASSO UMA TAÇA COM AMIGOS PROGRESSO DO ALCOOLISMO (1846) QUARTO PASSO EMBREAGUEZ E BONANZA QUINTO PASSO: O TOPO ALCANÇADO O HÉBRIO CONVICTO SEXTO PASSO: POBREZA E DOENÇA SÉTIMO PASSO: ABANDONADO PELOS AMIGOS OITAVO PASSO: DESESPERO E CRIME NONO PASSO: MORTE POR SUICÍDIO

RADICALIZAÇÃO DO MOVIMENTO DE TEMPERANÇA NÃO É POSSÍVEL A MODERAÇÃO, TAMPOUCO A REGULAMENTAÇÃO DO COMÉRCIO. O ÁLCOOL INVARIAVELMENTE LEVA OS CIDADÃOS À EMBRIAGUEZ. NOVA PERSPECTIVA: PROIBICIONISMO.

PROIBICIONISMO ESTADUNIDENSE 1920 –1933 A 18ª EMENDA À CONSTITUIÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA – (LEI SECA) PROIBIU A FABRICAÇÃO E O COMÉRCIO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS.

MODELOS DO SÉCULO XX ATÉ O INÍCIO DO SÉCULO, OS MODELOS ERAM EMINENTEMENTE MORAIS. COM O FIM DO PROIBICIONISMO ESTADUNIDENSE, O ÁLCOOL NÃO PODIA MAIS SER ENCARADO COMO O RESPONSÁVEL POR TODOS OS MALES. MODELOS QUE EXPLICAVAM A DEPENDÊNCIA CONSIDERANDO TAMBÉM O INDIVÍDUO COMEÇARAM A APARECER.

REFERÊNCIAS EDWARDS G., (2005). Marshall J., Cook C., O Tratamento do Alcoolismo – Um guia para profissionais de saúde, Porto Alegre: Artmed.