I METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO OBJETIVOS INTRODUÇÃO RESULTADOS OBTIDOS Estimular os alunos a terem mais interesse em matemática, onde possam reconhecer.

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Transcrição da apresentação:

I METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO OBJETIVOS INTRODUÇÃO RESULTADOS OBTIDOS Estimular os alunos a terem mais interesse em matemática, onde possam reconhecer os cálculos no dia-a-dia. Proporcionando assim um convívio aluno- matemática onde os estudantes possam usar os cálculos de maneira eficaz, assim estimulando o interesse na matemática a partir da competição. A Olimática foi realizada no dia 29/05/2013 onde foi comunicado com antecedência aos alunos de como seria realizada a gincana. Com isso foi proposto a divisão dos grupos, onde dois alunos de cada série do ensino fundamental formavam um grupo. Tivemos três grupos para a competição. A Olimática foi baseado em competições, com resoluções de questões de matemática, jogos, problemas, e também com ênfase em alguns matemáticos: Hipátia, Pitágoras, Arquimedes e Tales. O local realizado para a Olimática foi na própria escola e os principais materiais utilizados foram os jogos produzidos pelos bolsistas do PIBID de matemática. Nº de alunosGRUPO AZULGRUPO PRETOGRUPO AMARELO 26º ANO 27º ANO 28º ANO 29º ANO Sabendo que cada prova realizada na Olimática contabilizava 10 pontos, demos inicio a gincana. Com os grupos formados aconteceu a 1ª prova que foi para os alunos do 6º ano. Essa atividade se baseava em que cada dupla de alunos do 6º ano de cada grupo teria que percorrer uma distância dentro do saco até chegar ao outro lado do pátio pra assim resolver uma questão, e voltar para que o outro competidor pudesse fazer o mesmo percurso. A 2ª prova consistia que a dupla de alunos do 7º ano de cada grupo resolviam uma expressão numérica, onde o jogo consistia em jogar uma quantidade de 30 feijões no tabuleiro que era dividido entre sinais de adição(+) e subtração(-)., Assim a partir da quantidade de feijões que caiam em cada número formaria uma expressão numérica para resolver. Com o fim da gincana percebeu que os alunos se entusiasmaram, gostaram, se divertiram, isso tudo usando a matemática. A partir da competição em grupos com componentes de diferentes séries, em que eles não se conheciam, puderam interagir, de forma unida, para assim poder ganhar. Sob as constantes competições apresentadas na gincana envolvendo cálculos de matemática vistos durante as aulas escolares diárias, os alunos puderam usar esses conteúdos, onde um pouco do conhecimento de cada um, pôde ser usado para resolver os jogos competitivos propostos. No decorrer da gincana os alunos do 8º ano de cada grupo tinham que percorrer um percurso para resolver uma equação onde pudesse fazer o encaixe de uma peça do quebra cabeça a partir da resposta da equação. Para finalizar a gincana, foi proposto para os alunos do 9º ano o jogo do Relógio Aquático, onde cada dupla teriam que formar o relógio a partir de uma pescaria de radicais. Cada aluno do 9º ano pescava um radical que ao resolver ele colocava na posição correta do relógio e dava a vez para o outro competidor. Assim, a dupla que formasse o relógio primeiro ganhava 10 pontos para seu grupo. Os conteúdos matemáticos vistos em sala de aula, não são, em sua maior parte atrativos para os alunos e o professor acaba se cansando, não de dar aulas mas sim de ter muitas tarefas pra ser cumpridas e assim as aulas de sala de aula se tornam somente no papel e lápis. O projeto do PIBID de matemática veio com um propósito de estimular o estudo desta disciplina, onde poderia trabalhá-la no cotidiano, através de jogos, problemas, entre outros. A Olimática foi uma gincana elaborada para trabalhar conteúdos matemáticos com os alunos da Escola Estadual Professor Antônio Aladim de Araújo localizada no bairro Boa Passagem, Caicó-RN. Os alunos participantes foram do ensino fundamental onde estes durante a gincana resolviam problemas, atividades lúdicas relacionados com o conteúdo abordados para cada série. Elisangela de Sousa Silva 1 ; Gabriela Ferreira da Silva 2 ; Iris Lúcia Dantas 3 ; João José de Azevedo Júnior 4 ; 1. Bolsista do PIBID de Matemática, UFRN/CERES – Campus Caicó, 2. Bolsista do PIBID de Matemática, UFRN/CERES – Campus Caicó, 3. Bolsista do PIBID de Matemática, UFRN/CERES – Campus Caicó, 4. Bolsista do PIBID de Matemática, UFRN/CERES – Campus Caicó, X Seminário de Iniciação a Docência e VII Encontro Integrativo do PIBID/UFRN/FACISA/CERES