 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Advertisements

Registro de Estudo de Caso.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Portfólio de matemática.
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
UTEC – IBURA OFICINA NATALINA
UTEC – IBURA PROJETO 100 ANOS DE FREVO
Portfólio de Matemática
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE GRUPOS APOIO FRATERNO
PLANEJAMENTO ESCOLAR Qual o papel da reflexividade no ofício do professor? Reflexividade é uma qualidade inerente ao ser humano. Em outras palavras, somos.
Portfólio de matemática
Monitoria GENÉTICA MÉDICA E GENÉTICA HUMANA.
Introdução Meu Portfolio representa tudo que aprendi no primeiro trimestre da disciplina de matemática no ano de Desde o primeiro dia de aula recebemos.
Capacitação dos professores
Licenciatura em Pedagogia a Distância
IDENTIDADE VIRTUAL.
Coordenação pedagógica e as relações no cotidiano da escola
Fernanda Versiani de Paula 2 PPN
INSTITUIÇÃO LABORATÓRIO
O Papel do Monitor.
Histórico do Monitor.
Cja- Colégio Jorge Amado
Portfólio Mat – 2011 Lucas Mesquita Inf – Manhã
Construindo o futuro do seu filho!
Orientação Educacional
Boa Tarde Galera.! Estou sem voz hoje, então, teremos uma aula um pouco diferente. Quem tiver dúvidas, pode perguntar, mas por favor, só se for realmente.
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
UNIR- Universidade Federal de Rondônia
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR Departamento de Matemática e Estatística – DME Campus Universitário de Ji-Paraná Programa Institucional.
Inclusão que bicho é esse?
Coordenadora de Formação e Acompanhamento
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO GRUPO DE ESTUDOS SOBRE POLÍTICA, EDUCACÃO E TRABALHO – GEPETO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA.
Utilização do Baralho Atômico dos Elementos
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
SITUAÇÕES.
• Manejo – Formação – Professor.
PIBID - SUBPROJETO DE GEOGRAFIA EEEFM ASSIS CHATEAUBRIAND COORDENADORA: DRª JOSANDRA BARRETO DE ARAUJO SUPERVISORA:MSª JULIANA NÓBREGA DE ALMEIDA BOLSISTA:
Planejando através do cotidiano dos alunos AUTOR: Francisco Gerôncio Teófilo Filho COAUTOR: Francisco Raul Guimarães Xavier¹ O PIBID é uma política governamental.
EJA Realengo Turma C 3º período Professora Taissa Agricola dos Santos
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid Universidade Estadual da Paraíba Sub projeto de Geografia Coordenadora: Josandra A. Barreto.
Autor: Marcelio Adriano Diogo
Identificação da atividade e do aluno
RETRATO DA ESCOLA BRIGADEIRO FRANCISCO DE LIMA E SILVA
PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms. Juliana Nóbrega Professora Coodernadora Drª Jossandra de Melo Discentes: Ana Paula,
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
GESTÃO PEDAGÓGICA, ADMINISTRATIVA E DE RECURSOS HUMANOS COMPREENSÃO DOS TIPOS DE GESTÃO NO PROCESSO EDUCATIVO.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
 Introdução Referências Bibliográficas SOUZA, Flávio de. A Mãe da Menina e a Menina da Mãe. In: MACHADO, A. M. [et. al]. Quem conta um conto? 1ª ed. São.
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
PROPOSTA DE ATIVIDADE Para nós bolsistas, talvez uma das maiores dificuldades enfrentadas tenha sido transpor os conteúdos e práticas aprendidas durante.
PIBID – Química Pato Branco Mayara Gobetti Fernandes da Silva 1 * (IC), Tatiana Monaretto 1 (IC), Henrique Emilio Zorel Junior 1 (PQ), Sirlei Dias Teixeira.
