Na Profissão
Comunicação – Comunica acção Com uma única acção Profissão - Profissional da acção
Se não planear correctamente o caminho para chegar ao seu destino, nunca saberá quanto tempo precisa para o atingir!
"Você não pode ensinar nada a um homem; você pode apenas ajudá-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo." (Galileu Galilei)
A alta produtividade é o resultado dos que aprenderam a lidar com o fantasma do tempo
O trabalho expande-se de modo a preencher o tempo disponível para sua realização
Criado no Séc. XIX Alfredo Pareto (economista italiano) ao analisar a sociedade concluiu que grande parte da riqueza se encontrava nas mãos de um número demasiado reduzido de pessoas
foi criado um método de análise de Pareto, também conhecido como dos 20-80% e que significa que um pequeno número de causas (geralmente 20%) é responsável pela maioria dos problemas (geralmente 80%)
Uma livraria não pode ter todos os títulos do mercado, portanto ela aplica a regra de Pareto e foca em 20% dos títulos que geram 80% da receita Em vendas comissionadas, 20% dos vendedores ganharão mais de 80% das comissões. Mais de 80% das descobertas científicas são realizadas por 20 % dos cientistas
é um termo utilizado a nível estatístico para identificar distribuições de dados da curva de Pareto, onde o volume de dados é classificado de forma decrescente
20% 80%
Ou seja procura elevada para um conjunto pequeno de produtos e procura muito reduzida para um conjunto elevado de produtos
Segundo Rita Mendes Leal “Desde os estudos de Schilder e Hoff(1927) podia-se argumentar que, nos humanos, todos os relacionamentos com um qualquer objecto(ou seja, uma coisa, uma pessoa ou um acontecer) se exprimem basicamente numa postura - que o outro humano logo interpreta como implicando uma mensagem que dá lugar à comunicação” (Leal,R.M;2003)
Segundo Rita Mendes Leal, “konrad Lorenz(1963/72) ao referir-se a uma espécie animal(…) descreveu o significado do outro, dizendo: A personalidade tem o seu início, naquele ponto onde cada um de dois indivíduos tem um papel na vida do outro, de tal ordem, que é difícil esse papel poder ser tomado a cargo, sem mais, por outro qualquer companheiro.(Leal;R.M.2003)
“Aqui o aprendiz de humano terá que diferenciar o seu viver do dos seus pais(quer fisicamente, presentes, quer ausentes)…(leal,R.M;1997)
Comunicar Comunicare “Por em comum” “entrar em relação com”
Emissor Codificação Descodificação Receptor Relações Interpessoais Transmissão de Mensagem Feed-back linguagem Tradução de ideias
…”o fenómeno de retroacção ou confirmação da mensagem é essencial para o nosso contacto com os outros. A continuidade ou não da comunicação, depende da maneira como ela influenciou e foi recebida pelos outros.” Fachada,O Emissor Receptor
“Talvez não haja actividade do olhar humano mais treinada do que aquela de adivinhar o outro à primeira vista.” “O que o relance do nosso olhar alcança no outro é, de algum modo, a personalidade, essa “mascara” mais ou menos estável que resulta de uma história individual onde se encontram equilibrados os desejos do corpo com as imposições sociais.” Piu Abreu
Para Husserl(1929)..” a presença do outro co-apresenta–se com a nossa própria experiência, incluindo o do nosso corpo, organismo e vivências…” “…coloca-nos o desafio de podermos viver, alternando, o que nós vivemos e o que adivinhamos que o outro vive…”
O que se quer dizer… O que se diz… O que o outro escuta… O que o outro ouve… O que o outro responde… O que o outro retém… O que o outro transmite… SFO-Dez-2006
Só quando nos encontramos como comunicadores poderemos encontrar no outro a comunicação a dois, no tempo e no espaço da sociedade, sendo esta apenas o espelho intra e inter pessoal
“…é através da comunicação não verbal que transmitimos muitas das nossas emoções e dos sentimentos.” Muitas vezes, a linguagem não verbal, que acompanha a linguagem verbal, oferece um significado mais profundo e verdadeiro a esta última. Quando duas pessoas se encontram, mesmo que não falem, não podem deixar de comunicar, porque todo o seu comportamento tem uma dimensão comunicativa
Linguagem verbal escrita: Livros Cartazes Jornais Cartas etc Linguagem verbal oral: Dialogo entre duas pessoas Rádio Televisão Telefone etc
Gestos Postura Expressões Silêncios Tom de voz Roupas e adornos etc
Cinestésico comunicação em si sentimentos emoções Visual conteúdo da mensagem é que é importante sintético intrusivo Auditivo dá mais importância à forma da mensagem tenção aos detalhes
