Gêneros textuais – Gêneros do discurso Professor: Marcel Matias.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gêneros do Discurso Por Mikhail Bakhtin.
Advertisements

Organização: Prof.Esp. Martina Isnardo Gusmão
Linguagem, alfabetização e letramento
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
PLANEJAMENTO DE ENSINO
FARESE 4° PERIODO DE MATEMÁTICA ESCOLA E SEU PLANEJAMENTO GRUPO: 3° PROFESSORA: DALVA DICIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I COMPONENTES:EDINEIA JOSIANE S.
Meu Futuro Profissional Qual a minha escolha profissional? Nome: Série:
Aula 5 Bioestatística. Estatísticas para uma variável.
Diferentes tipos de mídia e de texto IFRN – Campus Natal Cidade Alta Curso de Produção Cultural Seminário de orientação à prática profissional Professor:
Funções Prof. Márcio.
Introdução POO Thiago Medeiros Sistemas de Informação Definição: Sistemas de Informação é uma combinação de pessoas, dados, processos, redes de.
O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer.
Atividade Acadêmica: Educação Ambiental
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul Lógica & Aritmética Aluno: Edgar Abreu.
Modelagem de Dados Aula 1.
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico
Estudos Interdisciplinares de Técnicas de Pesquisa Acadêmica: Éricka Reis Barros.
J. Rawls Teoria da Justiça (1971). Propõe uma teoria da justiça baseada no conceito duma sociedade ordenada racionalmente com base em princípios de justiça.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
ENSINO DE ORIENTAÇÃO, SOB QUAIS CONDIÇÕES? AUTORES: MAURICÉIA SILVANA BATISTA/UFRN – ANA BEATRIZ DE BRITO/UFRN –
A importância das TIC Com a partilha de experiências surge, não só, um conhecimento mais optimizado das TIC, como também, uma relação interpessoal, mais.
Conclusão de Umberto Eco Mas por agora o que nos interessava ressaltar era como um indivíduo normal, posto diante de um problema tão espontâneo e natural.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Laboratório de Computação de Alto Desempenho - LCAD Introdução ao Logisim Prof. Alberto F. De Souza LCAD/DI/UFES.
Professora: Janaina Rigo Caierão.  Este, esta, estes, estas, isto → indicam o que está próximo de quem fala/escreve (locutor)  No texto → referem-se.
LÍNGUA PORTUGUESA COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM E LÍNGUA 1.
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
QUESTIONÁRIO.
O PRAZER EM ATENDER AO CLIENTE
AVALIAÇÃO PLANEJAMENTO 2015 Educação Física. AVALIAÇÃO ON LINE NO PORTAL NTM Houve registro de 41 respostas, 4 professores responderam em duplicidade,
AULA DE INFORMÁTICA PORTUGUÊS CONTEÚDOS: Textos opinativos Folclore. Educadoras: Wilma, Júlia, Tatiane e Conceição.
Informática Básica Karine Alessandra Córdova O navegador é o principal programa para acessar a Internet. Com ele, você pode visitar endereços na rede,
Observe o diálogo — Bom dia, posso ajudar? — Sim, eu quero um sorvete. — Muito bem e qual o sabor? — Eu quero um de morango. — Pronto, aqui. — Quanto.
Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
Psicanálise Gilmaro Nogueira.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
I NGLÊS IV- MARKETING TURÍSTICO 2011/2012 Enquadramento : A UC de Inglês IV surge inserida no curso de Marketing Turístico com o intuito de desenvolver.
 Uma boa pesquisa torna-se útil quando seu objetivo, metodologia, resultados e implicações são comunicados de maneira eficiente.  O objetivo da pesquisa.
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Linguagem, língua e variação linguística.
LER Legislação, Ética Profissional e Responsabilidade Social. Profª Maria Menegasso.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
OFICINA: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Texto: Meu primeiro beijo.
Retomando o conceito de texto Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Professor: Marcel Matias.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Júlia Venâncio.
Elaborado por Claudio V. Nasajon Como usar o business case a partir do curso The Art of Case Writing do Prof. José Dornelas (Babson.
Trabalhando com produção textual
Genius X nos Exercícios de Memória. O cérebro é um órgão, na realidade, o maior do corpo humano. Além destas características ele é sozinho, o responsável.
Doutorado Programa de Pós-Graduação da UFMG, 2011 Orientação: Profa. Dra. Silvania Sousa do Nascimento Valkiria Santos, Paula Lameu, Claudia Bergamini.
Tópicos de História da Física Clássica Aula Anterior  Características da Ciência Moderna:  Matematização da Natureza;  Mecanicismo (metáfora.
Preconceito linguístico: o que é, como se faz.
CONSIDERAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA LIDA O livro lido inicia com a descrição do ambiente em que o personagem principal se encontra. Não sei como ele entrou.
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
OS CINCO PONTOS DO NOVO LÍDER O Que o Líder Deve Fazer Para Que as Pessoas “Falem a Mesma Língua” Dentro Das Empresas? Como Unir as Pessoas e a Empresa.
"Ninguém é capaz de escrever bem se não sabe bem o que vai escrever" (CAMARA JR., 1978)
Texto: Na Carpintaria... Autor desconhecido, adaptação Vívian Paula Fonte:
Gêneros textuais Professor: Marcel Matias.
Conceito e representação gráfica
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Sócrates e o nascimento da filosofia - Sócrates foi um ateniense que viveu no séc V a.C durante a “Idade de Ouro” e não.
Introdução a atividade acadêmica
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Janaina Rodrigues Pitas Formadora do CEFAPRO Primavera do Leste
Transcrição da apresentação:

