Estética Realista na Produção Audiovisual Brasileira Contêmporanea: tradição ou mercadoria? Ciências socialmente aplicáveis- Curso de cominicação social.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologias e análises Encaminhamentos básicos para trabalho final da disciplina Entrega =
Advertisements

Televisão: observador ou criador da realidade? João Brant.
PRESIDENCIALISMO E PARLAMENTARISMO
ÉTICA EM NEGOCIAÇÃO Profa.: Mayna Nogueira.
23 de março de 2007 GRUPO DE PESQUISA : GRUPO DE PESQUISA : TEORIA, EPISTEMOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Lideres: Lideres: Maria.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Ética Profissional A ética e a moral.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA UNIFRA: PROMOVENDO A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 1 NOME E SOBRENOME2; NOME E SOBRENOME3 e NOME E SOBRENOME4 1Trabalho de pesquisa,
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores
O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS
XXIV Congresso de Iniciação Científica da UNESP Resultados e Discussão
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Artigos de opinião.
Instruções para a produção das notícias e variedades do programa
Imagem Linguagem Visual
Artigo:. O jornalismo contemporâneo necessita de boas fontes e umas das melhores, hoje, são as Assessoria de Imprensa. Não existe jornalismo sem fonte.
ARTIGO CIENTIFICO.
Edição multimédia aula 7
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
Pesquisa de mercado PÚBLICO ALVO - cultura estrangeira no brasil
Relatório da atividade
Conhecimento Empírico X Conhecimento Científico:
Contexto Histórico e Sociocultural em que se passa o Livro
A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E OS FICHAMENTOS
LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTO CEFD/UFSM Profa. Drª Marli Hatje
APRESENTAÇÃO TELE-SALA: CAMETÁ ANO: 2007 DANIELA SANTOS FURTADO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
O Artigo Científico Cultura, Língua e Comunicação
Introdução Este estudo irá caracterizar a situação do esporte nas universidades brasileiras assim como a situação do esporte nas universidades norte-americanas.
Área de Conhecimento: Engenharias e Computação
AS ESTRATÉGIAS DE ABORDAGENS AOS DIFERENTES TIPOS DE CONSUMIDORES
As duas fases de Macedo 1ª Fase: “o cronista de costumes” 2ª Fase: “o crítico irônico”
A LINGUAGEM JORNALÍSTICA DOS VEÍCULOS DIÁRIO CATARINENSE E HORA DE SANTA CATARINA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA CONSTRUÇÃO DO SUJEITO-LEITOR. Área de conhecimento.
Área: Relações Internacionais Título – Análise de Acordos Comerciais do Brasil com os países da América do Sul e as perspectivas de negócios internacionais.
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
ANÁLISE DOS SERVIÇOS OFERTADOS PELA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA NORTE DA ILHA VISANDO À OTIMIZAÇÃO DE SUA UTILIZAÇÃO PELA COMUNIDADE ACADÊMICA Introdução.
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Desconstruindo o Cinema Verdade Projeto - PUIC Orientador(a):. Jorge H. Wolff Bolsista: Daniel Costa Pompeu Grande Florianópolis / Pedra Branca Introdução.
Tese para uma Síntese a partir da Antítese Propostas reflexivas para uma perspectiva integradora.
Nas telenovelas.  É a forma de representação da realidade que vem sendo abordada nas telenovelas.  Procura dar ênfase á um problema ou questão social.
Características dos contos e das fábulas
Metodologia Científica
GRADE “Telenovelas e interpretações do Brasil” ESTHER HAMBURGER.
Teorias e Técnicas de Comunicação
Nome completo do primeiro autor ¹, Nome completo do segundo autor ²
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO ESCOLA DE CIÊNCIAS E PRÁTICAS GERENCIAIS CURSO ADMINISTRAÇÃO NOME DO AUTOR.
Aspectos Conceituais da Epidemiologia
Memória, imagem e construção de sentidos na imprensa Autor: FERREIRA, Marcelo Benedicto Linha de Pesquisa: Memória e Linguagem Orientadora: Lucia M. A.
