Profa. Marilda Spindola, Dr. Sala CD, Ramal 5073 ENGENHARIAS ELÉTRICA E ELETRÔNICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Itajubá
Advertisements

FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOTECNOLOGIA – INTEGRAL – 46300/500 (2015) (2015) QFL1212 Química Analítica II (4T+4L+2A)
PROJETO UCA PLANO DE AÇÃO Município: Pedreira - SP.
ESCLARECENDO ALGUNS CONCEITOS E PROCEDIMENTOS REFERENTES À MATRÍCULA Autores: Énery Melo (CPE/PREG), Profa. Vera Ramalho (DRCA), Ana Cristina Lemos (DRCA)
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
Introdução à Fenômenos de Transporte Curso Superior Tecnólogo em Mecatrônica Industrial – Módulo IV Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário IFSC – Campus Joinville.
Programas do Livro Camila de Oliveira COARE/CGPLI.
A vida de um curso Departamento de Ensino Superior.
PROGRAMAS E BOLSAS NA UFAC DIRETORIA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO Prof. José de Ribamar T. da Silva Diretor.
Fundamentos de Lógica e Algoritmos: Apresentação Técnico em Informática Cleone Silva
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
PROGRAMA CREAjr-PR Membro Dirigente Curso Instituição de Ensino
Convênios de Estágio Fábio Barreto.
INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DA ESCOLA Profª Drª em Educação Científica e Tecnológica VERA LUCIA BAHL DE OLIVEIRA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
Recrutamento de Pessoal Prof.Antônio Jorlan Soares de Abreu Curso: Técnico em Administração CEFET-PI 2008.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Introdução e Justificativa CAPTAÇÃO DE ENERGIA SUSTENTÁVEL ATRAVÉS DE AÇÕES COTIDIANAS Cientistas (alunos): Isabela do Lago Silva, Renan Mendes da Silva.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
PNE: Equivocado e Inócuo Claudio de Moura Castro.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
Fonte: Pesquisa Nacional realizada pelo Conselho Federal de Administração O PERFIL, A ATUAÇÃO E AS OPORTUNIDADES DE TRABALHO PARA O ADMINISTRADOR PROFISSIONAL.
Reunião da Representação/Comissão da área da Psicologia com os Coordenadores dos Programas Maria Aparecida P. Silva Oliveira - CNPq “Psicologia – CNPq.
Curso de Gestão Democrática CENTRO MUNICIPAL DE ESTUDOS E PROJETOS EDUCACIONAIS JULIETA DINIZ – CEMEPE Júnia Alba Gonçalves Iraídes Reinaldo da Silva.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO SETOR SANEAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS HIDROENERGÉTICOS Poços de Caldas, 26 de Maio de 2015.
REFORMA ELEITORAL Dr. WESLEY RICARDO N CHAVES site:
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
Campanha Universalização de Notebooks Campanha Universalização de Notebooks.
SESSÃO DE SENSIBILIZAÇÃO E INFORMAÇÃO AOS ENC. DE EDUCAÇÃO 6º ANO ANO TERMINAL DE CICLO PROVAS FINAIS DE PORTUGUÊS E DE MATEMÁTICA PROVAS DE EQUIVALÊNCIA.
+ Resultado CPC CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO.
CALENDÁRIO DE PEDIDOS DE TURMA – Compatibilização com o SiSU
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Física Geral e Experimental p/Eng. I
Prof. Dr° Vagner Custódio
2/6/ AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS PELO PATRIMÔNIO LÍQUIDO EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL Professor: José Raymundo Sobrinho UCAM - UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES.
FORMADORA : Janaina Rodrigues Pitas CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE – 2010
DIRETORIA ENSINO – REGIÃO DE DIADEMA Centro de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula Abril/2012.
Atuação do Bandes 17 de julho de 2012 RICARDO TEIXEIRA MENDES Coordenador Núcleo de Microcrédito e Parcerias.
COMO CALCULAR ALUNO- EQUIVALENTE? Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal Coordenação-Geral de Planejamento.
Aula 5: O Potencial Elétrico
SETOR LOGÍSTICA EDUCACIONAL Roseli Leite Chalegre Calegari Luciana Batista Moreira Ditzel FONE:
Aula 11: Avaliação e educação.  Retomar aula anterior  Avaliação na e da educação  Conceito de avaliação: medida e juízo  Sistemas de avaliação: 
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA – INTEGRAL – 46300/300 - (2016) QFL1212 Química Analítica II (4T+4L+2A) LEGENDA: Requisito Forte: Exige aprovação.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Implementação de Projetos Escolares para escolas que estão com baixo índice de desempenho no Saresp.
Estrutura Atômica e Ligações Interatômicas Prof. Wesdney Melo.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Orientação Facudade de Ciências da Saúde do Trairi-FACISA Orientação Acadêmica- FACISA.
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2008 ENG. ELÉTRICA – SÉRE PONTOS FRACOSPONTOS FORTES APRESENTAÇÃO DO PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA. ATINGIMENTO DOS OBJETIVOS.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
ESTÁGIO OBRIGATÓRIO arquitetura e urbanismo
Eletrodo: condutor eletrônico ou condutor misto Interface: condutor eletrônico – condutor eletrônico Condutor eletrônico ou misto/condutor iônico QFL-2636.
ESTUDO DA REALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CIDADÃ NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE TEATRO. Introdução: O ensino de.
Aula inaugural: apresentação do curso, aplicabilidade e importância da disciplina, ementa e método de avaliação Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP Sessão 04 – Auditório ASPEN - 1/12 Experiências no Uso do Portfólio Eletrônico.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Colégio Estadual Manoel Devoto Professor Supervisor: Wagner Aguiar Bolsistas: Caroline Martins da Silva Sabá Júlio César Carvalho Pereira Tecio Santos.
ENSINO DE ESTATÍSTICA COM ABRDAGEM EXPLÍCITA DE DELINEAMENTO AUMENTA O INTERESSE DOS ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PELO TEMA Dr. Pedro Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL.
CURSO BÁSICO DESPORTO. Objeto e Âmbito Experiência-piloto a iniciar no ano escolar de A experiência-piloto integrará alunos do 7.º ano de escolaridade.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
CURRÍCULO Se entendia currículo como se encontra no dicionário; Uma concepção meramente técnica, voltada para questões relativas a procedimentos, métodos.
ECTS: 5 Horas de contacto: 30 T + 30 PL + 5 OT Horas de trabalho total: 135 horas Engenharia Mecânica Eletrotecnia Eletrónica Industrial.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Campus Capão do Leão Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos Curso de Licenciatura em Química Recepção.
Instruções SIMADE – Maio / 2012
CMCC Centro de Matemática, Computação e cognição Disciplina Práticas de Ensino de Matemática no Ensino Fundamental Sistemas de Equações Lineares Orientador.
A Visão Discente da Oceanografia na FURG e no Brasil CENTRO ACADÊMICO LIVRE DE OCEANOLOGIA – C.A.L.O. Daniela Baptista Walkiria S. Olsen.
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
Transcrição da apresentação:

