Recepção Hoteleira Paula Sebastião
Conceitos de Recepção Alguns deveres de recepcionista
Conceitos de Recepção A recepção de um hotel é o lugar de maior contacto com o hóspede, desde sua chegada até sua partida e, é lógico, durante sua estada; é o centro de informações da empresa, em que são gerados ou canalizados todos os elementos necessários para que o hóspede (a pessoa mais importante para o hotel) se sinta como em sua própria casa.
A recepção hoteleira, considerada por muitos como o "coração do hotel" ou “espelho do hotel”. É na recepção que os hóspedes definem a actual e a próxima hospedagem; atribuem sua nota aos serviços como um todo; reclamam dos serviços ou os elogiam; sugerem ou exigem melhorias no atendimento que lhes é oferecido.
A área de Recepção é uma das mais importantes de um Hotel, pois é o local por onde passa a maior parte da actividade desenvolvida. Uma boa gestão dos processos de reservas e alojamento aliada ao conhecimento dos hóspedes, das suas características e capacidade de prever as suas necessidades são a base para o sucesso de uma unidade hoteleira. A Recepção de um Hotel é também muito importante pelas informações que presta aos clientes, pelo que é fundamental o domínio da informação turística sobre a região.
Alguns deveres do (a) recepcionista Ocupar-se dos serviços de recepção, designadamente do acolhimento aos hóspedes e da contratação do alojamento Atender as solicitações e reclamações do cliente; Proceder ao lançamento dos consumos ou despesas dos clientes e emitir, apresentar e receber as respectivas contas;
Dominar as técnicas de comunicação, operando com o fax e o telefone e enviando e-mails; Identificar, classificar e codificar documentos; Preparar e executar toda a correspondência da secção e o respectivo arquivo; Assegurar a rotina contabilística fazendo inventários, balanços e registo de operações;
Utilizar a língua materna e inglês, com meio de comunicação oral e escrita; Atender clientes, quer pessoalmente, quer por telefone, fax, e-mail ou outro meio de comunicação. Prestando informação, nomeadamente, sobre a disponibilidade de alojamento, suas características e preços;
Efectuar a reserva do alojamento, procedendo aos respectivos registos e dando indicações aos clientes sobre os procedimentos necessários para a realização da reserva; Efectuar o “check-in” e “check-out” dos clientes; Proceder à inscrição dos clientes no registo da unidade hoteleira (cardex)
Entregar a chave ou o cartão magnético dos alojamentos aos clientes e indicar-lhes o percurso de acesso ao mesmo; Há uma regra muito importante: o recepcionista nunca deve posicionar-se de costas para o cliente, pois o cliente avalia a atitude como um abandono ou desinteresse pela parte do recepcionista; Deve ter uma boa apresentação. Cabelos e unhas precisam ter total atenção quanto à apresentação pessoal da(o) recepcionista. Manter-se com uma postura corporal adequada também é muito importante.
Fim