Ativo Circulante, Ativo Permanente e Ativo Realizável a Longo Prazo Discentes: André Luiz, Heidy Erika, Janete Pardelinhas, Quelen Martins e Marilei Mello.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO BALANÇO PATRIMONIAL – GRUPO DE CONTAS
Advertisements

Ativo Imobilizado e Amortização Afonso Rodrigo de David
Contabilidade Empresarial Demonstrações Financeiras O Balanço Patrimonial Prof.º José Luis.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
3 – BALANÇO PATRIMONIAL grupo de contas
BALANÇO PATRIMONIAL O Balanço Patrimonial é um demonstrativo estático padronizado, que discrimina de forma sintética e ordenada os saldos de todos os valores.
ESTUDO DO ATIVO CIRCULANTE
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
Aula 05 Assunto: Balanço Patrimonial (BP).
Aulas 04 e 05 Assunto: Balanço Patrimonial (BP).
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
Passivo Circulante Passivo Circulante – São as obrigações a Curto Prazo, ou seja, as que deverão ser liquidadas dentro do exercício social seguinte (próximo.
M ANUAL DE C ONTAS Tem por finalidade apresentar informações detalhadas de cada conta, servindo de guia para que o contador possa registrar todos os eventos.
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EM DIREITO EMPRESARIAL
BALANÇO PATRIMONIAL grupo de contas
Professora Verônica Souto Maior Monitora Priscilla Melo
Fluxo de operações e de fundos
BP: Leis e A T I V O C I R C U L A N T E:
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
M ANUAL DE C ONTAS Passivo 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
ESTRUTURA DO BALANÇO É de suma importância a correta estruturação do balanço, isto é, sua apresentação. Nele tem interesse não só os sócios e dirigentes,
1-Demonstrativos contábeis básicos
Profa. Nilcéia Cristina dos Santos
TEORIA DA CONTABILIDADE
Pós-graduação em Administração de Empresas Aula 3 – Mecânica Contábil
Balanço Patrimonial - Grupo de Contas
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
Ativo Imobilizado Fontes bibliográficas:
ANÁLISE DOS BALANÇOS EXERCÍCIO 2012 BALANÇO ORÇAMENTÁRIO BALANÇO ORÇAMENTÁRIO BALANÇO FINANCEIRO BALANÇO FINANCEIRO DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA/PNAP.
FINANÇAS CORPORATIVA 3ª PARTE - Analise Ecônomico/Financeira das Empresas.
GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO CURTO PRAZO
Cap. 05- Balanço Patrimonial – Grupo de Contas
ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 1º SEMESTRE 2016
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
CONTABILIDADE Objeto de Estudo: Patrimônio das Entidades, seja física ou jurídica. Objetivo: “É fornecer informação econômico-financeira relevante para.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 14.
CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Tributação Direta das Pessoas Jurídicas
CONTAS CONTÁBEIS. CONTAS É um recurso contábil utilizado para reunir sob um único item todos os eventos e valores patrimoniais (bens, direitos ou obrigações)
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 15.
ANÁLISE DINÂMICA DO CAPITAL DE GIRO - O MODELO FLEURIET -
Contabilidade introdutória Descrição das principais contas contábeis.
Noções Introdutórias Facilitador: Antomar de Oliveira Rios.
1 ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS - Importância Administradores internos da empresa: 1.Desempenho retrospectivo e prospectivo das várias decisões.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
Investimentos.
ATIVO IMOBILIZADO De acordo com a Lei 6.404/76 na Seção III do artigo 179 inciso IV, este encontra-se no Balanço Patrimonial, Grupo de Contas do Ativo,
ATIVO. Definição do Ativo A qualificação de um elemento como ativo está limitada a sua forma de aquisição. O ativo compreende as aplicações de recursos.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 4.
Nova Estrutura do Balanço: Grupos, Contas e Extinção EQUIPE: Adenilson Marcos João Pedro Laura Brandão Sirley Almeida Sarah Aguiar.
Tecnologia em Gestão da Qualidade Contabilidade Introdutória Setor de Educação Profissional e Tecnológica Setor de Educação Profissional e Tecnológica.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 16.
Estrutura e análise das demonstrações financeiras
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Daniel Ramos Nogueira
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Daniel Ramos Nogueira
As Variações do Patrimônio Líquido
D R E  - Ao final de cada exercício social, conforme Lei das S/A a contabilidade elabora o retorno resultante do investimento dos donos da empresa.
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Daniel Ramos Nogueira
Ativos financeiros ao valor justo contra resultado - FVTPL
CURSO DE CONTABILIDADE
ANÁLISE DE CRÉDITO PESSOA JURÍDICA
Diferença de Regime de Competência e de Caixa Exemplo Prático Prof. Jediel Mendes.
Despesas a Pagar e Receitas a Receber Noções de Contababilidade Prof
Cap 04 Prof. José Carlos Marion e Sérgio Iudícibus 4.1 – Introdução; 3.2 – Importância do passivo; 4.3 – Situação financeira Capital circulante líquido.
PROF. ROGER MÜLLER apres1 DAGEE GESTÃO DE CUSTOS II.
CONTABILIDADE 2. SEMESTRE 2016
BALANÇO PATRIMONIAL.
Transcrição da apresentação:

Ativo Circulante, Ativo Permanente e Ativo Realizável a Longo Prazo Discentes: André Luiz, Heidy Erika, Janete Pardelinhas, Quelen Martins e Marilei Mello

Ativo Circulante  Introdução: Ativo circulante, em contabilidade, é uma referência aos bens e direitos que podem sem convertidos em dinheiro em curto prazo. Ex.: dinheiro em caixa, estoques, aplicações financeiras, mercadorias, etc.

Ativo Circulante  Grupos: 1- Disponibilidade: Compreendem valores existentes em Caixa e Bancos, assim como as aplicações de curtíssimo prazo e liquidez absoluta. Significa o que está disponível para a empresa, podendo ser utilizado a qualquer momento e para qualquer fim. As contas deste grupo estão a todo instante sendo movimentadas (entra e sai dinheiro). 2- Créditos: São direitos que a empresa tem a receber. Fazem parte deste grupo as contas: duplicatas a receber, títulos a receber, contas a receber.

Ativo Circulante 3- Estoques: São as mercadorias para serem revendidas que a empresa possui. Essa conta registra o valor dos estoques na data do fechamento do balanço. Ex.: estoque de podutos acabados, de produtos para venda, de produtos em elaboração, de matéria-prima, etc. 4- Outros créditos: São as contas a receber que não se enquadram nos grupos anteriores, sendo contas de curto prazo, assim como as demais do Ativo Circulante. Ex.: impostos a recuperar, adiantamento a terceiros, adiantamento a funcionários, alugueis ativos a receber, etc.

Ativo Circulante 5- Despesas antecipadas: São valores relativos a despesas já pagas e que beneficiarão o exercício seguinte àquele da data de encerramento do balanço (contas realizadas em aproximadamente 12 meses, dependendo do ciclo operacional da empresa). São despesas a vencer, a apropriar, a transcorrer, antecipadas. Elas serão futuramente apropriadas decorrente dos pagamentos feitos antecipadamente, sendo direitos da empresa. Ex.: prêmios de seguro a vencer (seguro de vida dos funcionários, seguro de automóvel), alugueis passivos a vencer (pagamento antecipado de aluguéis pela empresa, mas que ainda não foram usados pelo tempo contratado), honorários técnicos antecipados, etc.

Ativo Permanente  Introdução: Ativo Permanente refere-se a um grupo de contas que engloba os recursos aplicados em bens ou direitos de permanência duradoura, destinados aos funcionamento normal da empresa.  Subgrupos: 1- Investimentos: bens e direitos em participações permanentes em outras empresas ou sociedades e direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante e que não se destine a manutenção da ativdade da empresa ou sociedade.

Ativo Permanente 2- Ativo imobilizado: Bens tangíveis destinados à manutenção da atividade fim da empresa. Apresentam-se na forma tangível. Ex.: edifícios, máquinas, etc. 3- Ativo intangível: Bens intangíveis (incorpóreos) destinados à atividade fim da empresa. Ex.: o fundo de comércio (goodwil), marcas e patentes, etc.

Ativo Permanente 4- Ativo deferido: despesas que contribuem para a formação do resultado de exercícios futuros. Tais despesas somente eram apropriadas às contas de resultado na medida em que contribuíssem para a geração do resultado de cada exercício. Classificavam-se ativos deferidos as seguintes contas: I - gastos de implantação e pré-operacionais; II - gastos com pesquisa e desenvolvimento de produtos; III - gastos de implantação de sistemas e métodos; IV - gastos de reorganização ou reestruturação.

Ativo Realizável a Longo Prazo  Introdução: é qualquer conjunto de bens de direitos que irão realizar- se em mais do que um ano contábil, ou seja, 360 dias contados do ultimo dia do exercício social da data de publicação do balanço a que faz parte. Ex.: impostos a recuperar, os contratos de mútuo valor (com os sócios).

Ativo Realizável a Longo Prazo  Os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos à sociedades coligadas ou controladas, diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da companhia;

Referências     -head -head