A relação teoria-prática: um debate necessário para entender o papel da documentação.

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A relação teoria-prática: um debate necessário para entender o papel da documentação.
Transcrição da apresentação:

MARCOSIN, Cleier. Documentação em Serviço Social: debatendo a concepção burocrática e rotineira.

A relação teoria-prática: um debate necessário para entender o papel da documentação. Documentação = sistematização de dados para o desenvolvimento teórico-prático profissional. Historicamente vem cumprindo o papel de controle sobre a ação dos profissionais nos espaços institucionais ou considerada como instrumento meramente administrativo. Teoria e prática = aspectos do processo do conhecimento. Prática # prática social (histórica, tendo seu fundamento no trabalho social, coletivo.

Torna-se fundamental no exercício profissional, desenvolver mecanismos que possibilitem desvendar a realidade social, apreendendo-a em suas múltiplas determinações, relações como totalidade, em sua processualidade, em seu movimento, em suas contradições. Teoria = reconstrução do movimento do real, ao nível do pensamento, apreendido em suas contradições. Mas, ao mesmo tempo em que reconstrói no plano das ideias o movimento do real, a teoria afirma-se como crítica teórica. A teoria não se “aplica” ao real, mas fornece parâmetros para uma análise histórico-crítico da realidade e ilumina as possibilidades de ação.

Competência teórico-metodológica e um ponto de vista político. Documentar é registrar, sendo, portanto, um instrumental-técnico, uma mediação valiosa no processo de materialização da relação entre a teoria e a prática no trabalho profissional.

O papel da documentação como instrumental técnico no trabalho profissional. Instrumental técnico é um conjunto de mecanismos, ações e atos que se realizam criticamente, por meio da relação dialética entre os seres humanos e a realidade. Instrumental / técnica = criação do ser humano para satisfazer suas necessidades objetivas e subjetivas. Trabalho social >> técnica possui uma direção política. >> possibilitando organizar e veicular informações, bem como produzir informações e conhecimento. Linguagem o instrumento básico de trabalho do AS.

Documentação, tradicionalmente, tem sido utilizada como um filtro de informação que costuma atender apenas aos interesses institucionais. Informação como um meio de trabalho, um instrumental técnico, mas também como um produto do trabalho, o qual é gerado no âmbito das instituições. Entender os tipos de documentação e a finalidade de cada um.

Os tipos de documentação e sua utilização. “(...) documentar não é um ‘roteiro de papéis a serem preenchidos e organizados’, não é simplismente o ato de obter, passar e registrar informações, é mais que isso, é relacionar e interpretar diversos dados e fatos, é refletir para agir, é relacionar-se com o conhecimento, é parte da produção de conhecimento.” (p. 70) documentação – tratamento técnico – exercício reflexivo e interpretativo Dados empíricos são vistos como ponto de partida e de chegada para o conhecimento da realidade.

- o contexto institucional. Os dados não devem ser vistos de forma isolada ou meramente quantitativa, mas devem ser submetidos a uma interpretação teórico-crítica, que aborde: - o contexto institucional. - o contexto econômico, político e sociocultural. A operacionalização da documentação deve cumprir as seguintes exigências: - conhecimento das fontes de informação, do conteúdo e dos objetivos; - atualização e análise das informações; - controle das informações que perpassam o trabalho, da linguagem, da ideologia; - centralização / descentralização das informações; - socialização das informações.

- terminologia , que deve ser de acordo com o receptor; Para a elaboração da documentação, alguns elementos devem ser observados: - terminologia , que deve ser de acordo com o receptor; - ordenamento dos dados; - categorização dos dados; - nivelação dos dados; - acentuação (destacar os dados considerados mais relevantes); - sentido, que significa explicar as informações colhidas sem deformar.

Banco de dados Folha de coleta de dados Perícia social Laudo social Parecer social Planos, programas e projetos Orçamento e planilha de custos Diário de campo Prontuário social Relatório de entrevista Relatório de reuniões de grupo Relatório de assembléias Relatório mensal, anual e/ou relato de trabalho Relatório de pesquisa Arquivamento Bibliografia técnica