Aula 6: Outros capitais: capital cultural - Bourdieu

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pierre Bourdieu.
Advertisements

Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
1 Família, a base para cidadania. 2 3 A configuração de família no seu surgimento está atrelada ao casamento monogâmico, heterossexual, ao modelo patriarcal.
Aula Teórica nº 7 Sumário: 4. Consumo Privado, Poupança das Famílias e Investimento 4.1. Consumo privado, poupança das famílias e riqueza Bibliografia:
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Currículo e Ensino de Ciências I (23 de outubro).
Filosofia. Os valores  Juízos de realidade (fato) X Juízos de valor;  Teoria dos valores = axiologia;  Valor  afetividade  não- indiferença;  Os.
O estudo da Cultura Aulas 19, 20, 21 e 22 O estudo da Cultura  Cultura corresponde ao conjunto de saberes coletivos compartilhados e transmitidos no interior.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Introdução O principal objetivo deste projeto é analisar a obra “O Segundo Sexo” de Simone de Beauvoir,
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
J. Rawls Teoria da Justiça (1971). Propõe uma teoria da justiça baseada no conceito duma sociedade ordenada racionalmente com base em princípios de justiça.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
Prof. Ms. Wesley Luis Carvalhaes
Projeto Gestão em Rede: Prevenção da Mortalidade Materna e Neonatal Termo de Outorga n º / Processo n º FAPESC1436/2012 SEMINÁRIO GESTÃO EM.
World Café A consciência coletiva em crescimento, as relações de associação destas conversas e a importância da aprendizagem coletiva e do conhecimento.
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
A necessidade da presença masculina no magistério Algumas reflexões brasileiras João Eduardo Bastos Malheiro de Oliveira Doutor em Educação pela Universidade.
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
Tópicos Especiais de Administração - TEA
REDE DE APOIO - refletirmos sobre o contexto em que estamos inseridos e as relações que podemos estabelecer a partir desse lugar no qual, nos relacionamos.
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
Para entender o que é política pública Produção cultural
As concepções de espaço As atividades partem do pressuposto de que o ensino de física deve ter por objetivo apresentar as teorias da física dentro de seu.
A Ciência e A Construção do Conhecimento Científico Anderson - Biologia.
Aulas previstas: 1.Poder, normas e pessoas (11 slides) 2.Fiéis cristãos (11 slides) 3.Organização hierárquica (12 slides) 4. Vida consagrada ( 7 slides)
Projeto de pesquisa : A abordagem cultural da educação física na educação infantil Elina Elias de Macedo.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
Reflexões sobre as noções e os conceitos de área, superfície, espaço e território CNPM, 11 de outubro de 2005 Dr. Evaristo Eduardo de Miranda.
Gênero e Sexualidade e direitos humanos infanto-juvenis Antonio Sardinha Jornalista, especialista em Direitos Humanos e Mestre em Comunicação.
História Prof. Alan Grande parte da população não participou do processo de Independência- ou seja, a grande maioria não participava.
Lugar, paisagem e espaço geográfico
Resumo Boaventura S. Santos (p ) As sociedades capitalistas são constituídas por mercado, Estado e Comunidade. Em geral esta última sempre esteve.
SOCIOLOGIA WEBERIANA Prof. Saulo Carvalho. Karl Emil Maximilian Weber ( ) Entre os fatores de importância incontestável estão as estruturas racionais.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
Prof. Dr° Vagner Custódio
Aula 4: Escola e Trabalho.  Retomar aula anterior  Educação no campo político pedagógico  Proposições de Marx sobre educação  Modelos de instituições.
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Ribeirão Preto Curso de Engenharia Mecatrônica Economia / Administração Administração Estratégica Aluno Cleber Tasso.
Charles-Louis de Secondat: Barão de Montesquieu (nascido em 1689 e morto em 1755).
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
ECOFEMINISMO Tamara Bauab Levai.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
TEORIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS – INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO: O Estado é uma superestrutura administrativa destinada a cumprir a decisão do titular do poder,
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
Sociologia aplicada para o mundo dos negócios Ana Gebrim
AS POTENCIALIDADES ECONÔMICAS DO ESTADO DE GOIÁS E O SEU ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO Prof. Paulo Borges Campos Jr 28 de Novembro de 2013.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: por um turismo mais solidário, menos perverso e mais justo.
Teoria Geral de Sistemas
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
1 Factores de Produção
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
REFÉNS DA GEOGRAFIA DO PREÇO DESATRES NATURAIS E AMBIENTAIS.
OS IDEAIS DA LUTA EMANCIPACIONISTA
SIGNIFICADO DO TRABALHO UMA PERSPECTIVA PSICOSSOCIAL
Socialização das aulas nas salas inclusivas. OBJETIVO DO TRABALHO DE PESQUISA EM SALA INCLUSIVA 1-Nas construções de conceitos 1-Nas construções de conceitos:
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Prof. Lucas do Prado Sociologia.  França - ( )  Obras Principais:  O Poder Simbólico  A economia das trocas simbólicas  A distinção  O.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
O RIENTAÇÃO E DUCACIONAL. S EXUALIDADE Relações de Gênero.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
A sociologia na virada do século Luciano Mendes. A sociologia na virada do século A ruptura com o século das Luzes; As influências da obra de Darwin e.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 8 Controle.
Aula 6: Outros capitais: capital cultural - Bourdieu
Transcrição da apresentação:

Aula 6: Outros capitais: capital cultural - Bourdieu Fundamentos econômicos da educação Docente Amélia Artes PRIMEIRO semestre de 2015 FEUSP

SUPERVISÃO DOS SEMINÁRIOS Organização da aula: Retomar aula anterior – Conceitos de Bourdieu – A Reprodução SUPERVISÃO DOS SEMINÁRIOS

AULA ANTERIOR Dúvidas?