Linguagem Cinésica Postura Expressão facial Os gestos Positiva Neutra Negativa
Linguagem Proxémica A atmosfera O modo e o estar na comunicação
Linguagem Paralinguística A voz Sons parasitas O silêncio
Ser sensível aos silêncios e aprender a interpreta-los é uma exigência da comunicação. O silêncio é um veiculo da informação das emoções e dos sentimentos
Fazem parte integrante da comunicação São bastante frequentes nas relações interpessoais Muitas vezes são embaraçosos Criam um vazio nas relações interpessoais, afectando-as Podem ser um momento de profunda troca de emoções e sentimentos São fundamentais, porque para escutar o outro, é preciso estar em silêncio
Dois amigos que vão ao cinema. Vão no carro e de repente o dialogo esgota-se. Este passa a ser um momento pesado difícil do tempo passar - solução o dono do carro liga o rádio. Alguém que está presente numa recepção a quem é apresentada uma figura importante. Ficam sem tema de conversa então um olha para o tecto, compõe o cabelo, etc. Um casal de namorados conversa, passeia sentam-se no banco e ficam em profundo silencio a olhar um para o outro - silencio de cumplicidade
Sela-se um acordo inconsciente no facto de se ouvirem Ouvirem mutuamente. Conteúdo da mensagem Conteúdo dos sentimentos Conteúdo das emoções Conteúdos verbais e não verbais bem como o contexto onde a mensagem é passada
Escuta activa
Empatia Descentrar o pensamento Compreender o ponto de vista do outro Estar aberto à negociação numa postura Ganho-Ganho Compreender a necessidade do outro (a necessidade vs a necessidade)
Desafios de uma escuta activa Então envolvidas pessoas Emoções Argumentos Opiniões Desacordos Valores Atitudes Resistência à mudança!!!
Derivada do grego “físico, carinho, paixão, parcialidade” e “sensação”. O termo foi adaptado por Teodoro Lipps para criar a palavra Einfühlung alemão ( “feeling em”). CVZ38
Capacidade para reconhecer ou compreender o estado de espírito ou a emoção do outro. CVZ39
Capacidade de “colocar-se nos sapatos da outra pessoa”, ou, de algum modo, a experiência das perspectivas ou emoções de um outro ser dentro de si próprio. CVZ40
Mais do que reconhecer o estado emocional do outro. Exige que as emoções sejam orientadas para um objectivo. CVZ41
Maslow considera que a pessoa tem que ser coerente com aquilo que é na realidade "... temos de ser tudo o que somos capazes de ser, desenvolver os nossos potenciais". CVZ42
CVZ43
líder (inglês leader) s. 2 gén. 1. Pessoa que exerce influência sobre o comportamento, pensamento ou opinião dos outros. 2. Pessoa ou entidade que lidera ou dirige. 3. Chefe de um partido ou movimento político CVZ44
É o exercício (in)formal do líder e da sua prática, nem sempre está associados de forma directa CVZ45
A acção de associar a prática à(s) pessoa(a) leva à necessidade de organizar, planear o que pressupõe trabalho conjunto ou acção concertada CVZ46
Emerge a necessidade de: gerar acordos gerir expectativas criar linguagens comuns e de encontrar soluções aceitáveis para problemas que enfrentam em conjunto CVZ47
O que implica: escolhas e preferências, definição de prioridades, formação de alianças, e coligações CVZ48
Neste processo é necessário estar aberto: ao debate ou confronto ao diálogo ou “concertação” (conversação) e ao trabalho de persuasão ou de legitimação ( desempenham um papel nuclear) (Gomes e colabs., 2000). No contexto de liderança, agir é comunicar CVZ49
É o papel que se define pela frequência com que uma pessoa influencia ou dirige o comportamento de outros membros do grupo (McDavid e Herrara); É a capacidade para promover a acção coordenada, com vista ao alcance dos objectivos organizacionais (Gomes e colabs., 2000); CVZ50
É um fenómeno de influência interpessoal exercida em determinada situação através do processo de comunicação humana, com vista à comunicação de determinados objectivos ( Fachada, 1998); É um processo de influência e de desempenho de uma função grupal orientada para a consecução de resultados, aceites pelos membros dos grupos. Liderar é pilotar a equipa, o grupo, a reunião; é prever, decidir, organizar ( Parreira, 2000); CVZ51 5 definições de Liderança 2/3
É a capacidade de influenciar pessoas para que se envolvam voluntariamente em tarefas para a concretização de objectivos comuns CVZ52 5 definições de Liderança 3 /3
A critica A fadiga O tempo A solidão As decisões A rejeição YouTube - O Preço da Liderança CVZ53 ? ? ?