Gêneros textuais – Gêneros do discurso Professor: Marcel Matias

Conceituação Comunicar-se eficientemente parece, a princípio, algo fácil e simples a qualquer indivíduo, dada a agilidade e a habilidade que todos têm de usar a linguagem. Quando um indivíduo utiliza a língua, sempre o faz por meio de um tipo de texto ainda que não tenha consciência disso. A escolha de um tipo é um dos passos - se não o primeiro - a ser seguido no processo de comunicação. A escolha do tipo de texto não é completamente espontânea, pois leva em conta um conjunto de parâmetros essenciais, como quem está falando, para quem está falando, qual é a sua finalidade e qual é o assunto do texto.

Assim, podemos definir o texto como qualquer enunciado (oral ou escrito) que é usado para que a comunicação se estabeleça.

Qualquer atividade humana, como falar ao telefone ou enviar um bilhete a alguém, é um ato socialmente convencionalizado (ou padronizado), isto é, exige que obedeçamos a certas normas de organização de ideias. Esse processo não é consciente e, às vezes, pode ser difícil organizar e agrupar textos classificando-os como gêneros discursivos diferentes. Contudo, em geral, a sociedade organiza seus diversos enunciados ou textos e isso possibilita uma melhor comunicação.

Você já tinha observado que falamos através de textos? Esses textos são estabelecidos pela sociedade para facilitar e permitir nossa comunicação. Você já observou como nós usamos textos para as mais variadas situações? Os tipos mais comuns são os diálogos, conversas telefônicas, notícias de jornais e revistas, cartazes promocionais, outdoors, além de recibos e cupons fiscais, etc.

Quais os tipos de textos que você mais usa no dia-a- dia? Conforme Bahktin (1997), a língua se realiza por meio desses enunciados relativamente estáveis que são chamados de gêneros discursivos.

Os enunciados podem variar em termos de extensão, conteúdo e estrutura, mas conservam características comuns, daí serem considerados tipos relativamente estáveis de texto. Tanto o texto oral, como o texto escrito é chamado de gênero discursivo ou tipo de texto. Cada gênero será distinto de outro por conservar características identificáveis. Por exemplo, uma receita médica será bem distinta de uma notícia dadas as características de ambas, e são convencionados como textos diferentes, isto é, considerados como gêneros discursivos estáveis e distintos.

Imagine como seria extremamente difícil a comunicação, se não dominássemos os gêneros discursivos e tivéssemos de criá- los no processo de fala. Considerando que esses gêneros de discurso são usados em contextos sociais específicos, existem tantos gêneros quantas forem as situações sociais em que são usados.

Quais são os gêneros discursivos que são usados com mais frequência na área específica do seu curso (por exemplo, relatório, contrato, avisos, etc.)?

Veja exemplos de um gênero discursivo

Aprender a lidar com os diversos gêneros discursivos nos torna mais competentes e permite uma melhor comunicação em diferentes situações sociais, o que é muito importante para a atuação profissional. Portanto, estudar o conceito de gênero discursivo envolve a compreensão do texto como uma unidade, que exerce uma função social e tem uma estrutura e organização própria em cada contexto de uso.

Outros exemplos Passe por cada um e pergunte-se: Onde este gênero circula? A quem ele serve? E qual o papel dele na sociedade?

– Escolha um exemplo de gênero discursivo (também chamado de gênero textual ou tipo de texto). Faça uma apresentação em Power Point) e, com base nos conceitos estudados e o exemplo escolhido, responda às perguntas a seguir para apresentar em sala de aula aos colegas. Essa atividade deverá ser elaborada em grupos com 5 componentes.

Com base no texto selecionado, responda às perguntas: Por que o exemplo que você selecionou pode ser considerado um gênero textual? Qual é o contexto social em que ele é usado? Como o texto está organizado/estruturado? Em parágrafos? Em versos? Em tabela? Tem recursos visuais? Qual é o papel social que esse gênero textual exerce na comunicação? De que modo ele é útil à sociedade? (sua função social) Que características diferenciam esse gênero de outros gêneros textuais?