I NICIAÇÃO C IENTÍFICA Computação Ubíqua – Central de Monitoramento Remoto de Sensores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fábrica de Software na UFMS Câmpus de Ponta Porã
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Mestrado Profissional em Administração em Rede Nacional
Integração entre Planejamento, Orçamento e Custos
A Educação do Nosso Tempo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Pontifícia Universidade Católica
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PARA A SAÚDE
Observação As estatísticas foram feitas com base nos dados do INEP, fornecidos pelas Instituições de Ensino Superior, relativamente ao CENSO 2002.
Aprimoramento dos servidores do Judiciário através do ensino à distância 1º Congresso de Política Judiciária e Administração da Justiça.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
APS – Análise e Projeto de Sistemas
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Curso de Docência Universitária
Bacharelado em Sistemas de Informações
MEC / SEED / CAPES Coordenação de Programas Especiais – CPE
Valdemar W. Setzer – Complementação de Algoritmos
Universidade Federal de Santa Catarina
Laboratório de P&D&I em Computação Móvel e Design
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional.
AS PROFISSÕES DA ÁREA DA COMPUTAÇÃO
Consolidação, Capacitação e Integração do
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Gestão da Qualidade e Produtividade
Área dos Banners Dinâmicos e/ou Animados com os Destaques
Centro Integrado SESI SENAI de Aracati. Inauguração do Centro Integrado SESI SENAI de Educação Básica e Profissional de Aracati.
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Gestão pedagógica em EaD
CENTRO DE EDUCAÇÃO E TREINAMENTO EM ENGENHARIA. O Centro de Educação e Treinamento em Engenharia, CETE, é uma empresa educacional genuinamente paraense.
Pautas do Forgrad 2008/2012 Chapecó, abril de 2012.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
RODRIGO CARLOS MARQUES PEREIRA Universidade Federal Fluminense
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
Dijon Moraes Júnior Reitor Renata Nunes Vasconcelos Pro-reitora de Ensino.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
ISCAP. ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR LISBOA 1998 PARIS 1999 BOLONHA.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
PROPESP Avaliação da Pesquisa e Pós-graduação Atividade Científica & Tecnológica N o de artigos, livros, patentes, etc N o grupos de pesquisa - CNPq N.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
Logística Empresarial
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola.
Uniminas – Uniao Educacional de Minas Gerais
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Psicologia Conceito.
CHAPA “ EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO”
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
PROJETO BOLSA MESTRADO/DOUTORADO
04 a 07 de novembro/2008.
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
Maria Adriana Sousa Carvalho Paulino Lima Fortes Percursos da internacionalização: o caso da Universidade de Cabo Verde.
Educação, Tecnologia e Sociedade Docentes: Alexandre Brasil
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
Projeto Avaliação Institucional 2010 FEOL – FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE OLIVEIRA OLIVEIRA/MG.
Programa de Incentivo à Educação do Governo Federal: FIES, PRONATEC e Ciência sem Fronteiras HELENA B. NADER 05/08/2015.
Transcrição da apresentação:

I NICIAÇÃO C IENTÍFICA Computação Ubíqua – Central de Monitoramento Remoto de Sensores

A GENDA Apresentação dos Professores Introdução a Iniciação Científica Iniciação Científica na UNIJORGE Projeto: Computação Ubíqua – Central de Monitoramento Remoto de Sensores Resultados Esperados Horários dos Encontros Sugestão de temas Contatos

P ROFESSORES Márcio Soussa Doutorando em Modelagem Computacional e Tecnologias Industriais (SENAI – CIMATEC) Mestre em Modelagem Computacional (FVC – CEPPEV) (2007) Especialista em Sistemas de Informação com ênfase em Sistemas Distribuídos e Web (FRB) (2000) Graduado em Engenharia Civil (UCSAL) (1996) Graduado em Processamento de Dados (UNIFACS) (1992) Charles Lima Soares Mestrando em Modelagem Computacional e Tecnologias Industriais (SENAI – CIMATEC) Especialização em Docência no Ensino Superior: Saberes e Práticas (UNIJORGE) (2011) Especialização em Especialização em Redes de Computadores e Telecomunicação (UNIFACS) (2009) Graduação em Formação Pedagógica para Formadores da Educação (UNISUL) (2008) Graduação em Administração com Gestão em Sistema da Informação (FACET) (2006) Sandro Arruda Varela Mestrando em Sistemas e Computação (UNIFACS) Especialização em GESTÃO DE PROJETOS (UNIJORGE) (2007) Especialização em POLÍTICA E ESTRATÉGIA (UNEB) (2003)

I NICIAÇÃO C IENTÍFICA A Iniciação Científica é um instrumento que permite introduzir os estudantes de graduação na pesquisa científica. É a possibilidade de colocá-los desde cedo em contato direto com a atividade científica e engajá-los na pesquisa. A iniciação científica é um dever da Instituição e representa um instrumento básico de formação dos discentes.

I NICIAÇÃO C IENTÍFICA NA UNIJORGE 2005 à 2010 – Primeiras Iniciativas 2010 à 2012 – Estruturação das Iniciativas 2013 – Consolidação das Iniciativas internamente 2014 – Abertura da metodologia de IC para captação de recursos externos

O P ROJETO Título: Computação Ubíqua – Central de Monitoramento Remoto de Sensores Ciclo de Vida 1 ano Horários Todas as Terças-Feiras (17:50 às 18:50) Sala a definir Resultados esperados Docentes em relação aos envolvidos no projeto Pontualidade, Assiduidade, Autodidata

O P ROJETO Ambiente a ser monitorado

S UGESTÃO DE T EMAS Computação Ubíqua (Invisível) Internet das coisas Redes de Sensores sem Fio Arduino Raspberry Pi Para maiores informações:

S UGESTÃO DE P ESQUISA Computação Ubíqua: Artigo original que deu origem ao nomehttp://wiki.daimi.au.dk/pca/_files/weiser-orig.pdfhttp://wiki.daimi.au.dk/pca/_files/weiser-orig.pdf Artigo interessante que detalha Computação Ubíquahttp://dev.cc.gatech.edu/sites/default/files/tochi- millenium.pdfhttp://dev.cc.gatech.edu/sites/default/files/tochi- millenium.pdf vídeos interessantes

S UGESTÃO DE P ESQUISA Internet das Coisas: Artigo da Cisco abordando o panorama atual e futuro próximo em relação ao número de objetos conectados AL.pdf Artigo que explica os conceitos, apresenta um histórico do tema e aborda os desafios, dentre outros. /%5Buser-name%5D/The%20Internet%20of%20Things.pdf /%5Buser-name%5D/The%20Internet%20of%20Things.pdf

S UGESTÃO DE P ESQUISA Redes de Sensores sem Fio: Artigos que detalham o tema es%20sem%20Fio/Livro%20UFMG%20SBRC2003%20Redes%20 de%20Sensores%20Sem%20Fio.pdf es%20sem%20Fio/Livro%20UFMG%20SBRC2003%20Redes%20 de%20Sensores%20Sem%20Fio.pdf nsor%20Networks%20a%20Survey.pdf nsor%20Networks%20a%20Survey.pdf

C ONTATOS Márcio Soussa Ramal : 8296 Prédio I – Nível II (NST) Charles Lima Soares Ramal: 8196 Prédio I – Nível II (Coordenação dos Cursos de SI, ADS e Redes) Sandro Arruda Varela Ramal: 8123 Prédio I – Nível II (Coordenação dos Cursos de SI, ADS e Redes)