“ O crescimento acontece em pequenos passos, cada passo adiante é possibilitado pelo sentimento de estar seguro…” Harold et al CVZ54
Criar Proximidade Calor humano Cooperação Ambiente de êxito Críticas Construtivas Deixar os ânimos arrefecerem CVZ55
Não fazer criticas terceiros Renunciar aos ataques pessoais Reforçar a auto-estima (dos que trabalham comigo) Fazer sugestões para melhoramento CVZ56
Há Saber sem Sentir??? CVZ57
Os sentimentos alteram a capacidade de raciocinar??? CVZ58
É um conjunto do: Cérebro Emocional Cérebro Racional CVZ59 SENTIR PENSAR DECIDIR
◦ Chegar ao ponto de dar pontapés na máquina de distribuição de cigarros por ter colocado as moedas por duas vezes e por fim não receber nem os cigarros nem o dinheiro! CVZ60
Na maioria das pessoas os acontecimentos frustrantes desencadeiam (de vez em quando), o impulso de reagir ao momento CVZ61
Há uma relação directa entre o impulso e : A sua escala de valor O seu auto-respeito Mas o medo das consequências, são impeditivos de acção reacção CVZ62
A comunicação não-verbal é a forma não discursiva pode ser transmitida através de três suportes: o corpo, os objectos associados ao corpo os produtos da habilidade humana. Investigações científicas têm evidenciado que a importância das palavras, em uma interação entre pessoas é apenas indireta. Resultados de diversos estudos demonstram que as relações interpessoais são mais influenciadas por canais de comunicação não-verbais do que verbais
Investigações científicas demonstram: a importância das palavras, em uma interacção entre pessoas é apenas indirecta. as relações interpessoais são mais influenciadas por canais de comunicação não-verbais do que verbais
Respondemos aos gestos com uma extrema vivacidade e, quase se poderia dizer, segundo um código elaborado e secreto que não está escrito em parte alguma, não é conhecido por ninguém mas compreendido por todos. (Sapir citado por Corraze, 1982, p.9)
a) motivação; b) atitude; c) experiência ; d) conhecimento
A motivação é um factor importante, pois permite que o indivíduo busque formas de desenvolver estas habilidades. Está intrinsecamente relacionada às necessidades da pessoa, tanto para melhorar sua actuação profissional, quanto sua actuação na vida pessoal
A atitude refere-se ao posicionamento positivo ou negativo do indivíduo frente às suas experiências de aprendizagem. Por maior que seja a motivação para a aprendizagem, seu resultado também dependerá das atitudes frente a situações vivenciadas
A experiência é fundamental: quanto maior a variedade das próprias experiências, maiores serão também as oportunidades de aprendizagem. Porém, quando o objectivo é desenvolver habilidade, uma prática adequada ( que permita diversidade e especificidade de tarefas e processos bem como uma boa orientação e “feedback” das informações), auxiliará, sem dúvida, o desenvolvimento das capacidades inatas do indivíduo
O conhecimento pode ser adquirido de duas maneiras: inconsciente e conscientemente. O primeiro, no próprio transcorrer do ciclo de vida do indivíduo, nas suas interacções sociais, nas suas observações e adaptações; é um conhecimento empírico não-sistematizado. O segundo é um processo de aquisição de informações através de distintos sistemas como leituras, palestras e cursos
Segundo Rector & Trinta (1985), a comunicação humana é tanto um fenómeno quanto uma função social. Comunicar envolve a ideia de partilhar, de compartilhar e de transferir a informação entre dois “receptores”
Bitti (1984) considera que a mensagem é o acto final, é a exteriorização do material expresso, de acordo com uma forma de codificação. A produção da mensagem tem início em organizações interiores (conscientes ou não), até atingir a exteriorização; pode atravessar uma série complexa de operações em nível cognitivo, afectivo, social e motor
Há múltiplas inteligências. Versus O único conceito de Binet que referia inteligência Abstracto-académica CVZ74
"As inteligências dormem. Inúteis são todas as tentativas de acordá-las por meio da força e das ameaças. As inteligências só entendem os argumentos do desejo: elas são ferramentas e brinquedos do desejo". Rubens Alves CVZ75