Contexto histórico do pensamento de Pierre Bourdieu França Conceitos de bourdieu Contexto histórico do pensamento de Pierre Bourdieu França Anos de 1960 – 2000 Análise a partir das classes populares Escola – espaço de transmissão de culturas Relações de poder

Construtivismo estruturalista Conceitos de bourdieu Biografia França (1930-2002) Formação filósofo – um dos principais sociólogos do séc. XX e XXI Morou e trabalhou na Argélia Construtivismo estruturalista O que é isso?

Conceitos de bourdieu Construtivismo estruturalista Por estruturalismo ou estruturalista, eu quero dizer que existem, no próprio mundo social [...], estruturas objetivas independentes da consciência e da vontade dos agentes, que são capazes de orientar ou de limitar suas práticas ou suas representações. Por construtivismo, quero dizer que há uma gênese social dos esquemas de percepção, de pensamento e de ação constitutivos do que chamo de habitus, por um lado, e, por outro, das estruturas sociais e, em particular do que chamo de campo.(Bourdieu, 2001)

Conceitos de bourdieu Tríade conceitual: Capital Campo Habitus

Conceitos de bourdieu Capital: Plural – Capitais - Bourdieu, emprestando a ideia de Marx de capital como relação social que dá poder aos possuidores frente aos despossuídos, estende a noção a outras formas de riqueza, criando três outros tipos de capitais: cultural, social e simbólico; sendo que o capital econômico vai continuar fazendo parte de suas análises, mas sem a preponderância dada a ele pela teoria marxista

Conceitos de bourdieu Campo: Um sistema estruturado de forças objetivas, uma configuração relacional capaz de impor sua lógica a todos os agentes que nela penetram. Nenhuma ação pode ser diretamente relacionada à posição social dos atores, pois esta é sempre retraduzida em função das regras específicas do campo no interior do qual foi construída. Como um prisma, todo campo refrata as forças externas, em função de sua estrutura interna.

Conceitos de bourdieu Habitus: “Um sistema de esquemas de percepção, de apreciação e de ação. Um conjunto de conhecimentos práticos adquiridos ao longo do tempo que nos permite perceber, agir e evoluir com naturalidade num universo social dado”. (Bourdieu, 2001)

Conceitos de bourdieu Habitus: Interiorização da externalidade Exteriorização da interioridade

Posição dos agentes no Campo determinada pelo Capital Conceitos de bourdieu A riqueza econômica (capital econômico) e a cultura acumulada (capital cultural) geram internalizações de disposições (habitus) que diferenciam os espaços a serem ocupados pelos homens. Portadores de um quantum de capital de diversas naturezas, seja ele capital cultural, capital social, capital político, capital artístico, capital esportivo, capital econômico etc., estão a contestar ou a aceitar certas diretrizes que redefinem as bases da sociedade. Posição dos agentes no Campo determinada pelo Capital

Conceitos de bourdieu Outra representação:

Conceitos de bourdieu Capital Econômico: Renda, salário, bens e imóveis. Capital Cultural: Saberes e conhecimentos – títulos ou diplomas. Capital Simbólico: Prestígio e honra no espaço social. Capital Social: Espaço social em que se constituem as relações de dominação.

Conceitos de bourdieu Inclusão de elementos para além da economia para determinar o lugar social. Cultura escolar: quem a determina? quem a define?

Capital cultural familiar pregresso: Conceitos de bourdieu Capital cultural familiar pregresso: Quanto mais próximo da cultura da escola Maior o potencial de adaptação do estudante

Conceitos de bourdieu Capital cultural e ethos de classe Manutenção da estrutura desigual existente

Conceitos de bourdieu Relações de Classe e Gênero Filho de operário estudar latim Mulheres fazerem engenharia

Diferenças nas escolas Imagens de livros didáticos

Diferenças nas escolas

http://www. google. com. br/imgres. imgurl=http://www. scielo http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.scielo.br/img/revistas/tla/v47n1/a05fig05.gif&imgrefurl=http://www.scielo.br/scielo.php?script%3Dsci_arttext%26pid%3DS0103-18132008000100006&h=368&w=553&tbnid=HxiU9nkhdROG3M:&zoom=1&docid=PO3SyGjSVyHQ1M&hl=pt-BR&ei=-_ETVZG_DsqmNtiGhNAD&tbm=isch&ved=0CCgQMygLMAs

https://www. google. com. br/search https://www.google.com.br/search?q=negros+nos+livros+didaticos&safe=off&sa=N&espv=2&biw=1920&bih=975&site=webhp&tbm=isch&tbo=u&source=univ&ei=4fsTVfXRJYKlgwT2v4LgCQ&ved=0CEsQsAQ4Cg&dpr=1

SILVA, A. S.; Bertolin, R; Oliveira, J. A. apud COSTA, p. 51)

http://www.abq.org.br/cbq/2013/trabalhos/6/3420-8465.html

Supervisão dos grupos

Próxima aula – Bourdieu – capital cultural

bibliografia