Transcrição da apresentação:

 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS de uma bolsista ID no PIBID MATEMÁTICA Sthefany Caroline Volpato – Universidade Estadual de Maringá Bolsista PIBID-UEM Coordenadora de área O projeto PIBID-Matemática tem como objetivo inserir o licenciando no meio educacional de forma que o mesmo adquira experiência em sala de aula. Além do trabalho com alunos, realizamos trabalhos e discussões nas reuniões na instituição referentes a temas que são importantes para nossa formação. No ano de 2013 iniciamos o projeto com novas escolas parceiras, o Colégio Estadual Tomaz Edson de Andrade Vieira e o Colégio Estadual Vital Brasil. A proposta de trabalho nas escolas era de que realizássemos atividades que auxiliariam os alunos nos conteúdos matemáticos. Haviam monitorias, mini cursos, acompanhamento em sala e entre outros. Neste primeiro ano de projeto trabalhei no colégio Estadual Tomaz Edson de Andrade Vieira, com alunos do Ensino Médio. Realizei um mini curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) juntamente com outra bolsista. No ano de 2015 mudei de escola parceira. Agora estou realizando monitorias com os sétimos e oitavos anos do Colégio Estadual Vital Brasil. No ano de 2015 comecei a trabalhar no Colégio Estadual Vital Brasil. Diferente do que eu fazia no colégio anterior, aqui realizo monitorias com os alunos de sétimo e oitavo ano. A metodologia que utilizamos é baseada em tarefas referentes aos conteúdos matemáticos que os alunos dos respectivos anos estão estudando em sala de aula. Os professores das turmas nos indicam o conteúdo e a forma com que desejam que a monitoria seja realizada. Não descartamos a possibilidade de trabalhar com a matemática a partir de jogos manipulativos e atividades diferentes das corriqueiras tarefas. Os alunos se interessam bem mais quando a forma de trabalho é diferente do que já estão acostumados a ver em sala de aula. Tive experiência com jogos matemáticos, onde determinados conteúdos são possíveis relacioná-los com a matemática. Apresentei aos alunos o jogo da memória com números inteiros e foi um sucesso. Todos gostaram muito e relataram ser algo que ajuda a descontrair e aprender. Continuo com as monitorias no colégio e o retorno que obtive dos professores das turmas atendidas foi ótimo. Relataram que os alunos estão com menos dúvidas nas aulas e que as notas dos que frequentam o projeto melhoraram significativamente. Nesse período de quase dois anos de atuação no Pibid pude perceber o quanto o projeto me fez crescer como profissional. Minha visão de escola e aluno eram totalmente diferentes. Acredito que o projeto ajuda não somente os bolsistas, mas também os alunos que frequentam as atividades oferecidas. Até o momento a respeito do trabalho que já desenvolvi nas duas escolas citadas só tive bons retornos e elogios tanto dos professores, quanto dos alunos que agradecem muito por terem a oportunidade de participar do projeto. Pude perceber o quanto é grande as diferenças entre uma escola e outra, pois tive a oportunidade de trabalhar nas duas escolas parceiras, de modo que precisei me adaptar as necessidades e ao modo com que cada uma trabalhava com os alunos. Apesar das atividades desenvolvidas nas duas escolas serem distintas, creio que o aproveitamento de tudo que foi feito foi o máximo possível. E hoje é graças ao projeto que realmente sei que o que eu quero para minha vida profissional é lecionar. Minha primeira experiência com alunos foi no colégio em questão. Como dito anteriormente realizei juntamente com outra bolsista um mini curso preparatório para o ENEM com os alunos do Ensino Médio. Com o inicio deste mini curso percebemos o quão eram grandes as dificuldades dos alunos quanto a matemática básica então resolvemos juntamente com a coordenação sanar essas dúvidas antes de dar continuidade ao mini curso.Este trabalho foi realizado por meio tarefas com exercícios que envolviam conceitos matemáticos básicos. Após percebermos que as dificuldades haviam melhorado demos continuidade ao mini curso preparatório para o ENEM. Este mini curso consistia em resolver questões dos exames anteriores que envolviam conteúdos matemáticos. As atividades eram escolhidas por nós e entregues aos alunos, onde esses tentavam resolver sem nosso auxilio, para que depois, caso necessário, entrevíssemos na solução. O objetivo era de que os alunos se familiarizassem com o tipo de questão que o exame se baseava para que pudessem se sair bem nas questões referentes a disciplina de Matemática. Durante todo o ano trabalhamos com este método e o resultado foi satisfatório. Tivemos a semana da família na escola onde a exposição de jogos matemáticos da UEM (MATEMATIVA) disponibilizou os materiais para que levássemos até a escola. A exposição foi um sucesso, pois os alunos gostaram muito dos jogos e materiais apresentados, oportunizando aos mesmos ver a Matemática de forma diferenciada. II Seminário de Avaliação do Pibid/UEM IV Fórum das Licenciaturas da UEM 30/11 e 01/12 de 2015 Maringá - Paraná Figura 2: Aplicação do jogo da memória com números inteiros Figura 1: Exposição MATEMATIVA (Jogos Matemáticos)