Diz-nos: Que ao mesmo nível da Inteligência Analítica está: Inteligência Criativa Inteligência Prática CVZ76
Decidem e mostram-nos se somos capazes de reagir correctamente perante desafios, exigências, objectivos, etc… CVZ77
Realça a importância da Inteligência pessoal, na vida pessoal e na vida profissional CVZ78
Dão o verdadeiro nome a todas estas inteligências Inteligência Emocional CVZ79
Compreensão das próprias emoções ( conhecer o seu próprio sentir) A capacidade de nos pormos no lugar do outro Capacidade de controlarmos as emoções (de forma a melhorar a vida, a situação) CVZ80
Qualidades: Reconhecer as próprias emoções Saber controlar as próprias emoções Utilizar o potencial existente Saber pôr-se no lugar dos outros Criar relações sociais CVZ81
1º Pilar Interno!!! “ Só quem sabe porque se sente, como se sente pode dominar as suas emoções, moderá-las e controlá-las”. ◦ Falamos de dar nome às próprias emoções! CVZ82
2º Pilar!!! “ Não podemos escolher as nossas emoções. Não podemos simplesmente desligar ou evitar…mas podemos orientar as nossas reacções emocionais” ◦ Falamos de medo, ira ou tristeza como mecanismos de sobrevivência mas o que podemos fazer é controlar de forma inteligente o que depende da inteligência emocional CVZ83
3º P1l6r ◦ “10% de inspiração com 90% de transpiração” ◦ “Os verdadeiros bons resultados requerem qualidades como perseverança, gosto, confiança, passar por cima de adversidades” CVZ84
4º Pilar ◦ “90% da comunicação Faz-se sem palavras” ◦ Falamos de Empatia que requer disposição para: admitir emoções, ouvir com atenção, compreensão dos sentimentos não expressados CVZ85
5º Pilar “ em todos os contactos estão presentes o jogo e as capacidades sociais” ◦ Falamos da nossa capacidade de criar e cultivar relações, de reconhecer o conflito, o sentir do interlocutor e o seu estado de espírito CVZ86
Distingue 7 Inteligências CVZ87
A inteligência, é a capacidade de solucionar problemas ou elaborar produtos que são importantes em um determinado ambiente ou comunidade cultural CVZ88
A teoria das inteligências múltiplas foi elaborada à luz das origens biológicas de cada capacidade de resolver problemas. A tendência biológica deve ser vinculada aos estímulos culturais CVZ89
A inteligência, são símbolos que devem ser “decifrados”, mas “carregados “ de informação importante. Exemplo: A linguagem, a pintura e a matemática são símbolos quase universais necessários à sobrevivência e à produtividade humana CVZ90
A inteligência relaciona-se com um sistema de símbolos não por acidente mas, por ser esta a forma da sua manifestação CVZ91
1. Inteligências Linguísticas: característica dos poetas; 2. Inteligências Lógico-Matemática: Capacidade lógica e matemática ; 3. Inteligências Espacial: capacidade de formar um mundo espacial e de ser capaz de manobrar e operar utilizando esse modelo (Marinheiros, Engenheiros, cirurgiões, etc.); CVZ92
4. Inteligência Musical: possuir o dom da música como Mozart ; 5. Inteligência Corporal-Cinestésica: capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos utilizando o corpo (Dançarinos, Atletas, artistas, etc.); CVZ93
6. Inteligência Interpessoal: capacidade de compreender outras pessoas (Vendedores, Políticos, Professores, etc.); 7. Inteligência Intrapessoal: capacidade correlativa, voltada para dentro. Capacidade de formar um modelo verídico de si mesmo e de utilizar esse modelo para operar efectivamente na vida CVZ94
Motivação, Ambição Espírito de equipa Com interdependência dos elementos do grupo e Inteligência Emocional = Grupo de sucesso CVZ95
Regras básicas da comunicação (Emissor, receptor; caixa negra) Conteúdo da mensagem (conteúdos verbais e não verbais, os principais aspectos a ter em conta no paciente/utente qual a verdadeira mensagem ). Comportamentos não verbais no profissional ( adornos, roupa, sorriso, tom de voz….)
Profissionalismo (que o outro interpreta implicando uma mensagem que dá lugar à comunicação” ) Tempo horário tempo profissional
“quando a descoberta é feita por nós, sem imposições externas, é quando a interiorizamos com mais convicção e quando nos faz de facto sentido e agimos com mais eficácia” Maria do Carmo Bessa CVZ98