MEDIDAS DE DISPERSÃO ENEM 2010. MEDIDAS DE DISPERSÃO As medidas de dispersão, como o nome sugere, servem para analisar o grau de dispersão dos dados em.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Algoritmos.
Advertisements

MEDIDAS DE VARIABILIDADE, ASSIMETRIA E CURTOSE
MEDIDAS DE DISPERSÃO As medidas de dispersão, como o nome sugere, servem para analisar o grau de dispersão dos dados em torno da média. Exemplo. Amostra.
Trabalho Calculadora Giovanni Camargo Silva. Desenvolver uma calculadora Modelar primeiramente interface Desenvolver os métodos que executam as operações.
Desvio Padrão (V), em termos financeiros, é entendido como o valor do risco das operações. É obtido a partir da raiz quadrada da Variância; Variância (V²),
Aula 5 Bioestatística. Estatísticas para uma variável.
MATEMÁTICA Ensino Médio, 1º Ano Relações da função afim e a Progressão Aritmética.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ ENERGIA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA P ROF D R.: ANTONIO V. H. SOLA.
Funções Prof. Márcio.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Processo que ocorre logo após o ingresso da pessoa no serviço público onde são avaliadas sua aptidão, eficiência e capacidade para o desempenho das atribuições.
PROF. SIMONE CARMO. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM VETOR Módulo: comprimento do segmento (através de uma escala pré-estabelecida). O módulo de um vetor.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Análise de Variância (ANOVA) Camilo Daleles Rennó
A ULA 6 B IOESTATÍSTICA Inferência Pontual, Intervalar e Testes de Hipóteses.
PILAR Nº 03 – APRENDER A CONVIVER   ESPÍRITOS E HOMENS INTEGRAM-SE NAS REALIDADES EXISTENTES   CONVIVER COM RESPEITO ÀS DIFERENÇAS E HARMONICAMENTE.
GRASP: Projeto de Objetos com Responsabilidade. 2 Pauta Responsabilidades e métodos Responsabilidades e métodos Padrões Padrões GRASP: Padrões e princípios.
EAL ESTATÍSTICA, PLANEJAMENTO E OTIMIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS.
PERCEPÇÃO DA DOR PELA CRIANÇA, ACOMPANHANTE E ENFERMEIRO NUM SERVIÇO DE URGÊNCIAS PEDIÁTRICAS FERNANDES, Ananda 1 ; FERREIRA, Maria Antónia 2 ; CRAVO,
3. CRESCIMENTO ECONÓMICO, PRODUTIVIDADE E NÍVEL DE VIDA Economia II – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular.
HEP 175 – Bioestatística Prof a Dra. Denise Pimentel Bergamaschi Aula 4 Medidas de tendência central e de posição; medidas de dispersão ou de variabilidade.
Média, Moda e Mediana Prof.: Adeilton Silva..
Curso Contabilidade Social – Feijó, Ramos et al., Ed. Campus, 2003 NÚMERO ÍNDICE É uma medida que sintetiza, em uma expressão quantitativa, a variação.
Teste t de medidas INDEPENDENTES Estatística Aplicada - Componente Prática.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Intervalo de Confiança Camilo Daleles Rennó
Sequência Numéricas: Termos e Ordem
Revisão e Aplicação de Trabalho, Potência e Energia Mecânica (ENEM/UERJ/PUC-RJ) Sérgio Ferreira de Lima
Regressão linear simples Apenas existe uma variável dependente ou Y e uma variável independente ou preditora X Estatística Aplicada - Componente Prática.
Aula 4: Escola e Trabalho.  Retomar aula anterior  Educação no campo político pedagógico  Proposições de Marx sobre educação  Modelos de instituições.
BIOLOGIA AULA 08 MEIOSE By 2012.
Medidas de Tendência Central ou de Posição 2- MODA- mo 1.1-Para Dados não Agrupados indica a região das máximas freqüências – que se evidencia – que está.
MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL - Moda A aproximação das pessoas na área urbana levou ao desejo de imitar: enriquecidos pelo comércio, os burgueses passaram.
Prof. Tertuliano Estrutura Condicional em C++
Estruturas Lineares de Dados Revisão Wolley W. Silva.
O grau de dispersão de uma amostra em torno da média é: A) desvio médio; B) desvio padrão; C) erro padrão; D) variância; E) coeficiente de variação avaliação.
PROBLEMA Verificar a eficácia de um novo medicamento para curar dor de cabeça Hipóteses: H 0 : O novo medicamento não é eficaz H 1 : O novo medicamento.
6. Andando na Superfície de Resposta Técnica de otimização baseada em planejamentos fatoriais Etapas distintas: Modelagem e deslocamento Modelagem: ajuste.
Análise descritiva de dados (4) Medidas de dispersão.
Revisão de conceitos de Estatística Psicometria Dr. Ricardo Primi, Universidade São Francisco.
Estatística Prof. Augusto Santana. Noções Básicas de Excel Inserindo dados (idade, sexo, peso, altura, imc) Barra de menus Barra de ferramentas Nomear.
Medidas de Dispersão (Variância, Desvio-Padrão, Amplitude, Coeficiente de Variação) Estatística Aplicada - Componente Prática.
Correlação. Introdução O Ouviu falar em... Correlação O Relação entre as variáveis estudadas O Diagrama de dispersão.
DINÂMICA POPULACIONAL DO NECROMYS LASIURUS EM UMA PAISAGEM ALTAMENTE MODIFICADA M ICHELLE A NDRADE F URTADO Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais –
Disciplina: Circuitos Digitais
Estatística Aplicada à Administração Profº Alessandro Moura Costa
Análise de Liquidez 1.5 Índices padrão. Índices padrão Necessidade de comparar com índice padrão Problema: comparar uma empresa com 200 outras Soluções.
Estatística Marcelo Pessoa Definições Importantes Noções de Estatística Podemos entender a Estatística como sendo o método de estudo de comportamento.
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Análise dos resultados da Pesquisa de Imagem - MP Paraná Proposta Pesquisa Imagem Nacional.
Unidade I Estatística Descritiva Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira.
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
Prof a Ana Carla Bittencourt Reis 1 Teoria das Filas.
Introdução à Sequências Professora Thais Clara da Costa Haveroth.
Como construir modelos empíricos. Nos modelos estudados, cada fator foi fixado em dois níveis Por esta razão temos que nos contentar com uma visão limitada.
Jurandir Peinado GESTÃO DE OPERAÇÕES Previsão de demanda.
Séries Estatísticas Aula 2. Aula passada Variável Discreta:só assume valores pertencentes ao um conjunto enumerável. (Inteiros) Variável Discreta:só assume.
NOTÁVEIS Profª Juliana Schivani
Disciplina Economia 30 de março a 03 de abril. História da Moeda Escambo Moeda mercadoria Moeda simbólica Moeda escritural Moeda sofisticada.
PEDRO A. BARBETTA – Estatística Aplicada às Ciências Sociais 6ed. Editora da UFSC, Estatística Aplicada às Ciências Sociais Sexta Edição Pedro Alberto.
Propriedades desejadas para índices de desigualdade de renda.
Revisão Medidas de Dispersão
MEDIDAS DE DISPERSÃO As medidas de dispersão, como o nome sugere, servem para analisar o grau de dispersão dos dados em torno da média. Exemplo. Amostra.
Probabilidade e Estatística Aplicadas à Contabilidade I
Estatística aplicada a ensaios clínicos
Medidas de Dispersão.
Medidas de Dispersão Mostra quanto dispersos estão os dados em torno da média Amplitude Variância Desvio-padrão Comparação da dispersão dos elementos dos.
MEDIDAS DE POSIÇÃO MÉDIAS MODA MEDIANA QUARTIS PERCENTIS.
Variância e Desvio padrão
Medidas de dispersão Prof. Kmarão
MATEMÁTICA ENEM.
MEDIDAS DE DISPERSÃO As medidas de dispersão, como o nome sugere, servem para analisar o grau de dispersão dos dados em torno da média. Exemplo. Amostra.
Transcrição da apresentação:

MEDIDAS DE DISPERSÃO ENEM 2010

MEDIDAS DE DISPERSÃO As medidas de dispersão, como o nome sugere, servem para analisar o grau de dispersão dos dados em torno da média. Exemplo. Amostra A  1, 1, 2, 3, 18, 35  Média = 10 Amostra B  8, 8, 9, 11, 12, 12  Média = 10 Na amostra B os dados estão mais próximos da média do que na amostra A. Logo, a dispersão da amostra B é menor que na amostra A. As medidas de dispersão são: * Amplitude; * Desvio Médio; * Variância; * Desvio Padrão;

Amplitude: Diferença entre o maior e o menor dado observado. Exemplo. Amostra A  1, 1, 2, 3, 18, 35 Ampli.= 35 – 1= 34 Amostra B  8, 8, 9, 11, 12, 12 Ampli.= 12 – 8 = 4 A amostra “A” tem maior dispersão. Desvio Médio: É a média aritmética dos módulos da diferença entre cada valor observado é a média. Exemplo. A amostra “A” tem maior dispersão.

Variância (Var): É a média aritmética dos quadrados dos desvios. A amostra “A” tem maior dispersão. Desvio Padrão (s): É a raiz quadrada da Variância. A amostra “A” tem maior dispersão.

ENEM 2010

a) { 3, 7, 7, 11} Média = 7 F P1: Se adicionarmos um mesmo número a um conjunto de dados, o desvio padrão não é alterado. b) {2, 10, 10, 18} Média = 10 P2: Se multiplicarmos um conjunto de dados por um número, o desvio padrão ficará multiplicado pelo mesmo número. V Enem/ 2011

c) { 1, 5, 5, 9, 5} Média = 5 V