Reunião de Partilha do CSTL 2014 Apoio Psicossocial Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul 17-20 de Novembro de 2014.

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Transcrição da apresentação:

Reunião de Partilha do CSTL 2014 Apoio Psicossocial Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul de Novembro de 2014

Conteúdo da Apresentação  Descrição do programa ou política  Realizações  Desafios  Oportunidades/Questões Emergentes  Lições Importantes Aprendidas

Necessidade de Apoio Psicossocial (PSS) nas Escolas Todas as crianças estão sujeitas a desafios; a escola oferece oportunidades para a normalização. As escolas são o serviço que atinge a maioria das crianças com base mais sustentada. Os desafios também são barreiras à aprendizagem. Os professores enfrentam os mesmos desafios na sua vida pessoal. Oportunidades para as escolas se envolverem com as famílias e a comunidade - para beneficiar as escolas e a comunidade. Pode também beneficiar as crianças que não vão à escola. Potencial para benefício positivo nos resultados educacionais de alunos individuais, escolas e todo sistema de educação. Melhora o sentido de propósito, a esperança para o futuro – edifica a resiliência.

Pacotes para a provisão de PSS  Diploma de Ensino para Professores - reforça o sistema de educação para p indivíduo, classe, escola, comunidade e o nível do sistema; Programa de 16 meses.  A Jornada Rumo aos Nossos Sonhos: a escola – seminário de fortalecimento da comunidade e abordagem.  Actividades extracurriculares, tais como clubes de crianças, desportos, incluindo uma variedade de outras actividades.  Actividades curriculares, tais como o Livro do Herói.  Reforça a participação das crianças nos conselhos escolares, na sala de aula, na escola, na comunidade.  Pacotes comunitários como a Jornada da Vida, Certificado da Comunidade com base do trabalho com a Crianças.  Crianças mais novas - parcerias escola/casa.

Êxitos de implementação As comunidades escolares tornam-se capazes de dar mais apoio, carinho, protecção – para as crianças em idade escolar, na escola ou fora da escola. O sistema de Educação aprecia o valor do PSS – para além das Ciências, Inglês, Matemática, etc. Incluindo o ambiente físico e social na sua totalidade. Apoiando a criança e os professores. Ambientes propícios à aprendizagem e ensino. Mais envolvimento da comunidade. Mais participação e colaboração do aluno. Mais convergência na aprendizagem. Melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem

Desafios / Lições Aprendidas Aumento da procura em relação à capacidade de prestação Movimento de professores como resultado de transferências. O apoio à gestão é necessário continuamente. Integração no serviço prévio. A selecção de pessoas para advogarem a intervenção é fundamental. O envolvimento de outros intervenientes da comunidade escolar é necessário desde o início. É preciso uma capacidade financeira adicional para a implementação da intervenção. Há necessidade de convencer todo o sistema educativo.

Oportunidades / Questões Emergentes Educação em sexualidade. Abordar os casamentos prematuros e a gravidez na adolescência. Envolvimento de crianças em actividades económicas, em vez da educação. Alfabetização de adultos - maior envolvimento com os pais e as comunidades. Vinculação da protecção social com o acesso e a permanência na educação.

Comentários e Perguntas do Plenário e de outros Membros do Painel