Educomunicação: leitura crítica da comunicação
ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO
TELEVISÃO – FORMAS DE TRANSMISSÃO. O que é televisão???  É um termo muito amplo... Se aplica a uma gama imensa de possibilidades de produção, distribuição.
UNIDADE - LITORAL NORTE UTILIZAÇÃO DE PSEUDÔNIMOS NA CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES DE IDENTIDADE: UMA ANÁLISE REFLEXIVA A PARTIR DE LABORATÓRIOS DO PIBID NA.
Análise de investimentos
Diferenças na recepção da imagem feminina em propagandas comerciais
Gustavo Comeli, Giullyan Kuntze, Maria Inés Castiñeira Ciência da Computação, Pedra Branca (PMUC) Introdução Um dos indicadores de Qualidade de software.
SISTEMATIZAÇÃO DA MEMÓRIA SÓCIO-CULTURAL DOS AFRO-DESCENDENTES DO MUNICÍPIO DE LAGUNA/SC. (Ciências Humanas, Linguagens e Artes) Acadêmica: Bárbara Colossi.
O Perfil do Menor Infrator em Laguna/SC Ciências Socialmente Aplicáveis FILHO, Marco Antonio da Silva; ZANOTELLI; Maurício Daniel Monçons. Projeto de Pesquisa.
ARQUEOTURISMO NA REGIÃO DE TUBARÃO – UMA PROPOSTA DE PRESERVAÇÃO PARA OS SAMBAQUIS curso de História Geovan Martins Guimarães – Autor, aluno de História,
Análise do temperamento predominante dos Cursos de Educação Física e Esportes e Educação Física – Licenciatura – da Universidade do Sul de Santa Catarina.
Checklist para Avaliação de Usabilidade de Interfaces para Portadores de Visão Sub-normal - Ciências Exatas e da Terra Vera R. Niedersberg Schuhmacher,
TÉCNICAS DE FECHAMENTO E CONTRA OBJEÇÕES As melhores táticas para conseguir mais negócios.
Estudo do cronotipo de adolescentes do colégio Dehon Área de conhecimento: Ciências da Saúde Rosas RF(Orientador), Cardoso TB (Acadêmica) Introdução O.
Fundamentos da Materialidade dos Delitos, Ciências Sociais Aplicadas Cristine Ferreira Balsini - PUIC Acadêmica do Curso de Direito Universidade do Sul.
Cronotipo e Mobilização Neural Área de conhecimento: Ciências Médicas e da Saúde Autores: ROSAS, Ralph Fernando; OLIVEIRA, Rosenilda Timóteo. Projeto de.
PROPOSTA DE ATIVIDADE Para nós bolsistas, talvez uma das maiores dificuldades enfrentadas tenha sido transpor os conteúdos e práticas aprendidas durante.
Integração na América do Sul: análise comparada das Políticas Externas dos recentes governos de esquerda em suas perspectivas para a criação da União de.
“A contribuição dos grupos PET na questão da sustentabilidade na Amazônia”. Centro Guadalupe – Bragança - PA.
Restrição à Veiculação de Propaganda de Produtos Infantis Conselho Federal de Psicologia.
Compreensão da prescrição no Sistema Único de Saúde de um município do sul de Santa Catarina: a identificação dos fatores relacionados à prescrição e ao.
