ENCONTRO DE DIRIGENTES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE Diagnóstico dos Órgãos de Vigilância Sanitária Municipais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SETOR DE FISCALIZAÇÃO.
Advertisements

NÍVEIS DE COMPETÊNCIA DAS AÇÕES DE VIGILANCIA SANITÁRIA
X Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
ATRIBUIÇÕES DA GS/SDR REF. VIGILÂNCIA SANITÁRIA OBS. AÇÕES P/ PORTE I, II e III.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA
Descentralizando a Saúde para o Desenvolvimento Regional
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
CONVERGÊNCIAS: 1. Demanda dos Cursos Clientela preferencialmente do serviço público/ trabalhadores inseridos no SUS; Diagnóstico para identificar e priorizar.
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
COMO ALAGOAS IRÁ ACOMPANHAR OS MUNICÍPIOS
FICHA DE LEGIBILIDADE DAS PROGRAMAÇÕES ANUAIS DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO TOCANTINS PARA O ANO DE 2010 Izabel Cristina.
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
1 COMO FUNCIONA. 2 COMO FUNCIONA - QUEM FAZ Algumas funções dos profissionais que compõem a equipe: Responsável pela Área de Lazer no DR desenvolvimento.
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
Conselho Estadual de Assistência Social
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
VISA e ILPIs no Paraná Vigilância Sanitária
PORTARIA Nº 402, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2010
Instruções para preenchimento do Plano de Providência.
APRESENTAÇÃO O presente projeto consiste na proposta de um Programa Interinstitucional do Ministério Público do Estado do Maranhão, através do Centro de.
ADESÃO ÀS AÇÕES ESTRATÉGICAS DA RESOLUÇÃO CIB/BA nº 142/08 Março/2010.
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
SISTEMA DE MONITORAMENTO TRIMESTRAL DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior clareza da política.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
DEFINE O SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA CRIA A ANVISA
PROJETO DE CAPACITAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA/SES-RJ – ANO 2003* O Estado do Rio de Janeiro iniciou há três anos um efetivo processo.
GGPAF ANVISA Gerência Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados ANVISA
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA -GO
Curso de Atualização de Epidemiologia aplicada à Gestão.
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
II Fórum Regional de Vigilância Sanitária- Região Sudeste Palestrante: Magali Rodrigues de Brito Araújo.
CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
III FORUM REGIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - NORTE Estratégias Estaduais Consuelo Lopes Ferreira DIVISA/CVS/SESA/GEA.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Contrato de Gestão 5º Termo Aditivo
Governo do Estado da Bahia Secretaria de Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde Diretoria de Vigilância Epidemiológica.
2ª OFICINA DE PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE CAPACITAÇÃO DE RH DOS ESTADOS DIVISA - SESAB.
Seminário Estadual do Projeto QualiSUS Rede Subprojeto da Região de Entre Rios/PI 23 de abril de 2015.
CAMPO GRANDE - MS VIGILÂNCIA SANITÁRIA 03/06/2015
Secretaria de Estado da Saúde/Goiás SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL.
Vigilância Sanitária nos Eventos de Massa:
Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil Subsecretaria de Atenção à Saúde Superintendência de Vigilância em Saúde.
SIA Sul Qd.04 C Lt.56 Lj.03. Térreo. Edf. SIA CENTER I. CEP: Brasília-DF Telefone:
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
Programa de Controle da Hanseníase
Encontro Estadual do PMAQ
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária “A realidade e perspectivas dos países de língua oficial portuguesa no contexto da Bonn Call.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação 2015 X Conferência Estadual de Assistência Social Balanço SUAS Gestão Estadual Diretoria de Assistência.
GERENCIA DE QUALIDADE DE VIDA GERENCIA ADJUNTA DE SAUDE
PESQUISA ATRIBUIÇÕES DO PESSOAL DE NÍVEL MÉDIO QUE ATUA NA ÁREA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA, AMBIENTAL E SANITÁRIA Ministério da Saúde Estação de Pesquisa.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
GOVERNO DO ESTADO O DA PARAÍBA Planejamento das Atividades de Capacitação de Recursos Humanos em Vigilância Sanitária AGÊNCIA ESTADUAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Demonstrativo da Execução Orçamentária e Financeira Saúde Consolidado UG Fundo Estadual de Saúde Ano: 2013 Anexo ao Relatório de Gestão – 2013 Programa:
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
PRESTAÇÃO DE CONTAS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE 1º TRIMESTRE de 2008.
Transcrição da apresentação:

ENCONTRO DE DIRIGENTES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE Diagnóstico dos Órgãos de Vigilância Sanitária Municipais