Profa. Marilda Spindola, Dr. Sala CD, Ramal ENGENHARIAS ELÉTRICA E ELETRÔNICA

Informações sobre o curso Colegiado dos cursos Coordenador dos Colegiados: Marilda Spindola GRADE 667GGRADE 657H Ricardo BeckerCícero Zanoni Ricardo BalbinotDanusia LimaTania MorelattoAlexandre MesquitaRepresentante do DA ENGENHARIAS ELÉTRICA E ELETRÔNICA

Informações sobre o curso Início: Ano 2003 com 50 alunos Hoje (2010/2) temos 409 alunos matriculados ENGENHARIAS ELÉTRICA E ELETRÔNICA

Currículo Novo Por que Mudou? – Portaria da UCS para limitar os cursos em 3780 h +5% – máximo – reforma curricular anterior: 2005 – Novos métodos de ensino, novas aplicações, novas demandas do mercado, atender a proposta MEC 2009 ENGENHARIAS ELÉTRICA E ELETRÔNICA

Currículo Novo - O que Mudou? Disciplinas de matemáticas e físicas voltaram a ter 4 créditos (Teoria + prática) O Número total de créditos de Matemática aumentou de 24 para 32 créditos O número total de créditos de Física aumentou de 18 para 22 créditos ENGENHARIAS ELÉTRICA E ELETRÔNICA

Diferenças Currículo Novo e Antigo Carga horária Plano Curricular de Duração Média: 5 anos – Resolução CEPE nº NOVO Carga Horária UCS: 3840h/a (248créditos) + 120h Ativ. Compl. = 3960 h + ENADE ANTIGO Carga Horária UCS: 3600h/a (232créditos) + 120h Ativ. Compl. = 3600 h + ENADE ENGENHARIAS ELÉTRICA E ELETRÔNICA

Qual o procedimento para mudar de currículo? Em setembro/10 ir ao protocolo da UCS com o termo de Solicitação de Transferência preenchido, assinado e solicitar a mudança; As equivalências serão automáticas; Não haverá custo; Não é obrigatório mudar de currículo ENGENHARIAS ELÉTRICA E ELETRÔNICA

Termo de Reopção Ver arquivo ENGENHARIAS ELÉTRICA E ELETRÔNICA

A grade 657G entrou em extinção a partir de agosto de Assim não serão mais oferecidas disciplinas do primeiro e segundo semestre em 2011/2. Semestre a semestre, a grade 657G será desativada. Os alunos que necessitarem realizar tais disciplinas deverão buscar equivalências na grade nova ou em outras engenharias. Poderá ser oferecida alguma disciplina sob demanda mas haverá necessidade de formar grupo com mais de 15 alunos. Muito Importante!!!! ENGENHARIAS ELÉTRICA E ELETRÔNICA