Transcrição da apresentação:

Estética Realista na Produção Audiovisual Brasileira Contêmporanea: tradição ou mercadoria? Ciências socialmente aplicáveis- Curso de cominicação social. Acadêmico: Roger Maurício Caetano, bolsista de pesquisa do artigo 170 do curso de comunicação social com ênfase em jornalismo da Universidade do Sul de Santa Catarina Campus Pedra Branca. Drª Dilma Beatriz Rocha Juliano, orientadora da bolsa de pesquisa do artigo 170 do curso de comunicação social com ênfase em jornalismo da Universidade do Sul de Santa Catarina Campus Pedra Branca. Introdução Com objetivo de avaliar a estética realista na teledramaturgia brasileira e tentar levantar se elas estão em função da tradição ficcional brasileira ou se pretendem seguir as regras de mercado com apelo de venda e portanto sendo feitas para serem imagem mercadoria. Esta pesquisa escolheu Para corpus de analise as telenovelas Duas Caras e A Favorita em virtude de suas extensões como narrativas que são de longa duração e a potencia midiática de sua emissora a Rede Globo de Televisão. Em ambas as telenovelas se observaram personagens com grande semelhanças com o cotidiano apresentado pelos jornais e periódicos, em especial pode ser citado o personagem principal de Duas Caras Juvenal Antena, representado por Antonio Fagundes e sua atividade como líder da associação de moradores da comunidade Portelinha e na Telenovela A Favorita o deputado Romildo Rosa representado por Milton Gonçalves que mesmo sendo personagem de trama secundaria conseguiu muito espaço na narrativa com suas peripécias como político que vive sempre fazendo trapaças para se dar bem. Uma breve descrição dos dois personagens será feita comparando com os fatos jornalísticos contemporâneos as telenovelas a fim de poder demonstrar como a estética realista é presente a todo momento no que envolve a trama que ambos são inseridos. Objetivos Comparar a estética das telenovelas Duas Caras e A Favorita, buscando semelhanças e diferenças entre elas. Avaliar o realismo contemporâneo como atualização para a imagem da repetição estética de representação ficcional brasileira, conforme encontrado na historiografia artistico-literária. Estudar as telenovelas a fim de identificar a estética realista como estratégia de mercado, expondo imagens-mercadoria. Metodologia Foi analisada as telenovelas Duas Caras e A Favorita que foram exibidas na Rede Globo de Televisão no horário das 21 horas e comparadas as semelhanças e diferênças estéticas entre si no que diz respeito a estética realista/naturalista Resultados Juvenal Antena e Romildo Rosa têm em comum a imagem do líder polêmico, embora Juvenal procure fazer o que é moralmente “certo” para o bem da Portélinha por meios errados e Romildo só queira fazer o que é “certo” para ele e sua família sem querer saber se é errado, ambos são representantes do povo com atitudes que geram noticias nos meios de comunicação por condutas que a maioria das pessoas recriminaria. Não sendo só isso, eles também são personagens caricatos e muitas vezes cômicos com seus trejeitos, ganhando fácil simpatia do público telespectador ao mesmo tempo que polemizam os problemas sociais da vida real. Esta “formula” é o que pode-se chamar de merchandising social em que problemas do cotidiano são analisados pela ficção influenciando o julgamento do público. Em Duas Caras a imagem do líder de milícia e chefe da associação de moradores Juvenal Antena, foi descriminalizado junto com os moradores da favela, passando a ser um heróis para o público telespectador. Na telenovela A Favorita, Romildo Rosa humanizou a figura do político de carreira e demonstrou ao público o que a irresponsabilidade de um parlamentar pode trazer de conseqüências a sociedade. Portanto podemos levantar a hipótese de que os autores das duas telenovelas em questão passaram a usar o merchandising social inserido na estética realista a fim de produzir uma imagem-mercadoria de fácil reconhecimento pelo público telespectador. Bibliografica: BALOGH, Anna Maria. O discurso ficcional na tv: sedução e sonho em doses homeopáticas. São Paulo: EDUSP, CALZA, Rose. O que é telenovela. São Paulo: Brasiliense, CHIAMPI, Irlemar. O realismo maravilhoso: forma e ideologia no romance hispano-americano. São Paulo: Perspectiva, COSTA, Cristiane. Eu compro essa mulher. Romance e consumo nas telenovelas brasileiras e mexicanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, SÜSSEKIND, Flora. Tal Brasil, qual romance? Rio de Janeiro: Achiamé, 1984 TÁVOLA, Artur da. A telenovela brasileira: história, análise, conteúdo. São Paulo: Globo, Sites: www1.folha.uol.com.br Apoio Financeiro: Unisul