O processo de supervisão dos Órgãos de Vigilância Sanitária Contextualização Em 2002, teve início o processo de supervisão realizado pelas equipes técnicas da Superintendência de Vigilância Sanitária nos Órgãos Municipais de VISA, com o objetivo de acompanhar e apoiar a sua estruturação e a descentralização das ações de vigilância sanitária. Tipos de Supervisão: - Supervisão generalista (Equipe técnica da área de Planejamento) - Supervisão técnica (Equipe técnica das áreas de Alimentos, Serviços de Saúde e Medicamentos) As supervisões... permitem manter atualizado o diagnóstico situacional dos órgãos de VISA; promovem a articulação da SUVISA com os órgãos municipais; favorecem o fluxo de informação permitindo um melhor acompanhamento dos municípios; permitem a organização de eventos de interesse para o subsistema estadual de vigilância sanitária.

Supervisões realizadas pela Superintendência de Vigilância Sanitária Período a 2014 (Supervisão generalista) Universo avaliado: 60 municípios que em 2013 não haviam pactuado na Comissão Intergestores Bipartite – CIB as ações de VISA previstas no artigo 3º da Resolução SESDEC 1411/2010 (revogada pela Res. SES 1058/2014).

Parâmetros de avaliação considerados na supervisão: Estrutura Legal, Recursos Humanos, Estrutura Física e Operacional/Recursos Materiais, Estrutura Administrativa e Financeira.

Resultados da Supervisão

Estrutura Legal do Serviço Fonte – NPDI/SUVISA/SVS/SES-RJ – Avaliação dos Órgãos Municipais de Vigilância Sanitária 2013/2014

Perfil do Coordenador Fonte – NPDI/SUVISA/SVS/SES-RJ – Avaliação dos Órgãos Municipais de Vigilância Sanitária 2013/2014

Profissionais de Nível Superior* *Médico Veterinário, Biomédico, Enfermeiro, Farmacêutico, Odontólogo, Biólogo, Fisioterapeuta, Engenheiro, Arquiteto, Médico e etc. Fonte – NPDI/SUVISA/SVS/SES-RJ – Avaliação dos Órgãos Municipais de Vigilância Sanitária 2013/2014

Fiscais Sanitários Obs: Nesse levantamento foi considerado apenas os profissionais que ocupam o cargo de fiscal sanitário. Fonte – NPDI/SUVISA/SVS/SES-RJ – Avaliação dos Órgãos Municipais de Vigilância Sanitária 2013/2014

Recursos materiais Fonte – NPDI/SUVISA/SVS/SES-RJ – Avaliação dos Órgãos Municipais de Vigilância Sanitária 2013

Financiamento ações de VISA Fonte – NPDI/SUVISA/SVS/SES-RJ – Avaliação dos Órgãos Municipais de Vigilância Sanitária 2013/2014

Prioridade na execução das Ações de VISA Fonte – NPDI/SUVISA/SVS/SES-RJ – Avaliação dos Órgãos Municipais de Vigilância Sanitária 2013/2014

Acompanhamento das Atividades pelo Órgão Fonte – NPDI/SUVISA/SVS/SES-RJ – Avaliação dos Órgãos Municipais de Vigilância Sanitária 2013/2014

Termos oficiais* *Documentos oficiais previstos na Resolução SES 1058/2014 e necessários ao exercício das ações de vigilância sanitária (Termo de visita, termo de intimação, termo de coleta de amostra, termo de notificação, termo de inutilização, auto de infração, auto de multa, licença inicial de funcionamento, etc ) Fonte – NPDI/SUVISA/SVS/SES-RJ – Avaliação dos Órgãos Municipais de Vigilância Sanitária 2013/2014

Situações que dificultam a atuação da VISA* *Pela visão dos Coordenadores Fonte – NPDI/SUVISA/SVS/SES-RJ – Avaliação dos Órgãos Municipais de Vigilância Sanitária 2013/2014

CAPACITAÇÕES REALIZADAS PELA SUVISA 2014 e 2015

Capacitações Oferecidas aos Municípios Fonte – NPDI/SUVISA/SVS/SES-RJ – Avaliação dos Órgãos Municipais de Vigilância Sanitária 2013/2014

Participação nas Capacitações* *O percentual de participação nas capacitações foi considerado em relação ao número de vagas ofertados ao município. Fonte – NPDI/SUVISA/SVS/SES-RJ – Avaliação dos Órgãos Municipais de Vigilância Sanitária 2013/2014

SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Núcleo de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Equipe Ana Lúcia Oliveira Eduardo Stelmann Júlio César Gomes Maria Martha Jogaib Rua México – 128 – 3º andar Telefone: (0xx21) FAX: (0xx21)